SóProvas



Questões de Comitê de Política Monetária - COPOM


ID
23452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 consagra dispositivos importantes para a atuação do Banco Central do Brasil (BACEN), como o do exercício exclusivo da competência para emitir moeda em nome da União. A política econômica, que abrange a política monetária, tem relevância na atuação do BACEN. Relativamente às políticas econômica e monetária, julgue os itens seguintes.

A movimentação financeira da sociedade, aí incluídas as transações feitas por instituições financeiras não-bancárias, é capaz de influenciar o saldo das reservas bancárias das instituições financeiras bancárias individualmente, mas, de uma forma geral, não altera o somatório dos saldos de reservas bancárias.

Alternativas
Comentários
  • BC diz que:As contas para depósitos compulsórios nos bancos comerciais são as reservas bancárias. Todos os pagamentos e recebimentos de um banco por suas operações ou de seus clientes afetam o saldo de sua reserva.No gerenciamento de suas reservas, os bancos recorrem ao mercado monetário, no qual são tomados e concedidos empréstimo interbancários, normalmente pelo prazo de um dia.----fatores que interferem nas reservas:compra e venda de títulos pelo BC ou pelo Tesouro Nacional.suas operações de câmbioos gastos do Tesouro Nacionalo recolhimento de tributoso movimento de moeda manual pelo público
  • "...mas, de uma forma geral, não altera o somatório dos saldos de reservas bancárias."Essa informação é verdadeira pois as Instituições não-bancárias não captam depósitos a vista, por isso, não podem criar moeda.
  • A própria questão está se contradizendo pois se influencia então altera, correto??? ... é capaz de influenciar o saldo das reservas bancárias das instituições financeiras bancárias individualmente, então de uma forma geral, (não) altera o somatório dos saldos de reservas bancárias.  

    Alguém entendeu desta forma?

  • "não altera o somatório dos saldos de reservas bancárias". Pelo que entendi, as reservas bancárias são os saldos que os bancos têm junto ao BACEN, por conta do depósito compulsório. Agora pensem em um cenário de crise, e que os bancos começam a quebrar. A população irá louca até as agências sacar seu dinheiro, ou seja, vai sair mais do que entrar, portanto o banco teria que receber parte das suas reservas junto ao BACEN. Neste caso haveria uma alteração no somatório destas reservas. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

  • eu entendi acho que é errado a resposta correta

  • Essas movimentações afetam o saldo das reservas bancárias de cada instituição financeira individualmente, mas não altera o somatório dos saldos de reserva bancária.


  • vcs não estão lendo a questão direito.. ta certa sim

  • alguem me explica minuciosamente isto por favor? pois nao entendi como o saldo da reserva individual pode ser influenciada sem automaticamente interferir na reserva bancaria.

  • Pessoal vocês estão errando por uma questão de interpretação,percebam que transações de instituição não bancária quer dizer a movimentação dessas contas que são em bancos,ou seja,essas transações alteram o valor de reserva da instituição bancária a que pertence a conta,entretanto não altera a reserva como um todo ,visto que o dinheiro foi também para uma outra conta dentro da reserva 

    Questão muito difícil(cara do cespe rsrsrsrsr)


    Bons estudos 

  • Pessoal, as movimentações podem não ser executadas no SFN, ou seja não modifica o saldo, mas qualquer ação de consumo influência no SFN pois modifica o equilibrio da moeda.

  • Correta. "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!"


    Essa é a explicação básica para a Lei de Conservação das Massas em química. Mas também aplico como Lei de Conservação da Base Monetária.


    O Banco Central estipula um saldo mínimo que cada banco tem que manter na conta de reservas bancárias. Diante das atividades de cada instituição poderá haver saldo positivo ou negativo em sua respectiva conta. Essas variações do saldo de cada instituição é que estimula a utilização dos empréstimos interbancários conhecidos como DI contratadas por 1 dia. Caso um banco que esteja com saldo negativo, e não conseguir empréstimo com outra instituição para fazer face a exigibilidade do Bacen, ele deverá então recorrer ao redesconto.


    Ou seja, enquanto um banco não utilize o redesconto, os saldos das contas de cada instituição migrará de uma para a outra (altera individualmente), mas se apurar o valor que todas as instituições possuem verão que será o mesmo valor.


    O enunciado desta questão pode ser consultado em Newlands Jr. (2010, p. 78).


    Fonte: NEWLANDS JUNIOR, Carlos Arthur. Sistema financeiro e bancário: teoria e questões. 2. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Ed. Campus: Elsevier, 2010. 467 p. (Série Provas e concursos) ISBN 9788535237207 (broch.)

  • AS TRANSAÇÕES, OS MOVIMENTOS E OS RECURSOS GERADOS PELAS IF NÃO BANCÁRIA PODERÁ INDIRETAMENTE AFETAR AS CONTAS RESERVAS NO BACEN. PORÉM, SEM QUE ESTAS SEJAM ALTERADAS O SALDO FINAL.

    E das IF BANCARIAS e justamente o contrario disso


    Gab Certo

  • essa não deu pra mim...é questão sobre COPOM?

  • Questão certa. IF's monetárias, que criam moeda, possuem uma espécie de Conta Corrente no Banco Central para realizar transferências entre outras IF's pelo STR, chamadas de Contas de Reservas. São usadas para transferência de recursos entre as Instituições Financeiras. As não-monetárias fazem parcerias para utilizarem essas contas para suas operações, pois tem um custo para ter uma Conta Corrente no Bacen. É por essa razão que elas influenciam "o saldo das reservas bancárias das instituições financeiras bancárias individualmente" porque as transações ocorrem dentro de uma mesma conta. E pela mesma razão, não altera o somatório dos saldos de reservas bancárias. O BC entende que haverá uma transferência entre o banco A para o banco A.


ID
85492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN tem como
objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a
taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior
transparência e ritual adequado ao processo decisório da instituição.
No que se refere ao COPOM, julgue os próximos itens.

É objetivo do COPOM implementar as políticas econômica e tributária do governo federal.

Alternativas
Comentários
  • O Copom é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. A função desse grupo é definir as diretrizes da política monetária e a taxa básica de juros do País
  • O COPOM apenas estabelece as diretrizes da política monetária.As decisões do COPOM, sobre taxas de juros, têm por objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Não sendo atingidas as metas estabelecidas, cabe ao Presidente do Banco Central,divulgar em carta aberta ao Ministro da Fazenda os motivos do não cumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites determinados, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 4º do Decreto3.088 de 21 de junho de 1.999.
  • BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 1º O Comitê de Política Monetária (Copom), constituído no âmbito do Banco Central do Brasil, tem como objetivos IMPLEMENTAR A POLÍTICA MONETÁRIA, definir a meta da taxa selic e seu eventual viés e analisar o Relatório de Inflação a que se refere o Decreto 3.088, de 21 de junho de 1999.
  • Segundo o BACEN:"O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros."
  • Tributos relaciona-se com impostos, e este não se encaixa em todo o SFN. Resposta errada.
  • Definição e histórico

     
    O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/?copomhist
  • Errado. Somente a política monetária.
  • Criado em 1996, estabelecendo a POLÍTICA MONETÁRIA, e definindo TAXA BÁSICA DE JUROS.  A taxa de juros fixada na reunião do COPOM é a meta para a taxa SELIC ( taxa média dos financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados na SELIC). O COPOM também pode definir o viés ( que é prerrogativa dada so presidente do BACEN).
  • O objetivo do COPOM e implementar as Políticas “Monetárias” e não econômica e tributária do governo federal.  Bons estudos!  
  • Basta um pouco de atenção, pois a resposta encontra-se no próprio enunciado quando diz:

    ''... BACEN tem como objetivo estabelecer as diretrizes da politica MONETÁRIA E DEFINIR A TAXA DE JUROS... (meta da taxa SELIC)''


    Bons estudos a todos... NO PAIN, NO VICTORY!
  • É objetivo do COPOM implementar as políticas econômica e tributária do governo federal.(errado)

    É objetivo do COPOM implementar as política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés.  (correto)  
  • Função do CUPOM eh definir a taxa selic, analisar o relatório inflacionario

  • ERRADO

    o objetivo do COPOM é implementar políticas monetarias, sua principal funçao eh taxa selic

  • ERRADO.

    O OBJETIVO DO COPOM É DE ESTABELECER AS DIRETRIZES DA POLÍTICA MONETÁRIA E DE DEFINIR A META DA TAXA BÁSICA DE JUROS, QUE NO BRASIL É A TAXA SELIC E SEU EVENTUAL VIÉS.

  • É objetivo do COPOM implementar as política monetária, definir a meta da Taxa Selic e analisar o relatório de inflação.

  • ERRADO

    Objetivos do COPOM é "DIA"

    efinir a meta da taxa SELIC e seu eventual viés

    mplementar a política monetária

    nalisar o relatório de inflação

  • Lembrando q a taxa selic será sempre sem viés.


ID
85495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN tem como
objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a
taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior
transparência e ritual adequado ao processo decisório da instituição.
No que se refere ao COPOM, julgue os próximos itens.

Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • Não sendo atingidas as metas estabelecidas, cabe ao Presidente do Banco Central,divulgar em carta aberta ao Ministro da Fazenda os motivos do não cumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites determinados, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 4º do Decreto 3.088 de 21 de junho de 1.999.
  • Decreto 3.088/99Art. 4º, Parágrafo único:“Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter: I - descrição detalhada das causas do descumprimento; II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.”
  • CERTO

    Decreto 3.088/99
    Art. 4º,

    Parágrafo único: “Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

    I - descrição detalhada das causas do descumprimento;

    II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e

    III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.”
  • GABARITO: CERTO

     - Desde 1999, a política monetária brasileira adota o chamado Regime de Metas para a inflação, no qual o BCB se compromente a tuar de forma a garantir que a inflação medida em determinado período atenda a uma meta preestabelecida.

     - No Brasil, a taxa-meta é fixada pelo CMN. O Comitê de Política Monetária (Copom), formado pelos Diretores do BCB, se reúne então aproximadamente a cada 45 dias para aferir como fazer para cumprir a meta. Como a atual metodologia de execução da política monetária é baseada no regime de metas inflacionárias as reuniões do Copom são atulamente voltadas para decidir basicamente o percentual da taxa Selic que irá vigorar no período entre suas reuniões.

    - Quando as metas fixadas pelo CMN não são cumpridas (ou seja, quando a inflação fica acima ou abaixo do intervalo estabelecido), o presidente do BCB deve enviar uma carta aberta ao Ministro da Fazenda para explicitar os motivos do descumprimento.;
  • Decreto 3.088/99

    Art. 4º, Parágrafo único:

    “Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter: 
    I - descrição detalhada das causas do descumprimento; 
    II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e 
    III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.” bons estudo........direto de Delmiro gouveia gil

  • Então o Bacen determina a meta da taxa Selic e o CMN a meta para a inflação??
  • "Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos".

    - Esse tipo de questão é legal que seja analisado por partes.

    1º) É verdadeiro que a política monetária brasileira adotou a sitemática de metas para a inflação? Sim. O CMN define as metas de inflação, a partir de propostas do Ministro da Fazenda, cabendo ao BACEN, por meio do COPOM, cumpri-las.
     
    Base normativa (Decreto 3088/99): Art. 1o  Fica estabelecida, como diretriz para fixação do regime de política monetária, a sistemática de "metas para a inflação".
                § 2o  As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional - CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda.


    2º) Há a possibilidade de descumprimento dessas metas? O que caracteriza esse descumprimento? Claro que sim. Metas são postas para serem perseguidas. E, considerar-se-ão descumpridas quando a variação da inflação não se mantiver na faixa do seu respectivo intervalo de tolerância.  

    Base normativa (Decreto 3088/99): Art. 4º. Considera-se que a meta foi cumprida quando a variação acumulada da inflação - medida pelo índice de preços referido no artigo anterior, relativa ao período de janeiro a dezembro de cada ano calendário - situar-se na faixa do seu respectivo intervalo de tolerância.
     
    3º) No caso de descumprimento qual a conduta a ser tomada?

    Base normativa (Decreto 3088/99): Parágrafo único.  Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

            I - descrição detalhada das causas do descumprimento;

            II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e

            III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

  • Complementando:

    até a data de hoje houve 3 Cartas abertas: 2002 (mnemônico: a partir do ano do penta); 2003 e 2004.


    http://www.bcb.gov.br/?CARTAMETA


    Bons estudos!

  • Terceira pergunta exatamente igual a prova de 2009 da CESPE. É comum uma banca repetir perguntas de concursos anteriores em novos concursos ou isso é coincidência?

  • Acho mais provável que seja um pequeno bug do site!

  • Outra questão repetida prova 2008 BC e prova 2009 BC.rsrsrs....

    Assim fica fácil demais rsrsrs...

  • Os professores de Conhecimentos Bancários sempre dizem:Calejem nas perguntas,pois estas irão se repetir!

  • Atenção!

    O Ministério da Fazenda foi transformado/incorporado ao Ministério da Economia, ou seja, o final da resposta da presente questão está desatualizada, conforme a lei 13.844/2019, no artigo 57, in verbis:

    Art. 57. Ficam transformados:

    I - o Ministério da Fazenda, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e o Ministério do Trabalho no Ministério da Economia;

  • O CMN define, em junho, a meta para a inflação com três anos de antecedência. Esse prazo de antecedência reduz as incertezas em relação à inflação futura, contribuindo para um melhor planejamento financeiro das famílias, das empresas e do governo.

    Se a inflação ao final do ano se situar fora do intervalo de tolerância, o presidente do BC tem de divulgar publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao ministro da Economia, presidente do CMN, contendo descrição detalhada das causas do descumprimento, as providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

    Fonte: site do Bacen


ID
85933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi
instituído em 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da
política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do
COPOM buscou proporcionar maior transparência e ritual
adequado ao processo decisório do BACEN. Com base nessas
informações e acerca do COPOM, julgue os próximos itens.

Compete ao COPOM avaliar o cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais são tomadas as decisões de política monetária.

Alternativas
Comentários
  • BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 4º, V, § 2º Compete ao Copom avaliar o cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais são tomadas as decisões de política monetária.
  • Segundo o BACEN:Os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação."Os chefes de departamento e o gerente-executivo apresentam uma análise da conjuntura doméstica abrangendo inflação, nível de atividade, evolução dos agregados monetários, finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, mercado monetário, operações de mercado aberto, avaliação prospectiva das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas."
  • Por se tratar da politica monetaria leva em consideraçao a macroescala, fala-se de amplo estudo por ser a economia de um pais!!!!!!!!!!!!!
  • A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.


  • Nas reuniões da COPOM, seus membros (D) Defini a meta da SELIC e seu eventual viès; (I) Implementa a política monetária e (A) Análisa o relatório da inflação - COPOM: DIA.

    Fonte: Adaptado.

  • Art. 4 - CIRCULAR Nº 3.593, DE 16 DE MAIO DE 2012

    § 3º Compete ao Copom avaliar o cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais são tomadas as decisões de política monetária.

  • CERTO

    Objetivos do COPOM é "DIA"

    efinir a meta da taxa SELIC e seu eventual viés

    mplementar a política monetária

    nalisar o relatório de inflação

  • Isso aí. Veja o que diz a Circular BACEN nº 2.593/2012

    Art. 4º. § 3º Compete ao Copom avaliar o cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais são tomadas as decisões de política monetária.

    Resposta: Certo


ID
85936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi
instituído em 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da
política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do
COPOM buscou proporcionar maior transparência e ritual
adequado ao processo decisório do BACEN. Com base nessas
informações e acerca do COPOM, julgue os próximos itens.

As atas das reuniões do COPOM são divulgadas quinze dias úteis após a sua realização.

Alternativas
Comentários
  • são divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana posterior a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis, sendo publicadas na página do Banco Central na internet.
  • Realmente são 08 dias contados da quinta-feira da última reunião e 06 dias úteis.
  • BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 4º, V, § 4º As atas das reuniões do Copom serão divulgadas no prazo de até SEIS DIAS ÚTEIS após a data de sua realização.
  • As atas em português das reuniões do Copom são divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana posterior a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis, sendo publicadas na página do Banco Central na internet ("Notas da Reunião do Copom") e para a imprensa. A versão em inglês é divulgada com uma pequena defasagem de cerca de 24 horas.
  • 6 dias úteis em português, 7 em inglês.
  • As atas em português das reuniões do Copom são divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana posterior a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis, sendo publicadas na página do Banco Central na internet ("Atas do Copom") e para a imprensa.

    Ao final de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro), o Copom publica o documento "Relatório de Inflação", que analisa detalhadamente a conjuntura econômica e financeira do País, bem como apresenta suas projeções para a taxa de inflação.

     

    http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST

  • Hoje em dia é até o quarto dia útil após a reunião em português, e até o quinto dia útil em inglês!

  • Publica a Ata em até 6 dias úteis às 8h30.

  • Feriado dia nacional, e eu estudando a todo vapor, BNB 2018 aqui vou EUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU........Hoje acordei para vencer.

  • A decisão do Copom é divulgada no mesmo dia da decisão por meio de Comunicado na internet. As Atas das reuniões do Copom são publicadas no prazo de até seis dias úteis após a data da realização das reuniões. Normalmente, as reuniões do Copom ocorrem em terças e quartas-feiras e a ata é divulgada na terça-feira da semana seguinte, às 8:00.

  • Em português, 6 dias. E em inglês, 7 dias.


ID
85939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi
instituído em 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da
política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do
COPOM buscou proporcionar maior transparência e ritual
adequado ao processo decisório do BACEN. Com base nessas
informações e acerca do COPOM, julgue os próximos itens.

O COPOM reúne-se ordinariamente doze vezes por ano e extraordinariamente sempre que necessário, por convocação de seu presidente.

Alternativas
Comentários
  • O número de reuniões foi reduzido pa "08" ao ano a partir de 2006, sendo uma a cada aproximadamente 45 dias.
  • BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 3º O Copom reúne-se ordinariamente OITO vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação de seu Presidente.
  • Segundo o BACEN"Desde 2000, o número de reuniões ordinárias foi reduzido para oito ao ano a partir de 2006, sendo o calendário anual divulgado até o fim de outubro do ano anterior."
  • ERRADO!SE REÚNEM 8 VEZES AO ANO OU A CADA 45 DIAS EM BRASÍLIA (SEDE DO BACEN).
  • Atualmente só 8 vezes por ano !!!!!!!!!!!!!!!!

  • Regulamento anexo à Circular 3.297, de 31 de outubro de 2005.                              Capítulo II                                                   ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO Art. 3º O Copom reúne-se ordinariamente oito vezes por  anoe,  extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação de seuPresidente.fonte: https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=105290141
  • Acontecem 8 reuniões por ano do Copom. nas terças e quartas-feiras.
  • Antigamente eram 12 vezes. Na data dessa prova já tinha sido alterado para 8 vezes por ano. O que equivale a 1 reunião a aproximadamente a cada 45 dias.
  • Foi diminuido para 8 reuniões anuais, com intervalo de aproximadamente 4 dias.
  • As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias: a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. Mensais desde 2000, o número de reuniões ordinárias foi reduzido para oito ao ano a partir de 2006, sendo o calendário anual divulgado até o fim de junho do ano anterior.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST

  • A cada 45 dias totalizando 8 vezes ao ano.


  • 8 vezes por ano, ou quando for necessário.Questão errada.

  • É APROXIMADAMENTE A CADA 45 DIAS

    E NÃO A CADA 45 DIAS.

  • Reúne 8x ao ano, aproximadamente a cada 45 dias, nas terça e quarta feira.

  • O COPOM se reuni de 45 em 45 dias, aproximadamente 8x ao ano.

  • Art. 3º O Copom reúne-se ordinariamente oito vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente , presentes, no mínimo, o

    Presidente, ou seu substituto, e metade do número de Diretores .

     

  • As reuniões ordinárias do COMPOM dividem-se em dois dias: a primeira sessão às terças feiras, a segunda às quartas. Mensais desde 2000, o número de reuniões ordinárias foi diminuído para 8 reuniões ao ano a partir de 2006, sendo o calendário anual divulgado até o fim de outubro do ano anterior.

     

     

     

    Fonte: Professora KarinaJaques do QC. Aula: Comitê de Política Monetária -COPOM-

  • Errada

    Reunem 8 vezes ao ano de forma ordinária

  • Feriado nacional, e eu estudando a todo vapor, BNB 2018 aqui vou EUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU........Hoje acordei para vencer. 

  • ERRADO

    SÃO 8X ANO

  • COPOM ==>  Diretoria colegiada do BACEN ===> 8 reuniões ordinárias.

  • O COPOM reune-se 8 vezes por ano, aproximadamente 45 dias

  • As reuniões do COPOM ocorrem oito vezes por ano.

    Circular BACEN nº 2.593/2012

    Art. 3º O Copom reúne-se ordinariamente oito vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente, presentes, no mínimo, o Presidente, ou seu substituto, e metade do número de Diretores.

    Resposta: Errado


ID
86425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) é o
depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e
pelo BACEN e, nessa condição, processa, relativamente a esses
títulos, a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia.
O sistema processa também a liquidação das operações definitivas
e compromissadas registradas em seu ambiente, observando o
modelo 1 de entrega contra pagamento. Quanto ao SELIC, julgue
os próximos itens.

Participam do SELIC, na qualidade de titular de conta de custódia, além do Tesouro Nacional e do BACEN, bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários, entidades operadoras de serviços de compensação e de liquidação, fundos de investimento e diversas outras instituições integrantes do SFN.

Alternativas
Comentários
  • É de se observar que o banco de desenvolvimento não participa.
  • Os titulares são: BACEN;Bancos Comerciais;Bancos Múltiplos com Carteira Comercial; e Caixas Econômicas.
  • BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR N. 003481 ANEXOTÍTULO 6 - REGULAMENTOS E DISPOSIÇÕES ESPECIAIS CAPÍTULO 3 - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) SEÇÃO 2 - Participantes 1 - Além do Banco Central do Brasil e do Tesouro Nacional, podem ser participantes do Selic, satisfeitas as normas expressas neste capítulo: a) bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; b) demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; c) fundos; d) entidades abertas e fechadas de previdência complementar, sociedades seguradoras, resseguradores locais, operadoras de planos de assistência à saúde e sociedades de capitalização; e e) outras entidades, a critério do administrador do Selic.
  • Participam do sistema, na qualidade de titular de conta de custódia, além do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil, bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários, entidades operadoras de serviços de compensação e de liquidação, fundos de investimento e diversas outras instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. São considerados liquidantes, respondendo diretamente pela liquidação financeira de operações, além do Banco Central do Brasil, os participantes titulares de conta de reservas bancárias, incluindo-se nessa situação, obrigatoriamente, os bancos comerciais, os bancos múltiplos com carteira comercial e as caixas econômicas, e, opcionalmente, os bancos de investimento. Os não-liquidantes liquidam suas operações por intermédio de participantes liquidantes, conforme acordo entre as partes, e operam dentro de limites fixados por eles. Cada participante não-liquidante pode utilizar os serviços de mais de um participante liquidante, exceto no caso de operações específicas, previstas no regulamento do sistema, tais como pagamento de juros e resgate de títulos, que são obrigatoriamente liquidadas por intermédio de um liquidante-padrão previamente indicado pelo participante não-liquidante.
  • SEGUNDO O BACEN: Participam do sistema, na qualidade de titular de conta de custódia, além do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil, bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários, entidades operadoras de serviços de compensação e de liquidação, fundos de investimento e diversas outras instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional
  • "Participam do Selic: Bancos, caixas econômicas, Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVM), Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (SDTVM); BACEN; fundos; entidades abertas e fechadas de previdêcia complementar, sociedades seguradoras, resseguradores locais, operadoras de planos de assistência a saúde e sociedades de capitalização e outras entidades, a critério do administrador do Selic".
  • Questão Desatualizada.


    Art. 6º Além do Banco Central do Brasil e do Tesouro Nacional, podem ser 

    participantes do Selic, satisfeitas as normas deste Regulamento: 

    I - bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores 

    mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; 

    II - demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; e 

    III - outras entidades, a critério do administrador do Selic. 



    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/2012/pdf/circ_3587_v2_P.pdf
  • Thiago a questão não esta desatualizada, questões  "incompletas" é uma especialidade das pegadinhas da CESPE, a questão estaria desatualizada ou errada se tivesse as palavras mágicas "somente","exclusivamente" , "compulsoriamente" e assim por diante.

  • No site do Bacen, diz que bancos de desenvolvimento participam sim da Cetip. E agora participa ou não?

  • nao achei idiota, achei uma pergunta ótima, aparentemente muito imbecil mais que pegou muita gente, so ai já desceumuita gente., com essa pergunta boba


     

  • A galera que comenta que a questão está desatualizada ou incompleta é porque NUNCA estudou "para" a CESPE. Vamos ficar ligados galera, CEF 2014 está ai.


    Tomem cuidado com termos muito restritivos, ou abrangentes demais.

  • Podem ser participantes do Selic, além do Banco Central e do Tesouro Nacional1

     bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e 

    sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; 

     demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen; 

     outras entidades a critério do administrador do Selic. 

    É importante notar que as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a 

    funcionar pelo Bacen que tenham títulos registrados no Selic devem obrigatoriamente ter 

    conta própria e individualizada no sistema.2



    Conta Reservas Bancárias 

    Obrigatória: Bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas. 

    Facultativa: Bancos de investimento, bancos de câmbio, bancos múltiplos sem carteira comercial e bancos de desenvolvimento.


    Conta de Liquidação:

    Obrigatória: Câmaras e prestadores de serviço de compensação e de liquidação responsáveis por sistemas de liquidação considerados sistemicamente importantes. 

    Facultativa: Para demais câmaras e prestadores de serviços de compensação e de liquidação e para as demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central que não podem ter conta Reservas Bancárias. 


    FONTE: http://www3.bcb.gov.br/selic/doc/MusSpb.pdf


  • Pessoal, PRESTEM ATENÇÃO: COMO TITULAR DE CONTA DE    C U S T Ó D I A!!!

  • ou melhor,


    Art. 6º Além do Banco Central do Brasil e do Tesouro Nacional, podem ser 

    participantes do Selic, satisfeitas as normas deste Regulamento: 

    I - bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores 

    mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; 

    II - demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; e 

    III - outras entidades, a critério do administrador do Selic.


  • Participam do sistema, na qualidade de titular de conta de custódia, além do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil, bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários, entidades operadoras de serviços de compensação e de liquidação, fundos de investimento e diversas outras instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional.


    São considerados liquidantes, respondendo diretamente pela liquidação financeira de operações, além do Banco Central do Brasil, os participantes titulares de conta de reservas bancárias, incluindo-se nessa situação, obrigatoriamente, os bancos comerciais, os bancos múltiplos com carteira comercial e as caixas econômicas, e, opcionalmente, os bancos de investimento.

    Os não liquidantes pagam suas operações por intermédio de participantes liquidantes, conforme acordo entre as partes, e operam dentro de limites fixados por eles. Cada participante não liquidante pode utilizar os serviços de mais de um participante liquidante, exceto no caso de operações específicas, previstas no regulamento do sistema, tais como pagamento de juros e resgate de títulos, que são obrigatoriamente liquidadas por intermédio de um liquidante-padrão previamente indicado pelo participante não liquidante.


     

  • A SELIC é um sistema interno do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiros). Ele é responsável pela liquidação bruta e em tempo real dos títulos do tesouro nacional. Então todas as instituições que trabalham com títulos do tesouro nacional podem participar dele como, por exemplo, bancos comerciais, bancos múltiplos entre outros. 

    Gabarito

    C

  •  A taxa selic é a taxa básica da economia do Brasil. Por tanto todos esses orgãos contribuiem para a economia do país.

  • Manual do Usuário do Selic - Atualizado em 9 de Abril de 2018.

    III. Participantes

    Podem ser participantes do Selic, além do Banco Central e do Tesouro Nacional:

    a) bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários;

    b) demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central; e

    c) outras entidades a critério do administrador do Selic

     

    http://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicrdocmanuais.asp?idpai=selicdoc


ID
316018
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM)

Alternativas
Comentários
  • As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias: a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. Mensais desde 2000, o número de reuniões ordinárias foi reduzido para oito ao ano a partir de 2006, sendo o calendário anual divulgado até o fim de outubro do ano anterior. O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil: o presidente, que tem o voto de qualidade; e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração. Também participam do primeiro dia da reunião os chefes dos seguintes Departamentos do Banco Central: Departamento Econômico (Depec), Departamento de Operações das Reservas Internacionais (Depin), Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), além do gerente-executivo da Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin). Integram ainda a primeira sessão de trabalhos três consultores e o secretário-executivo da Diretoria, o assessor de imprensa, o assessor especial e, sempre que convocados, outros chefes de departamento convidados a discorrer sobre assuntos de suas áreas.

    Fonte:  http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST -  https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=105290141
  • Olá.
    Gabarito (c)
    Corrigindo as alternativas:

    a) divulga semanalmente a taxa de juros de curto prazo verificada no mercado financeiro.
    Divulga e se reúne de 45 EM 45 DIAS APROXIMADAMENTE. A reunião acontece em dois dias da semana, terça e quarta:
    Na terça é apresentado os dados e discussões;
    Na quarta  a votação definição da taxa.

    b) tem como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pela Presidência da República.
    As metas para a inflação são definidas pelo CMN, a taxa selic definida pelo COPOM e executadas pelo BACEN. 
    Se não forem cumpridas as metas, o próprio BACEN, terá que se explicar através de uma carta aberta ao Ministro da Fazenda.
    Lembremos que o COPOM é composto pela diretoria colegiada do BACEN (1 Diretor presidente + 7 diretores) 

    d) tem suas decisões homologadas pelo ministro da Fazenda.
    As decisões do COPOM são autorizadas e aprovadas pelo BACEN e não pelo MinFaz.

    e) discute e determina a atuação do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio.
    ... Taxa Selic! (taxa básica da economia)




  • Ótimos os comentários do colega. Sempre bom ter a informação direta da fonte. 
  • a)A taxa de juros é divulgada de 45 em 45 dias(8vezes ao ano)
    b)Inflação -meta:estipulada pelo CMN.E quem tenta cumprir a meta é o BACEN
    d)Presidente BACEN
    e)CMN
  • Realçando alguns trechos do comentário do colega:

    As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias: a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. Mensais desde 2000, o número de reuniões ordinárias foi reduzido para oito ao ano a partir de 2006, sendo o calendário anual divulgado até o fim de outubro do ano anterior. O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil: o presidente, que tem o voto de qualidade; e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração. Também participam do primeiro dia da reunião os chefes dos seguintes Departamentos do Banco Central: Departamento Econômico (Depec), Departamento de Operações das Reservas Internacionais (Depin), Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), além do gerente-executivo da Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin). Integram ainda a primeira sessão de trabalhos três consultores e o secretário-executivo da Diretoria, o assessor de imprensa, o assessor especial e, sempre que convocados, outros chefes de departamento convidados a discorrer sobre assuntos de suas áreas.
  • Vale lembrar que as reuniões do COPOM NÃO SÃO MENSAIS, mas UMA VEZ AO MÊS
  • As reuniões ordinárias do Copom são mensais, dividindo-se em dois dias, sendo a primeira sessão às terças-feiras a partir das 15h00 e a segunda às quartas-feiras a partir das 16h30.
  • Pessoal são OITO reuniões por ano, vejam o calendario para 2012.

    Fonte: https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=111044903&method=detalharNormativo
  • Copom coisas a saber.  se reunem 8 vezes por ano, Define a taxa selic, é composto por menbros do  colegiado  do Bacen e o seu presidente,

    Existe uma certa lógica, pois CMN define uma meta inflacionária anual que é de competência do Banco central de se fazer cumpri.  
    Através do Copom o bacen controla a taxa de inflação, pois se não for cumprida  o presidente do banco central terá que envia uma carta aberta para o ministro da fazenda ( que é o presidente do CMN)
  • Reuniões : As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias: a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. Mensais desde 2000, o número de reuniões ordinárias foi reduzido para oito( 8 ) ao ano a partir de 2006, sendo o calendário anual divulgado até o fim de outubro do ano anterior;

    Composto: membros da diretoria colegiada do Banco Central;

    Objetivo: Cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN;

    OBS: Se a meta não for atingida, cabe o presidente do BC divulgar em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
  • REGULAMENTO ANEXO À CIRCULAR Nº 3.593, DE 16 DE MAIO DE 2012

    ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO


     

    Art. 2º

     

    São membros do Copom o Presidente e os Diretores do Banco Central do Brasil

     

  • De acordo com o art. 2º do Regulamento anexo à Circular Bacen nº 3.868/2017 (Regulamento do Copom) são membros do Copom o Presidente e os Diretores do Banco Central do Brasil.

    A propósito, O Regimento Interno do Banco Central dispõe que a Diretoria Colegiada é composta por até nove membros, um dos quais o Presidente.

    Portanto, a letra C está correta.

    Quanto às demais alternativas, lembre-se que as competências atuais do Copom são:

    a) Definir a meta da Taxa Selic, e

    b) Divulgar o Relatório de Inflação.

    Logo, as alternativas B e E estão descartadas.

    Quanto à alternativa A, o Copom não divulga semanalmente a taxa de juros de curto prazo verificada no mercado financeiro. Divulga, logo após suas reuniões ordinárias (que ocorrem oito vezes por ano), a meta da Taxa Selic.

    Em relação à alternativa E, o Copom não tem mandato para discutir e determinar a atuação do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio.

    Gabarito: C

  • Vejamos as alternativas:

    a) Errado. A divulgação da Taxa Selic se dá logo após a segunda sessão das reuniões, que ocorrem a cada 45 dias, em média.

    b) Errado. As metas de inflação são definidas pelo CMN.

    c) Certo. O COPOM tem a mesma composição do BACEN.

    d) Errado. Atual Ministro da Economia, não havendo necessidade de sua homologação.

    e) Errado. O mercado em que o COPOM está inserido é o monetário, e não o de câmbio.

    Resposta: C

  • A) errada: as taxas de juros NÃO são divulgadas semanalmente,mas sim a cada 45 dias ou 8x ao ano

    B) errada: as metas de inflação não são definidas pelo presidente da república,mas sim pelo CMN

    D) errada: Homologar(definir/aprovar) quem autoriza suas decisões é o BACEN

    E) errada: Se o COPOM precisa da homologação do BACEN não faz sentido o mesmo determinar a atuação dele. O que o COPOM faz é determinar a taxa Selic

    OBS: CMN define as metas de inflação,COPOM define a taxa Selic. Bacen deve cumprir e se caso ele não consiguir,o presidente deve fazer uma carta aberta direcionada ao Ministério da Fazenda


ID
494653
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com suas políticas operacionais, visa à melhoria da qualidade de vida da população brasileira através de financiamentos que têm os objetivos a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • expandir o crédito para a venda de bens de consumo.

    resposta letra : A

  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa
    pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
    Exterior. Criado em 1952, o BNDES é hoje o principal órgão de execução da política de
    investimentos do Governo Federal. Tem como objetivos básicos:
    – impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país;
    – fortalecer o setor empresarial nacional;
    – atenuar os desequilíbrios regionais;
    – promover o desenvolvimento das atividades agrícolas, industriais e de serviços;
    – promover o crescimento e a diversificação das exportações

  • BNDES É VINCULADO AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E GESTÃO...

  • Presevar o meio ambiete ? Alguem pode me explicar ?

  • Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira.

  • fiquei na duvida também dá questão da preservação do meio ambiente com relação ao BNDES. O BNDES faz esse tipo de atividade? mas o foco dele não está voltada ao desenvolvimento econômico?


ID
753724
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O governo estabelece metas de inflação. Qual é o Órgão no Brasil responsável pelo estabelecimento dessas metas?

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a META para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (Bacen) adotar as medidas necessárias para alcançá-la.


ID
753829
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Qual o Órgão que tem a missão de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros, que remunerará os títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional?

Alternativas

ID
965704
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM), instituído pelo Banco Central do Brasil em 1996 e composto por membros daquela instituição, toma decisões

Alternativas
Comentários
  • As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias. 
    O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, e o presidente, tem o voto de qualidade.

    Formalmente, os objetivos do Copom são: "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.
    Ao final de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro), o Copom publica o documento "Relatório de Inflação", que analisa detalhadamente a conjuntura econômica e financeira do País, bem como apresenta suas projeções para a taxa de inflação.
  • COPOM :

    Objetivos:
    1- Implementar a política monetária
    2- Definir a taxa Selic e seu eventual vies
    3- Analisar o relatório da inflação (trimestral)

    Composto pelos membros da diretoria colegiada do BACEN
    Suas reuniões ordinarias acontecem 8 x ao ano, durante 2 dias, sendo:

    (CIRCULAR Nº 3.593/2012): Capítulo II

    Art. 3º - § 1º  I - a primeira sessão ocorrerá às terças-feiras, sendo reservada às apresentações técnicas de conjuntura econômica;  II - a segunda sessão ocorrerá às quartas-feiras, destinando-se à decisão acerca das diretrizes de política monetária. 
    Art. 4º Cabe aos membros do Copom o exercício das seguintes atribuições:  I - Presidente e Diretores:  a) avaliar informações, apresentações e documentos expostos como subsídios para deliberação do colegiado;  b) definir, por meio de voto, a meta para a Taxa Selic e seu eventual viés, observado o disposto no § 2º deste artigo;  § 2º O Copom deliberará por maioria simples de votos, a serem proferidos oralmente, cabendo ao Presidente voto de qualidade.   
  • As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias: a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras.

    No primeiro dia das reuniões, os chefes de departamento apresentam uma análise da conjuntura doméstica abrangendo inflação, nível de atividade, evolução dos agregados monetários, finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, mercado monetário, operações de mercado aberto, avaliação prospectiva das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas.

    No segundo dia da reunião, do qual participam apenas os membros do Comitê e o chefe do Depep, sem direito a voto, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica, após análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo e fazem recomendações acerca da política monetária. Em seguida, os demais membros do Copom fazem suas ponderações e apresentam eventuais propostas alternativas. Ao final, procede-se à votação das propostas, buscando-se, sempre que possível, o consenso. A decisão final - a meta para a Taxa Selic e o viés, se houver - é imediatamente divulgada à imprensa ao mesmo tempo em que é expedido Comunicado através do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).

  • O Comitê de Política Monetária (COPOM), instituído pelo Banco Central do Brasil em 1996 e composto por membros daquela instituição, toma decisões:
    a) sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). [Errada]
    - O órgão responsável pela fixação trimestral da taxa percentual da TJLP é o Conselho Monetário Nacional (CMN). A divulgação é da responsabilidade do Banco Central do Brasil.

    LEI Nº 10.183, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2001.
    [...]
    "Art. 2º  A TJLP será fixada pelo Conselho Monetário Nacional e divulgada até o último dia útil do trimestre imediatamente anterior ao de sua vigência." (NR) (grifo nosso)
    [...]

    b) a respeito dos depósitos compulsórios dos bancos comerciais. [Errada]
    Os depósitos compulsórios são recolhimentos obrigatórios de recursos que as instituições financeiras fazem ao BACEN.

    LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.
    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:
    [...]
    IV receber os recolhimentos compulsórios de que trata o inciso anterior e, ainda, os depósitos voluntários à vista das instituições financeiras, nos termos do inciso III e § 2° do art. 19.
    [...]

    c) de acordo com a maioria dos participantes nas reuniões periódicas de dois dias. [Errada]
    - Essa acertiva na minha opnião foi mal formulada, deixou a desejar o seu real intuito. Realmente as reuniões ordinárias do COPOM divide-se em 2 (dois) dias, nas terças e quartas-feiras. O que nada impede que o Presidente do COPOM (Presidente do BACEN) no gozo de suas atribuições covoque uma reunião extraordinária, sendo possível, assim, uma quantia maior de reuniões. O que está errado nessa questão deve a parte em que diz: "de acordo com a maioria dos participantes". Com relação as reuniões periódicas de dois dias está parte está correta, pois, ele indaga de forma ampla (ordináriamente).

    CIRCULAR Nº 3.593, DE 16 DE MAIO DE 2012
    [...]
    Art. 3º O Copom reúne-se ordinariamente oito vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente, presentes, no mínimo, o Presidente, ou seu substituto, e metade do número de Diretores. 
    § 1º As reuniões ordinárias são realizadas em duas sessões, discriminadas a seguir: 
    I - a primeira sessão ocorrerá às terças-feiras, sendo reservada às apresentações técnicas de conjuntura econômica; 
    II - a segunda sessão ocorrerá às quartas-feiras, destinando-se à decisão acerca das diretrizes de política monetária. (grifo nosso)

    d) a serem ratificadas pelo Ministro da Fazenda. [Errada]
    O Ministro da Fazenda não fara nenhum ratificação, ele fará as propostas previstas em Lei e definida as metas, estas não forem atingidas, caberá ao presidente do BACEN "divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos."

    DECRETO Nº 3.088, DE 21 DE JUNHO DE 1999. - Art. 1º, § 2º; Art. 3º (Propostas) [...] 
    Art. 4º [...] Parágrafo único.  Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter: (grifo nosso)

    e) conforme os votos da Diretoria Colegiada. [Correta]
    - "O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil" fonte: BACEN

    CIRCULAR Nº 3.593, DE 16 DE MAIO DE 2012 - Artigo 4º, Inciso I, Alínea "b"

  • Resumo : COPOM se reune  a cada 45 dias para decidir  qual sera a tx de juros básica da economia(Selic), é constituído pelo presidente, e sete diretores do Bacen. Eles se reúnem  para analisar como esta o mercado e principalmente as expectativas  de evolução de inflação. 

    Bons Estudos

  • Resposta: E - Conforme os votos da Diretoria Colegiada.

  • O erro da letra "C" é devido o termo: "... maioria dos participantes..."

    O voto é dados aos membros do Comitê e não aos participantes, cabendo ao Presidente o voto de qualidade.

  •  Implementar a política monetária
    Definir a taxa Selic e seu eventual viés
    Analisar o relatório da inflação (trimestral)
    Composto pelos membros da diretoria colegiada do BACEN
    Suas reuniões ordinárias acontecem 8 x ao ano, durante 2 dias


    gab E

  • A Alternativa C está errada pois não são os participantes que tomam as decisões e sim os membros do COPOM. No segundo dia, participa da reunião os membros e, também, o chefe do Depep, porém, este não tem direito a voto.

  • Esse Rafael é muito chato e grosseiro. Um pouco mais de humildade, colega!

  • LETRA E 

     

     C diz que a maioria dos participantes, porém no dia de votação tmb está o diretor do  Depep que não faz parte da Diretoria Colegiada. 

    obs: Existem pessoas com acesso limitado, dessa forma, para ajudar, as vezes aparece nos comentários apenas a resposta. 

     

  • LETRA E CORRETA

    COPOM - define a taxa Selic meta. BCB - tenta manter a Selic meta próxima a Selic (através da mesa de operações do Banco Central do Brasil) e o presidente do BCB (que também compõe o COPOM) tem a prerrogativa de utilizar ou não o viés.


  • Vamos analisar cada uma das opções:

    (A) sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

    Não. O Copom define a meta da Taxa Selic.

    (B) a respeito dos depósitos compulsórios dos bancos comerciais.

    Não. Depósitos compulsórios não são objeto de decisão do Copom.

    (C) de acordo com a maioria dos participantes nas reuniões periódicas de dois dias.

    Pegadinha da banca! Participam do Copom, além de seus membros (o Presidente e todos os Diretores do Banco Central), os chefes de seis Departamentos do Banco Central, responsáveis pelas apresentações técnicas.

    No entanto, esses participantes não têm direito a voto.

    (D) a serem ratificadas pelo Ministro da Economia.

    Errado. As decisões do Copom não dependem de ratificação pelo Ministro da Economia.

    (E) conforme os votos da Diretoria Colegiada.

    Correto. A decisão é tomada por maioria simples, e os votos são proferidos oralmente. Em caso de empate, o Presidente tem o voto de qualidade.

    Gabarito: E

  • a) Errado. A TJLP era uma taxa mínima para os financiamentos concedidos pelo BNDES até 2017, quando deu lugar à TLP, Taxa de Longo Prazo.

    b) Errado. Quem faz isso é o BACEN.

    c) Errado. Essa tentou enganar o candidato. Lembre-se que não é somente a Diretoria Colegiada que participa da reunião, há outros participantes (no primeiro dia, o chefe de gabinete do Presidente, do assessor de imprensa e de outros servidores do BACEN, quando autorizados pelo Presidente e, no segundo dia, o chefe do Depep – Departamento de Estudos e Pesquisas). Entretanto, só tomam decisões os membros da Diretoria Colegiada, por meio da maioria dos votos.

    d) Errado. Atual Ministro da Economia, não faz retificação alguma.

    e) Certo. Exatamente. Apenas os membros da Diretoria Colegiada decidem, por meio de votação.

    Resposta: E

  • ATUALIZAÇÃO ALTERNATIVA "A"

    Não existe mais a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), ela foi substituída pela TLP (Taxa de Longo Prazo) em 2018.

    Obs.: Este assunto foi cobrado no último concurso do BB, veja a Q892439

  • Objetivo do COPOM-> definir a taxa Selic.

    acontece 8 reuniões anuais com duração de 2 dias,no entanto ela não é realizada pelos participantes,mas sim pelos MEMBROS. por isso a alternativa ´´C´´ está errada.

    A) errado:Quem toma decisões sobre o TJLP é o CMN

    B) errado: depósitos compulsórios são as obrigatoriedades de depósitos que as instituições financeiras devem fazer ao Bacen.

    D) errado: ratificação(atribuir valor a algo que antes era nulo) o ministério da fazenda não tem esse poder, o que ele pode fazer são propostas permitidas em lei a respeito das metas

  • De acordo com o art. 6º da Resolução BCB nº 61 de 2021, o COPOM deliberará por maioria simples de votos.

    O professor Beto, deu como correto a letra C, porém esta questão me parece desatualizada já.

  • As decisões do COPOM são tomadas pelos seus membros, que são os diretores do Bacen. Ou seja, as decisões do COPOM são tomadas conforme os votos da Diretoria Colegiada do Bacen


ID
1000441
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

• “_______________________________, instituído(a) pela Lei nº 4.595/1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro  Nacional.”
• “Integram o(a) ______________________________: o Ministro da Fazenda (Presidente), o  ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.”
• “_______________________________, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, é responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.”
• “_______________________________, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o  poder de compra da moeda nacional.”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Palavras-chave: 

    1 - instituído(a) pela Lei nº 4.595/1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro  Nacional.”;

    2 - O CMN é composto pelos 3 órgãos;

    3 - autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, é responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.”;

    4 - autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o  poder de compra da moeda nacional.

  • Entende-se como órgãos reguladores os Conselhos, ou seja, o Conselho
    Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho
    Nacional de Previdência Complementar.


    Entende-se como entidades supervisoras o Banco Central do Brasil, Comissão
    de Valores Mobiliários, Superintendência de Seguros Privados e
    Superintendência de Previdência Complementar. Por sua vez, os Conselhos ou
    Câmaras de Recursos são os órgãos recursais de última instância da esfera
    administrativa.

    Apostila Ponto dos concursos.

  • poxa queria uma questao dessas no meu concurso 

  • Tb queria uma questão dessa!! kkkkk

  • • “_______________________________, instituído(a) pela Lei nº 4.595/1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro  Nacional.”

    CMN ( Conselho Monetário Nacional)


    • “Integram o(a) ______________________________: o Ministro da Fazenda (Presidente), o  ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.”

    CMN ( Conselho Monetário Nacional)


    • “_______________________________, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, é responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.”

    Reparar na frase: fiscalizar o mercado de valores mobiliários... logo CVM


    • “_______________________________, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o  poder de compra da moeda nacional.”

    Reparar na frase principal EXECUTOR e garantir o  poder de compra da moeda nacional = BACEN

    GAB. E

  • Poder de COMPRA da moeda nacional: Bacen

  • só nas duas primeiras lacunas ja da pra pegar a resposta. "Diretrizes do SFN" = CMN

    Ministro do Plan. Min da Fazenda e Pres. do Bacen = CMN

  • Questao facil desejo mais questoes como essa em concursos rsrs
  • ATUALIZANDO

    • “Conselho Monetário Nacional, CMN, instituído(a) pela Lei nº 4.595/1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.”

    • “Integram o(a) Conselho Monetário Nacional, CMN: composto pelo ministro da Economia, pelo presidente do Banco Central e pelo secretário especial de Fazenda. ATUALIZAÇÃO 2019 

    • “Comissão de Valores Mobiliários, CVM, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, é responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.”

    • “Banco Central do Brasil, BCB, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional.”

  • A composição do CMN mudou em 2019, logo o esse não é mais integrado pelo Ministro da Fazenda (Presidente), o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.”, como informou o enunciado.


ID
1000453
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Analise as afirmativas.

I. A CVM é responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.

II. A BM&FBOVESPA é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros.

III. As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários podem operar em bolsas de valores, comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros e administrar fundos de investimento.

IV. As Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, por conta de terceiros; fazem a intermediação com a BM&FBOVESPA e efetuam lançamentos públicos de títulos do Tesouro Nacional.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - Certo

    II - Errado - é uma associação civil ( e não sociedade) sem fins lucrativos que reúne, além da BM&FBOVESPA, as bolsas de mercadorias dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul e da cidade de Uberlândia (MG).

    III - Correto

    IV - Errado não podem efetuar lançamento público de título do tesouro nacional

    Errado. Não podem efetuar lançamento público de Títulos do 

  • Senhores, favor atentar-se as informaçoes aqui postadas.

    A BM&FBovespa é uma empresa de CAPITAL ABERTO, que deve sim apresentar lucros.

  • A Bovespa não tem fins lucrativos? Segundo a apostila da Vestcon, a Bovespa deixou de ser uma instituição sem fins lucrativos.

  • BM&FBOVESPA é  Sociedade Anônima de Capital Aberto...ou seja, tem fins lucrativos.


  • I - CVM e o pai dos valores mobiliários

    II - Tem fins lucrativos sim !!!

    III - SCTVM e SDTVM exercem as mesmas atividades.

    IV - Títulos do tesouro e SELIC

  • Opção I e III estão corretas: letra d

    I - CVM - disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas, assim classificados, as companhias abertas, os intermediários financeiros e os investidores, além de outros cuja atividade gira em torno desse universo principal. 

    II - Em 2007, a Bovespa deixa de ser uma associação civil sem fins lucrativos e, oficialmente, torna-se uma empresa de capital aberto com ações negociadas em seu próprio mercado de ações. 

    III - Corretora de Títulos e Valores Mobiliários: dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; organizar e administrar fundos e clubes de investimento.

    IV - As Distribuidoras de Valores e Títulos Mobiliários: Algumas de suas atividades: intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; efetuam lançamentos públicos de ações, fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias, mas não do Tesouro Nacional.

  • CMN - regulamentar , desenvolver , controlar , fiscalizar , ( porra , com mil matérias na cabeça é quase impossível assimilar o CMN a Fiscalizacao ) ... errei devido a isto.

  • II. A BM&FBOVESPA é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros.

    obs:deixa de ser uma associação civil sem fins lucrativo

    IV. As Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, por conta de terceiros; fazem a intermediação com a BM&FBOVESPA e efetuam lançamentos públicos de títulos do Tesouro Nacional. 

    Na parte efetuam lançamentos públicos de títulos do Tesouro Nacional. .... não é função das SDTV


    gab. b


  • Não é CMN É CVM!!!


  • Em 2007 a Bovespa e a BM&F passaram pelo processo denominado desmutualização: deixaram de ser associações civis e passaram a ser sociedades anônimas.

    Algumas das atividades das DTVM - intermediam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimentos; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro,  por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações; operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio.

  • A BM&FBovespa é uma empresa de CAPITAL ABERTO

  • Achei um pouco pesado esse "regulamentar" na assertiva I, mas segue o baile.


ID
1000501
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados. Dentre suas funções estão: regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados, fixando as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro; prescrevendo os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações. As características descritas se referem à seguinte instituição

Alternativas
Comentários
  • a) CMN - Subsistema Normativo  BACEN E CVM.

     Subsistema de Intermediação BACEN: Instituições Bancárias, Não Bancárias, Outros intermediários.

    Subsistema de Intermediação CVM: Bolsas, SCTVM, SDTVM.

    (ERRADA)

    B) CNSP - Subsistema Normativo SUSEP.

    Subsistema de Intermediação: Seguradoras e corretoras

    (CERTA)

    c) CNPC - Subsistema Normativo PREVIC.

     Subsistema de Intermediação: Fundos de Pensão (Fundos de Pensão são Fechados)

    (ERRADA)

    d) BACEN E CVM - São subsistemas, portanto questão errada.

    (ERRADA)

     


    Portanto Letra B


  • A questão deu cola na primeira linha nas palavras NORMAS e SEGUROS PRIVADOS

    É órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados.

    logo, CNSP

    gab. b

  • Sistema Nacional Seguros Privados.

     

    Normativo - Conselho Nacional de Seguros Privados.

    Supervisora - Superintendência de Seguros Privados. 

  • Previdência privada: CNSP.

    Previdência fechada: CNPC.


ID
1086169
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil estabelece as ações que definem a política monetária do governo.

O Copom

Alternativas
Comentários
  • Entenda o que é Copom                      

                         




    O Copom foi criado há mais de dez anos, em junho de 1996. A decisão do Banco Central sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do governo. Saiba como funciona o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central:




    O que é?

    O Comitê de Política Monetária (Copom) é formado pelo presidente e os diretores do Banco Central, que se reúnem a cada 45 dias para fixar a taxa básica de juros, a Selic.



    Objetivo do Copom:

    O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano. A decisão do BC sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo.



    Quando foi criado?

    O Copom foi criado há mais de dez anos, em 20 de junho de 1996. A idéia foi inspirada na experiência do banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed). Antes, o BC aumentava ou reduzia a taxa de juros sem comunicar diretamente o mercado. Com a mudança, segundo o BC, o processo se tornou mais transparente, o que melhorou a comunicação com o mercado financeiro. Atualmente, vários países seguem esse modelo.



    Periodicidade:

    As reuniões do Copom dividem-se em dois dias. A primeira sessão numa terça-feira; a segunda, no dia seguinte. Mensais desde 2000, as reuniões diminuíram para oito desde 2006.



    As reuniões passo-a-passo:

    No primeiro dia, os chefes de departamento do BC fazem uma análise da economia brasileira e internacional. No segundo dia, o mais importante, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica, após análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam suas propostas para mudar ou não a taxa Selic.

    Em seguida, os demais membros do Copom fazem suas ponderações e apresentam eventuais propostas alternativas. Ao final, acontece a votação das propostas, buscando-se, sempre que possível, o consenso. A decisão final é imediatamente divulgada à imprensa. As atas das reuniões são divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana seguinte a cada reunião.



    Quem faz parte do Copom?

    Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil (o presidente do BC mais oito diretores). Também participam, apenas no primeiro dia da reunião, os chefes de alguns departamentos do Banco Central e alguns assessores, mas que não têm direito a voto.



    Mudanças no Copom:

    Desde 1996, o Regulamento do Copom sofreu uma série de mudanças no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição, e às atribuições e competências de seus integrantes. As metas de inflação, por exemplo, só foram adotadas em 1999.

     http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=5015


  • muito bom mateus! ajudam muito explicaçoes assim, perfeito! valeu.

  • Implementar a política monetária
    Definir a taxa Selic e seu eventual viés
    Analisar o relatório da inflação (trimestral)
    Composto pelos membros da diretoria colegiada do BACEN
    Suas reuniões ordinárias acontecem 8 x ao ano, durante 2 dias

  • Apesar de constar, no site do Bacen, que são 8 diretores + o presidente, essa não é a realidade.

    Um dos cargos de diretoria foi revogado, sobrando assim apenas 7 + o Presidente do Copom que também é o Presidente do Bacen.

  • COPOM é taxa de juros, assim como CVM é mercado de bolsa, ações, balcão, empresa de capital aberto.

  • GURPO WHATSAPP ÁREAS BANCÁRIAS COM TROCA DE MATERIAIS (96) 99127-3003

  • O COPOM, órgão da estrutura interna do Banco Central, tem como função primordial o controle da inflação. Para tanto, utiliza-se de medidas no sentido de limitar a concessão de crédito no país e, a forma mais utilizada é de estabelecer a meta da taxa Selic que é a referência para negociação de títulos públicos e operações entre bancos. Ao determinar a taxa de juros, os bancos costumam repassar os valores para suas operações de crédito, o que afeta diretamente a demanda por moeda no mercado.

    Gabarito: letra B
  • Letra C. Segue o comentário do Matheus, excelente!!
  • LETRA B CORRETA

    Objetivos do COPOM é "DIA"

    efinir a meta da taxa SELIC e seu eventual viés

    mplementar a política monetária

    nalisar o relatório de inflação

  • O COPOM estabelece a meta para a taxa Selic, mas não a taxa selic propriamente dita, pois trata-se de uma média.
  • Como você sabe, as competências atuais do Copom estão estabelecidas na Circular do Banco Central nº 3.868/2017, e são:

    a) Definir a meta da Taxa Selic, e

    b) Divulgar o Relatório de Inflação.

    Dentre as alternativas, portanto, a única verdadeira é a que define que o Copom “determina periodicamente a taxa de juros interbancários de referência, a taxa Selic”.

    GABARITO: B

  • RESPOSTA: B

     

    Observe:

     

    O Copom foi criado há mais de dez anos, em junho de 1996. A decisão do Banco Central sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do governo. Saiba como funciona o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central:

    O que é?

    O Comitê de Política Monetária (Copom) é formado pelo presidente e os diretores do Banco Central, que se reúnem a cada 45 dias para fixar a taxa básica de juros, a Selic.

    Objetivo do Copom:

    O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano. A decisão do BC sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo.

    Quando foi criado?

    O Copom foi criado há mais de dez anos, em 20 de junho de 1996. A idéia foi inspirada na experiência do banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed). Antes, o BC aumentava ou reduzia a taxa de juros sem comunicar diretamente o mercado. Com a mudança, segundo o BC, o processo se tornou mais transparente, o que melhorou a comunicação com o mercado financeiro. Atualmente, vários países seguem esse modelo.

    Periodicidade:

    As reuniões do Copom dividem-se em dois dias. A primeira sessão numa terça-feira; a segunda, no dia seguinte. Mensais desde 2000, as reuniões diminuíram para oito desde 2006.

    As reuniões passo-a-passo:

    No primeiro dia, os chefes de departamento do BC fazem uma análise da economia brasileira e internacional. No segundo dia, o mais importante, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica, após análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam suas propostas para mudar ou não a taxa Selic.

    Em seguida, os demais membros do Copom fazem suas ponderações e apresentam eventuais propostas alternativas. Ao final, acontece a votação das propostas, buscando-se, sempre que possível, o consenso. A decisão final é imediatamente divulgada à imprensa. As atas das reuniões são divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana seguinte a cada reunião.

    Quem faz parte do Copom?

    Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil (o presidente do BC mais oito diretores). Também participam, apenas no primeiro dia da reunião, os chefes de alguns departamentos do Banco Central e alguns assessores, mas que não têm direito a voto.

    Mudanças no Copom:

    Desde 1996, o Regulamento do Copom sofreu uma série de mudanças no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição, e às atribuições e competências de seus integrantes. As metas de inflação, por exemplo, só foram adotadas em 1999.

  • O objetivo do COPOM é estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros básica da economia – a Taxa Selic.

    Portanto, a alternativa B é a única que aborda isso. A Selic é referência para as taxas de juros do país, incluindo a taxa de juros interbancários (CDI).

    Resposta: B

  • Determina periodicamente a taxa de juros interbancários de referência, a taxa Selic.

  • Taxa de juros interbancária ? DI ?

    no caso seria só a taxa Selic

    embora a taxa SELIC seja uma referência para a taxa interbancária (DI)

    elas não são a mesma coisa

    obs :questão mal elaborada

  • O COPOM é presidido pelo Presidente do Bacen, que tem o voto de qualidade

  • COPOM - Taxas de Juro (SELIC)


ID
1109632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil.

A redução da alíquota do recolhimento compulsório e a compra de títulos em operações de mercado aberto são exemplos da adoção de política monetária expansionista, uma vez que ambas elevam a quantidade de moeda em circulação na economia.

Alternativas
Comentários
  • Politicas Macro econômicas, livro indicado: Macroeconomia de Dornbusch.

  • Política Monetária

    A Política Monetária representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar a liquidez global do sistema econômico.

    A ) Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:

    Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.

    Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.

    Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.

    B ) política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

    http://www.economiabr.net/economia/4_politica_monetaria.html
  •  

     política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • Ótimo comentário, angela.

  • A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos maioritariamente no setor privado. Essa política é adaptada em épocas de recessão visando aumentar a procura agregada e gerar novos empregos.

    Pelo contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está a sofrer alta inflação, visando reduzir a procura agregada e, consequentemente, o nível de preços
  • Resumindo......

    Politica expancionista coloca dinheiro no mercado se a aliquota do compulsório está baixa os bancos irão depositar menos dinheiro na sua conta de reservas que cada banco tem no bacen consequentemente sobrará mais dinheiro para investir na economia e se o bacen compra titulos publicos eles esta colocando mais dinheiro no mercado através dos bancos de quem ele comprou esses titulos públicos.

  • Eu não sei se interpretei errado, mas o recolhimento compulsório não tira uma percentagem da moeda de circulação?

  • Redução da alícota de compulsório, está dizendo que o valor da alícota será reduzido, assim há maior "liberdade" para os bancos emprestarem, injetando mais moeda na economia.

  • Santos Neto, a banca disse que houve uma REDUÇÃO na alíquota de recolhimento, com isso sobra mais dinheiro para o banco emprestar, ou seja, mais grana na economia.

  • a grande questão, na minha opnião que fragiliza o gabarito, é o fato de que a questão não diz quem está comprando os titulos, pois caso fossem as instituições financeiras, ou ate mesmo os dialers, se trataria de uma politica restritiva, uma vez que estaria tirando moeda de circulação.

     

  • Gab CERTO Ótimo comentário Ângela !
  • CERTO

     política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

    Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.

    Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.

  •  As duas operações elevam a quantidade de moeda na economia.

  • Política monetária expansionista é aquela que aumenta a base monetária.

    Reduzindo o recolhimento compulsório, aumenta o dinheiro em disposição para concessão de crédito as pessoas. Portanto, aumenta a base monetária.

    Comprando títulos públicos, o dinheiro é retornado às pessoas. Logo, também aumenta a base monetária.

    Resposta: Certo

  • CORRETO

    Na política expancionista aumenta-se a quantidade de moeda e barateia-se os empréstimos, enquanto que na política restritiva/contracionista reduz-se a quantidade de moeda e encarece-se os empréstimos.


ID
1109650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às características e funções do mercado monetário e do mercado de crédito, julgue os itens que se seguem.

São operações típicas do mercado monetário e conhecidas como operações compromissadas as operações de compra com compromisso de revenda, assumido pelo comprador, ou venda com compromisso de recompra, assumido pelo vendedor.

Alternativas
Comentários
  • operação compromissada é aquela em que o vendedor assume o compromisso de recomprar os títulos que alienou em data futura pré definida e com o pagamento de remuneração pré estabelecida. Na mesma operação o comprador, por sua vez, assume o compromisso de revender o título ao vendedor na data acordada e com o pagamento do preço fixado.

  • Pra fixar: é como passar um cheque e depois vir resgatar diretamente com quem está o cheque.

  • comprador = compromisso de revender

    vendedor = compromisso de recomprar

  • Sim. Esta é a definição de operações compromissadas.

  • Operação compromissada


    No mercado de títulos de renda fixa, operações compromissadas são operações de compra (ou venda) de títulos com compromisso de revenda (ou recompra) dos mesmos títulos em uma data futura, anterior ou igual à data de vencimento dos títulos.

     

    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=153&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

  • Errei devido acreditar que tal operação é feita no mercado de capitais e não no mercado monetário.

  • Somos dois, Jairo Rodrigo

  • Os comentários estão melhores que as aulas, sinceramente, aprendendo mais por aqui.

  • certa ou errada? não entendir!!!

  • Mercado monetário? Não seria mercado de capitais?!?!?

  • Oi galera!

    Eu também, estou aprendendo mais pela questões.

  • Acho que a parte que "pega" na questão não é saber oq são operações compromissadas, e sim esse mercado monetário. Errei a questão por achar que essa atividade ocorre no mercado de capitais.

  • As operações compromissadas são aquelas que o Banco Central vende (ou compra) títulos públicos com o compromisso de os recomprar (ou revender) em uma data futura. Ou seja, o Banco Central “empresta” títulos ou dinheiro para o mercado por um período e depois desfaz essa operação.

    As operações compromissadas podem ser realizadas tanto com taxas pré-fixadas ou taxas pós-fixadas. Além disso, as operações compromissadas são realizadas com títulos públicos.

    FONTE: maisretorno.com

  • Gabarito: Certo

    Segundo o glossário do Banco Central, operações compromissadas são operações de venda (ou compra) de títulos com compromisso de recompra (ou revenda) dos mesmos títulos em uma data futura, anterior ou igual à data de vencimento dos títulos.

    São importante instrumento de política monetária.

    As ações são negociadas no mercado de capitais, porém os títulos são necociados no mercado monetário.

    Abraços!

  • GAB: CERTO

    Complementando! 

    Fonte: Kennedy Sophia Jr

    A afirmação é verdadeira. A operação compromissada funciona parecido com um aluguel, onde uma instituição vende um título para captar recursos naquele momento, mas assume o compromisso de recomprá-lo no futuro.

    Uma operação compromissada ocorre em duas etapas. A primeira operação ocorre onde a instituição vende seu título para o investidor. Logo em sequência, após o período de duração acordado, ocorre a operação de volta – onde a instituição cumpre o acordado e recompra o título de volta. 

    Em relação a remuneração, as compromissadas podem ser realizadas com rentabilidade pré ou pós-fixada, de acordo com os juros do próprio título. Porém, nada impede que o rendimento da operação seja uma taxa combinada entre as partes.


ID
1446847
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Compete a ele fixar as metas de inflação e os respectivos intervalos de tolerância de acordo com a estratégia governamental:

Alternativas
Comentários
  • DETERMINA A META : INFLAÇÃO = CMN
    TAXA JUROS = COPOM
    FIXA A TAXA DE JUROS = BACEN

    gab. A

    https://www.bcb.gov.br/?CMNENTENDA

  • como tinha a opção COPOM, fui desantenta e eu acabei errando

  • Eu fiquei em duvida, achei que era o COPOM.  O que confundiu foi o 'intervalo', pois o Copom dá o viés da taxa Selic, que também é um intervalo. 

    A meta para inflação é 4,5.... com 2 para cima e 2 para baixo.
  • se ajudar: 

    daria para "matar" a questão pela palavra FIXAR, pois essa é uma atribuição que concerne ao CMN e não ao BACEN nem ao COPOM.

    O COPOM foi instituido com objetivo de estabelecer as diretrizes da politica monetaria e definir a taxa de juros.

  • Pessoal quem estabele as metas de inflação e os respectivos intervalos de tolerância de acordo com a estratégia governamental é o CMN (Conselho Monetário Nacional). O BACEN somente vai zelar para que ela seja cumprinda: supervisionando as instituições quanto ao cumprimento das políticas de câmbio, crédito, monetária e capitais determinadas pelo CMN.

    Gabarito:

    a) C.

    b) E. O BACEN apenas irá garantir com que a meta seja cumprida.

    c) E. O COPOM (Conselho de Política Monetária) cuida apenas da política monetária, e como inflação é um termo abrangente a praticamente todos os mercados (crédito, capital, etc) isso não pertence a ele.

    d) E. SFN (Sistema Financeiro Nacional) é um sistema, e não um órgão para determinar esse tipo de atitude.

    e) E. CETIP também é um subsistema interno do SFN que cuida da liquidação de títulos de renda fixa e renda privada. Não é um órgão para determinar esse tipo de atitude.

     

     

  • Lembrando...

    CMN - define meta de inflação. BCB - tenta manter a inflação dentro da meta (é a secretaria executiva do CMN quando o assunto for referente a inflação)...e o presidente do BCB escreve a carta aberta ao Ministério da Fazenda quando da M.

    COPOM - define a taxa Selic meta. BCB - tenta manter a Selic meta proxima a Selic (através da mesa de operações do Banco Central do Brasil)...e o presidente do BCB (que também compõe o COPOM) tem a prerrogativa de utilizar ou não o viés.

  • da série: Esse tipo de questão na cai na minha prova

  • O SFN é composto por órgão normativos, .supervisores, e operadores.

  • ESTABELECER AS METAS DE INFLAÇÃO

    4595/64


ID
1446901
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Qual o órgão responsável pela definição da taxa Selic e seu ocasional viés:

Alternativas
Comentários
  • O Copom tem como objetivo definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação.

  • O CMN define a meta da inflação para o ano

    O COPOM define a meta da taxa selic

  • CMN: Define a meta de inflação.

    COPOM: Define a meta para taxa básica de juros - Selic.

    BACEN: Manter a taxa selic diária próxima a meta estabelecida pelo COPOM.



    FONTE: http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/faq%203-copom.pdf


  • Aprendi aqui e não esqueci:

    Objetivo do COPOM é DIA 

    Definir a meta Taxa Selic e seu eventual viés 

    Implementar a política monetária

    Analisar relatório da inflação 

     

  • Feriado nacional, e eu estudando a todo vapor, BNB 2018 aqui vou EUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU........Hoje acordei para vencer.

  • LETRA B CORRETA

    Objetivos do COPOM é "DIA"

    efinir a meta da taxa SELIC e seu eventual viés

    mplementar a política monetária

    nalisar o relatório de inflação

  • questão desatualizada, taxa Selic só sem viés agora !

  • A taxa Selic não detém mais viés, mas quem a determina continua sendo o COPOM.

  • Questão desatualizada, não tem mais vieis
  • Esqueçamos esse viés!


ID
1585027
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na Política Monetária do Brasil, o combate à inflação (inflação baixa) pode ser considerado como pré-condição para o(a):

Alternativas
Comentários
  • O regime de metas de inflação parte de premissa básica de que o objetivo principal da política monetária é alcançar e preservar uma taxa de inflação baixa e estável. O chamado "novo consenso macroecômico" se baseia nos paradigmas de neutralidade da moeda, expectativas racionais, equilíbrio contínuo de mercado, preços flexíveis, oferta de trabalho determinada por salários reais e na hipótese da taxa natural de desemprego.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Metas_de_infla%C3%A7%C3%A3o


    gab. C

  • Para um país não é bom nem inflação muito alta, nem deflação. Taxas de inflação altas são aquelas que ficam acima de 6% ao ano. Em 2016, ainda de acordo com o BC, a probabilidade de estouro do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação meta é de 11% a 15%. Atualmente a inflação oficial acumula alta de 9,56% em 12 meses. 

    Efeitos da alta da INFLAÇÃO: - Desvalorização da moeda do país.
    - Alta do dólar e aumento dos preços dos importados
    - Diminuição dos investimentos no setor produtivo
    - Clima econômico desfavorável (Um país que sofre de inflação alta é visto no mercado internacional de forma negativa.)

    - Aumento da especulação financeira (Muitos investidores externos, em busca de rendimentos altos e rápidos, costumam fazer investimentos em países de inflação alta com o objetivo de tirar vantagens das altas taxas de juros. Este capital especulativo é prejudicial para a economia de um país, pois grandes somas de capital podem entrar e sair rapidamente, causando instabilidade no mercado de câmbio).

    - Elevação da taxa de juros

    - Aumento do desemprego (por causa da diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo).

    Já a DEFLAÇÃO é tão, ou até mais destrutiva que a inflação, pois esta consiste na queda dos preços abruptamente, levando a crises por causa de falências e desemprego, tendo um efeito cascata semelhante à inflação também.

    Avante!

  • Achei a questão um pouco confusa rs

    O combate à inflação baixa? Então a questão quer dizer que se eu combater a baixa taxa de subida de preços, o país vai crescer? Dessa forma não faz muito sentido. rs

  • Gabarito: C

    Inflação, PIB e Liquidez crescem juntos.

  • Questão sem noção.


ID
1700830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Periodicamente, o Banco Central do Brasil determina, nas reuniões de seu Comitê de Política Monetária (Copom), o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra E: correta. O Copom trata de definir taxa básica de juros, e é um órgão de definição da política monetária. Na política monetária, uma das características são as transações realizadas em curtíssimo período de tempo, ex: de um dia (intraday).

  • O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros.

  • Copom determina a tx de juros que e referencia para com os títulos públicos


    gab E

  • o que me pegou, foi essa história de operações de um dia. 

  • Quais são os objetivos do Copom? No regime de metas para a inflação, implementado no Brasil em 1999, o principal objetivo do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil. A partir dessa definição, cabe ao BCB, por meio de operações de mercado aberto, buscar manter a Taxa Selic diária próxima a essa meta. A meta de inflação de cada ano, por sua vez, é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com dois anos de antecedência, sempre no mês de junho. Se, em determinado ano, a inflação ultrapassar a meta estabelecida pelo CMN, o Presidente do BCB deve encaminhar carta aberta ao Ministro da Fazenda explicando as razões do não cumprimento da meta, bem como as medidas necessárias para trazer a inflação de volta à trajetória predefinida e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito. 

  • Sobre a questão de Taxa de Juros: 

    O BCB determina, nas reuniões do COPOM, a Taxa de Juros  (Taxa Selic Meta 14,25% conforme reunião do COPOM em 20/01/2016). Sendo essa utilizada como referencia para operações de um dia com Títulos Públicos (Taxa Selic Diária 14,15% em 05/02/2016). 

    -> Uma é a META e a outra é a praticada. A Taxa Selic Meta é definida pelo COPOM em suas reuniões e a Taxa Selic diária é a realmente praticada tendo como referência a Selic Meta, aquela definida pelo BCB por meio do COPOM.

  • Rapaz... não sabia a questão, mas acertei! Quando vi o nome " taxa de juros", chutei a letra E. Pois falou em taxa de juros, falou em COPOM.

  • O COPOM estabelece a meta para taxa Selic, e é função da mesa de operações do mercado aberto do BACEN  manter a taxa Selic diária proximo a meta.

  • Objetivos do COPOM:

    - Implementar a política monetária

    - Definir a meta da taxa SELIC e seu eventual viés

    - Analisar o relatório de inflação

     

    Meta da taxa SELIC: é a média da taxa de juros a ser aplicada na negociação dos títulos públicos federais dentro do intervalo de tempo, que em regra é o período entre as reuniões ordinárias do COPOM (referência)

  •      Caberá ao COPOM definir a taxa SELIC Meta e seu eventual viés, implementar a política monetária e analisar o Relatório de INflação que deve ser divulgado ao final de cada trimestre civil.

  • Objetivos do COPOM é "DIA"

    efinir a meta da taxa SELIC e seu eventual viés

    mplementar a política monetária

    nalisar o relatório de inflação

  • https://youtu.be/yaqi34-mmGY
  • SELIC OVER, diária

  • GURPO WHATSAPP ÁREAS BANCÁRIAS COM TROCA DE MATERIAIS (96) 99127-3003

  • O Copom, órgão do Banco Central tem como missão o controle da inflação. Por isso é necessário conhecer como se dá o combate à inflação no Brasil que, em regra, se dá com a limitação ao crédito de modo a diminuir o consumo. A forma de se encarecer o crédito é aumentando as taxas de juros praticadas pelos bancos. Para isso, o Bacen aumenta a taxa Selic. A taxa Selic é exatamente a taxa que remunera as negociações com os títulos públicos federais. Assim, temos que a resposta E é a que procuramos.

    GABARITO: LETRA E

  • Objetivos do COPOM:

     

    Implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o relatório de inflação. A taxa de juros estabelecida na reunião do COPOM é a meta para a Selic ( taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no sistema especial de liquidação e custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do comitê.(QC)

     

     

     

    Referência:  Professora KarinaJaques do QC, aula: Comitê de Politica Monetária-COPOM.

  • Lembrando que para o COPOM:

    efinir a meta da taxa SELIC (Ficando agora o VIÉS EXTINTO pela Circular do BCB 3868/2017)

    mplementar a política monetária

    nalisar o relatório de inflação


  • Gabarito: Letra E

    O Copom, órgão do Banco Central tem como missão o controle da inflação. Por isso é necessário conhecer como se dá o combate à inflação no Brasil que, em regra, se dá com a limitação ao crédito de modo a diminuir o consumo. A forma de se encarecer o crédito é aumentando as taxas de juros praticadas pelos bancos. Para isso, o Bacen aumenta a taxa Selic. A taxa Selic é exatamente a taxa que remunera as negociações com os títulos públicos federais. 

  • O Copom determina a meta da Taxa Selic, que é definida como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos públicos federais.

    Gabarito: E

  • Gabarito Letra E

    As demais alternativas são atividades executadas pelo Bacen, porém diverge do assunto que se trata nas reuniões periódicas do COPOM.

  • O COPOM objetiva estabelecer as diretrizes de política monetária e definir a taxa de juros básica, visando cumprir a meta de inflação definida pelo CMN. A única alternativa que se encaixa nisso é a letra E.

    Resposta: E

  • Ora se é algo que apresenta uma alta periodicidade e o único item que menciona tempo é a E, então como eu não faço ideia de qual seria um outro possível ponto só pode ser essa

  • Caberá ao Comitê de Política Monetária “COPOM” definir a taxa SELIC Meta (Taxa de juros de referência para as operações de um dia com títulos públicos) implementar a política monetária e analisar o relatório da inflação. 

  • 18. Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 4,25% a.a. O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2022. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.

    https://www.bcb.gov.br/publicacoes/atascopom

  • fiquei boiando tmb. mas quando vi taxa de juros lembrei do COPOM
  • Existe uma taxa SELIC chamada SELIC OVER, que nada mais é do que a taxa SELIC de um dia específico, pois o que é traçado pelo COPOM é uma META, mas o que acontece diariamente chama-se SELIC OVER.O Copom que determina essa taxa diária. 

    fonte: conhecimentos bancários - Sirlo de Oliveira

  • Definir a Taxa de juros é uma das atividades mais importantes atribuídas a COPOM.

  • COPOM: define taxa de juros

  • COPOM ---> TAXA DE JUROS pode ir sem medo


ID
2135548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos títulos públicos e do tesouro direto, julgue o item que se segue.

A Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F) é um título com rentabilidade prefixada pela taxa interna de retorno (TIR) do fluxo de pagamentos dos cupons de juros e do deságio ou ágio sobre o valor nominal do título.

Alternativas
Comentários
  • As Notas do Tesouro Nacional, série FNTN-F são títulos públicos com rentabilidade prefixada pela taxa interna de retorno (TIR) do fluxo de pagamentos dos cupons de juros e do deságio ou ágio sobre o valor nominal do título.

     

    http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/download/metodologia/ntnf.pdf

  • Gabarito: Certo

    complementando

    As Notas do Tesouro Nacional série F (NTN-F) são títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra. Por se tratar de um título pré-fixado na taxa interna do retorno (TIR), o investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento.

    fonte: br.advfn.com/educacional/titulos-publicos/nota-do-tesouro-nacional-serie-f


ID
2135560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

A PREVIC é responsável por autorizar a movimentação e liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado das sociedades seguradoras.

Alternativas
Comentários
  • Art 36. Compete à SUSEP, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP, como órgão fiscalizador da constituição, organização, funcionamento e operações das Sociedades Seguradoras:

     

    a) processar os pedidos de autorização, para constituição, organização, funcionamento, fusão, encampação, grupamento, transferência de contrôle acionário e reforma dos Estatutos das Sociedades Seguradoras, opinar sôbre os mesmos e encaminhá-los ao CNSP;

    b) baixar instruções e expedir circulares relativas à regulamentação das operações de seguro, de acôrdo com as diretrizes do CNSP;

    c) fixar condições de apólices, planos de operações e tarifas a serem utilizadas obrigatòriamente pelo mercado segurador nacional;

    d) aprovar os limites de operações das Sociedades Seguradoras, de conformidade com o critério fixado pelo CNSP;

    e) examinar e aprovar as condições de coberturas especiais, bem como fixar as taxas aplicáveis; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 296, de 1967)

    f) autorizar a movimentação e liberação dos bens e valôres obrigatòriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital

    vinculado;

     

     

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0073compilado.htm

  • A SUSEP é responsável por autorizar a movimentação e liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado das sociedades seguradoras.

    Susep fiscaliza e supervisiona os mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta. 

  • ERRADA

    Seria SUSEP autorizara a movimentação e liberação de bens e valores da sociedade seguradora.

  • é papel da susep

  • E PREVIC É:

    PREVIC é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, entidade vinculada ao Ministério da Previdência Social e que assumirá o papel da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) na fiscalização e supervisão dos fundos de pensão.

    http://sebraeprevidencia.com.br/entenda-o-que-e-a-previc/

  • a PREVIC esta ligada agora ao MINISTERIO DA FAZENDA.

  • AJUDA EM ALGUMAS QUESTÕES?

    PREVIC : FUNDOS E PENSÕES  

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS

  • Principais atribuições da Previc

    As principais competências da Previc, segundo o Decreto nº 8.992, de 20 de fevereiro de 2017, são:

     

    I - proceder à fiscalização das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e das suas operações;

     

    II - apurar e julgar as infrações e aplicar as penalidades cabíveis;

     

    III - expedir instruções e estabelecer procedimentos para a aplicação das normas relativas à sua área de competência;

     

    IV - autorizar: a constituição e o funcionamento das entidades fechadas de previdência complementar e a aplicação dos respectivos estatutos e dos regulamentos de planos de benefícios; as operações de fusão, cisão, incorporação ou qualquer outra forma de reorganização societária, relativas às entidades fechadas de previdência complementar; a celebração de convênios e termos de adesão por patrocinadores e instituidores e as retiradas de patrocinadores e instituidores; e as transferências de patrocínio, grupos de participantes e assistidos, planos de benefícios e reservas entre entidades fechadas de previdência complementar;

     

    V - harmonizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar com as normas e as políticas estabelecidas para o segmento;

     

    VI – decretar intervenção e liquidação extrajudicial das entidades fechadas de previdência complementar e nomear interventor ou liquidante, nos termos da lei;

     

    VII - nomear administrador especial de plano de benefícios específico, podendo atribuir-lhe poderes de intervenção e liquidação extrajudicial, na forma da lei;

     

    VIII - promover a mediação e a conciliação entre entidades fechadas de previdência complementar e entre as entidades e seus participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores, bem como dirimir os litígios que lhe forem submetidos na forma da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996;

     

    IX - enviar relatório anual de suas atividades ao Ministério da Fazenda e, por seu intermédio, ao Presidente da República e ao Congresso Nacional; e adotar as providências necessárias ao cumprimento de seus objetivos.

     

     

    http://www.previc.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_a-previc-1

  •  

    A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional como entidade de fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.

     

    http://www.previc.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_a-previc-1

  • A questão troca os papéis de PREVIC e SUSEP.

     

    Atente-se à palavra-chave!

     

    Sociedades Seguradoras é caso de SUSEP!

  • SUSEP!

  • Gab Errado

     

    Resumo

    A SUSEP é responsável por autorizar a movimentação e liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado das sociedades seguradoras. A Susep também fiscaliza e supervisiona os mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta. Olhem o Art. 36, Alínea F



    Bons estudos.

  • Gabarito: Errado

    macete que aprendi com os comentários do QC

    SUSEP -> Seguros Privados

    PREVIC -> Previdência Complementar

    PREVIC : FUNDOS E PENSÕES  

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS


ID
2135566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

A CVM tem a responsabilidade de expedir normas para que demonstrações financeiras de emissores de ações sejam auditadas por auditor independente nela registrado.

Alternativas
Comentários
  • http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L6385.htm

     

    § 3o Compete à Comissão de Valores Mobiliários expedir normas para a execução do disposto neste artigo, podendo: (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

            I - exigir que os emissores se constituam sob a forma de sociedade anônima; (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

            II - exigir que as demonstrações financeiras dos emissores, ou que as informações sobre o empreendimento ou projeto, sejam auditadas por auditor independente nela registrado; (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

  • Art. 2o São valores mobiliários sujeitos ao regime desta Lei:   

     

    § 3º Compete à Comissão de Valores Mobiliários expedir normas para a execução do disposto neste artigo, podendo:

     

    I - exigir que os emissores se constituam sob a forma de sociedade anônima;

     

    II - exigir que as demonstrações financeiras dos emissores, ou que as informações sobre o empreendimento ou projeto, sejam auditadas por auditor independente nela registrado;

     

    III - dispensar, na distribuição pública dos valores mobiliários referidos neste artigo, a participação de sociedade integrante do sistema previsto no art. 15 desta Lei;.

     

    IV - estabelecer padrões de cláusulas e condições que devam ser adotadas nos títulos ou contratos de investimento, destinados à negociação em bolsa ou balcão, organizado ou não, e recusar a admissão ao mercado da emissão que não satisfaça a esses padrões.

     

    http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L6385.htm

  • Gab Certo

     

    LEI No 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976.

    Art. 2o São valores mobiliários sujeitos ao regime desta Lei:               

    § 3o Compete à Comissão de Valores Mobiliários expedir normas para a execução do disposto neste artigo, podendo:                      

    II - exigir que as demonstrações financeiras dos emissores, ou que as informações sobre o empreendimento ou projeto, sejam auditadas por auditor independente nela registrado;                

     

    Link pro acesso da lei: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L6385.htm

     

    Bons estudos galerinha!!!      

  • CERTO

    CVM entidade autárquica pública em regime especial, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, impor penalidades aos infratores (administrativamente). É vinculada ao Ministério da Fazenda.


  • É competência da CVM o credenciamento dos auditores independentes, os quais as companhias devem contratar e se submeter visando garantir que cumpre todos os requisitos para a abertura do seu capital.

    Resposta: Certo

  • II - exigir que as demonstrações financeiras dos emissores, ou que as informações sobre o empreendimento ou projeto, sejam auditadas por auditor independente nela registrado;


ID
2135572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

À SUSEP compete decretar a intervenção e liquidação extrajudicial de entidade fechada de previdência complementar, bem como nomear interventor ou liquidante.

Alternativas
Comentários
  • À PREVIC compete decretar a intervenção e liquidação extrajudicial de entidade fechada de previdência complementar, bem como nomear interventor ou liquidante.

  •         Art. 2º  Compete à PREVIC:

     

            V - decretar intervenção e liquidação extrajudicial das entidades fechadas de previdência complementar, bem como nomear interventor ou liquidante, nos termos da legislação aplicável;

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5405.htm

  • Lembrando que a PREVIC é uma autarquia federal vinculada ao ministério da previdência e que as entidades fechadas de previdencia complementar devem ser organizadas na forma de associação civil ou fundação sem fins lucrativos.

  • SUSEP previdência complementar aberta

  • SUSEP -> Seguros Privados

    PREVIC -> Previdência Complementar

  • Gab Errado

     

    DECRETO Nº 5.405 DE 28 DE MARÇO DE 2005.

            Art. 2º  Compete à PREVIC:

            V - decretar intervenção e liquidação extrajudicial das entidades fechadas de previdência complementar, bem como nomear interventor ou liquidante, nos termos da legislação aplicável; 

     

    Bons estudos galerinha!!!

  • ERRADO

    PREVIC: FUNDOS E PENSÕES (FECHADAS)

    SUSEP: SEGURADORAS E CORRETORAS (ABERTAS)

  • SUSEP = ABERTAS

    PREVIC = FECHADAS

  • As entidades de previdência estão sujeitas à liquidação compulsória. Melhor dizendo, caso tal entidade esteja em situação crítica, antes mesmo dela falir, a PREVIC irá intervir com uma liquidação extrajudicial – utilizando o patrimônio da entidade para quitar suas dívidas e evitar prejuízo aos seus credores e demais envolvidos.

    Resposta: Certo

  • Errado. Entidade fechada de previdência complementar (PREVIC)

    Previdência complementar aberta (SUSEP)

  • Atenção DIREÇÃO CONCUSO, MAIS ATENÇÃO NA HORA DE COMENTAR AS QUESTÕE......

  • Previc ≠ Susep

  • Engraçado que na apostila do direção concursos eles deram como CERTO essa, eu tinha tanta certeza que tava errado que vim conferir!


ID
2135578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

É competência do BCB conceder autorizações a instituições financeiras para serem transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas.

Alternativas
Comentários
  •         Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

     

    X - Conceder autorização às instituições financeiras, a fim de que possam:    (Renumerado pela Lei nº 7.730, de 31/01/89)

            a) funcionar no País;

            b) instalar ou transferir suas sedes, ou dependências, inclusive no exterior;

            c) ser transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas;

            d) praticar operações de câmbio, crédito real e venda habitual de títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal, ações Debêntures, letras hipotecárias e outros títulos de crédito ou mobiliários;

            e) ter prorrogados os prazos concedidos para funcionamento;

            f) alterar seus estatutos.

            g) alienar ou, por qualquer outra forma, transferir o seu controle acionário. (Incluído pelo Del nº 2.321, de 25/02/87)

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4595.htm

  • CERTA Resposta show do milhão! Só para descontrair.

  • Ajuda a resolver 80% das questões:

     

    CMN manda, as suas alternativas geralmente são verbos de chefia como Autorizar, Fixar, Disciplinar, Limitar, Regular.

    BCB geralmente tá executando algo ou alguma determinação do CMN.

     

    Ex.: CMN emite resolução que autoriza as a instituições financeiras para serem transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas o BCB concede essa autorização.

  • Gab Certo

     

    LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil

    c) ser transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas;

     

    Link na descrição: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4595.htm

     

    Bons estudos galerinha!!!

  • Exato. Veja o que diz a Lei 4.595/64:

    Art. 4º Compete privativamente ao Banco Central:

    X - Conceder autorização às instituições financeiras, a fim de que possam:

    c) ser transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas;

    Resposta: Certo

  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

     X - Conceder autorização às instituições financeiras, a fim de que possam:

    a) funcionar no País;

    b) instalar ou transferir suas sedes, ou dependências, inclusive no exterior;

    c) ser transformadas, fundidas, incorporadas ou encampadas;

    d) praticar operações de câmbio, crédito real e venda habitual de títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal, ações Debêntures, letras hipotecárias e outros títulos de crédito ou mobiliários;

    e) ter prorrogados os prazos concedidos para funcionamento;

    f) alterar seus estatutos.

    g) alienar ou, por qualquer outra forma, transferir o seu controle acionário. 

     


ID
2135584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das competências e atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o próximo item.

Ao CMN compete definir a política a ser observada na organização e no funcionamento do mercado de valores mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Compete ao Conselho Monetário Nacional:

     

    I - definir a política a ser observada na organização e no funcionamento do mercado de valores mobiliários;

    II - regular a utilização do crédito nesse mercado;

    III - fixar, a orientação geral a ser observada pela Comissão de Valores Mobiliários no exercício de suas atribuições;

    IV - definir as atividades da Comissão de Valores Mobiliários que devem ser exercidas em coordenação com o Banco Central do Brasil.

    Parágrafo único. Ressalvado o disposto nesta Lei, a fiscalização do mercado financeiro e de capitais continuará a ser exercida, nos termos da legislação em vigor, pelo Banco Central do Brasil.

     

     

    https://www.bcb.gov.br/Pre/CMN/Lei6385.asp

  • CMN é o orgão normativo máximo do SFN. Responsável pela elaboração das regras, normas e políticas do mercado financeiro e de capitais.

  • verdadeiro

  • MACETE > CMN : MANDA NORMAS para o mercado financeiro.

  • RESPOSTA C

      Ao CMN compete definir a política a ser observada na organização e no funcionamento do mercado de valores mobiliários.

    #SEFAZ-AL

  • CMN - crédito, câmbio, moeda e capitais


ID
2183500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de política monetária, julgue o próximo item.

As atribuições do Comitê de Política Monetária (COPOM) incluem a definição da meta para a inflação.

Alternativas
Comentários
  • determina a meta da inflação  = CMN

     

     

    determina a meta da taxa de juros ( selic - meta)  = COPOM

     

    objetivos do Copom são “implementar a política monetária, definir a
    meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação”

  • Quem define a meta de inflação é o Conselho Monetário Nacional (CMN). Orgão normativo máximo do sistema financeiro nacional.

  • O COPOM realiza reuniões periódicas com seus diretores para decidir sobre a taxa de juros, sempre levando em consideração a META DA INFLAÇÃO (que é determinada pelo CMN - Conselho Monetário Nacional)

  • Formalmente, os objetivos do Copom são “implementar a política monetária, definir a
    meta da taxa Selic
    e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação. A taxa de juros
    fixada na reunião do Copom é a meta para a taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários,
    com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia –
    Selic), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.

     

     

  • Definicão da meta da taxa de inflação - CMN

    Definição da taxa Selic - COPOM 

  • O COPOM tem como objetivo implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e analisar o Relatório de Inflação.

    O CMN atua na fixação e estabelecimento de diretrizes, regulamentação, regulação e disciplina do SFN. Possui como função: formular a política da moeda e do crédito através da regulação do valor interno e externo da moeda e o estabelecimento de metas de inflação e os respectivos intervalos de tolerância.

  • CUIDADO!!!! Não tem mais VIÉS!

  • NÃO EXISTE MAIS VIÉS.

  • Definir a meta da taxa Selic, analisar o Relatório de Inflação.

  • ERRADO

    CMN - define meta de inflação. 

    BCB - tenta manter a inflação dentro da meta (é a secretaria executiva do CMN quando o assunto for referente a inflação) e o presidente do BCB escreve a carta aberta ao Ministério da Fazenda quando da M.

    COPOM - define a taxa Selic meta. BCB - tenta manter a Selic meta próxima a Selic (através da mesa de operações do Banco Central do Brasil) e o presidente do BCB (que também compõe o COPOM)

  • COPOM - taxa SELIC

    CMN - INFLAÇÃO

  • O CMN define a meta da INFLAÇÃO.

    O COPOM define a meta da taxa SELIC.

  • Quem define a meta da taxa de inflação

    quem define a meta da selic é o copom


ID
2451937
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Qual instituição, vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada em 1964, em substituição à Superintendência de Moeda e do Crédito (SUMOC)?

Alternativas
Comentários
  • banco central

     


ID
2451967
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à estrutura do Sistema Financeiro Nacional coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional.

( ) Vinculados ao Conselho Monetário Nacional, como órgãos normativos do Sistema Financeiro Nacional, encontram-se o Banco Central da Brasil e o Conselho Nacional de Seguros Privados.

( ) A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão executivo do Conselho Monetário Nacional e atua como fiscalizador do mercado financeiro.

( ) Ao Conselho Nacional de Gestão de Previdência Complementar cabe julgar, em última instância, os recursos interpostos contra as decisões da Secretaria de Previdência Complementar.

( ) O Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho de Gestão de Previdência Complementar fazem parte do Subsistema de Intermediação do Sistema Financeiro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • ( CORRETO) O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional.

    ( NÃO SÃO VINCULADOS A CMN ) Vinculados ao Conselho Monetário Nacional, como órgãos normativos do Sistema Financeiro Nacional, encontram-se o Banco Central da Brasil e o Conselho Nacional de Seguros Privados.

    ( O PRINCIPAL EXECUTIVO É O BACEN) A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão executivo do Conselho Monetário Nacional e atua como fiscalizador do mercado financeiro.

    ( CORRETO) Ao Conselho Nacional de Gestão de Previdência Complementar cabe julgar, em última instância, os recursos interpostos contra as decisões da Secretaria de Previdência Complementar.

    (NÃO SÃO DO SUBSISTEMA ) O Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho de Gestão de Previdência Complementar fazem parte do Subsistema de Intermediação do Sistema Financeiro Nacional.


ID
2674204
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em referência aos papéis exercidos pelo Copom e pela mesa de operações do mercado aberto do Banco Central do Brasil, com relação à taxa Selic, é estabelecido que:

Alternativas
Comentários
  •  A função do COPOM é determinar a META da Taxa Selic. A mesa de operações do BACEN opera no mercado de títulos no sentido de aproximar a Taxa Selic da Meta da Taxa Selic.


    COPOM => Implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e analisar o Relatório de Inflação.

  • e se eu colocasse a letra    b    estaria certo tambem?

  • COPOM => Implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e analisar o Relatório de Inflação.

  • OBJETIVOS DO COPOM: 

    - Implementar a política monetária;
    - Analisar o Relatório de Inflação divulgado pelo Banco Central ao final de cada trimestre civil;
     - Definir a meta para a Taxa Selic, ficando viés EXTINTO (circular 3868/17)
    E quem é responsável para manter a Meta é a "mesa" (BACEN) 

    QUESTÃO CORRETA: C

  • Resposta letra C.

    O copom determina a meta para a taxa selic, (atenção, só determina)mais quem é responsavel por manter a taxa proximo a meta é a mesa de operações.

  • A letra E não está certa por quê? Pois a meta da SELIC que o COPOM determina não é para acompanhar a meta de inflação (IPCA) imposta pelo CMN?

  • A letra E não está incorreta, porém incompleta.

    Observe, Amanda, que o enunciado deixa claro que o objetivo é marcar a opção a qual engloba o papel da mesa de operações e do Copom.

  • A questão quer que você difira atribuições do COPOM e da mesa de operações do mercado aberto do BACEN. Vejamos as alternativas:

    a) Errado. Quem define a Selic Meta é o COPOM / Quem exerce as políticas monetárias é o BACEN, o COPOM apenas define a meta para a Selic.

    b) Errado. O responsável por manter a taxa diária próxima da meta é o BACEN.

    c) Certo. É isso mesmo, o COPOM define a meta da Selic e o BACEN exerce as políticas monetárias

    d) Errado. Quem define a Selic é o COPOM.

    e) Errado. Essa alternativa pode confundir muito. O COPOM determina a taxa Selic visando o cumprimento da meta de inflação estabelecida pelo CMN. Entretanto, o enunciado quer saber os papéis que exerce o COPOM e a mesa de operações do BACEN. Efetivamente, o COPOM exerce a definição da Selic Meta.

    Resposta: C

  • C

    o Copom determina a meta para a Selic e a mesa de operações é responsável por manter a taxa diária próxima da meta;

  • Em outra questão da FGV:

    " O Copom reduziu a meta da taxa Selic para 6,75% ao ano. Em termos práticos, isso significa que a mesa de operações de mercado aberto do Banco Central deve atuar para que a Selic diária fique próxima dessa meta. "

    COPOM define a meta ------ Os da mesa é responsável para manter a taxa...

    "Nós vamos conseguir, Valeu !"

  • É ela quem ajuda a definir o custo dos empréstimos e a remuneração de investimentos baseados em renda fixa. A taxa Selic definida pelo Copom rege o preço destes empréstimos, e a mesa de operações de mercado aberto do Banco Central é quem deve zelar para que o custo médio fique próximo do nível definido pelo colegiado.

  • COPOM- define a meta

    Mesa de Operações- persegue a meta


ID
2674213
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em 7 de fevereiro de 2018, o Copom reduziu a meta da taxa Selic para 6,75% ao ano. Em termos práticos, isso significa que a mesa de operações de mercado aberto do Banco Central deve atuar para que a Selic diária fique próxima dessa meta.

Se a Selic diária estiver em 7% num certo dia, a mesa de operações do Banco Central deve:

Alternativas
Comentários
  • Se a SELIC está acima da Meta, é necessário que o BACEN opere no sentido de reduzi-la. Assim, é preciso COMPRAR títulos, o que resultará em aumento da quantidade de moeda na economia e redução da Taxa Selic

     

    política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • Comprando mais títulos públicos ajuda a reduzir o dinheiro em circulação, fazendo com que a taxa selic diaria reduza.

    esse tipo de compra e venda desses titulos varia a cada dia pois , um titulo publico pode aumentar ou diminuir de preço,

    isso é chamado de SELIC OVER, que nada mais é do que a taxa selic de um dia especifico.

    resposta certa letra A

  • O amigo Canário tá equivocado...


    A compra de títulos públicos AUMENTA o dinheiro em circulação.

  • Para se combater a inflação usa- se a política restritiva. E a compra de títulos é justamente o contrário. Realmente não entendi esse gabarito.


  • primeiro vamos definir o que é selic over e selic meta:


    SELIC OVER é a média ponderada de todas as operações feitas no Sistema SELIC, lastreadas em Títulos Públicos Federais com prazo de 01 dia.


    SELIC META: definida pelo copom naquelas 8 reuniões por ano a fim de alcançar a meta de inflação estabelecida pelo CMN.


    A questão fala em SELIC OVER, logo quando você coloca dinheiro no mercado ela cai, ou seja, como ele quer diminuir de 7% para 6,75% tem que comprar títulos para colocar dinheiro no mercado, assim a SELIC OVER vai diminuir. Não saiam do contexto pensando sobre a inflação etc, a questão apenas quer abaixar a SELIC OVER

  • Se a mesa de operações vender títulos públicos o efeito na economia será: Uma contração na oferta de moeda e consequente aumento da Selic diária.

    Se a mesa de operações comprar títulos públicos o efeito na economia será: Uma expansão na oferta de moeda e consequente diminuição da Selic diária.

    Resumindo: Para aumentar a taxa selic - vender títulos

    Diminuir a taxa selic - comprar títulos

  • To penando pra pegar isso. Sou do time do "preciso entender primeiro, depois eu como"

    Se é preciso reduzir a taxa selic que é o caso da questão, o BC precisa injetar dinheiro na economia/ aumentar a quantidade de moeda em circulação. Como ele faz isso? Comprando títulos. Ao comprar título o banco toma para si, guarda-o e paga o recurso para as IF, o que aumenta o seu poder de investimento, possibilidade de empréstimos e etc. Logo,com mais dinheiro as IF tem condição de oferecer juros menores pra atrair clientela, emprestando mais e aumentando a quantidade de moeda em circulação o que aumentaria o poder de compra na economia, aumentando assim a inflação (aumento de preços de produtos/bens/serviços.

    Alguém por favor me diz que estou certa, rs.

  • A alternativa da questão D não produziria o mesmo resultado? Alguém poderia me dizer o erro da alternativa?

  • Clayton menezes, a 'D' está errada pq o ato de "imprimir" papel moeda é da Casa da Moeda.

    A alternativa correta é a 'A', pois quando há a compra de títulos, há por consequência uma redução nos juros.

  • Pessoal, comecei a estudar Conhecimento Bancários agora, então corrijam-me se eu estiver errado por favor! kk

    Mas entendi que, se a Meta da taxa Selic é 6,75% ao ano, e a Selic diária está em 7%, significa que o valor cobrado nos juros das transações entre I.F. está mais alto do que se espera, deste modo, para baixar o valor dos juros, compra títulos públicos, injetando dinheiro nos bancos, por exemplo, e estes não precisam mais pegar dinheiro emprestado com outros bancos, o que faz com que a taxa de juros cobrada diminuam, logo os bancos conseguem empresar dinheiro à seus clientes, por um juros mais baixos, já que agora tem mais dinheiro na economia.

  • Pessoal, comecei a estudar Conhecimento Bancários agora, então me corrijam se eu estiver errado por favor! kk

    Mas entendi que, se a Meta da taxa Selic é 6,75% ao ano, e a Selic diária está em 7%, significa que o valor cobrado nos juros das transações entre I.F. está mais alto do que se espera, deste modo, para baixar o valor dos juros, compra títulos públicos, injetando dinheiro nos bancos, por exemplo, e estes não precisam mais pegar dinheiro emprestado com outros bancos, o que faz com que a taxa de juros cobrada diminuam, logo os bancos conseguem empresar dinheiro à seus clientes, por um juros mais baixos, já que agora tem mais dinheiro na economia.

  • ALTERNATIVA "A"

    Venda de Títulos Públicos = política de contração (recolhimento de dinheiro do mercado) --> implica aumento taxa SELIC. *Menor quantidade de dinheiro disponível, maior a taxa SELIC.

    Compra de Títulos Públicos = política expansionista (inserção de dinheiro no mercado) --> implica em queda da taxa SELIC. *Maior quantidade de dinheiro disponível, menor a taxa SELIC.

  • Pensa o seguinte:

    "Você tem 10% frutas e o mercado tem "7%" frutas.

    Se você vender "2%" frutas, o mercado vai ter mais ou menos frutas no mercado? Mais!

    Mesma coisa se comprar, o mercado vai ter menos frutas..."

    Então...

    Se a taxa Selic estiver alta e quiser diminuir eu vou " Retirar do mercado - Comprar " e ela vai diminuir, ter menos...

    Se estiver baixa eu vou "Injetar no mercado - Vender" e ,consequentemente, vai aumentar, ter mais...

    Tente pegar a ideia e você não vai se confundir mais...

    " Nós vamos conseguir, Valeu! "

  • A

    comprar títulos públicos no mercado e mantê-los em sua carteira, até que a taxa diária atinja a meta de 6,75%

  • Em um cenário onde a SELIC é inversamente proporcional à inflação, se tiver mais dinheiro circulando, a SELIC teoricamente cai.... de qualquer forma, gabarito é alternativa A

    A lógica é que ao comprar títulos públicos do mercado e "guardar", na verdade o governo está trocando o título por moeda....ou seja, vai ter mais dinheiro circulando no mercado (sem a necessidade de impressão). Naturalmente a inflação aumenta e o valor da SELIC cai.

  • •Raciocínio bobo. Errei por levar em consideração que o Bacen, vendendo mais títulos públicos, estaria irrigando o mercado e consequentemente, pela lei da oferta e da demanda, diminuindo a taxa de juros. Contudo, uma venda em massa de títulos públicos levaria ao entesouramento de moeda pelo Bacen, já que as Instituições e Pessoas ficariam com o papel, enquanto sua moeda iria para o Bacen. Menos moeda na economia consequentemente aumentaria a taxa de juros e diminuiria a inflação.


ID
2674369
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As casas lotéricas possuem autorização para receber pagamentos de contas de luz, água, telefone e, em alguns municípios, até certos tributos.

Esse tipo de função, própria do setor bancário tradicional, só é possível por autorização:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

     

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

     

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4595.htm

  • Para colaborar:

     

    Os correspondentes podem se negar a receber boletos de pagamento e contas de água, luz, telefone, impostos e outros documentos?

     

    O correspondente é canal de atendimento não obrigatório e presta serviços em nome de uma instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central, nas condições previstas em contrato entre as duas partes.

    Dessa forma, o contrato pode estabelecer condições específicas para o funcionamento do correspondente, como por exemplo, os tipos de serviços prestados, horário de funcionamento, tipo de documentos recebidos, quantidade e valor limite dos documentos, dentre outros.

    No entanto, o correspondente deve divulgar, em painel visível, informações relativas aos serviços prestados no local de atendimento e às situações que impliquem recusa à realização de pagamentos ou de recebimentos.

     

    - Base normativa:

     Resolução CMN 3.954, de 2011, com alterações posteriores.

     

    FONTE. SITE DO BACENhttps://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/correspondentes.asp#8

  • mas quem autoriza não é o banco Central?

  • Pois é. Não entendi tbm não. 

     

    Vamos indicar para comentário  

  • Indicada para comentário 

  • Muita gente achando aquestão complicada. Inclusive eu. Essa banca tem dessas peculiaridades.

  • O BACEN não regula os correspondentes bancários. Nesse caso, a alternativa E seria uma boa opção.

  • O CMN tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, visando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do país. Dessa forma, exerce atividades essencialmente normativas, estabelecendo regras e diretrizes que devem ser executadas tanto pelo Banco Central, como pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em suas atividades de fiscalização, controle e regulação das instituições financeiras que operam no Brasil e do mercado de capitais. 

    Como exemplo de medidas que afetam diretamente a população, o órgão determina as características das cédulas e moedas brasileiras, autorizou padarias e lotéricas a atuarem como correspondentes bancários e instituiu pacotes de tarifas bancárias como forma de estimular a concorrência entre os bancos.


    fonte - http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2009/11/conselho-monetario-nacional-cmn

  • Mas espera ai, o BACEN é quem supervisiona e diz o que uma IF pode ou não fazer, correto? O CMN ordena e o BACEN executa, e é o BACEN quem autoriza, regula e fiscaliza as IF, é ele quem autoriza esse tipo de coisa, não o CMN.

    Eu honestamente não entendi o por quê da resposta desta questão ser a letra E.

  • Franciela, essa composição do CMN já está desatualizada. Agora é assim:

     

    Ministro da Economia (presidente do conselho)

    Presidente do BACEN

    Secretário de Fazenda

  • Casa lotérica não se enquadra como instituição financeira, pois é uma espécie de franquia que desempenha, de forma substancial, atividades próprias das instituições financeiras.

    Para questão, cabe lembrar o Art. 3º da lei 4.595./64 onde estabelece  um dos objetivo do

    Conselho Monetário Nacional:

     

    V -

    Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros,

    com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de

    recursos.

  • As casas lotéricas possuem autorização..?

    Os correspondentes são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. Entre os correspondentes mais conhecidos encontram-se as lotéricas e o banco postal. As próprias instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem ser contratadas como correspondente.

  • Alguém me explica pq n é BACEN?

  • Uma das atrubuições do Bacen é autorizar o funcionamento de instituições financeiras...

     

    Não entendi esse gabarito...

  • Gabarito: letra E

    questão polêmica, indicada para comentário mais vou tentar ajudar

    Lei 4595

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos; (quem dá a autorização é o CMN)

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    fonte: lei 4595

  • CMN autoriza e o BACEN executa.

  • PERMISSÃO DE LOTERIAS - é a outorga, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos feita pela CAIXA, na qualidade de poder outorgante à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, para comercializar todas as loterias federais e os produtos autorizados, bem como para atuar na prestação de serviços delegados pela outorgante, nos termos e condições definidos pela legislação e normas reguladoras vigentes.

    https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=336547

    Os serviços delegados pela CEF para a Casa Lotérica são: o recebimento de contas de concessionárias (água, luz e telefone), carnês, prestações, faturas e documentos de diversos convênios, os serviços financeiros como correspondentes da CEF autorizados pelo Banco Central e os Pagamentos dos Benefícios da Rede de Proteção Social, com o objetivo de favorecer a população, propiciando maior comodidade.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_lot%C3%A9rica

    Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Economia, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional(CMN). Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União(TCU).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_Econ%C3%B4mica_Federal#Loterias

    Pelo que eu entendi, a outorga desse serviço é realizada pela Caixa Econômica Federal, a mandado de caráter excepcional por parte do Conselho Monetário Nacional. Então apesar de a Caixa Econômica Federal atuar como órgão auxiliar integrante do Sistema Financeiro Nacional, visa cumprir resoluções que preveem tal responsabilidade como sendo do Conselho Monetário Nacional.

  • CIRCULAR CAIXA Nº 745 DE 26.01.2017

    A CEF outorga, a título precário, mediante licitação, a prestação de serviços públicos feita pela CAIXA às lotéricas (dita permissionária).

    LEI nº 12.869/2013 - trata do exercício da atividade nas casas lotéricas e a remuneração do permissionário lotérico.

    BACEN autoriza CEF que permite LOTERICA

    A lei nem cita CMN ou BACEN

    Portanto, mais uma questão sem pé nem cabeça que eu encontro da FGV.

    ObrigadoDinada

  • Talvez por uma lotérica não se constituir em uma instituição financeira, não cabe ao BACEN regular, fiscalizar

  • E

    do Conselho Monetário Nacional

  • Essa resposta seria BACEN

  • eu devia só fazer cespe, aí filtro qualquer banca, isso que dá

  • Não são sujeitos à supervisão do BC arranjos para pagamentos de serviços públicos como: água , energia elétrica, gás , telefone.


ID
2676823
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É competência do Comitê de Política Monetária – Copom a fixação:

Alternativas
Comentários
  • a) taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário ou Depósito Interfinanceiro - DI): operações realizadas no mercado interbancário. 

     

    b) taxa Selic diária: à mesa de operações do Banco Central do Brasil (Bacen) compete a operacionalização desse mecanismo, ajustando a taxa diária à meta definida regularmente pelo Copom.

     

    c) meta para a taxa Selic: atribuição do Copom, de acordo com art. 1º do regulamento anexo à circular nº 3.868/2017 (Divulga novo Regulamento do Copom).

     

    Já a fixação da meta para inflação (leia-se IPCA/IBGE) e dos intervalos de tolerância cabe ao Conselho Monetário Nacional (CMN), nos termos do § 2º do art. 1º do  Decreto nº 3.088/1999.

     

    d) Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP): foi substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP) a partir de 01.jan.2018 para contratos de financiamentos firmados no âmbito do BNDES.

     

    e) Superavit primário: essa grandeza, bem como seu respectivo percentual em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, é indicada no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sob a rubrica de "resultado primário do governo federal".


    Resposta: letra C.

  • C

    O COPOM estabelece a meta da Taxa Selic; o valor real é determinado nas operações de mercado, nas quais o Bacen intervém.

  • O COPOM estabelece a meta da Taxa Selic;

    O CMN estabelece a meta da inflação.


    "A fé na vitória tem de ser inabalável."

  • O Copom IMPLEMENTA A POLÍTICA MONETÁRIA, DEFINE A META DA TAXA SELIC e ANALISA OS RELATÓRIOS DE INFLAÇÃO

  • lembrando que a taxa diária é a chamada SELIC OVER, ela é variável, fica em constante oscilação.

  • Essa é fácil.

    Cabe ao COPOM definir a meta para a taxa selic.

    resposta letra C


  • Vejamos as alternativas:

    a) Errado. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma taxa que lastreia as operações entre bancos (interbancárias). Quando um banco empresta a outro, por exemplo.

    b) Errado. A Selic diária (também chamada de Selic Over) é a taxa que vemos na prática, em um determinado dia.

    c) Certo. Isso mesmo, o COPOM define, em suas reuniões, a meta para a taxa Selic.

    d) Errado. A Taxa de Juros de Longo Prazo é uma taxa mínima para os financiamentos concedidos pelo BNDES.

    e) Errado. Superávit primário é quando a relação entre as receitas e gastos do governo é positiva. Ou seja, o governo gastou menos do que arrecadou.

    Resposta: C

  • da meta para a taxa Selic;

  • C

    da meta para a taxa Selic

  • Objetivos do Comitê de Política Monetária (Copom): 

    Estabelecer as diretrizes da política monetária

    Definir a taxa de juros

    Divulgar o relatório da inflação

  • b) errado. A mesa de operações com TPF do Bacen que persegue a selic diária.

  • A questão requer conhecimento da Estrutura do Sistema Financeiro Nacional e dos seus instrumentos.

    A)     A sigla CDI se refere ao Certificado de Depósito Interbancário, e trata-se de um título emitido em operações interbancárias (ou seja, entre bancos). Isso porque é comum que um banco empreste ao outro, com prazo para devolução da quantia de até 24 horas.

    B)     A Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia em inúmeros indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa.

    C)     as competências do Copom são definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.

    D)     era a taxa de juros padrão cobrada pelo governo nas operações feitas pelo BNDES. Ou seja, em um financiamento público realizado pelo banco, a empresa que tomava dinheiro emprestado pagaria, no mínimo, a TJLP sobre o montante concedido. A taxa era baseada nas metas anuais de inflação fixadas pelo Conselho Monetário Nacional e divulgada trimestralmente pelo Banco Central do Brasil.

    E)     Superavit primário é a diferença entre receitas e despesas, tirando gastos com juros. O superavit acontece quando as receitas superam as despesas.

    Gabarito: Letra C.


ID
2677402
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No Brasil, a fixação das diretrizes e normas concernentes às políticas monetária, creditícia e cambial, é da competência do

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 4.595      

    Capítulo II
    Do Conselho Monetário Nacional

     

    Art. 3º

    VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

     

    Art. 4º

    V - Fixar as diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações em Direitos Especiais de Saque e em moeda estrangeira;

  • LETRA C.

     

     

    CMN = Conselho Monetário Nacional = órgão deliberativo.

     

    Principal órgão do Sistema Financeiro Nacional.

     

    É o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN.

     

    Composto pelo Ministro da Fazenda, o Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (nome do ministério pós-Temer) e o Presidente do Banco Central do Brasil. 

     

  • Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

     

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

     

    VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4595.htm

  • A pegadinha é que são colocados os 3 mercados que o BACEN supervisiona. Contudo, quem normatiza estes 3 mercados e também o mercado de capitais (que é supervisionado pela CVM) é o CMN.

  • A pegadinha é que são colocados os 3 mercados que o BACEN supervisiona. Contudo, quem normatiza estes 3 mercados e também o mercado de capitais (que é supervisionado pela CVM) é o CMN.

  • Pessoal, cuidado com as Pegadinhas!

    A fixação das diretrizes e normas concernentes às políticas monetária, creditícia e cambial-> CMN

    Formulação, execução e o acompanhamento das políticas monetária, creditícia e cambial-> Banco Central

  • Quando se fala de normas é o orgão maximo do SFN Resposta letra C. O CMN
  • CMN - Órgão deliberativo normativo

    BACEN - Órgão executivo normativo

  • Analisando as opções, temos:

    A) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – não faz parte do SFN

    B) Ministério da Fazenda – não faz parte do SFN

    C) Conselho Monetário Nacional – órgão normativo

    D) Banco Central do Brasil – entidade supervisora

    E) Banco do Brasil - operador

    A fixação de diretrizes (regras gerais) é uma característica dos órgãos normativos. Já às entidades supervisoras, como o Banco Central, cabe zelar pelo cumprimento dessas diretrizes.

    O CMN é o órgão normativo responsável pela fixação das diretrizes e normas concernentes às políticas monetária, creditícia e cambial.

    GABARITO: C

  • ESSA PARTE ESTÁ EM COMPETÊNCIAS DO CMN:

    FIXAR AS DIRETRIZES E NORMAS DA POLÍTICA CAMBIAL , INCLUSIVE A COMPRA E VENDA DE OURO E QUAISQUER OPERAÇÕES EM DIREITOS ESPECIAIS DE SAQUE E EM MOEDA ESTRANGEIRA.

  • Casca de banana.

    " Fixação de diretrizes".

    Ou seja determinação do CMN.

  • Tranquila, né? Falou de regular, normatizar e fazer as diretrizes é com o CMN.

    Resposta: C

  • Secretaria do CMN

    O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito. Seu objetivo é a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.

    Como funciona o CMN

    ​Os membros do CMN reúnem-se uma vez por mês para deliberar sobre assuntos como adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; e coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.

    Em casos extraordinários, pode acontecer mais de uma reunião por mês. As matérias aprovadas são regulamentadas por meio de Resoluções CMN divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) e no Busca de normas do Conselho e do Banco Central (BC).

    Comissão Técnica da Moeda e do Crédito (Comoc)

    Junto ao CMN funciona a Comoc, que atua como órgão de assessoramento técnico na formulação da política da moeda e do crédito do Brasil. A Comoc manifesta-se previamente sobre assuntos de competência do CMN.

    Membros da Comoc

    Presidente do Banco Central - coordenador

    Presidente da Comissão de Valores Mobiliários 

    Secretário-Executivo do Ministério da Economia 

    Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia

    Secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Economia

    Diretores do Banco Central do Brasil*

    * Segundo o regimento interno da Comoc, são "quatro diretores do Banco Central do Brasil, indicados pelo seu Presidente". Como esta indicação é alterada de acordo com a pauta das reuniões, todos os diretores do BC tornam-se membros potenciais da Comoc.

     

    Confira a composição histórica da Comoc (PDF).​​

    Organização

    ​A Secretaria-Executiva da Comoc e do CMN é exercida pelo Banco Central. Compete à autoridade monetária organizar e assessorar as sessões deliberativas (preparar, dar suporte, elaborar as atas e manter o arquivo histórico, entre outras funções administrativas).

    https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/cmn

  • Cuidado com as pegadinhas da banca pessoal!

    Fixação das diretrizes e normas são feitas pelo Conselho Monetário Nacional;

    O Banco Central tem por finalidade:

    . Fiscalizar as instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas;

    . Administrar a dívida interna;

    . Controlar e fiscalizar o crédito;

    . Autorizar o funcionamento das instituições financeiras;

  • FIXAÇÃO QUE PEGOU A GALERA, COMPETÊNCIA DO CMN FIXAR.

  • quem é responsável por FIXAR AS DIRETRIZES é o CMN. Já o Bacen executa: fiscalizando,administrando e controlando.

  • As competências do CMN estão redigidas no artigo 4º da lei que o cria (4.595/64)

    1. Fixar as diretrizes e normas da política cambial;

    2. Disciplinar o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas;

    3. Regular a constituição, funcionamento e fiscalização das Instituições Financeiras;

    4. Limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos comissões, inclusive os prestados pelo Banco Central;

    5. Determinar a percentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas;

    6. Expedir normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas instituições financeiras.

    Essas são as principais.

  • Dica: Falou em fixar diretrizes ou algo parecido----> CMN

    O banco central executa as diretrizes que o CMN determina.

  • Com a Lei complementar 179/21 nenhuma das alternativas estariam corretas, pois de acordo com a mesma o CMN não é mais responsável pela política fiscal e sim o Bacen

  • Art. 2º: As metas de política monetária serão estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, competindo privativamente ao Banco Central do Brasil conduzir a política monetária necessária para cumprimento das metas estabelecidas.RESPOSTA C.

  • Alternativa C

    LEI COMPLEMENTAR Nº 179, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021

    Art. 2º As metas de política monetária serão estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, competindo privativamente ao Banco Central do Brasil conduzir a política monetária necessária para cumprimento das metas estabelecidas.

  • CMN (nomrmatiza)

  • muito bom

  • LEI 4595/64 Lei da Reforma do Sistema Financeiro Nacional

    Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:  

    V - Fixar as diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações em Direitos Especiais de Saque e em moeda estrangeira

  • Aposto que nos concursos que vou fazer uma dessas não cai. Mas lembrando que dependendo da ótica, pode ainda o Bacen e a CVM designarem normas

  • Cuidado com as Pegadinhas!

    Resposta de acordo com o material do link abaixo:

    https://abre.ai/c6yq

    ___________________________________________________________________________________________________

    A fixação das diretrizes e normas concernentes às políticas monetária, creditícia e cambial-> CMN

    Formulação, execução e o acompanhamento das políticas monetária, creditícia e cambial-> Banco Central

  • Essa questão tá atualizada?

  • Lembrando quando falam em determinar diretrizes e normas, lembrem-se das entidades normativas

  • O Conselho Monetário Nacional é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional.

    O CMN estabelece as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia, além de regular as condições de funcionamento e fiscalização das instituições financeiras. 

  • Tudo é considerado impossível até acontecer. (Nelson Mandela)

    A vaga é nossa!

  • O Conselho Monetário Nacional CMN é o órgão superior do sistema financeiro nacional SFN e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito.

  • Dica:

    norma - normativo - conselho (CMN)

  • Órgãos normativos (três C: três Conselhos)

    • CMN (órgão normativo máximo, dita as normas e formula as políticas de moeda e crédito) - Cuida de normatizar questões sobre a moeda, crédito, capitais e câmbio.
    • CNPC (dica para lembrar do que cuida este Conselho: PC de Previdência Complementar)
    • CNSP (dica para lembrar: SP de Seguro Privado).

    Entidades Supervisoras

    • BACEN (Supervisiona os mercados de moeda, crédito e câmbio).
    • SUSEP (Supervisiona os seguros privados)
    • PREVIC (Supervisiona a previdência fechada)
    • CVM (Supervisiona o mercado de capitais)

    Operadores: Intermediários financeiros.

    Os órgãos normativos ou normatizadores são aqueles que estabelecem as regras gerais a serem supervisionadas, detalhadas e asseguradas pelos supervisores, e executadas pelos operadores.


ID
2908798
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão decisório do Banco Central que, no regime de metas para a inflação, implementado no Brasil em 1999, tem por objetivo:

I. Promover a maior geração de empregos.

II.. Estabelecer as diretrizes da política monetária.

III. Definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil e seu eventual viés.


Está correto o que consta de

Alternativas
Comentários
  • geração de empregos.. deveria ser o governo né..

  • O Comitê de Política Monetária do BC foi instituído em 20 de Junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir as taxas de juros.

  • somente esta correto a resposta:

    .. Estabelecer as diretrizes da política monetária.

    o COPOM tem como objetivo: Definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil

    agora é sem VIES

  • Gabarito: C

    Os principais objetivos do Copom são: (i) estabelecer as diretrizes da política monetária e (ii) definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil e seu eventual viés

    fonte: www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/FAQs/FAQ%2003-Copom.pdf

  • A decisão do Copom é divulgada no mesmo dia da decisão por meio de Comunicado na internet. As Atas das reuniões do Copom são publicadas no prazo de até seis dias úteis após a data da realização das reuniões. Normalmente, as reuniões do Copom ocorrem em terças e quartas-feiras e a ata é divulgada na terça-feira da semana seguinte, às 8:00.

    Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

    A taxa de juros Selic é a referência para os demais juros da economia. Trata-se da taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). 

    https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/copom

  • FORMALMENTE , OS OBJETIVOS ATUAIS DO COPOM:

    I-DEFINIR A META TA TAXA SELIC;E

    II- DIVULGAR O RELATÓRIO TRIMESTRAL DE INFLAÇÃO.

  • Essa questão foi anulada!

  • Não tem mais viés! Esta questão foi anulada!

  • Desde 2017 não há mais esse eventual viés. A resposta, no caso, é apenas a II está correta.

  • Na aula do Qconcursos a professoras cita o "eventual viés".

    O que está realmente correto?

  • Questão desatualizada pois o COPOM não define mais o VIÉS!

    Na presente data a resposta correta seria apenas o item II.

    Viés: Termo que designa tendência. Por exemplo, quando a reunião do Copom (Conselho de Política Monetária) divulga a taxa básica de juros (Selic), divulga também o viés da taxa (de alta, baixa ou neutro). Ou seja, define qual a tendência que a taxa de juros poderá seguir até a próxima reunião. Não há um compromisso por parte do Banco Central de alterar os juros nesta direção, mas não deixa de ser um indicativo de tendência para o mercado. (Fonte. igf.com.br)

  • Gabarito: letra C.

    I. Promover a maior geração de empregos.

    R: Errado. Não é um objetivo do COPOM.

    II.. Estabelecer as diretrizes da política monetária.

    R: Certo. É um dos objetivos do COPOM.

    III. Definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil e seu eventual viés.

    R: Certo. É um dos objetivos do COPOM.

    Objetivos do COPOM:

    I. Estabelecer as diretrizes da política monetária;

    II. Definir a taxa de juros básica da economia (Selic).

  • CAPÍTULO I

    COMPETÊNCIA

    Art. 1º Ao Comitê de Política Monetária (Copom), constituído no âmbito do Banco Central do Brasil, compete, com base em avaliação do cenário macroeconômico e dos principais riscos a ele associados:

    I - definir a meta para a Taxa Selic;

    II - definir as orientações e diretrizes estratégicas para a execução da política monetária;

    III - divulgar o Relatório de Inflação a que se refere o art. 5º do Decreto nº 3.088, de 21 de junho de 1999.

    § 1º A Taxa Selic é a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos públicos federais, calculada conforme metodologia estabelecida na Resolução BCB nº 46, de 24 de novembro de 2020.

    § 2º O período de vigência da meta para a Taxa Selic terá início no dia útil seguinte ao do término de cada reunião do Copom.

    Gabarito; C


ID
3449815
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“A Teoria Quantitativa da Moeda se apoia em uma função de demanda por moeda simples: parte do pressuposto de que a demanda por saldos reais é proporcional à renda. Embora a teoria Quantitativa da Moeda seja um bom começo quando se trata de analisar o papel da moeda, ela não encerra o assunto.”
(MANKIW. N. Gregory, – Macroeconomia. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Pág.: 124.)

A respeito de política monetária e suas consequências, assinale a afirmativa correta.

Alternativas