Dentre as fases e níveis de prevenção presentes na história natural da doença, a profilaxia medicamentosa (fase de prevenção primária) e o tratamento adequado (fase de prevenção secundária) estão enquadrados, correta e respectivamente, em
Ciência da saúde cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionados ao cuidado dos pacientes, que o uso dos medicamentos seja seguro e apropriado, e que necessita, portanto, de educação especializada e interpretação de dados, da motivação por parte do paciente e de interações multiprofissionais.
(Storpirtis, 2001).
A definição apresentada refere-se à
Em junho de 2008, a ANVISA publicou a resolução RDC n°34, nesta instituiu o sistema de lançamento de dados para estudos de bioequivalência e equivalência farmacêutica, além de um cadastro de voluntários para estudos de bioequivalência. Os nomes do sistema e do cadastro citados acima são:
Alguns fármacos apresentam grande afinidade às proteínas
plasmáticas. Um exemplo é o antiretroviral lopinavir que se
liga a alfa-glicoproteína e somente cerca de 1% do fármaco
permanece na forma livre. Em geral, o plasma sanguíneo é
utilizado como amostra para quantificar as concentrações do
fármaco e, desta forma, determinar a curva de concentração
versus o tempo para a análise de bioequivalência. Em casos
como o citado anteriormente, a estratégia de amostragem e
quantificação, segundo a legislação para estudos de
bioequivalência, deve ser:
A avaliação de um dossiê de registro de medicamento costuma ser dividida em três partes: análise farmacotécnica, análise de eficácia, e análise de segurança.
I. A análise farmacotécnica é feita por técnicos da ANVISA, sendo rara a solicitação de pareceres a consultores ad hoc.
II. A análise de eficácia é realizada por profissionais médicos da ANVISA e, quando necessário, por consultores ad hoc.
III. A análise de segurança é avaliada, exclusivamente, por consultores ad hoc.
Assinale:
Para o registro de medicamentos fitoterápicos (ou produtos) com indicação de uso tópico, deve-se:
I. apresentar, facultativamente, resultados de ensaios de toxicidade aguda oral, visando prever o que aconteceria em casos de uso indevido (intoxicação por ingestão acidental) do medicamento.
II. apresentar obrigatoriamente ensaios de toxicidade aguda oral, segundo disposto na RE 90/04.
III. apresentar estudos que comprovem que a absorção sistêmica é negligenciável, informando que o produto não deve ser usado em casos de pele lesionada.
Assinale:
Quanto aos estudos de toxicidade aguda que devem ser conduzidos com amostras padronizadas do medicamento fitoterápico, é correto afirmar que:
I. são realizados após exposição a uma dose única ou dose fracionada do medicamento administrada no período de 24 horas.
II. devem ser realizados usando-se uma espécie de mamífero, incluindo machos e fêmeas, todos em idade adulta, e utilizando, obrigatoriamente, a mesma via de administração prevista para uso do medicamento em estudo.
III. são realizados empregando-se doses suficientes para observação de possíveis efeitos adversos e estimativa da DL50. O período de observação dos sinais de toxicidade inclui as primeiras 24 horas até o período máximo de 14 dias.
Assinale:
Quanto aos estudos de toxicidade de longa duração que devem ser conduzidos com amostras padronizadas do medicamento, analise as afirmativas a seguir.
I. São realizados empregando-se no mínimo duas espécies de mamíferos, incluindo número mínimo de 10 roedores machos e 10 fêmeas e mesmo número de animais não roedores por dose do produto.
II. O período de administração do produto em animais segue relação com o período proposto para sua utilização terapêutica e prever a necessidade de duração mínima de 84 dias para produtos (medicamentos) com uso previsto ?30 dias/ano.
III. São empregadas no mínimo três doses do produto, i.e. menor dose que produza o efeito terapêutico, a maior dose que produza efeito adverso detectável, e uma dose intermediária.
Quanto aos estudos de genotoxicidade de medicamentos fitoterápicos é correto afirmar que:
I. deverá ser empregado, apenas quando houver indicação de uso prolongado em humanos
II. segundo a RESOLUÇÃO-RE Nº 90, DE 16 DE MARÇO DE 2004, deverá ser realizado independente do período de utilização do produto em humanos.
III. são previstos a realização de ensaios de micronúcleo e avaliação da reversão de mutação em bactérias, incluindo ativação metabólica ou de dano a cromossomas de células de mamíferos ou de linfoma de camundongo, ambos in vitro.
Assinale:
Quanto a triagem biológica para identificação de substâncias com atividade biológica (HTS) pode-se afirmar que:
I. A automação é um elemento importante para a utilidade HTS.
II. HTS robôs podem testar até 100.000 compostos por dia.
III. Trata-se de inovação relativamente recente, que tornou-se viável com os avanços modernos na área de robótica e tecnologia de computação de alta velocidade.
Assinale:
Quanto a vantagens e desvantagens do uso da triagem biológica para identificação de substâncias com atividade biológica (HTS), é possível afirmar que:
I. a armazenagem e análise dos dados gerados constituem gargalos da técnica do HTS.
II. todo ensaio bioquímico e/ou farmacológico pode ser adaptado para realização em sistemas do tipo HTS
III. desenvolvimento de ensaios em termos de escalá-lo para HTS é bastante simples. O maior obstáculo na fase inicial é a aquisição de reagentes de qualidade, em muitos casos, obter uma proteína de boa qualidade pode ser fator limitante.
Assinale:
Quanto às vantagens e desvantagens da aplicação da triagem biológica para identificação de substâncias bioativas (HTS) no processo de descoberta de novos fármacos, pode- se afirmar que:
I. resulta na identificação de novos hits cuja atividade identificada é sempre reprodutível em modelo celular.
II. resulta na identificação de novos hits com perfil farmacocinético adequado à sua transformação em protótipo e, posteriormente, a fármaco.
III. resulta na identificação de compostos que otimizados permitem a descoberta de novos candidatos a fármacos, cuja eficácia é frequentemente antecipada pelos resultados iniciais obtidos por HTS.
Assinale:
Em estudos clínicos utilizando seres humanos, como os de biodisponibilidade e bioequivalência, a presença do pesquisador principal é essencial. É responsabilidade de o investigador principal garantir os direitos e bem estar dos sujeitos da pesquisa, obtendo de forma correta, e no momento adequado, a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Pode-se dizer que não é responsabilidade do investigador principal:
São finalidades dos estudos clínicos a verificação dos efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos e clínicos e a identificação de reações adversas, de forma a garantir a segurança e(ou) eficácia dos medicamentos. A respeito das diferentes fases desses estudos, julgue os itens que se seguem.
Os estudos clínicos de fase II são realizados em pacientes com o objetivo de demonstrar a atividade terapêutica (resultados preliminares de eficácia), averiguar a segurança a curto prazo e estabelecer as relações de dose-resposta do medicamento estudado.
São finalidades dos estudos clínicos a verificação dos efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos e clínicos e a identificação de reações adversas, de forma a garantir a segurança e(ou) eficácia dos medicamentos. A respeito das diferentes fases desses estudos, julgue os itens que se seguem.
Os ensaios clínicos de fase III constituem estudos realizados em larga escala, em diferentes centros médicos de diversos países, com um número elevado de pacientes (mínimo de 800 voluntários). Nessa fase, verifica-se a ocorrência das reações adversas mais frequentes.
São finalidades dos estudos clínicos a verificação dos efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos e clínicos e a identificação de reações adversas, de forma a garantir a segurança e(ou) eficácia dos medicamentos. A respeito das diferentes fases desses estudos, julgue os itens que se seguem.
Nos primeiros estudos clínicos realizados, descritos como estudo de fase I, utilizam-se modelos animais para estabelecer uma avaliação preliminar sobre a segurança e a tolerabilidade do medicamento avaliado.
Julgue os itens a seguir, relativos ao recrutamento de voluntários para estudos clínicos e as regulamentações acerca desse assunto em vigor no Brasil.
Os voluntários participantes de estudos clínicos em fase I, II ou III poderão receber remuneração pela sua participação no estudo, além do ressarcimento dos custos de alimentação e transporte despendidos para essa atividade. No entanto, a participação do mesmo voluntário em estudos dessa natureza pode ocorrer apenas uma vez ao ano.
Julgue os itens a seguir, relativos ao recrutamento de voluntários para estudos clínicos e as regulamentações acerca desse assunto em vigor no Brasil.
O termo de consentimento livre e esclarecido é um documento redigido em linguagem acessível, em que consta a explicação completa da natureza da pesquisa, incluindo os riscos envolvidos, devendo ser assinado pelo voluntário da pesquisa ou pelo seu responsável legal.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) estabeleceu, em 1996, as bases éticas para a pesquisa envolvendo seres humanos. Com relação à eticidade em pesquisa e às orientações do CNS, analise as assertivas abaixo.
I. Ponderação entre riscos e benefícios, tanto atuais como potenciais, individuais ou coletivos, comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos.
II. Garantia da adequada remuneração aos voluntários participantes de pesquisas científicas.
III. Consentimento formal dos indivíduos-alvo ou dos familiares destes, no caso dos legalmente incapazes.
IV. Relevância social da pesquisa com vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa e minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis.
É correto o que se afirma em:
O teste de toxicidade possibilita detectar reatividade biológica inesperada e não aceitável de fármacos e medicamentos. O teste in vivo é sugerido para a avaliação da segurança de produtos biológicos e derivados de biotecnologia. Com relação ao teste de toxicidade in vivo, analise as assertivas abaixo.
I. Utiliza camundongos sadios, sem necessidade de linhagem específica e conhecida, não utilizados previamente em testes biológicos.
II. A amostra cumpre o teste se mais de 50% dos animais sobrevivem após o intervalo de tempo estabelecido na monografia do produto.
III. A amostra pode ser administrada por via oral, intraperitoneal subcutânea ou intravenosa, dependendo da amostra a ser testada.
IV. Caso o produto testado não seja aprovado no primeiro teste, é admitido um reteste com outros 5 animais; a mostra cumpre os requisitos se o número de camundongos mortos não excede 10% do total de animais testados, incluindo o teste original, e nenhum animal do segundo grupo apresenta sintomas indicativos de toxicidade anormal.
É correto o que se afirma em :
Desde os anos 60, a farmácia clínica tem evoluído a fim de incluir todas as atividades dirigidas à utilização racional de medicamentos, tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde. A filosofia que se iniciou na década de 90 exige do farmacêutico que:
Julgue o item seguinte, acerca de farmacoepidemiologia e farmacovigilância.
Quando uma nova droga oncológica está sendo pesquisada, e é realizada uma pesquisa ou ensaio clínico para demonstrar sua eficácia, essa ação é atribuída à farmacoepidemiologia.
Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.
Os ensaios clínicos têm como objetivo determinar os efeitos farmacodinâmicos do novo medicamento.
Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.
Os ensaios clínicos, considerando a metodologia empregada, podem ser classificados em ensaios clínicos de fases I a IV.
Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.
A ANVISA somente irá liberar esse medicamento para comercialização após a conclusão dos ensaios clínicos de fase IV.
Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.
Todo indivíduo que participa de um ensaio clínico deve assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição participante.
Segundo Gomes(2011), têm sido utilizados registros de exposição, em membros das Forças Armadas, a resíduos radioativos em locais de testes de bombas nucleares visando examinar seu possível papel causal no desenvolvimento de câncer nos últimos 30 anos. Este tipo de investigação farmacoepidemiológica é classificado como um estudo:
A primeira etapa de um estudo de bioequivalência de medicamentos é a etapa clínica. A seleção e o recrutamento de voluntários sadios, a internação nos dois períodos do estudo, a administração dos medicamentos, as coletas sanguíneas e o monitoramento durante a internação, entre outros processos, são algumas das principais atividades realizadas durante esta etapa. Na seleção dos voluntários, existem critérios de inclusão e exclusão predeterminados. Assinale a alternativa que contenha um critério de exclusão para etapa clínica.
O desenvolvimento de um medicamento é um processo
longo, trabalhoso e de custo bastante elevado. Em geral, de
cada 10.000 moléculas identificadas com potencial
terapêutico, somente 1000 chegam à fase de investigação
clínica. Dessas, apenas 10 serão estudadas em seres
humanos e só uma delas chegará ao mercado, após
aprovação e registro para uso terapêutico. O
desenvolvimento de um novo fármaco, portanto, implica em
uma série de etapas que devem garantir sua segurança e
eficácia.
Com relação a essas etapas, assinale a afirmativa correta.
A norma, atualmente, vigente, segundo a COFID, que dispõe sobre a realização de estudos de toxicidade pré-clínica de fitoterápicos é:
No desenvolvimento de um novo fitoterápico os testes pré- clínicos envolvem as seguintes etapas, exceto:
Pode ser considerado como um erro, durante a realização de um estudo clínico:
A ANVISA estabeleceu o regulamento técnico para o registro de medicamentos genéricos no ano de 1999. Segundo esta regulamentação, revogada pela Resolução – RDC nº 10 de 2 janeiro de 2001, para se registrar um medicamento como genérico, é necessário que se comprove sua equivalência farmacêutica e bioequivalência em relação ao medicamento de referência. Com relação às afirmativas sobre equivalência farmacêutica, assinale a alternativa incorreta.
Em estudos clínicos utilizando seres humanos, como os de biodisponibilidade e bioequivalência, a presença do pesquisador principal é essencial. É responsabilidade de o investigador principal garantir os direitos e bem estar dos sujeitos da pesquisa, obtendo de forma correta, e no momento adequado, a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Pode-se dizer que não é responsabilidade do investigador principal:
A escolha dos delineamentos e os métodos estatísticos para análise de dados são dois aspectos importantes num estudo de bioequivalência. Esses dois aspectos estão relacionados, uma vez que o método de análise depende do delineamento utilizado. O planejamento experimental mais utilizado nos ensaios de biodisponibilidade/bioequivalência é o crossover. Sobre este tipo de delineamento, é correto afirmar que:
Sobre os voluntários a serem recrutados para um estudo de
biodisponibilidade relativa/bioequivalência de medicamentos,
analise as afirmativas a seguir.
I. Não poderão ser incluídos indivíduos fumantes e com
histórico de abuso de álcool ou drogas.
II. O peso dos voluntários deverá estar em um limite de ±
20% do peso considerado normal para homens e
mulheres, levando-se em consideração altura e estrutura
física.
III. Ambos os sexos podem participar do estudo, porém a
exclusividade de um dos sexos não é impedida.
IV. Somente pacientes portadores da patologia para a qual o
medicamento é indicado poderão participar do estudo,
quando se tratar de medicamentos citotóxicos.
Assinale:
Para a execução da análise farmacocinética é necessário que haja uma caracterização adequada do perfil de concentração do fármaco, correspondendo à curva de concentração versus o tempo. Para tanto, o cronograma de coleta das amostras deverá:
O número de voluntários participantes de um estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência de medicamentos deverá sempre assegurar poder estatístico suficiente para garantir a confiabilidade dos resultados. O número de voluntários pode ser calculado por meio do coeficiente de variação do fármaco e poder do teste. Entretanto, não é permitido o uso de número inferior a:
A administração de medicamentos em concomitância com alguns alimentos pode modificar a biodisponibilidade de fármacos. No caso de estudos de biodisponibilidade relativa/bioequivalência com formas farmacêuticas orais de liberação controlada, o protocolo deverá prever a administração do medicamento:
Os parâmetros farmacocinéticos devem ser obtidos das curvas de concentração sangüínea do fármaco versus tempo, e analisados estatisticamente para determinação da bioequivalência. No caso de um estudo de bioequivalência com substâncias que são endógenas, como por exemplo, hormônios sexuais, a análise estatística deverá ser realizada empregando as concentrações plasmáticas quantificadas:
Na análise farmacocinética realizada com os dados de um
estudo de bioequivalência, deve-se:
I. escolher o melhor modelo de compartimentos que se
aplica ao fármaco estudado, para a determinação dos
parâmetros farmacocinéticos.
II. determinar o pico de concentração máxima (Cmax) do
fármaco e o tempo para atingir este pico (Tmax)
diretamente, sem interpolação dos dados.
III. determinar a área sob a curva de concentração
sangüínea versus tempo, calculada do tempo zero ao
tempo t (ASC0-t), onde t é o último tempo de coleta de
amostra.
IV. determinar a área sob a curva de concentração
sangüínea versus tempo, calculada do tempo zero ao
tempo infinito (ASC0-inf), onde ASC0-inf = ASC0-t + Ct
/k,
onde Ct
é a última concentração do fármaco determinada
experimentalmente e k é a constante de eliminação da
fase terminal.
Assinale:
Os medicamentos geralmente são administrados em doses repetidas com um intervalo de tempo que permite um aumento da concentração sanguínea até que seja alcançada uma concentração média estável, chamada de concentração no estado estacionário. Deve-se utilizar a estratégia de doses repetidas em um estudo de bioequivalência:
Nem sempre o voluntário que participa de um estudo biodisponibilidade relativa/bioequivalência consegue completar todos os períodos previstos no protocolo. Algumas vezes o voluntário pode ser retirado do estudo por iniciativa do pesquisador. Não é considerado um motivo para retirada do voluntário por parte do pesquisador:
A RESOLUÇÃO – RDC Nº 41, DE 28 DE ABRIL DE 2000
estabelece critérios mínimos para aceitação de unidades que
realizam ensaios de equivalência farmacêutica,
biodisponibilidade e bioequivalência em medicamentos. Para
as unidades clínicas, são considerados critérios mínimos
para o funcionamento:
I. mínimo de seis leitos dispostos em local que garanta a
privacidade e a não exposição do voluntário a pacientes
ou a riscos de contrair doenças.
II. supervisão médica durante todo o período do
confinamento.
III. existência de infra-estrutura para atendimento de
emergências decorrentes do procedimento.
IV. a estocagem das amostras deve ser feita em
congeladores em que haja controle de temperatura em
tempo integral.
Assinale:
Você é o responsável por avaliar, elaborar e encaminhar o dossiê regulatório do seu serviço ao CEP. Nesta data, você recebe um projeto de pesquisa com o seguinte enunciado: “Estudo multicêntrico, nacional, Fase IIa para avaliar a eficácia e segurança do produto MKT 2927 em pacientes com distrofia muscular". Assinale a alternativa que indique o fluxo regulatório para este estudo, de acordo com as normas nacionais.
A última revisão da Declaração de Helsinque ocorreu em
2008. No item 24 de seu texto temos: “Na pesquisa médica
envolvendo humanos competentes, cada sujeito em
potencial deve ser adequadamente informado sobre
objetivos, métodos, fontes de financiamento, quaisquer
conflitos de interesse, possíveis afiliações institucionais de
pesquisadores, benefícios antecipados e riscos potenciais do
estudo, desconforto que possa ser causado e qualquer outro
aspecto relevante do estudo. O sujeito potencial deve ser
informado do direito de recusar a participação no estudo ou
retirar, sem represálias, o consentimento de participação a
qualquer momento. Atenção especial deve ser dada às
necessidades individuais de informações específicas dos
sujeitos em potencial, assim, como os métodos utilizados na
forma da informação. Depois de se assegurar que o sujeito
em potencial entendeu a informação, o médico ou outro
indivíduo adequadamente qualificado deve então obter o
consentimento informado, dado livremente pelo potencial
sujeito, de preferência por escrito. Caso o consentimento não
possa ser expresso pela escrita, um consentimento não escrito
deve ser formalmente documentado e
testemunhado".
De acordo com o texto acima, assinale a opção correta:
De acordo com a Resolução 196/96 CNS/MS e suas
complementares compete a CONEP o exame dos aspectos
éticos das pesquisas envolvendo seres humanos, bem como
a adequação e atualização das normas atinentes.
Além destas atribuições, ela ainda deverá:
Um Centro de Pesquisa deve ser gerenciado de forma eficaz caso contrário corre o risco de iniciar um estudo e não ter condições de garantir que todos os requisitos normativos sejam aplicados por falta de recursos, por falta de pessoal capacitado, enfim, sem um gerenciamento eficaz a segurança e bem estar dos sujeitos de pesquisa estarão em risco. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que deve ser adotada por um serviço para que o Centro de Pesquisa seja considerado eficaz no que se refere ao seu gerenciamento:
O preenchimento correto da Folha de Rosto utilizado pelo SISNEP é importante para não gerar eventuais pendências. Assinale a alternativa que apresente as áreas temáticas especiais que estão inseridas no Grupo II.
Quando no Brasil, armazenamos material biológico para futuras pesquisas. Assinale a alternativa que indique o período permitido para este armazenamento.
De acordo com a RDC 39/08 ANVISA, um “evento adverso
grave" é definido como qualquer experiência adversa sofrida
por um participante de pesquisa, com drogas ou produtos
biológicos ou dispositivos, ocorrendo em qualquer dose e
que resulte em qualquer um dos seguintes desfechos:
I. Óbito; evento adverso potencialmente fatal (aquele que
na opinião do notificante, coloca o indivíduo sob risco
imediato de morte devido ao evento adverso).
II. Incapacidade/invalidez persistente ou significativa; exige
internação hospitalar do paciente ou prolonga internação
preexistente.
III. Anomalia congênita ou defeito de nascimento.
Assinale
A Instrução Normativa número 4 de maio de 2009 da ANVISA em um dos seus requisitos questiona se o Centro de Pesquisa possui Manual da Qualidade. Sobre este documento é correto afirmar que:
Você irá conduzir um estudo envolvendo crianças e adolescentes portadores de doença mental. De acordo com a Resolução 196/96 CNS/MS, assinale a alternativa que indique quais devem ser as necessidades para atender a regulamentação.
De acordo com a norma NBR ISO 9000-2005, relacionada a
Sistema de Gestão da Qualidade, temos as seguintes
definições: Auditorias de primeira parte são aquelas
realizadas pela própria organização; Auditorias de segunda
parte são realizadas pelos clientes da organização, ou por
outras pessoas em nome do cliente e Auditorias de terceira
parte são realizadas por organizações externas
independentes.
Analise o caso abaixo:
“O Instituto de Pesquisa Evandro Chagas/IPEC está
conduzindo um estudo para avaliar a segurança e eficácia de
um medicamento para Chagas. Este projeto está sendo
conduzido em doze (12) Centros no Brasil. O estudo deve
incluir 480 sujeitos de pesquisa e irá avaliar os sujeitos
alocados por um período de 48 semanas. Após quatro meses
do início do estudo, o IPEC solicita a uma empresa privada
que realize uma auditoria em 20% dos Centros".
Baseado na definição sobre auditoria da norma ISO e no
caso descrito, assinale a alternativa que classifique a
auditoria que será realizada.
A elaboração de um Procedimento Operacional Padrão, pressupõe a existência de alguns itens básicos, a fim de que os mesmos sejam aplicáveis e compreensíveis por todos os que realizam o procedimento em questão. Mesmo sabendo que ele pode ser feito em forma de esquema ou de forma dissertativa, assinale a alternativa que indique os requisitos básicos para um POP.
Você foi questionado por um estagiário, sobre o significado
de um estudo pertencer ao Grupo IA. Assinale a alternativa
que apresente a resposta para que o estagiário seja
devidamente orientado.
O que esperar de um Centro de Pesquisa responsável pela condução de estudos clínicos que cumpre os requisitos normativos locais:
Um estagiário pretende organizar os documentos dos
estudos da melhor forma. Ele pergunta ao pesquisador do
serviço, como deve ser esta organização. O pesquisador,
baseado nas Boas Práticas Clínicas e na Instrução Normativa
número 4 de maio de 2009 da ANVISA, deve responder da
melhor forma, afinal, o estagiário pode ser um futuro
contratado do serviço. Dessa forma, assinale a afirmativa
correta.
Hoje é seu primeiro dia de trabalho em um Centro de Pesquisa que atua na área de Infectologia. Você será um dos responsáveis não médicos, pela condução de estudos da instituição. Durante o processo de seleção, você não recebeu orientações sobre como funciona o setor de pesquisa clínica, tendo sido informado apenas do funcionamento geral do serviço. Como um bom profissional, você deve tomar medidas que possibilitem seu crescimento profissional e um bom desempenho institucional. Avalie as opções abaixo e assinale a que melhor se adapta para ser adotada por você para que sua instituição cumpra com os requisitos normativos locais e com os princípios de BPC.
sobre a condução de estudos envolvendo seres humanos,
com base nas normas locais, analise as opções abaixo.
I. A CONEP terá composição multi e transdisciplinar, com
pessoas de ambos os sexos e deverá ser composta por
15 (quinze) membros titulares e seus respectivos
suplentes.
II. Um dos documentos exigidos pela RDC 39/08 da ANVISA
prevê o orçamento para a pesquisa. Este deve ser
apresentado de forma detalhada prevendo recursos e
especificando gastos com visitas médicas e de outros
profissionais de saúde, materiais hospitalares, exames
subsidiários, equipamentos diversos e remuneração dos
Centros de Pesquisa.
III. A condução de um estudo envolvendo seres humanos
prevê o envio de relatórios semestrais ao CEP de acordo
com a Resolução 196/96 CNS/MS.
Assinale
Para atender aos requisitos da Instrução Normativa nº 4 - ANVISA, de 11 de maio de 2009 (IN 4/09), os centros de pesquisa instalados em território nacional devem:
Durante a Visita de Seleção a um Centro de Pesquisa o
patrocinador espera recolher alguns documentos, vitais para
a avaliação da estrutura e capacitação do centro.
Assinale a alternativa que descreve alguns desses
documentos.
O Monitor de Pesquisa Clínica deve ser um profissional
qualificado e treinado para exercer as funções requeridas.
As alternativas a seguir apresentam as responsabilidades de
um monitor, à exceção de uma.
Assinale-a.
Em relação aos procedimentos de monitoria, analise as
afirmativas abaixo:
I. Uma das finalidades da monitoria de um estudo é garantir
que os direitos e o bem estar dos seres humanos
participantes estão protegidos.
II. Um relatório de monitoria deve incluir a data, o nome do
centro de pesquisa, o nome do monitor, o nome do
pesquisador responsável, os nomes de todas as pessoas
contatadas durante a visita de monitoria.
III. A totalidade dos dados coletados durante a condução de
um estudo deverá ser verificada, não sendo nunca
permitido que uma monitoria se faça em uma
amostragem dos dados estatisticamente controlada.
Assinale:
Assinale a alternativa correta:
O tema auditoria é objeto de preocupação do patrocinador
de pesquisa clínica, pois é através dela que se pode
comprovar a veracidade e fidedignidade dos dados
coletados e monitorados em um ensaio clínico.
Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Para executar o procedimento de auditoria o patrocinador
deve nomear um monitor de outro centro de pesquisa,
mas que esteja trabalhando no mesmo protocolo a ser
auditado.
II. O patrocinador deve garantir que os auditores são
qualificados por meio de treinamento e experiência para
conduzir a auditoria de forma apropriada.
III. Não há necessidade de haver documentação das
qualificações do auditor, desde que ele tenha sido
devidamente nomeado pelo patrocinador.
Assinale:
Em relação aos procedimentos de auditoria, assinale a afirmativa incorreta:
Você é o Coordenador de Estudos em um centro de
pesquisa, e está conduzindo 8 ensaios clínicos em parceria
com diferentes patrocinadores. O monitor responsável por
um desses ensaios clínicos lhe comunica que a Divisão de
Garantia da Qualidade da casa matriz irá realizar uma
auditoria em seu centro de pesquisa dentro de 40 dias.
Assinale a alternativa que descreve um procedimento não
fundamental para garantir que a auditoria agendada
transcorra sem intercorrências.
Para os estudos multicêntricos o patrocinador deve garantir que:
É responsabilidade do pesquisador na condução de um estudo clínico, exceto:
Em relação ao Produto em Investigação, analise as
afirmativas a seguir.
I. A responsabilidade final pelo produto em investigação no
local do ensaio clínico (centro de pesquisa) é do
monitor/patrocinador.
II. O patrocinador deve designar uma pessoa independente
do centro de pesquisa para explicar a cada paciente
sobre o uso correto do produto em investigação.
III. O produto em investigação deve ser fabricado,
manuseado e armazenado de acordo com as Boas
Práticas de Fabricação (BPF) aplicáveis e deve ser
utilizado em consonância com o protocolo aprovado.
Assinale:
Consentimento Informado é um processo por meio do qual
um sujeito confirma voluntariamente seu desejo de participar
de um estudo, após ter sido informado sobre todos os
aspectos relevantes à sua decisão de participar.
O consentimento informado deve ser entendido
essencialmente como um processo e, por convenção, um
documento, com dois propósitos essenciais. Assinale a
afirmativa que os apresenta corretamente.
A Resolução 196/96 publicada pelo Conselho Nacional de
Saúde esclarece, em seu item IV, como de ser redigido o
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Assinale dentre as afirmativas abaixo aquela que descreve
uma informação não obrigatória para esse documento.
Assinale a alternativa correta:
A RDC 39/08 ANVISA aprova o regulamento para a realização
de pesquisa clínica no Brasil, e define Centro de Pesquisa
como sendo a organização na qual são realizadas pesquisas
clínicas. A Resolução exige ainda que o pesquisador
responsável pelo centro de pesquisa participante assuma
formalmente, através da assinatura de documentos, sua
responsabilidade na condução da pesquisa.
Um dos documentos a ser assinado pelo pesquisador é o
Anexo VIII da citada Resolução, que solicita algumas
informações, dentre elas:
Em relação ao Formulário de Solicitação de Anuência em Licenciamento de Importação (LI) da ANVISA, assinale a alternativa correta:
Você é responsável pelos trâmites regulatórios do centro de
pesquisa, e o pesquisador principal lhe pede que providencie
a importação, via remessa expressa, do produto
investigacional (medicamento antiretroviral não registrado no
Brasil) e dos kits de coleta de exames subsidiários (sangue e
urina), para um projeto de pesquisa clínica patrocinado pelo
NIH.
Conhecendo o fluxo de importação de produtos destinados à
pesquisa clínica, você:
Toda pesquisa envolvendo seres humanos envolve risco.
O dano eventual poderá ser imediato ou tardio,
comprometendo o indivíduo ou a coletividade (Resolução
196/96 CNS/MS). Nesse sentido, analise as afirmações a
seguir.
I. Não obstante os riscos potenciais, as pesquisas em
seres humanos serão admissíveis quando oferecerem
elevada possibilidade de gerar conhecimento para
entender, prevenir ou avaliar um problema que afete o
bem estar dos sujeitos de pesquisa e de outros
indivíduos.
II. As pesquisas que não trazem benefício direto ao
indivíduo participante devem prever condições de serem
bem suportadas pelos sujeitos de pesquisa,
considerando sua situação física, psicológica, social e
educacional.
III. Os sujeitos de pesquisa que vierem a sofrer algum tipo
de dano resultante de sua participação no estudo terão
direito à indenização somente se esse dano não estiver
previsto no termo de consentimento livre e esclarecido
previamente assinado.
Assinale:
A Resolução 196/96 - CNS/MS, discutindo a eticidade da pesquisa, afirma que a pesquisa que envolve seres humanos, em qualquer área do conhecimento, deverá observar as seguintes exigências, exceto:
Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que não condiz com um princípio de Boas Práticas Clínicas:
Considerando o artigo 79 da Lei 6360/76, que determina a
transmissão, ao órgão de vigilância sanitária competente do
Ministério da Saúde, de todos os informes sobre acidentes
ou reações nocivas causadas por medicamentos, a ANVISA
publicou em 10 de fevereiro de 2009 a RDC 04/09, que
dispõe sobre as normas de farmacovigilância para os
detentores de registro de medicamentos de uso humano.
Com relação à RDC 04/09 ANVISA, analise as afirmativas
abaixo:
I. Entende-se como farmacovigilância as atividades
relativas à detecção e avaliação de efeitos adversos de
medicamento, não se estendendo a eventuais problemas
de qualidade.
II. As inspeções em farmacovigilância serão baseadas
exclusivamente em análise documental.
III. As empresas e Instituições responsáveis pela realização
de pesquisa clínica de fase 4 devem encaminhar para a
área de pesquisa clínica da ANVISA as notificações de
eventos adversos graves ocorridos em território nacional
o mais breve possível, em até 15 dias corridos, a partir da
data do conhecimento do evento adverso pelo
patrocinador do estudo.
Assinale:
Com relação à Instrução Normativa n. 4 da ANVISA, que
dispõe sobre o Guia de Inspeção em Boas Práticas Clínicas,
analise as afirmativas a seguir.
I. O Guia de Inspeção em Boas Práticas Clínicas tem como
objetivo verificar o cumprimento das Boas Práticas
Clínicas nas pesquisas clínicas com medicamentos e
produtos para saúde, quando conduzidas em território
nacional, a fim de garantir a qualidade dos resultados de
eficácia e segurança obtidos, bem como assegurar os
direitos e deveres que dizem respeito à comunidade
cientifica, aos sujeitos de pesquisa e ao Estado.
II. Os achados resultantes de uma inspeção realizada pela
ANVISA e constantes em seu relatório final nunca deverão
ser notificados a outras instâncias, tais como Conselho
Nacional de Saúde e Conselho Federal de Medicina.
III. Ao deparar-se com uma não conformidade classificada
como CRÍTICA, o inspetor poderá imediatamente
interromper os procedimentos de inspeção previamente
planejados e sugerir o afastamento do pesquisador
responsável por aquele centro de pesquisa.
Assinale:
Em um Hospital moderno, o Farmacêutico atua em diversas áreas, em um esforço multidisciplinar em torno do paciente, além da demanda da própria farmácia por administração e serviços especializados.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O Farmacêutico tem papel importante em centros de pesquisa clínica que porventura existam no hospital, sendo de sua responsabilidade o gerenciamento dos medicamentos dos estudos clínicos.
( ) O Farmacêutico pode prescrever quaisquer medicamentos aos pacientes no âmbito hospitalar.
( ) O Farmacêutico deve participar da Comissão de Farmácia e Terapêutica para ajudar na padronização de medicamentos.
( ) Setores especiais do hospital, como o Centro Cirúrgico ou a UTI são demandas para a instalação de Farmácias‐Satélite.
As afirmativas são, respectivamente,
É atribuição do farmacêutico clínico:
Dentre as atribuições do farmacêutico na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, pode-se destacar a verificação de todas as prescrições quanto à estabilidade, compatibilidade e possíveis interações medicamentosas, ressaltando que o farmacêutico deve:
De acordo com Ferracini (2005), correlacione as fases de um estudo clínico aos seus respectivos objetivos e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
ESTUDO CLÍNICO
I - Fase I
II - Fase II
III - Fase III
IV - Fase IV
OBJETIVOS
( ) Determinar a segurança e a eficácia terapêutica do princípio ativo em curto prazo, em voluntários afetados por determinada condição patológica.
( ) Estabelecer a segurança e a tolerabilidade do princípio ativo em um voluntário saudável, estudando sua farmacocinética, biodisponibilidade, dose e regime posológico.
( ) Determinar o risco/benefício a curto
e a longo prazo, assim como comparar
a real atividade do princípio ativo
com outro já estabelecido na prática
clínica.
Tendo em mente o Uso Racional de Antimicrobianos aplicado à clínica e terapêutica, considera-se o uso de antibióticos bactericidas, notadamente importante em:
Segundo Gomes (2006), qual é o tipo de estudo farmacoepidemiológico que mede, em uma população previamente delimitada, a exposição e o efeito, simultaneamente, no momento de sua realização?