SóProvas


ID
1586002
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A cidadania nos Estados nacionais contemporâneos é um fenômeno único na História. Não podemos falar de continuidade do mundo antigo, de repetição de uma experiência passada e nem mesmo de um desenvolvimento progressivo que unisse o mundo contemporâneo ao antigo. São mundos diferentes, com sociedades distintas, nas quais pertencimento, participação e direitos têm sentidos diversos.

                                  (Norberto Luiz Guarinello, Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In PINSKY, Jaime; PINSKY,

                                                      Carla  Bassanezi (orgs.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008, p. 29.)


Entre as diferenças que separam o Estado nacional contemporâneo da cidade-estado da Antiguidade, é possível destacar

Alternativas
Comentários
  • Nas cidades-estado Atenienses, somente era considerado cidadão: homens atenienses, nascidos em Atenas, filho de pai e mãe ateniense.

    Não eram considerados cidadãos aos olhos da democracia Ateniense: escravos, crianças, mulheres e estrangeiros.

    RESPOSTA: B

  • Dentre as principais diferenças que separam tais noções, podemos destacar que a cidadania na Antiguidade esteve muito mais relacionada às questões sociais da época, visto que o cidadão, na Grécia Antiga, era o homem grego, filho de pai e mãe atenienses, com mais de 21 anos.

    A participação política era restrita a estes cidadãos, sendo que as pessoas que não fizessem parte deste grupo (as mulheres, os escravos e os estrangeiros) não possuíam direitos políticos e nem participavam das decisões tomadas nas cidades-estados.

    Gabarito: B