SóProvas


ID
1587724
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                     Sobre a Ansiedade


                                                                                                                                               por Karin Hueck


      [...]
      Processar os dados

      [...] se há um fator gerador de ansiedade que seja típico dos nossos tempos, esse é a informação. Sim, são as coisas que você lê todos os dias nos jornais, recebe por email e aprende na SUPER. Diariamente, há notícias de novos alimentos que causam câncer, de novos vírus mutantes que atacam o seu computador, de novos criminosos violentos que estão à solta por aí. É ou não é de enlouquecer?
      A velocidade com que a informação viaja o mundo é algo muito recente, com o qual os seres humanos ainda não sabem lidar – e muito menos aprenderam a filtrar. Já foram cunhados até alguns termos para definir a ansiedade trazida pelos novos meios de comunicação: technologyrelated anxiety (ansiedade que surge quando o computador trava, que afeta 50% dos trabalhadores americanos), ringxiety (impressão de que o seu celular está tocando o tempo todo) e a ansiedade de estar desconectado da internet e não saber o que acontece no mundo, que já contaminou 68% dos americanos.
      [...]
      Poucas coisas mudaram tão rapidamente como a troca de informações. Em 1801, a notícia de que Portugal e Espanha estavam em guerra demorou 3 meses para chegar ao Rio Grande do Sul. Quando chegou, o capitão de armas do estado declarou guerra aos vizinhos espanhóis, sem saber que a batalha na Europa já tinha terminado. Em 2004, quando um tsunami devastou o litoral do Sudeste Asiático, os primeiros blogs já estavam dando detalhes da destruição em menos de duas horas.
     Hoje em dia, ficamos sabendo de todos os desastres naturais, todos os ataques terroristas e todos os acidentes de avião que acontecem ao redor do mundo, e nos sentimos vulneráveis. E, muito mais do que isso, nos sentimos incapazes se não sabemos palpitar sobre a música da moda, a eleição americana ou o acelerador de partículas na Suíça. Já que a informação está disponível, por que não sabemos de tudo um pouco? Essa avalanche de informação também causa outro tipo de neurose.
     O tempo todo, as TVs e revistas do mundo exibem corpos esculturais, executivos milionários e atletas de alto rendimento. Na comparação com essas pessoas, nós, reles mortais, sempre saímos perdendo. “Claro que nos comparamos com quem é bem sucedido e maravilhoso. Infelizmente, não estamos preparados para viver com um grupo de comparação tão grande, e o resultado é que ficamos ansiosos e com baixa autoestima", diz o filósofo Perring. O que ele quer dizer é que o ser humano sempre funciona na base da comparação. Ou seja, se todo mundo ao seu redor tiver o mesmo número de recursos, você não vai se sentir pior do que ninguém, mas, se, de repente, uma pessoa do seu lado ficar muito mais rica, bonita, feliz e bem sucedida, você vai se sentir infeliz. Quer dizer, podemos não sofrer mais com a falta de comida ou com doenças, mas sofremos porque não somos todos iguais ao Brad Pitt e a Angelina Jolie.

                                                       Adaptado de http://super.abril.com.br/saude/ansiedade-447836.shtml

Em “Poucas coisas mudaram tão rapidamente como a troca de informações.”, a expressão destacada

Alternativas
Comentários
  • O verbo sempre concordará com o sujeito!

  • Sujeito Simples no plural, porém com apenas um núcleo.

  • sujeito  simples da oração que é   caracterizado por ter  apenas um núcleo

    na frase : Poucas Coisas mudaram tão rapidamente- o núcleo será Coisas
  • SUJEITO SIMPLES. POIS TEM APENAS UM NÚCLEO :''COISAS''

  • O que mudou ?

    Poucas coisas

  • .O verbo mudaram caracteriza sujeito indeterminado( Eles quem?) O verbo mudar pede complemento, pois quem muda, muda alguma coisa.  Muda o quê? POUCAS COISAS. Acho que está errado.


  • eles mudaram. - suj indeterminado
    mudaram o que ? poucas coisas. - obj direto
    realmente entendi assim e não tenho certeza de nada. alguém por favor esclareça melhor!1!!!

  • Poucas é adjunto adnominal ( VALOR DE PRONOME ADJETIVO) DO sujeito simples.

  • Sujeito da frase: 'Poucas Coisas'

    nucleo do sujeito (substantivo): coisas -
    adjunto adnominal (adverbio de intensidade neste caso): poucaspredicado: "mudaram tão rapidamente como a troca de informação."objeto direto "tão rapidamente"tão: Adverbio de intensidaderapidamente: substantivo ligado diretamente ao verbo (núcleo do objeto direto)
  • Gabarito B). O verbo MUDAR é Transitivo, Intransitivo e Pronominal, não é um verbo fácil de se encontrar a regência certa, temos que analisar bem o contexto da frase. Neste caso ele tem sentido Intransitivo (ao meu ver, claro), o Sujeito "POUCAS COISAS" está sendo comparado com A TROCA DE INFORMAÇÕES, mas se isolarmos ele na frase, teríamos: "Poucos coisas mudaram". Ou "Poucas coisas se modificaram". Tente: "As (poucas) coisas se transformaram". Em todos esses exemplos o sentido do verbo mudar encerra-se em si mesmo não exigindo transitividade, logo não pode ter Objeto Direto (letra C), nem Objeto Indireto (letra E), e por ter só um verbo não pode ser Sujeito Composto (letra D), por fim não há nenhum erro do concordância (letra A), assim resta semente a Letra B. Gabarito. É isso. Suedilson.

  • PASSOS DA FELICIDADE NA SINTAXE... GABARITO "B"


    1-> ACHE O VERBO


    2-> SEJA O VERBO rsrs..brincando aqui


    3-> FAÇA A PERGUNTA AO VERBO : "QUEM"


    4-> A RESPOSTA SERÁ O SUJEITO


    Poucas coisas mudaram(1) tão rapidamente como a troca de informações.


    QUEM MUDARAM? ( 3)


    POUCAS COISAS---> suj.

  • É sujeito simples pois existe apenas um núcleo (coisas). Poucas é um pronome indefinido. Logo não é um núcleo do sujeito.

  • Mariella bacha, o verbo mudar, nessa construção, não exige complemento, pois está como Verbo Intransitivo. "Poucas coisas mudaram".... 

  • Valeu pelo passo a passo Eliel

  • O legal sao os comentarios do professor Arenildo..."resposta letra B" tipo, não explica nada, nao da exemplos de sujeitos compostos, nao faz a diferenca, sem contar que ele ja deixa a questao marcada pra nao ter perigo de esquecer a resposta.

  • Esse professor Arenildo que comentou a questão em video, eu vou te dizer..kkkk até eu faço esse comentário. Veja o comentário do nosso colega Eliel Madeiro. Ele sim, poderia substituir esse professor com honras!

  • será que pagando mais um pouco eu teria o comentario dos outros itens  ? pq vou te contar viu pense numa pressa desse professor 

  • Questão teta demais kkk

    GABARITO B

    Poucas coisas mudaram tão rapidamente como a troca de informações.

    b) Acertiva correta. Poucas coisas = apenas um núcleo no Sujeito=COISAS

  • SUJEITO SIMPLES: Apresenta apenas um núcleo ligado diretamente ao verbo.

     

    Exemplos:  Os meninos estão gripados.
                              Suj.

     

                       Todos cantaram durante o passeio

                         Suj.

     

    SUJEITO COMPOSTO: Apresenta dois ou mais núcleos ligados diretamente ao verbo.

                                         

    Exemplo: Tênis e natação são ótimos exercícios físicos. 

                      Suj.        Suj.

  • excelentissimos senhores da aocp !
    como uma ferramenta essencial que o q concursos se tornou deveriam analisar esses comentarios desse professor ARENILDO  que não ajuda quase em nada, me parece também que além de tudo ele já traz a resposta marcada para não esquecer no meio da explicaçao, ou seja ele está pegando o dinheiro de vcs sem ajudar a quem realmente precisa!
    kkkkk

    o professor eliel é o professor !!!!

    denunciem o arenildo , pq muitos estão pagando pra que o site tenha bons professores, quero que meus ups sejam apenas comentarios contra o arenildo 

    o professor eliel é o professor !!!!

     

  • QUE COMENTÁRIO FRACO DO PROFESSOR NO VIDEO!!! DA PARA MELHORAR!!!

  • O Professor Arenildo é fera, mas essa coleção de explicações dele efetuadas em menos de um minuto passam uma sensação de desinteresse, espero que eu esteja errado. De qualquer forma, é um privilégio tê-lo aqui conosco, dado seu vasto conhecimento da Língua Portuguesa, embora eu desejasse que suas explicações de questões fossem um pouco mais detalhadas. 

  • Sujeito simples: Pussui apenas um núcleo.  

    Sujeito composto: Possui mais de um núcleo. 

  • Sujeito simples -> apenas um núcleo

    “Poucas coisas mudaram tão rapidamente como a troca de informações.” (Núcleo)

    GAB B

  • Errei, pois achei que "poucas coisas" seria sujeito composto

  • PASSOS DA FELICIDADE NA SINTAXE... GABARITO "B"

    1-> ACHE O VERBO

    2-> FAÇA A PERGUNTA AO VERBO : "QUEM"

    3-> A RESPOSTA SERÁ O SUJEITO

    Poucas coisas mudaram(1) tão rapidamente como a troca de informações.

    QUEM MUDARAM? ( 3)

    POUCAS COISAS---> suj.

    copiando a explicação do Eliel madeiro pra facilitar o acompanhamento da explicação. rsrs