Gabarito Letra E
Segundo Arthur Lima, do estratégia:
Em regra, a unidade de tempo sobre a qual a taxa de juros é definida é a mesma do período de capitalização. Ex.: 10% ao mês com capitalização mensal (isto é, calculados a cada mês), 12% ao ano com capitalização anual etc. Quando isso acontece, temos uma taxa de juros efetiva, isto é, uma taxa de juros que efetivamente corresponde à realidade da operação. Nestes casos normalmente omite-se a informação sobre o período de capitalização, dizendo-se apenas “10% ao mês” ou “12% ao ano".
Taxa Real é a taxa corrigida pela inflação, criando a taxa aparente, é comumente achada através da equação abaixo:
1+Taxa aparente = (1+Taxa de inflação) x (1+Taxa real)
bons estudos
Pessoal, vou fazer um esquema que vocês acertarão qualquer questão referente a taxas:
TAXA se dividem em:NOMINAL e EFETIVA
-TAXA NOMINAL: não é utilizada para o calculo dos juros, pois o período de formação não coincide com aquela que a taxa está referida. É uma taxa sem efeito. Por exemplo: 340% ao semestre com capitalização mensal. Também é aquela taxa ilusória (sem descontar a inflação).
-TAXA EFETIVA é quando o período de formação dos juros coincide com aquele a que a taxa está referida. Por exemplo: 140% ao mês com capitalização mensal. Ela se divide em:
TAXA EFETIVA EQUIVALENTE: juros compostos, tem que se aplicar a fórmula (1+i equivalente) = (1+i)^n
TAXA EFETIVA PROPORCIONAL: juros simples, ou seja, pode fazer a multiplicação direta dos tempos.
Não podemos afirmar que é EFETIVA EQUIVALENTE OU EFETIVA PROPORCIONAL, pois a questão não falou se é juros simples ou compostos.
Alternativa E
Avante!