-
Explicar essas codificações algo longo. Recomendo a todos darem uma lida para entenderem como elas funcionam. Para auxiliá-los, segue abaixo um link de um simulador onde vocês poderão ver como cada codificação funciona
http://www.frontiernet.net/~prof_tcarr/Encodings/Encodings.html
Basicamente, estas codificações existem para permitir às partes envolvidas na comunicação identificarem as mudanças de voltagem (que representam para nós 0 e 1). Por exemplo, como que você enviaria uma sequência de 00000 para o destino? Deixaria a linha com voltagem=0 ? E como você diferenciaria uma perda total de comunicação de um envio de sinal proposital de 00000? Não dá. Iríamos interpretar tudo da mesma forma! Isso prejudicaria a reconstrução do sinal na outra ponta. Por isso usa-se codificações para deixar claro quando é transmitido 0 e quando é transmitido 1, e, principalmente, quando ocorre transição entre estes estados.
-
Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).
-
As técnicas de transmissão estão diretamente relacionadas com as técnicas de multiplexação. Podem ser: sinalização em banda básica (baseband) e a sinalização em banda larga(broadband).
Na sinalização em banda básica o sinal é simplesmente colocado na rede sem se usar qualquer tipo de modulação, aparecendo diretamente na rede e não como deslocamentos de frequência, fase ou amplitude de uma portadora de alta frequência. A sinalização em banda básica também é chamada sinalização digital.
A sinalização em banda larga realiza a multiplexação em frequência (FDM). Com essa multiplexação o espectro de frequência é dividido em vários canais, cada um podendo suportar diferentes tráfegos. A sinalização em banda larga também é chamada sinalização analógica.
Fonte: Redes de Computadores - Luiz Fernando Gomes Soares
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: CERTO
Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).
-
A questão ilustrou corretamente os conceitos e as várias técnicas de comunicação.
Resposta: Certo
-
CERTO
CODIFICAÇÃO - REDES BANDA BASE
Unipolar = NRZ (sem retorno a zero) -> 1 nível de tensão (sinal)
Polar = NRZ-L / NRZ-I, RZ, Manchester e Manchester diferencial -> 2 níveis de tensão (sinal)
Bipolar = AMI e Pseudoternário -> 3 níveis de tensão (sinal)
-
Para Tanembaum (p. 78) , "O processo de conversão entre bits e sinais que os representam é chamado modulação digital".
Os métodos de codificação de linha possuem, para Forouzan (p. 104), até certo ponto, capacidade de: detecção de erros durante a transmissão e imunidade a ruídos e interferências.
-
gab certo.
Definição de modulação digital.
Está faltando RZ, porém para o cespe, o incompleto só esta errado se ele restringir na afirmaçao, usando um "somente"" por exemplo.
-
gab c!
NRZ:
Tensão negativa para zero
Tensão positiva para um
NRZ INVERTED
Mantem tensão ao entrar no zero
Muda tensão ao entrar no um
Retorn to Zero:
Tensão negativa para zero
Metade positiva e metade negativa para Um.
Manchester:
Zero: Metade negativa, metade positiva
Um metade positiva, metade negativa
Bipolar AMI:
zero é neutro
um altera entre positivo e negativo.
-
ME PAGUEM UM AÇAI DEPOIS, RS
Unipolar: Nesse método, existe apenas 1 nível de tensão para representar um numero binário. Esse método também não elimina a componente DC do sinal, o que gera distorções e consequentemente erros na saída. Nesse esquema também é possível verificar a existência de problemas de sincronismo para cadeias longas. NRZ
Polar: Nesse esquema, utiliza-se 2 níveis de tensão (bifásica- positiva ou negativa) para representar os dados. Desse modo, elimina-se o problema de ruído da componente DC. Os principais esquemas de codificação polar são: NRZ-L NRZ- I, RZ, Manchester (padrão nas redes ethernets) e Manchester Diferencial (token king).
MAIOR LARGURA DE BANDA: MANCHESTER > RZ > NRZ
Bipolar: Nesse esquema, utiliza-se 3 niveis de tensão para representar dados. A tensão em 0, representa o 0 binário e a tensão em +1 ou -1 representa o 1 binário. Um exemplo, é a codificação AMI