SóProvas


ID
1584721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da entrevista clínica (EC), julgue o item seguinte. 


Na perspectiva da psicanálise, os mecanismos da transferência são responsáveis pelos laços sociais estabelecidos entre psicólogo e paciente durante a EC.


Alternativas
Comentários
  • Acho que o correto seria durante o processo terapêutico. E não durante a entrevista clinica.

  • Leandro eu tenho outra opinião.

    O erro parece estar quando a assertiva diz que a transferência seria um mecanismo estabelecido pelo psicologo e paciente. (como sendo um mecanismo reciproco) 

    Note:

    A transferência é um mecanismo do paciente para psicologo

    O contrario (do psicologo para o paciente) seria a contratransferencia

    Além disso nas entrevistas clínicas acontecem transferência

    Não sei se estou certa, mas...

  • Eu concordo com o Leandro. A transferência acontece durante o processo terapêutico. Na entrevista é rapport.

  • Concordo com a Kellen, desde a entrevista clínica já pode se estabelecer a transferência, mas ela não se configura nesse laço recíproco, uma vez que o movimento do terapeuta para o paciente é a contratransferência. 

  • Acredito que ambas as apontações estao corretas. o que não faz a questão ser facil de responder, uma vez que se lermos de forma desatenta é bem facil de assinalarmos a opção "correto"

    Apenas discordo da Juliana

    Rapport não é usado exclusivamente para entrevistas, também podemos utilizar o termo transferencia para ese caso, na verdade, é na entrevista inicial onde se inicia o vinculo terapeutico para que se forme uma transferencia positiva. Rapport tem o sentido de empatia. Para Zuzman, e alguns outros autores também é inadimissivel o uso do termo rapport no sentido de transferencia.  

    Hendrick (1939) assinala que o termo transferência “é freqüentemente usado par descrever qualquer deslocamento do objeto de amor ou de sentimentos hostis. É provavelmente melhor restringir seu uso às situações especiais de raro e completo deslocamento de objeto que ocorrem na situação psicoterapêutica. O uso do termo transferência como sinônimo de rapport ou de sentimento amistoso é injustificado e gera confusão”.(http://verticepsicanalitico.com.br/artigos/atransferenciacomomecanismodedefesa.pdf) 

     

  • Acredito que outro erro também seria o termo "laços sociais", porque as transferências seriam LAÇOS AFETIVOS...

  • Apesar de sabermos que existe transferência em todas as relações, quando se fala em entrevista, não se fala em transferência. Tem de ter isso em mente em questões de concurso.

  • É mais uma questão de posicionamento da banca e interpretação do que propriamente análise do conteúdo para mim. Não vejo tanta diferença na assertiva entre laços sociais e afetivos ( sendo afetivo com outra pessoa, em tese já é social), nem a assertiva fala que esse mecanismo de transferência seria recíproco( pra diferenciar transferência/contratransferência). E a entrevista clínica por si só já pode eliciar a transferência, mesmo que não tenha ocorrido ainda o processo terapêutico propriamente dito. Acho a cespe muito maldosa as vezes, a gente tem que adivinhar o que ela quer, e a partir do gabarito que ela dá a gente tem que se ajustar a determinada perspectiva, de um autor em específico, mesmo que não aja consenso.

  • Entendo que faltou ser mais específico mencionando transferência POSITIVA.

  • Primeiras entrevistas têm este papel de permitir o estabelecimento do pacto, e assim poderá abrir-se o espaço para a consolidação da transferência. 

  • A transferência é um elemento fundamental para a prática da psicanálise, pois se caracteriza por pensamentos, sentimentos e desejos inconscientes que se atualizam sobre determinados objetos no quadro de certo tipo de relação estabelecida com eles e, inclusive, no quadro da relação analítica. Essas atualizações tratam-se de uma repetição de protótipos infantis vivida com uma sensação de atualidade acentuada, pois, segundo conceitos psicanalíticos, ela ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente. Tal processo, que acontece de maneira inconsciente e simbólica, é de grande relevância para o processo de cura, pois por meio dela o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais.
    Na perspectiva psicanalítica, a transferência é claramente manifesta, inclusive em entrevistas iniciais,  na relação do paciente para com o terapeuta, sendo até mesmo estimulada como ferramenta estratégica para a elaboração da melhor abordagem na resolução de eventualidades psicológicas. 
    O erro da questão está em afirmar que a transferência se dá nos laços estabelecidos entre o psicólogo e o paciente, quando na verdade tal fenômeno se denomina contratransferência, que pode ser identificada como a resposta do psicólogo à transferência do paciente, é considerada como o conjunto de todas as reações do analista diante do analisando.

    GABARITO: ERRADO

  • Na perspectiva da psicanálise, os mecanismos da contratransferência são responsáveis pelos laços sociais estabelecidos entre psicólogo e paciente durante o processo analítico.

    Gabarito: E

    Bons estudos!