-
Gabarito B) Comentando os erros:
a) A administração por objetivos consiste na definição das responsabilidades das agências governamentais, sendo um dos instrumentos característicos da administração burocrática voltado para a avaliação de desempenho organizacional.
R.: É uma fundamentação que até faz sentido, viu? O problema está no conceito de APO. Esta é voltada à TGA.
b) A descentralização ou desconcentração administrativas visam dar maior autonomia às agências e departamentos públicos.
R.: Nossa resposta, nosso gabarito. LINDO!
c) A administração gerencial direciona o foco para o cumprimento de regulamentos (normas e códigos de éticas) e para a definição clara de objetivos organizacionais e responsabilidades de cada servidor.
R.: Se você tivesse lido apenas a segunda parte teria errado a questão. Veja o primeiro trecho e questione se este faz parte da caraterística voltada Gestão Gerencial.
d) A administração gerencial fundamenta-se em princípios voltados para a centralização e para a observância de procedimentos administrativos detalhados, exercendo controle sobre a atividade dos servidores mediante indicadores de gestão.
R.: Errado. Questão risco de régua. Centralização? NO WAY.
e) A administração gerencial aumenta os controles financeiros e reduz autonomia à administração empreendedora.
R.: É um dos focos, mas não a função precípua. Outra: a Gestão Gerencial quer aumentar autonomia.
-
a) ERRADA. A administração por objetivos consiste na definição das responsabilidades das agências governamentais, sendo um dos instrumentos característicos da administração GERENCIAL voltado para a avaliação de desempenho organizacional.
b) CERTA. A descentralização ou desconcentração administrativas visam dar maior autonomia às agências e departamentos públicos.
c) ERRADA. A administração BUROCRÁTICA direciona o foco para o cumprimento de regulamentos (normas e códigos de éticas) e para a definição clara de objetivos organizacionais e responsabilidades de cada servidor.
d) ERRADA. A administração BUROCRÁTICA fundamenta-se em princípios voltados para a centralização e para a observância de procedimentos administrativos detalhados, exercendo controle sobre a atividade dos servidores mediante CONTROLE HIERÁRQUICO.
e) ERRADA. A administração gerencial aumenta os controles financeiros e AUMENTA autonomia à administração empreendedora.
-
Só um cuidado na justificativa da letra c do colega Arthur Camacho. A primeira parte - "A administração BUROCRÁTICA direciona o foco para o cumprimento de regulamentos (normas e códigos de éticas)..." - está perfeita, porém "...definição clara de objetivos organizacionais..." não é característica do modelo burocrático. A justificativa da nossa colega morfadora RANGER ROSA está ótima.
Bons estudos!
-
A administração por objetivos dá atenção ao propósito dos participantes de uma organização e ao modo de como estes se relacionam com os objetivos da própria empresa. Podemos defini-la como um sistema de administração que visa relacionar as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, principalmente, por meio do envolvimento de todos. Percebe-se ainda que a administração por objetivos aborda uma tentativa de alinhar as metas dos funcionários com a estratégia do negócio, otimizando a comunicação e a relação entre gerentes e subordinados. É um processo participativo de planejamento, que promove a descentralização das decisões e a definição das prioridades em geral.
-
Acho que a questão foi infeliz ao misturar Administração Pública com Direito Administrativo e acabou fazendo confusão. Os conceitos de desconcentração e descentralização são do direito administrativo e eles não visam dar maior autonomia às agências e departamentos. Eles visam, na verdade, que os serviços sejam prestados por órgãos e entidades mais especializadas, e não por um órgão central que costuma ser mais generalista e, assim, deve permanecer só com as funções mais estratégicas. É obvio que é inerente a esse processo de descentralização e desconcentração transferir mais autonomia ás entidades e órgãos, mas não é esse o objetivo inicial desses processos. Assim, a alternativa B erra ao afirmar que "A descentralização ou desconcentração administrativas visam dar maior autonomia..."
Descentralização também é um termo muito usado na Administração, e tem a mesma conotação explicada acima, ou seja, a transferência de autonomia não é o objetivo almejado, mas é um meio utilizado no processo. Entretanto, desconcentração nem é um termo realmente usado na Administração, esse termo foi adotado no direito administrativo para diferenciar a descentralização interna (chamada de desconcentração) da externa (que permaneceu com o nome de descentralização).
-
A. ERRADO - A administração por objetivos visa resultados, logo não há que falar em burocracia, mas gerencialismo.
B. CORRETO - Data vênia ao comentário de Rodrigo Collet, não há que segregar o conceito de descentralização e desconcentração da Administração Pública do Direito Adminstrativo. Ambas estão expressas em conceitos similares nas duas disciplinas, a diferença é que na Administração Pública, o conceito de descentralização é para focar na mudança de modelo da gestão pública, a descentralização foi um difusor para o gerencialismo e a ideia é a mesma que traz do direito Adminstrativo: autonomia, criação de uma pessoa autônoma. Já a desconcentração, embora não aja criação de uma pessoa autônoma, há autonomia dentro das instituições visando uma divisão de trabalho com foco na responsabilidade e objetividade de serviço. "A Adm. Indireta surgiu no paradigma pós-burocrático, mas a expressão apenas no decreto-lei nº 200" - Augustinho Paludo ed. 2017. Portanto colegas, não segregue os termos como se fossem distintos para Dir. Administrativo e Adm. Pública, nem mesmo há divergência quanto ao Dir. Constitucional. Para maiores dúvidas, o cap. 2º da edição mais atualizada do livro de Administração Pública de Augustinho dispõe todo o capítulo para organização da Administração e lá dispõe toda parte de estrutura do Estado, Governo e Adminstração.
C. ERRADO - A administração BUROCRÁTICA direciona o foco para o cumprimento de regulamentos (normas e códigos de éticas), o restante da assertiva está correta.
D. ERRADO - A administração BUROCRÁTICA fundamenta-se em princípios voltados para a centralização e para a observância de procedimentos administrativos detalhados, exercendo controle sobre a atividade dos servidores mediante indicadores de gestão.
E. ERRADO - A administração gerencial FLEXIBILIZA os controles financeiros, buscando o controle a posteriori e AUMENTA autonomia à administração empreendedora.
-
Faltou só a questão não embaralhar os conceitos.
-
A descentralização ou desconcentração administrativas visam dar maior autonomia às agências e departamentos públicos.
Descentralização = via outorga. Repassa-se para as agências poderes de fiscalização.
Departamentos = forma de desconcentrar / repartir os órgãos.
Resposta: Letra B.
-
Desconcentração não tem nada a ver com adm gerencial , mais uma questão totalmente sem nexo affs
-
Para resolvermos à questão, vamos à análise das
alternativas:
A) Errada. A administração por
objetivos (APO) consiste na tentativa de melhorar o processo de
planejamento, com a ideia de envolvimento de todos os membros organizacionais
no processo de definição de objetivos. O trabalho passou de um fim em si mesmo
para constituir um meio de obter resultados. Podemos destacar como principais
características da APO: estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e
o subordinado; estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição;
interligação entre os vários objetivos departamentais; ênfase na mensuração e
no controle de resultados; contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos;
participação atuante das gerências e dos subordinados; apoio intensivo do staff.
B) Certa. Tanto a descentralização quanto a
desconcentração administrativa visam dar maior autonomia à unidade, órgão ou
pessoa jurídica, vinculada ou subordinada ao ente originário. Portanto, podemos
afirmar que essa alternativa é o gabarito da questão em análise.
C) Errada. A administração burocrática é que
direciona o foco para o cumprimento de regulamentos (normas e códigos de
éticas) e para a definição clara de objetivos organizacionais e
responsabilidades de cada servidor.
D) Errada. A administração burocrática é que se
fundamenta em princípios voltados para a centralização e para a observância de
procedimentos administrativos detalhados, exercendo controle prévio sobre a
atividade dos servidores.
E) Errada. A administração gerencial diminui os
controles financeiros e aumenta a autonomia à administração empreendedora.
Gabarito do Professor: Letra B.