SóProvas


ID
1588831
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística integrada da empresa ALFA apoia-se em três visões, mas uma delas se concretiza à medida que produção, marketing, finanças e logística dão continuidade aos planos elaborados para cumpri-la. Trata-se, portanto da visão:

Alternativas
Comentários
  • Decisões táticas (ou gerenciais) são as decisões tomadas em nível departamental (marketing, finanças, logística, etc...)

  • O nível estratégico (topo-pirâmide) comporta toda a parte de planejamento e resultados de uma organização. São os profissionais do nível estratégico que fazem toda a parte de objetivos e metas a curto, médio e longo prazo para que a empresa possa se manter viva e sempre seguir em frente. O foco do nível estratégico são os objetivos a longo prazo, cujos resultados tem maior impacto na empresa como um todo. Exige-se mais conhecimento, ideias e conceitos abstratos.

     

    O nível tático ou gerencial (meio-pirâmide) está relacionado aos departamentos, administração de unidades e afins. Através dos profissionais que direcionam equipes diversas é que são traçados e cumpridos objetivos a médio prazo com base no que o nível estratégico determina. Normalmente estes objetivos a médio prazo estão intimamente ligados aos departamentos de finanças, vendas, administração, recursos humanos e outros. O relacionamento interpessoal é a competência principal.

     

    O nível operacional (base-pirâmide) comporta os profissionais com menos conhecimentos técnicos e formação escolar ou acadêmica que realizam atividades cotidianos até mesmo repetitivas.. A maior parte dos objetivos a curto prazo é cumprida no nível operacional e por ser a base da pirâmide, também é o nível onde mais existem profissionais trabalhando, a fim de poder cumprir com as ordens de serviços e produtos que a empresa presta aos seus clientes. Exigi-se mais disposição a fim de executar tarefas manuais (“por a mão na massa”).

     

    http://empregovirtual.blog.br/2014/06/o-que-e-uma-piramide-organizacional/

     

    eu tbm sou @concurseiros_abencoados


    Participe do nosso grupo:
    Administradores - Concurseiros
    https://www.facebook.com/groups/468072400063140/

  • Pior que eu pensei no tático, mas como não tinha essa opção, acabei errando, pois não sabia que era a mesma coisa (tático e gerencial).

  • GABARITO: E

     

    Estratégico (Institucional): Genérico e Abrangente - Direção;

    Tático (Intermediário): Menos Genérico e mais detalhado - Gerência;

    Operacional: Detalhado, Específico e Analítico - Supervisão de primeira linha.

     

    Fonte: minhas anotações.

     

    ___________________________________________________________________________________________________________

     

    O nível gerencial ou tático deve receber do nível estratégico as diretrizes e objetivos estratégicos. Assim, cada gerente deve, em sua área, cumprir o que já foi definido pela cúpula estratégica da empresa. 

    Sua preocupação já não será tão abrangente, pois eles estão responsáveis por um departamento ou projeto específico, não é mesmo? O mesmo pode ser dito quanto ao tempo: seu planejamento será voltado para o médio prazo. 

    Portanto, o planejamento tático deve englobar os objetivos de cada departamento (por exemplo, a Gerência de Marketing) para que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados. Lembre-se disso: o planejamento tático é um desdobramento do planejamento estratégico. 

     

    Fonte: Rennó

     

     

    BONS ESTUDOS.

    Não desistam dos seus sonhos.

  • Segundo Pires (2000), a logística integrada está baseada sob três visões principais, sendo a primeira a visão estratégica,que destaca a integração dos processos de abastecimento, de produção e de distribuição. A segunda visão é a gerencial, que remete ao comprometimento entre as gerências de logística, de marketing e de vendas. Em seqüência, tem-se a visão operacional,onde se estuda o relacionamento do setor de logística com o restante da cadeia de suprimentos e as relações entre as áreas operacionais.

  • letra E