Transversal: investigação epidemiológica (estudos de prevalência) medem uma população previamente delimitada, a exposição e o efeito, simultaneamente, no momento de sua realização.
Caso-controle: possibilita comparações entre grupos...
Coorte: registros de exposição... seleciona-se um grupo de pessoas de uma população que, no inicio do acompanhamento, não sejam portadoras da doença/evento que se quer estudar e avalia-se se a exposição a uma determinada variável contribui para o desenvolvimento dessa doença/evento.
descritivo: descrição do estado de saúde de determinado grupo/população, investigação epidemiológica; tem por base em estatísticas.
E - Além disso, apesar de ser limitada a uma população de estudo (FA), característico de estudos ecológicos, a associação entre exposição e desfecho, nesse caso, se aplica a indivíduos. O que difere dos estudos ecológicos, que nem sempre se aplica a indivíduos (falácia ecológica), e sim a grupos/agregados. Caso os resultados do estudo ecológico pareçam interessantes, o próximo passo será realizar outro estudo utilizando o indivíduo como unidade de análise para testar efetivamente a hipótese.