SóProvas


ID
1584775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Um homem, de cinquenta anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial controlada mediante uso de medicamento, foi preso por desvio de dinheiro e falsificação de documentos na empresa onde trabalhava como gerente. No segundo dia de cárcere, após o detento queixar-se de mal-estar, verificou-se que ele apresentava aumento acentuado na pressão arterial, momento em que recebeu assistência psicológica e médica. Durante o atendimento, o paciente informou que era sedentário, tabagista, consumia bebidas alcoólicas diariamente e que já havia sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena.



Considerando o caso clínico, julgue o  item  subsecutivo.


O atendimento com orientação e incentivo à participação da família do detento seria desnecessário na atuação do psicólogo, uma vez que a hipertensão é uma condição clínica e não comportamental.


Alternativas
Comentários
  • Não se pode afirmar isso

  • Na questão o que está errado de fato é por afirmar que seria desnecessário o psicólogo incentivar a participação da família, o que não corrobora com a participação do psi no sistema prisional

  • De acordo com M.A.J. Mac Fadden e A.V. Ribeiro, em seu artigo intitulado Aspectos psicológicos e hipertensão essencial, embora os fatores somáticos e hereditários sejam reconhecidos como importantes na etiologia da hipertensão, estudos médicos mostram também que a influência de fatores emocionais é constantemente apontada como relevante na gênese dessa síndrome e em sua evolução. Desde a antiguidade já se relatava a influência das emoções sobre o organismo humano, havendo, desde então, o reconhecimento de ser o coração o órgão mais sensível a reações emocionais. Diante de situações violentas, o coração reage prontamente, por alguns momentos, através de batidas aceleradas e em descompasso, para voltar, em seguida, à normalidade. Quando as emoções retornam com muita frequência, o coração torna-se mais sensível, podendo sofrer alterações irreversíveis. Pessoas submetidas a tensão emocional prolongada, frequentemente, apresentam hipertensão. Quando a tendência constitucional à hipertensão está presente, a dificuldade de expressar os sentimentos hostis é um fator agravante do quadro clínico.
    O artigo pode ser acesso na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...

    GABARITO: ERRADO