SóProvas


ID
15814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos meios de transmissão, julgue os itens subseqüentes.

As redes que usam sinalização digital são redes banda base (baseband). Nessas redes, os dados transmitidos podem ser codificados para torná-los menos sujeitos a ruídos e possibilitar a sincronização entre as máquinas envolvidas na comunicação. São técnicas para a codificação nas redes banda base: non return to zero (NRZ), Manchester e differential-Manchester.

Alternativas
Comentários
  • Explicar essas codificações algo longo. Recomendo a todos darem uma lida para entenderem como elas funcionam. Para auxiliá-los, segue abaixo um link de um simulador onde vocês poderão ver como cada codificação funciona

    http://www.frontiernet.net/~prof_tcarr/Encodings/Encodings.html

    Basicamente, estas codificações existem para permitir às partes envolvidas na comunicação identificarem as mudanças de voltagem (que representam para nós 0 e 1). Por exemplo, como que você enviaria uma sequência de 00000 para o destino? Deixaria a linha com voltagem=0 ? E como você diferenciaria uma perda total de comunicação de um envio de sinal proposital de 00000? Não dá. Iríamos interpretar tudo da mesma forma! Isso prejudicaria a reconstrução do sinal na outra ponta. Por isso usa-se codificações para deixar claro quando é transmitido 0 e quando é transmitido 1, e, principalmente, quando ocorre transição entre estes estados.

  • Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
    Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).
  • As técnicas de transmissão estão diretamente relacionadas com as técnicas de multiplexação. Podem ser: sinalização em banda básica (baseband) e a sinalização em banda larga(broadband). 
    Na sinalização em banda básica o sinal é simplesmente colocado na rede sem se usar qualquer tipo de modulação, aparecendo diretamente na rede e não como deslocamentos de frequência, fase ou amplitude de uma portadora de alta frequência. A sinalização em banda básica também é chamada sinalização digital.
    sinalização em banda larga realiza a multiplexação em frequência (FDM). Com essa multiplexação o espectro de frequência é dividido em vários canais, cada um podendo suportar diferentes tráfegos. A sinalização em banda larga também é chamada sinalização analógica.

    Fonte: Redes de Computadores - Luiz Fernando Gomes Soares
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
    Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).

  • A questão ilustrou corretamente os conceitos e as várias técnicas de comunicação.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    CODIFICAÇÃO - REDES BANDA BASE

    Unipolar = NRZ (sem retorno a zero) -> 1 nível de tensão (sinal)

    Polar = NRZ-L / NRZ-I, RZ, Manchester e Manchester diferencial -> 2 níveis de tensão (sinal)

    Bipolar = AMI e Pseudoternário -> 3 níveis de tensão (sinal)

  • Para Tanembaum (p. 78) , "O processo de conversão entre bits e sinais que os representam é chamado modulação digital".

    Os métodos de codificação de linha possuem, para Forouzan (p. 104), até certo ponto, capacidade de: detecção de erros durante a transmissão e imunidade a ruídos e interferências.

  • gab certo.

    Definição de modulação digital.

    Está faltando RZ, porém para o cespe, o incompleto só esta errado se ele restringir na afirmaçao, usando um "somente"" por exemplo.

  • gab c!

    NRZ:

    Tensão negativa para zero

    Tensão positiva para um

    NRZ INVERTED

    Mantem tensão ao entrar no zero

    Muda tensão ao entrar no um

    Retorn to Zero:

    Tensão negativa para zero

    Metade positiva e metade negativa para Um.

    Manchester:

    Zero: Metade negativa, metade positiva

    Um metade positiva, metade negativa

    Bipolar AMI:

    zero é neutro

    um altera entre positivo e negativo.

  • ME PAGUEM UM AÇAI DEPOIS, RS

    Unipolar: Nesse método, existe apenas 1 nível de tensão para representar um numero binário. Esse método também não elimina a componente DC do sinal, o que gera distorções e consequentemente erros na saída. Nesse esquema também é possível verificar a existência de problemas de sincronismo para cadeias longas. NRZ 

    Polar: Nesse esquema, utiliza-se 2 níveis de tensão (bifásica- positiva ou negativa) para representar os dados. Desse modo, elimina-se o problema de ruído da componente DC. Os principais esquemas de codificação polar são: NRZ-L NRZ- I, RZ, Manchester (padrão nas redes ethernets) e Manchester Diferencial (token king)

    MAIOR LARGURA DE BANDA: MANCHESTER > RZ > NRZ  

    Bipolar: Nesse esquema, utiliza-se 3 niveis de tensão para representar dados. A tensão em 0, representa o 0 binário e a tensão em +1 ou -1 representa o 1 binário. Um exemplo, é a codificação AMI