SóProvas


ID
1584658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.


Alternativas
Comentários
  • Não entendi... A Meta 7 é esta:


    "Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio".


    Fonte: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf 


  • Nossa não entendi. Eu tinha certeza que estava errada. 

  • Dentre as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, a META 7 é a que trata da aprendizagem na idade certa, diretamente relacionada com a melhoria da qualidade do sistema de ensino brasileiro. O PNE, aprovado em junho deste ano, reúne uma série de obrigações no âmbito educacional que o Brasil deve alcançar em 10 anos.

    A META 7 utiliza o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de língua portuguesa e matemática e por dados do fluxo escolar. A utilização do índice para medir a qualidade da Educação causou debate durante a tramitação do PNE, uma vez que muitos especialistas e entidades defendem que o indicador tem limitações.

    Nos ANOS INICIAIS, a meta do PNE é a mesma do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): Ideb 6,0 em dez anos. O índice mais recente é de 5,2, divulgado neste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número está acima da meta intermediária para 2013, que era de 4,9.

    Já para os ANOS FINAIS do Fundamental, atualmente o Ideb é de 4,2, sendo a meta intermediária 4,4 e a do PNE, 5,5.

    No Ensino Médio, etapa considerada por muitos especialistas e pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das mais problemática da Educação brasileira, a meta é ainda mais distante do atual patamar: enquanto se almeja 5,2 em dez anos, o país patina em 3,7, abaixo da meta intermediária de 3,9 para este ano.

    Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/31342/pne-tem-metas-especificas-para-o-ideb/#

  • "Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio".Acredito que a abanca aproveitou o termo "fluxo escolar" para se referir ao fluxo de educandos de uma instituição para outra. Atualmente existem grandes divergências entre os estados da federação quanto ao currículo, que segundo a Lei nº 9394/96, deveria ser composto por uma base nacional comum e uma parte diversificada. Na prática o que ocorre é diferente. O currículo da região Sudeste, por exemplo, é diferente do adotado na região Nordeste, e ainda há diferenças entre os estados que compõe estas mesmas regiões. Acredito que, por esta ótica,o item está correto. Att.
  • Também não entendi porque está correta!

  • A questão está certa, visto que, para além do que se diz na meta 7, em sua estratégia para execução desta, diz que: 

    Estratégias:

    7.1) estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a BASE NACIONAL COMUM DOS CURRÍCULOS, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

  • Confesso que ainda não entendi. Peço a todos que indiquem a questão para comentário.

  • Sim, as mudanças são: mais empenho por parte dos professores, cobrar mais dos alunos e da família e principalmente cobrar das instituições mais recursos para melhorar as aulas, ou seja, dar aula com qualidade para alcançar o IDEB citado na Meta 7.

  • Ou seja, questão pra deixar em branco. A não ser que a pessoa seja muuuito punk de decorar qual é a meta 7.

  • Realmente, questão e resposta muito questionáveis.  

    O objeto da Meta 7 são os indicadores e a estratégia para melhora-los. Não implica  ou não se pode concluir diretamente que a alteração dos curriculos ou sua padronização irá provocar "...muitas mudança no curriculo escolar" . Até porque, o que significa "muitas mudanças"? Do conjunto de estratégias elencadas para a Meta 7, creio que haveria mais objetividade no julgamente de outros itens, como instrumentos de avaliação, divulgação de indicadores, etc. Afinal são 36 estratégias para a Meta 7!

     

  • Ao meu ver a questão está errada, pois não se trata de estratégia para atingir a meta 7, mas da própria meta 7 em si. Para mim, há uma confusão na interpretação da banca quanto ao item. Visto que na meta 7 não há qualquer indício sobre currículo.

  • Questão correta, pois a implantação da base nacional comum dos currículos foi determinada pelo o PNE, conforme meta 7 - estratégia 7.1.

    "Para Janine, o Plano Nacional de Educação (PNE) apresenta muitas frentes para o desenvolvimento da educação brasileira, entre eles a definição da base nacional comum para os currículos da educação básica, que precisam ser amplamente discutidos. A base nacional comum curricular estabelecerá quais conteúdos e competências os alunos devem aprender em cada ano de formação na educação básica, bem como estabelecerá as disciplinas obrigatórias na educação básica."

    http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36381

  • A questão está certa, visto que, para além do que se diz na meta 7, em sua estratégia para execução desta, diz que: 

    Estratégias:

    7.1) estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a BASE NACIONAL COMUM DOS CURRÍCULOS, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

  • assegurar que:

    a) no quinto ano de vigência deste PNE, pelo menos 70% (setenta por cento) dos (as) alunos (as) do ensino fundamental e do ensino médio tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 50% (cinquenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

    b) no último ano de vigência deste PNE, todos os (as) estudantes do ensino fundamental e do ensino médio tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 80% (oitenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

  • Eu tinha certeza que a questão estava errada. Fiquei confusa.
  • Creio que a questão está errada, pois isso é estratégia e não meta. Coisas distintas.

  • No enunciado fala-se da meta, mas na verdade é uma estratégia que a banca solicita entendimento. Confusão do examinador!

  • De acordo com as discursões e respostas apresentadas a questão está errada. eu também marquei errada e agora estou na dúvida. Algum professor pode responder essa questão?

  • Na meta em si não existe nenhuma citação ao currículo. Se a banca busca uma clareza, ela deveria dizer ESTRATEGIA, como existe questões que deixam bem clara o que é META, DIRETRIZ e ESTRATEGIA.

  • Gabarito: CORRETO

    No entanto a questão está ERRADA. (cabe recurso fácil).

    A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.

    A meta 7 fala sobre a qualidade da educação e as médias que o IDEB precisa atingir.

    A meta possui 36 estratégias o "como vai acontecer?"

    7.27) desenvolver currículos e propostas pedagógicas específicas para educação escolar para as escolas do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades e considerando o fortalecimento das práticas socioculturais e da língua materna de cada comunidade indígena, produzindo e disponibilizando materiais didáticos específicos, inclusive para os (as) alunos (as) com deficiência;