SóProvas


ID
1588111
Banca
FUNCAB
Órgão
CRC-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O objetivo da Norma NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Observe as seguintes afirmações acerca da NBCTG 16.


I. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de venda, os impostos de exportação e outros tributos (exceto os recuperáveis perante o fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser incluídos na determinação do custo de aquisição.


II. Os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por um varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda.

III. Estoques são ativos: mantidos para venda no curso normal dos negócios; em processo de produção para venda; ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de COMPRA, os impostos de IMPORTAÇÃO e outros tributos (exceto os recuperáveis perante o fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser incluídos na determinação do custo de aquisição.

  • Gabarito letra E

    De acordo com o CPC 16 (R1) - Estoques

    I - Custos de aquisição
    item 11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser DEDUZIDOS na determinação do custo de aquisição.

    II - CERTO: item 8. Os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por um varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda.[...]

    III - CERTO: item 8.Os estoques também
    compreendem produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo. No caso de prestador de serviços, os estoques devem incluir os custos do serviço, tal como descrito no item 19, para o qual a entidade ainda não tenha reconhecido a respectiva receita

    bons estudos

  • Caso queira receber uma apostila gratuita com os principais pontos da Contabilidade de Custos, é só me encaminhar o pedido através do e-mail abaixo e no assunto escrever APOSTILA GRATUITA CONTABILIDADE DE CUSTOS

    susana.oliveira060768@gmail.com

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    BREVE RESUMO DO CPC 16 

    Estoques são ativos:  

    • a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;  
    • b) em processo de produção para venda; ou  
    • c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços. 

    ======================

    Valor realizável líquido: valor que a entidade espera receber pela venda do estoque; 

    Valor Justo: preço pelo qual ocorreria a venda do estoque no mercado

    ======================

    Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor

    Custo do Estoque: O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.  

    ======================

    Custos de Aquisição 

    Preço de Compra 

    (+) impostos não recuperáveis 

    (+) custos de transporte (frete), seguro, manuseio 

    (+) outros custos diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços  

    (-) Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes 

    (-) Impostos recuperáveis 

    ======================

    Custos de Transformação 

    Custos diretamente relacionados com as unidades produzidas 

    (+) alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados 

    ======================

    Itens não incluídos no custo dos estoques (reconhecidos como despesa

    • Valor anormal de desperdício  
    • Gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo  
    • Despesas administrativas que não contribuem para trazer o estoque ao seu local e condição atuais 
    • Despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes.  

    Perdas Normais: apropriadas aos estoques (custo de produção) 

    Perdas Anormais: apropriadas ao resultado (despesa do exercício)