SóProvas


ID
1585915
Banca
BIO-RIO
Órgão
SPDM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A insuficiência cardíaca congestiva se manifesta por uma associação de sintomas clínicos. Com o envelhecimento da população, as doenças cardiovasculares vêm se configurando como um grave problema de saúde pública. O tratamento polifarmacoterápico é comum nestes pacientes, cabendo a enfermeira um importante papel nesta terapia, tanto na administração dos medicamentos quanto na orientação aos pacientes, familiares e cuidadores. Com isso em mente, analise as alternativas as seguir:


I. A tosse é o efeito adverso mais comum na terapia com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA).

II. Uma das complicações do uso de diuréticos é o risco de quedas, exigindo da enfermeira planejamento de cuidados para evitá-las.

III. Os bloqueadores de canais de cálcio podem aumentar o risco do paciente desenvolver taquiarritmias, exigindo da enfermeira monitoramento dos sinais vitais de 4 em 4 horas.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O item III está errado pois os bloqueadores de cálcio ocasionam taquicardia reversa e tratam certas arritmias, não aumentam estas.

  • Gabarito: A

    O item III está incorreto porque afirmou que os bloqueadores de canais de cálcio podem aumentar o risco do paciente desenvolver taquiarritmias, sendo o contrário. Os ACC (Antagonistas dos Canais de Cálcio) são usados em tratamento da hipertensão, angina pectoris, arritmias cardíacas (para controlar a frequência cardíaca na fibrilação atrial) e outras doenças não cardíacas (doença pulmonar obstrutiva, enxaqueca).


    http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-4/06-betabloqueadores.pdf


    Verapamil e Diltiazem - medicamentos utilizados com o objetivo de suprimir, prevenir ou reverter as arritmias cardíacas. Os bloqueadores dos canais de cálcio produzem efeito hemodinâmico resultante da combinação dos efeitos vasodilatadores com a depressão do inotropismo, cronotropismo e dromotropismo cardíaco.


    http://www.bibliomed.com.br/lib/showdoc.cfm?LibDocID=12009

  • A tosse  SECA é o efeito adverso mais comum na terapia com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA). 

     Uma das complicações do uso de diuréticos é o risco de quedas, exigindo da enfermeira planejamento de cuidados para evitá-las. 

    OS DIURETICOS AUMENTAM A EXCREÇÃO URINARIA DE CALCIO, FAVORECENDO A REDUÇÃO DA DENSIDADE OSSEA>> LEVANDO AO RISCO DE QUEDA ACENTUADO.

    III. Os bloqueadores de canais de cálcio podem aumentar o risco do paciente desenvolver taquiarritmias, exigindo da enfermeira monitoramento dos sinais vitais de 4 em 4 horas. BRADIARRITIMIAS> DEVIDO AO INITROPISMO NEGATIVO