SóProvas


ID
1587082
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No tempo de Péricles, a população de Atenas era de, aproximadamente, 400 mil habitantes. Mas os cidadãos com direitos plenos não passavam de 40 mil. (...)

(Luiz Koshiba. História: origens, estruturas e processos, 2000.)



Na época tratada no fragmento, eram considerados cidadãos em Atenas apenas os

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • Gabarito (B)

    Na Grécia Antiga, apesar de democrática, o direito ao voto pertencia somente àqueles que eram considerados cidadãos, ou seja, homens gregos, filhos de pai e mãe atenienses, com mais de 18 anos.

    Mulheres, escravos e estrangeiros eram, portanto, excluídos da vida política. As decisões eram tomadas pelo corpo dos cidadãos gregos, de forma direta, através das reuniões feitas em espaços públicos, as chamadas Assembleias. 

    Bons estudos!

  • É importante considerar, também, que durante o governo de Péricles, no século V a.C., a população de Atenas era de cerca de 400 mil habitantes, sendo que os cidadãos, ou seja, os habitantes que participavam ativamente da vida política, somavam cerca de 40 mil pessoas, 10% do total. Ainda que seja um modelo por ser uma das primeiras manifestações de cidadania, é fundamental compreender que este modelo ainda era muito restrito a pequenas parcelas da população.

    Gabarito: B