SóProvas


ID
1581538
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               A melhor resposta é viver bem


      Viver muitos anos é uma bênção. Mas pode também se tornar uma maldição. As conquistas da medicina têm prolongado nossa vida e colocado a sociedade moderna diante de novos dilemas. Hoje, pouco mais de 10% da população brasileira tem mais de 60 anos. Essa proporção subirá para 30% até 2050, de acordo com as estimativas. Muito em breve, portanto, não seremos mais um país de jovens. A população idosa exigirá novas políticas públicas e novas atitudes. Por isso mesmo, ela tem se tornado um objeto de estudo cada vez mais frequente. Na tentativa de trazer não apenas mais anos à vida, mas também mais vida aos anos, os cientistas têm se debruçado sobre os segredos daqueles que conseguem manter sua independência, seu bem-estar e suas atividades até depois dos 80 anos. [...]

      A boa notícia, de acordo com as conclusões preliminares dos pesquisadores, é que não se trata apenas de uma questão genética. A qualidade de vida na velhice pode melhorar e ser mantida graças a hábitos saudáveis, como alimentação, atividades físicas, sociais ou intelectuais. Acima de tudo, os exemplos comprovam a importância do trabalho, do círculo de amizades e da família. [...]

      Também era assim com o escritor Ariano Suassuna, que morreu na semana passada aos 87 anos. Seu exemplo revela como, diante do inevitável, a melhor resposta é viver bem.


                                               (Helio Gurovitz. Época, julho de 2014. Adaptado.) 

Em “Muito em breve, portanto, não seremos mais um país de jovens.” (1º§), o uso da conjunção “portanto” permite reconhecer que


I. a frase em destaque apresenta uma conclusão acerca dos fatos apresentados anteriormente.


II. para que a coerência e correção semântica sejam mantidas, tal conjunção pode ser substituída pela locução conjuntiva “por conseguinte”.


III. o seu deslocamento para o início da frase geraria alteração semântica, visto que caracterizaria uma formação estrutural referente a uma variação de linguagem diferente da utilizada no texto.


Completa(m) corretamente o enunciado da questão apenas a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Por conseguinte: é um conectivo de valor conclusivo, logo, é equivalente a Portanto.

    Letra C

  •  “Muito em breve, portanto, não seremos mais um país de jovens.”
    muito=adv de  intensidade
    em breve= adv de tempo
    (portanto) neste caso passível de troca por pois, por conseguinte, então = conjunção conclusiva

    Resposta: 

    I. a frase em destaque apresenta uma conclusão acerca dos fatos apresentados anteriormente. (VERDADEIRO)

    II. para que a coerência e correção semântica sejam mantidas, tal conjunção pode ser substituída pela locução conjuntiva “por conseguinte”. (VERDADEIRO)

    III. o seu deslocamento para o início da frase geraria alteração semântica, visto que caracterizaria uma formação estrutural referente a uma variação de linguagem diferente da utilizada no texto. (FALSO)

  • .....

    JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)

     

    Analisando as afirmativas, pode-se inferir que são: I. Correta – A conjunção “portanto” exprime ideia de conclusão lógica. II. Correta – A locução conjuntiva “por conseguinte” também exprime ideia de conclusão lógica. III. Incorreta – A estrutura “Portanto, muito em breve, não seremos mais um país de jovens.” não demonstra qualquer inadequação quanto ao uso da norma padrão da língua.

     

     

    Fonte: CIPRO, Neto Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Ensino Médio (conforme o Acordo Ortográfico. Reformulada). 3. ed. São Paulo: Scipione, 2010.

  • por conseguinte, logo, pois, por isso, assim... são conjuncoes coordenativas conclusivas, tal como "portanto".