Os processos de conformação são divididos em:
- Processos de compressão direta;
- Processos de compressão indireta;
- Processos de tração;
- Processos de dobramento, e;
- Processos de cisalhamento.
Compressão Direta: Forjamento e Laminação
Compressão Indireta: Trefilação, Extrusão e Estampagem
Tracionamento: Envolve a conformação de chapas metálicas em torno de uma matriz (geralemnte curva) onde são aplicadas esforços de tração
Dobramento: Aplicação de momentos de dobramento na chapa
Cisalhamento: Aplicação de esforços de cisalhamento que levam a ruptura (corte) do metal.
Compressão direta – resultantes de compressão são aplicadas na superfície da peça e o material deforma-se segundo ângulos em relação às direções de compressão. Processos típicos de conformação direta são o forjamento e a laminação;
Compressão indireta – nestes casos, uma força normalmente de tração é aplicada mas resultantes de compressão surgem pela reação da peça sob conformação com a matriz, desta forma, o metal flui sobre a ação de estados de tensão combinados que incluem intensas forças de compressão em ao menos uma das direções principais. Casos de processos nesta situação são: trefilação (para de arames ou tubos), extrusão e estampagem profunda;
Cisalhamento – no processo de cisalhamento são aplicados esforços de cisalhamento até a ruptura da peça no plano de cisalhamento. Utilizada, em geral, conjuntamente com a estampagem.
Fonte: http://cursos.unisanta.br/mecanica/ciclo8/Capitulo3-parte1.pdf
Os processos de conformação plástica podem ser classificados de acordo com o tipo de esforço predominante em:
a) processos de conformação por compressão direta;
b) processos de conformação por compressão indireta;
c) processos de conformação por tração;
d) processos de conformação por cisalhamento;
e) processos de conformação por flexão.
Nos processos de conformação por compressão direta, predomina a solicitação externa por compressão sobre a peça de trabalho. Nesse grupo podem ser classificados os processos de forjamento (livre e em matriz) e laminação (plana e de perfis).
Nos processos de conformação por compressão indireta, as forças externas aplicadas sobre a peça podem ser tanto de tração como de compressão. Porém as que efetivamente provocam a conformação plástica do metal são de compressão indireta, forças desenvolvidas pela reação da matriz sobre a peça, Os principais processos que se enquadram nesse grupo são a trefilação e a extrusão, de tubos e fios, e a estampagem profunda (embutimento) de chapas (parcial). No processo de trefilação a solicitação externa é de tração e nos processos de extrusão e embutimento de chapas, de compressão. Nesse ultimo processo, porém, somente parte da peça (a aba) e submetida a esse tipo de esforço.
O principal exemplo de processo de conformação por tração é o estiramento de chapas, em que a peça toma a forma da matriz por meio da aplicação de forças de tração em suas extremidades.
Os processos de conformação por cisalhamento envolvem forças cisalhantes suficientes ou não para romper o metal no seu plano de cisalhamento. Os melhores exemplos desse tipo de processo são a torção de barras e o corte de chapas.
No processo de conformação por flexão as modificações de forma são obtidas mediante a aplicação de um momento fletor. Este princípio é utilizado para dobrar chapas, barras e outros produtos. Como exemplos podem ser citados os processos de dobramento livre, dobramento de borda, dobramento de matriz e calandragem.
http://www.fem.unicamp.br/~sergio1/CONFORMACAOPLASTICADOSMETAIS.pdf
A) dobramento (flexão) , estiramento (tração) , embutimento (compressão indireta)
B) estiramento(tração), forjamento(compressão direta), laminação não plana(compressão direta)
C)extrusão(compressão indireta), torção de barras(cisalhamento), laminação plana(compressão direta)
D)forjamento(compressão direta), trefilação(compressão indireta), torção de barras(cisalhamento)
E)laminação plana(compressão direta), laminação não plana(compressão direta), torção de barras (cisalhamento)