SóProvas


ID
1585345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, a respeito da dimensão técnico-operativa do serviço social.

A teorização crítico-dialética no serviço social desencadeou um processo de radicalização no debate da categoria profissional e suprimiu a possibilidade de se efetivar o instrumental técnico-operativo próprio do serviço social.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente o inverso... O debate marxista que subsidiou o Serviço Social na cosntrução de seu instrumental tanto tecnico-operativo quanto teórico metodológico.

  • O amparo na teoria social marxista possibilitou ao Serviço Social a busca pela adequação e aprimoramento de seu instrumental técnico-operativo. Dessa forma, possuindo a profissão um projeto ético-político amparado nesse pensamento os instrumentos e técnicas utilizados pelos profissionais devem estar voltados para fortalecer o compromisso com a classe trabalhadora e suas lutas, defender os direitos humanos, buscando a equidade e a justiça social. Além disso, essa teoria possibilita o conhecimento da realidade social e, sendo assim, possibilita a escolha dos melhores instrumentos para intervir nessa realidade. Nessa perspectiva, a assertiva acima está errada pois a teorização crítico-dialética não suprimiu a possibilidade de se efetivar o instrumental técnico-operativo do Serviço Social.


    RESPOSTA: ERRADO


  • O amparo na teoria social marxista possibilitou ao Serviço Social a busca pela adequação e aprimoramento de seu instrumental técnico-operativo. Dessa forma, possuindo a profissão um projeto ético-político amparado nesse pensamento os instrumentos e técnicas utilizados pelos profissionais devem estar voltados para fortalecer o compromisso com a classe trabalhadora e suas lutas, defender os direitos humanos, buscando a equidade e a justiça social. Além disso, essa teoria possibilita o conhecimento da realidade social e, sendo assim, possibilita a escolha dos melhores instrumentos para intervir nessa realidade.

    A teorização crítico-dialética não suprimiu(excluiu) a possibilidade de se efetivar o instrumental técnico-operativo do Serviço Social.