SóProvas


ID
1588498
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na flexão plana unilateral de um corpo biapoiado, carregado por uma força aplicada no centro dos apoios, constituído de um material metálico ferroso de alto carbono, verifica-se que:

Alternativas
Comentários
  • Utilizei a equação da linha elástica para concluir que A é a verdadeira.

  • O que tem de errado na E ?

  • A deformação na linha neutra NAO é nula

  • a) d2v/dt2 = ME/I. Resolvendo essa eq. diferencial é possível mostrar que a flecha máxima é função do momento de inércia. b)Pra mim, a letra mais interessante. E com o raciocínio dela, dá pra matar a c) e a d): não se realiza ensaio de dobramento em materiais de alto teor de carbono (frágeis), apenas em materiais dúcteis. Nos materiais frágeis cabe o ensaio de flexão, que é o ensaio a que a questão se refere; e, nele, o corpo de prova é ensaiado até a fratura, sem essa de ângulo de dobramento.
  • A questão trata sobre o Ensaio de Dobramento:

    A) CORRETO

    B) ERRADO. O ângulo de dobramento tem mais a ver com a fase plástica do material. O teor de carbono do material determina, em geral, seu limite de escoamento.

    C) ERRADO. O ensaio de dobramento a 180° pode ser realizado em uma só etapa, caso se tenha um cutelo com diâmetro exigido pela norma adotada, ou em duas etapas, quando o diâmetro do cutelo exigido é muito pequeno ou mesmo nulo.

    D) ERRADO. Não há essa correlação, uma vez que o ensaio de dobramento produz deformações no regime plástico.

    E) ERRADO. Como no processo de conformação por embutimento, as fibras tracionadas e comprimidas se dobram e a deformação na linha neutra acompanha essa deformação. A diferença é que na linha neutra não há predomínio de esforços de tração ou compressão; o esforço normal é nulo.