-
A sonda lambda, sensor de oxigênio, sensor de O2, por vezes também chamado sensor EGO (do inglês exhaust gas oxygen), é um dispositivo que envia um sinal elétrico à injeção eletrônica do automóvel indicando a presença de oxigénio nos gases de escape, possibilitando o controle da quantidade de combustível a enviar para o motor.
-
A sonda lambda identifica se a mistura está rica (deficiência de oxigênio e excesso de mistura) ou pobre (excesso de oxigênio e déficit de combustível). Existe uma mistura ideal que é indicada por 1/9 para álcool e 1/14 para gasolina, ou seja, uma parte de combustível para X partes de ar. Quando existe um desequilíbrio nessa mistura ideal, o sinal do sensor de oxigênio é fundamental para que o módulo de comando aumente ou diminua a quantidade de combustível, ou seja, ele altera o Tempo de Injeção.
-
Monitoramento da quantidade de oxigênio nos gases de escape
Bastante utilizado pela indústria automobilística, esse método utiliza-se basicamente de um ou mais sensores de oxigênio, sensor esse ilustrado na Fig. 2.7. Também conhecido como sonda lambda, o dispositivo gera um sinal elétrico para que a unidade de comando possa variar a quantidade de combustível injetado, garantindo uma mistura ar / combustível ideal, o que reduz o nível de emissão de gases poluentes [MORAES, 2003]. O sensor tem como princípio de operação a avaliação da diferença de concentração de oxigênio entre a atmosfera e os gases no interior da tubulação de escapamento [RIBBENS, 2003].
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23031/1/Monitoramento%20eletr%C3%B4nico%20da%20mistura%20ar%20combust%C3%ADvel%20em%20motores%20de%20combust%C3%A3o%20interna%20ciclo%20otto.pdf