SóProvas


ID
1584787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um homem de cinquenta e quatro anos de idade, portador de um tipo de câncer agressivo, em estadiamento avançado, esteja se recusando a receber assistência médica, embora relate sentir dores fortes, e prefira fazer orações e conversar com familiares. Em face desse caso clínico, julgue o item que se segue.


No caso em consideração, o paciente, que sofre de dor crônica, poderá apresentar episódios de dor aguda em decorrência de procedimentos do tratamento.


Alternativas
Comentários
  • que procedimentos de tratamento já que ele se recusou?

  • Uma pergunta dessas para um cargo d psicologia!francamente...

  • De acordo com publicação do Ministério da Saúde, intitulada "Cuidados paliativos oncológicos: controle da dor", de 2001, a  prevalência de dor  aumenta  com  a progressão  da doença. Dor moderada ou  intensa ocorre  em  30%  dos pacientes com  câncer  recebendo tratamento e em 60%  a 90%  dos  pacientes com  câncer avançado.
    A  dor sentida pelo  paciente pode ter  como  causa:
    •  próprio câncer (causa mais comum )-  46%  a 92%:
    - invasão óssea tumoral;
    -invasão tumoral  visceral;
    - invasão tumoral  do  sistema nervoso  periférico;
    - extensão  direta  às partes moles;
    - aumento da pressão  intracraniana.
    •  relacionada  ao  câncer - 12%  a 29% :
    - espasmo muscular;
    - linfedema;
    - escaras de decúbito;
    - constipação intestinal, entre outras.
    •  associada ao  tratamento  antitumoral - 5%   a  20%:
    - pós- operatória:  dor  aguda,  pós- toracotomia,  pós-mastectomia,  pós-esvaziamento cervical , pós-amputação (dor fantasma);
    - pós- quimioterapia:  mucosite,  neuropatia periférica, nevralgia pós-herpética,  espasmos vesicais,  necrose da cabeça do fêmur, pseudo-reumatismo  (corticoterapia);
    - pós-radio terapia:  mucosite,  esofagite,  retite actínica, radiodermite,  mielopatia actínica,  fibrose actínica de  plexo braquial  e lombar.
    •  desordens concomitantes-8%  a 22%:
    - osteoartrite;
    - espondiloartose, entre outras.
    Muitos  pacientes com câncer  avançado  sofrem  de mais de  um  tipo de dor e o  tratamento  adequado vai  depender  da identificação de sua origem. 

    GABARITO: CERTO

  • Gabarito: Certo!

    Gente, primeiramente, questões que trabalhe o conceito de dor são muito comuns em conteúdo de psicologia hospitalar, uma vez que o profissional que ali se instale necessitará de conhecimentos acerca desta temática e de todas a que envolva o ambiente, não se vive mais no mundo onde cada profissional trabalha dentro de sua caixinha.

    E dizer que o paciente PODERÁ indicia a possibilidade. Ainda que ele tenha recusado todos os tratamentos apresentados até agora não quer dizer que ele continuará exercendo esta conduta e, para este caso, ele poderá apresentar associação de dor crônica e dor aguda, já que uma não impede a outra.