SóProvas


ID
1588153
Banca
FUNCAB
Órgão
CRC-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a despesa objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício, é considerada:

Alternativas
Comentários
  • O que a questão disse: blah blah blah blah...


    O que a questão quis dizer: despesa tem que respeitar os limites estabelecidos na LOA (dotações).

  • Gabarito: D

    De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a despesa objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício, é considerada: adequada com a lei orçamentária anual.
    Art. 16, § 1º, I, da LRF.

  • OK, por que a C não foi considerada?

  • A alternativa C não foi considerada porque ele quer saber a definição do conceito apresentado no enunciado. Ou seja, quando uma despesa será adequada com a LOA?



    "Quando a despesa for objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício."



     A alternativa C corresponde a outro requisito para geração da despesa:

    Compatível com o PPA e com a LDO é a despesa que está em conformidade com suas diretrizes, objetivos, prioridades e metas, e que não ofendem nenhuma de suas disposições.



    Resumindo:

    As alternativas C e D são requisitos para a ação pública que acarrete aumento da despesa. Contudo, o examinador pediu a definição apenas de um requisito.



  • As ações que são traduzidas em programas de trabalho (atividades, projetos e operações especiais)

  • não sei por que não seria adequado à LRF ou qualquer outro instrumento de planejamento orçamentário...questão mal elaborada.

  • Que questão mal elaborada. Cara, a Funcab é lamentável.

  • § 1o Para os fins desta Lei Complementar, considera-se:

            I - adequada com a lei orçamentária anual, a despesa objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício;

            II - compatível com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e não infrinja qualquer de suas disposições.