Para um país não é bom nem inflação muito alta, nem deflação. Taxas de inflação altas são aquelas que ficam acima de 6% ao ano. Em 2016, ainda de acordo com o BC, a probabilidade de estouro do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação meta é de 11% a 15%. Atualmente a inflação oficial acumula alta de 9,56% em 12 meses.
Efeitos da alta da INFLAÇÃO: - Desvalorização da moeda do país.
- Alta do dólar e aumento dos preços dos importados
- Diminuição dos investimentos no setor produtivo
- Clima econômico desfavorável (Um país que sofre de inflação alta é visto no mercado internacional de forma negativa.)- Aumento da especulação financeira (Muitos investidores externos, em busca de rendimentos altos e rápidos, costumam fazer investimentos em países de inflação alta com o objetivo de tirar vantagens das altas taxas de juros. Este capital especulativo é prejudicial para a economia de um país, pois grandes somas de capital podem entrar e sair rapidamente, causando instabilidade no mercado de câmbio).
- Elevação da taxa de juros
- Aumento do desemprego (por causa da diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo).
Já a DEFLAÇÃO é tão, ou até mais destrutiva que a inflação, pois esta consiste na queda dos preços abruptamente, levando a crises por causa de falências e desemprego, tendo um efeito cascata semelhante à inflação também.
Avante!