SóProvas



Questões de Níveis de Serviços Logísticos


ID
191767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Nos processos funcionais de logística, o Analista de Sistemas deve considerar o ciclo do processo de vendas e distribuição, sobre o qual compreende-se que

Alternativas
Comentários
  • Moreira (2000, p. 95) afirma que o "Processo de Planejamento das vendas de uma organização deve possuir algumas etapas básicas, que mostram a direção a ser seguida, onde destaca: avaliação das oportunidades de mercado, estimativa de potencial de mercado, previsão de vendas, segmentação e distribuição e logística, que são a base para todo o processo". Estas são as etapas para todo o processo. Assim, o planejamento de vendas deve, sistematizar ações, aproveitando oportunidades de mercado, desde que enquadradas na missão e objetivos da empresa.

    Explicação da questão

    A conta Clientes a Receber é uma conta do Ativo, um direito da empresa pela venda da mercadoria, por ser do grupo do Ativo tem natureza Devedora, isso significa que aumenta a Débito.

    Como a empresa recebeu uma parcela de seus clientes houve uma diminuição desse direito que ela tinha na conta e em contrapartida recebeu o dinheiro em seu caixa ou banco.

    Para a contabilização dessa diminuição será feito um lançamento a Crédito na conta Clientes a Receber, pois ela será diminuída (contas com natureza devedora diminuem a crédito)

    Logo o lançamento será:

    D - Caixa ou Bancos

    C - Clientes a Receber


ID
328471
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A atividade logística deve ser vista por meio de duas grandes ações, que são denominadas de primárias e de apoio. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de atividade primária.

Alternativas
Comentários
  • Atividades Primárias na Logística: Transporte, Gestão/Gerenciamento/Manuseio de estoques ou simplesmente Estoques, e Processamento de pedidos

  • Atividades primárias:

    Transporte;

    Processamento de pedidos;

    Manutenção de estoque.

  • Segundo Ballou (1993), Pozo (2002) e Ching (2006), A atividade logística pode ser analisada a partir de duas grandes ações:

    Atividades primárias na logística: transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos;

    Atividades de apoio na logística: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem e proteção, obtenção/compra, programação de produtos e manutenção de informação.


ID
364822
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O segmento da logística também possui importância em uma escala global, pois na economia mundial, os sistemas logísticos eficazes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida nos países desenvolvidos. Assim, a logística empresarial associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e

Alternativas
Comentários
  • "A logística empresarial associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação que os põe em movimento e também cuida do planejamento, organização e controle das atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.

    A importância da logística reside no fato de que a produção e o consumo de bens e serviços nem sempre ocorre no mesmo local. Há então um hiato de tempo e espaço que precisa ser vencido de forma eficaz e eficiente, e ao menor custo possível."


    Portanto, resposta letra A.

     
  • Olá! Qual a fonte do seu comentário, por gentileza?
  • Caros colegas usuários deste ambiente de estudo. Seria interessante ao citar ou comentar alguma questão citar a fonte. Assim garante a veracidade e ao mesmo tempo disponibiliza fonte de pesquisa. Obrigado.
  • ENCONTREI O AUTOR
    A logística empresarial, ainda segundo definição de Ballou (1993) “associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento” e implica tanto no suprimento físico ou administração de materiais como na distribuição física. A este conceito alguns autores chamam de “gestão da cadeia de suprimentos” ou “supply chain management”, que contém importantes implicações para o gerenciamento estratégico dos negócios em geral.
  • Cada definição de logística do tempo em que nem eu era nascida... Examinadores, favor se atualizarem, afinal a Cadeia integrada de abastecimento ou Suprimentos, Supply Chain Management, já tem autores consagrados e excelentes publicações atualizadas. 


ID
585301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma empresa produtora de equipamentos eletrônicos decidiu adquirir os componentes de determinado fornecedor, que serão transportados por navio. Depois de analisar os diversos tipos de contrato que podem ser firmados entre o comprador e o fornecedor, os representantes de ambas as empresas firmaram um contrato do tipo ex-works. Sendo assim, pode-se salientar que a empresa:

Alternativas
Comentários
  • Ao se fechar um contrato do tipo EXW, o vendedor somente tem que disponibilizar a mercadoria no local e data marcada. A partir daí, o comprador deve providenciar o transporte da mercadoria e arcar com todos os riscos de transporte.

    As responsabilidades ficam assim divididas:

    No país de origem (país do vendedor):

    Embalagem – Vendedor

    Identificação – Vendedor

    Carga na origem – Comprador

    Transporte dentro do país de origem – Comprador

    Seguro no país de origem – Comprador

    Direitos de exportação – Comprador

    Inspeção – Comprador

    Peritagem – Comprador

    Burocracias alfandegárias – Comprador

    Armazenamento – Comprador

    Despesas com o embarque – Comprador

    Estiva – Comprador

    Entre o país de origem e o país de destino:

    Transporte – Comprador

    Seguro internacional – Comprador

    No país de destino (país do comprador):

    Descarga – Comprador

    Manuseio – Comprador

    Armazenagem – Comprador

    Burocracias alfandegárias – Comprador

    Direitos na importação – Comprador

    Transporte dentro do país de destino – Comprador

    Seguro no país de destino – Comprador

    Descarga da mercadoria – Comprador

     

    FONTE : academiaplatonica.com.br

  • As Incoterms são termos internacionais do comércio (International Commercial Terms).

    EXW (EX Works) - Neste caso, toda a responsabilidade da carga é do importador. O exportador tem a obrigação apenas de disponibilizar o produto e a fatura em seu estabelecimento. A partir daí, despesas ou prejuízos com danos ficam a carga de quem está comprando. Por causa disso, a modalidade é pouco utilizada, apesar de ser possível para qualquer meio de transporte.

    FCA (Free Carrier) - O importador indica o local onde o exportador entregará a mercadoria, onde cessam suas responsabilidades sobre a carga, que fica sob custódia do transportador. Pode ser utilizada por qualquer meio de transporte, inclusive multimodal.

    FAS (Free Alongside Ship) - A mercadoria deve ser entregue pelo exportador junto ao costado do navio, já desembaraçada para o embarque. As despesas de carregamento e todas as demais daí por diante seguem por conta do importador. Esse Incoterm é usado para transporte marítimo ou hidroviário.

    FOB (Free on Board) - É a modalidade mais usada. O exportador entrega a carga já desembaraçada a bordo do navio em porto de embarque indicado pelo importador. Dessa forma, todas as despesas no país de origem ficam a cargo do exportador. Os demais gastos, como frete e seguro, além da movimentação da carga no destino, correm por conta do importador. A modalidade também é restrita aos transportes marítimo e hidroviário.

  • CFR (Cost and Freight) - Sob esse termo, o exportador entrega a carga no porto de destino, custeando os gastos com frete marítimo. Os riscos, no entanto, cessão a partir do momento em que a mercadoria cruza a amurada do navio, o que faz com que o seguro seja pago pelo importador, assim como o desembaraço no destino. Também está restrito aos modais marítimo hidroviário.

    CIF (Cost, Insurance and Freight) - Essa modalidade é semelhante ao CFR, mas o exportador é responsável também pelo valor do seguro. Portanto, ele tem que entregar a carga a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguro pagos. A modalidade também é restrita aos modais marítimo e hidroviário.

    CPT (Carriage Paid to) - O termo reúne as mesmas obrigações do CFR, ou seja, o exportador deverá pagar as despesas de embarque da mercadoria e seu frete internacional até o local de destino designado. A diferença é que pode ser utilizado com relação a qualquer meio de transporte.

    CIP (Carriage and Insurance Paid to) - A modalidade tem as mesmas características do CIF, onde o exportador arca com as despesas de embarque, do frete até o local de destino e do seguro da mercadoria até o local de destino indicado. A diferença é que pode ser utilizado para todos os meios de transporte, inclusive o multimodal.

    DAF (Delivered At Frontier) - A carga é empregue pelo exportador no limite de fronteira com o país importador. Este termo é utilizado principalmente nos casos de transporte rodoviário ou ferroviário.

    http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/transporte-internacional-mercadorias-incoterms.htm

  • DES (Delivered Ex Ship) - O exportador coloca a carga a disposição do importador no local de destino, a bordo do navio, arcando com todas as despesas de frete e seguro, ficando isento apenas dos custos de desembaraço. Utilizado exclusivamente para transporte marítimo ou hidroviário.

    DEQ (Delivered Ex Quay) - A mercadoria é disponibilizada ao importador no porto de destino designado, cabendo ao exportador, além de custos de frete e seguro, bancar os gastos com desembarque. O importador é responsável apenas pelos gastos com desembaraço.

    DDU (Delivered Duty Unpaid) - Essa modalidade possibilita o chamado esquema porta-a-porta, uma vez que fica a cargo do exportador entregar a mercadoria no local designado pelo importador, com todas as despesas pagos, exceção apenas para os pagamentos de direitos aduaneiros, impostos e demais encargos da importação. Pode ser utilizado para qualquer modalidade de transporte.

    DDP (Delivered Duty Paid) - Esse sistema é exatamente o oposto do EXW, pois toda a responsabilidade da carga é do exportador. Ele tem o compromisso de entregar a mercadoria no local determinado pelo importador, pagando inclusive os impostos e outros encargos de importação. Ele apenas não arcara com o desembaraço da mercadoria. Pode ser utilizado com qualquer modalidade de transporte.

    Desta forma fica patente a importância de se conhecer e utilizar adequadamente os INCOTERMS, pelo fato de cada um deles determinar a quem compete contratar o seguro para proteção da mercadoria comercializada, durante o transporte internacional. 

     

    http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/transporte-internacional-mercadorias-incoterms.htm


ID
736159
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A integração entre empresas refere-se aos esforços de parceiros de uma cadeia de suprimento para coordenar e gerenciar suas atividades como uma única entidade, em vez de gerenciá-las separadamente. Dentro do modelo de logística global essa dimensão denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • As três dimensões das Operações e Logística Globais:

     

    Dimensão Funcional – enfatiza a natureza interfuncional da logística. A grande parte das organizações está segmentada em áreas de atividades discretas (Exp.: Marketing, Finanças, Manufatura, etc.).

     

    Dimensão Setorial (ou Integração entre empresas) – refere-se aos esforços de parceiros da cadeia de suprimentos para coordenar e gerenciar suas atividades como uma única entidade, em vez de gerenciá-las como entidades separadas.

     

    Dimensão Geográfica – difere da gestão de operações domésticas em relação a diversas formas críticas como fatores que diferem entre as Nações, distâncias envolvidas nas operações globais e dificuldade de gerenciar e servir.

     

     

    Fonte: Dornier, Logística e Operações Globais.

     

     

    Gabarito: B


ID
736204
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

( ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

( ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

( ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

    ( F ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

    Conforme definido por Ballou, a logística de distribuição é “um ramo da logística empresarial que está relacionada a movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa”.

    ( V ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

    ( F ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

    De acordo com Ballou (2006) o custo logístico compreende os custos de: armazenagem, administração, manutenção de estoques e realização de pedidos, todos estes contabilizados no produto e incorporados ao seu valor.


ID
803299
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de proposição verdadeira e a letra “F” quando se tratar de proposição falsa. A seguir, assinale a alternativa que indica a sequência correta.


( ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível.


( ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento.


( ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço.


( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível. 
    A logística integrada facilita uma visão geral e completa do todo, otimizando processos de melhoria contínua. Assim possibilitando diminuir processos e atrasos desnecessários, reduzindo custos.


    F ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento. 
    Assertiva confusa, talvez o correto estaria em dizer: "Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o consumidor pela pontualidade na entrega.Lembrando dos cinco objetivos de desempenho: preço, qualidade, confiabilidade, rapidez e flexibilidade.

    ( V ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço. 
    A cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes. Desde a matéria-prima, conjuntos semi-elaborados, até chegar ao cliente final.

    ( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível. 
    Como já dito anteriormente no ítem I, a logistica integrada busca a redução de custos.

  • Acredito que a banca esteja errada ao considerar a terceira alternativa como verdadeira, uma vez que a expedição é etapa já da distribuição. Como a assertiva dá a entender que a cadeia logísitca é apenas as sequências desde a expedição até a entrega, ela estaria errada, pois deve iniciar desde a matéria-prima. 

  • Expedição é uma das fases de Distribuição (Recebimento, Armazenagem e Expedição – RAE). Na verdade, as etapas da Cadeia Logística são: Fornecedor – Produção – Distribuição – Consumidor. Portanto, a alternativa correta seria a letra D.


ID
803317
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A fase de evolução da logística caracterizada pela integração dinâmica e flexível entre os agentes da cadeia de suprimento, na forma duas a duas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Novaes (Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas) existem 4 fases importantes na evolução da logística.

    1º fase - Atuação Segmentada

    Origem na segunda guerra mundial, não havia sofisticados sistemas de comunicação e informática, o estoque era elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (eram geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa.

    2º fase - Atuação Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto.

    Crise do Petróleo o que encareceu a movimentação + Mão de Obra, fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

    3º fase - Integração Flexível

    Início nos anos 80, com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente.

    Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.


    Busca da diferenciação - integração de forma abrangente e cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a competitividade. Surgimento de empresas virtuais, utilização da internet e TI. SCM (Supply Chain Management)


    Fonte:

    http://logisticaparatodos-com-b.webnode.com.br/news/as-quatro-fases-da-logistica/

    Novaes - Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas


  • Gab.: D

     

    Supply chain ou cadeia de suprimentos ou cadeia logística consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

     

    Integração Segmentada

    O estoque é o elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa

     

    Integração Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto. Fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

     

     Integração Flexivel

    Início com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente. Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.

     


ID
819712
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na administração de materiais, as atividades relacionadas com o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentação até o cliente, incluindo estocagem, transporte, armazenagem e inventário, referem-se ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Conceito de Logistica:
    "Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados. Além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente". (Carvalho, 2002, p. 31).

    "O sistema logístico inclui o fluxo total de materiais, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega dos produtos acabados aos usuários finais." (Ballou, Logística Empresarial, 1993.)

  • Achei a questão tendenciosa quando coloca "armazenamento dos produtos acabados".

    A logística, espécie do gênero cadeia de suprimentos, é muito maior, abrangendo a movimentação desde a matéria prima até à sua produção, distribuição, etc, até chegar no cliente final.

  • GABARITO: LETRA E

    Missão da logística:

    ● A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.

    ● A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

    ● A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing.

    ● O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

    FONTE: QC


ID
890464
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

I. Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema no qual os componentes são interligados e interagem entre si de forma coordenada, com o objetivo de atender aos níveis de serviços estabelecidos pelos clientes ao menor custo.

II. Em logística, um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem efeito sobre outros componentes do mesmo sistema. A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva à otimização de todo o sistema.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema no qual os componentes são interligados e interagem entre si de forma coordenada para o atendimento das metas e atingir um único objetivo em comum. Esta abordagem de integração deverá ser expandida pela empresa aos seus clientes e fornecedores, para alcançar as metas de desempenho. Se em um primeiro plano o relacionamento interno é fundamental, a integração com os clientes e fornecedores será imprescindivel, e para que isto ocorra é necessário uma estrutura organizacional dos processos que a integrem na direção ao desempenho estratégico de suas atividades logísticas em direção à competitividade. 
    Um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem, em princípios, efeitos sobre outros componentes do mesmo sistema. A tentativa de otimização de cada um dos componentes de forma isolada, não leva a otimização de todo o sistema. Ao contrário, leva a subotimização. Tal princípio é normalmente conhecido como trade-off, ou seja, princípio das compensações, ou perdas e ganhos. (Fleury, 2000)

    Bons estudos!
  • Porque a otimização de um componente isolado não pode levar a otimização de todo o sistema?

  • Ao meu ver a I está errada porque quem determina o nível de serviço que será coberto é a empresa. Os clientes apenas determinam a demanda. Se essa demanda vai ser ou não atendida, cabe à empresa decidir.

  • Jacqueline, atualmente é o consumidor que define o nível de serviço na medida em que se torna exigente. Clientes exigentes fazem com as empresas busquem ganhar a concorrência fornecendo serviços melhores, que atendam as expectativas do consumidor.

  • Cesa Souza, a banca disse ISOLADAMENTE logo leva a entender que a melhoria não vai afetar nenhuma outra parte do processo.

    Ex. Um empresa de sapatos produz cerca de 100 sapatos por dia, porém devido a uma melhoria a maquina que realiza a embalagem tem capacidade de embalar até 200 sapatos/dia, entretanto, no momento a maquina possui capacidade ociosa já que os demais processos não foram otimizados.

    GABARITO: LETRA C


ID
890470
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Logística é muito ampla e engloba as atividades abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra D.

    Desenvolvimento de produto está mais ligado a gestão de processos e/ou gestão de projetos.

    Conceitos:
    "é o processo a partir do qual informações sobre o mercado são transformadas nas informações e bens necessários para a produção de um produto com fins comerciais" Clark & Fujimoto (1991)

    “a atividade sistemática necessária desde a identificação do mercado/necessidades dos usuários até a venda de produtos capazes de satisfazer estas necessidades – uma atividade que engloba produto, processos, pessoas e organização”. Total Design de Pugh (1990, p.5).

    "processo de negócio compreendendo desde a idéia inicial e levantamento de informações do mercado até a homologação final do produto e processo e transmissão das informações sobre o projeto e o produto para todas as áreas funcionais da empresa" Grupo de Engenharia Integrada.

    Bons estudos!
  • Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.


ID
986029
Banca
FUNRIO
Órgão
ELETROBRAS-FURNAS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma das mais importantes tendências da logística empresarial moderna é o uso de operadores logísticos. Corresponde a uma característica desses prestadores de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Segue pequeno quadro comparativo:


    comparacao operadores prestadores - Artigo logística ILOS

    Existe um artigo bastante explicativo sobre o assunto na fonte para  os que tiverem interesse. A ILOS é, atualmente, uma das maiores referências em Logística do país.



    http://www.ilos.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=1077&Itemid=74

    Abraços,

ID
1050781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere à administração de materiais, julgue os itens a seguir.

A integração entre logística e marketing ocorre no nível de serviço logístico, sendo importante a observação de aspectos referentes ao atendimento ao cliente para garantir que o fluxo de bens e serviços seja gerenciado com qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    A logística baseada no marketing está nos serviços que a mesma pode prestar dentro da concepção dos 4P´s de Marketing: preço, produto, promoção e ponto de venda, claro que ainda temos algumas ferramentas como a pesquisa, ponto de distribuição. A logística está em todas estas ferramentas ajudando a agregar valor no produto ou serviço.

  • “O nível de serviço logístico é fator-chave do conjunto de valores  logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua  fidelidade. Como o nível de serviço logístico está associado aos custos de  prover esse serviço, o planejamento da movimentação de bens e  serviços deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos  clientes no atendimento de seus pedidos.


    Gabarito: Certo 

    Fonte: Ballou

    :D


  • Boa logística = marketing positivo

    Péssima logística = marketing negativo

  • O prof. Adriel Sá, do Tec Concursos, comentou esta questão, vejam:

     

     

    "Item certo. Segundo Ballou(2006), as principais atividades de uma empresa com ênfase na logística podem ser demonstradas nas interfaces entre a área da logística e a do marketing, sendo um dos pontos-chave comuns entre as duas, a adequação do nível de serviço às necessidades dos consumidores."

     

     

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/142711

  • CERTO

    Segundo Ballou, as atividades de logística e de marketing de uma organização estão diretamente ligadas por meio das interfaces.

    Os pontos de intersecção representam exatamente a adequação dos respectivos níveis de serviço as expectativas e necessidades dos consumidores.

    Atividades de logística e de marketing devem sempre estar absolutamente integradas. O fluxo de informações (pesquisa, necessidades, demanda, etc) do consumidor / cliente deve abastecer a cadeia de valor em ordem reversa enquanto a logística direta deve atender o mesmo consumidor entregando a ele os produtos finais demandados nos locais e no momento correto, ao preço e apresentação corretos (aí já vemos novamente a integração com marketing, responsável por essas duas frentes).

    Fonte: Prof. Ricardo Campanario - estrategia concursos


ID
1050784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere à administração de materiais, julgue os itens a seguir.

O nível de serviço logístico pós-transação inclui a flexibilidade do sistema e as políticas relativas aos procedimentos de devoluções ou faltas.

Alternativas
Comentários
  • “Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado, é o tempo necessário para se entregar um pedido ao cliente” (Ronald H. Ballou)

    a) Elementos Pré-Transação:

    Proporcionam um ambiente para que se obtenha um bom nível de serviço. Como exemplos de elementos que proporcionam um bom desempenho no nível de serviço, podem-se citar:

    • a definição do prazo de entrega da mercadoria após a colocação de um pedido;  

    •  procedimentos de troca e devolução;
    • procedimentos no caso da falta de algum produto;
    • metodologias de despacho;
    • estabelecimento de planos de contingenciamento, que atendam às greves, desastres naturais e recolhimento de produtos; 

    • entre outros.

    b) Elementos de Transação:

    São responsáveis pelos resultados obtidos com a entrega do produto ao cliente. Alguns exemplos podem ser citados, como:

    • nível de estoque;
    • habilidade no trato de atraso; • tempo;
    • qualidade no atendimento
    • entre outros.

    c) Elementos Pós-Transação:

    São serviços necessários para apoiar os produtos já entregues aos clientes. Destacam-se:

    • instalação;
    • garantias;
    • retorno de embalagens;
    • tratamento de reclamações de clientes; • tratamento de devoluções de clientes; • entre outros. 


    Retirado: http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_7mod/logistica_e_distribuicao/pdf/aula07.pdf

  • Onde está o erro dessa afirmativa?

  • Na palavra "faltas", que está ligada à pré-transação, e não à pós-transação, conforme a excelente citação da colega Nayara.

  • Por.... errei pq li falha ao invés de falta :p

    Tomara que não ocorra essa burrice na hora da prova

  • No caso, a questão correta ficaria assim:

    O nível de serviço logístico PRÉ-transação inclui a flexibilidade do sistema e as políticas relativas aos procedimentos de devoluções ou faltas.

    A questão trocou eventualidades da "PRÉ" como sendo da "PRÓ".

  • Devolução é pós (só devolve o que já recebeu). O procedimento de devolução, é pré, ou seja, antes de obter o produto tenho que saber qual o procedimento de devolução. E por fim, falta é pré, por que como vai se constatar depois de já transacionado que o produto está em falta? Força e fé a todos!

  • Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado, é o tempo necessário para se entregar um pedido ao cliente.
  • ERRADO

  • Não desistam! Tenham Fé em Deus e confiança que a Graça da aprovação logo irá chegar!


ID
1094368
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
PGM - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A economia obtida pela diminuição do custo de transporte por unidade de peso com cargas maiores refere-se ao princípio fundamental do gerenciamento de transporte, denominado economia:

Alternativas
Comentários
  • Os dois princípios que fundamentam as operações e o gerenciamento de transporte são:

    1) Economia de Escala - é obtida com a diminuição do custo de transporte por unidade de peso. A economia de escala de transporte funciona assim: despesas fixas de movimentação de uma carga podem ser diluídas por maior peso ou quantidade de unidades, portanto um menor custo por tonelada ou por unidade transportada.

    2) Economia de Distância - age de forma a diminuir o custo de transporte por unidade de distância, esse tipo é semelhante ao de escala. Por exemplo, uma viajem de 600 quilômetros terá um custo menor que duas viajem com o mesmo peso de 300 quilômetros (CHOPRA E MEINDL, 2003).


    Portanto, alternativa "C".

  • As economias de escala representam ganhos, em termos de custos de produção, que as organizações obtêm com o aumento da sua dimensão e da quantidade produzida. Estes ganhos ocorrem devido à existência de custos fixos na produção. Aumentando o nível de produção, esses custos fixos diluem-se por um número maior de unidades produzidas fazendo assim baixar o custo médio de produção. 


    Um exemplo de Economia de Escala é a produção de Petróleo em bacias do pré-sal. Para realizar a produção, envolve um alto custo fixo. A demanda do mercado precisa corresponder a uma determinada perspectiva para fazer valer os investimentos para a produção. Quanto maior a produção do Petróleo, menor será o custo fixo por barril, diluído no preço final dos custos totais.


ID
1242823
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à logística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • a) Os avanços na tecnologia da informação não trouxeram nenhum benefício significativo aos processos de logística.

    Questão errada por desprezar as vantagens da TI em torno do Processo Produtivo

    b) O estudo dos fluxos distributivos e a determinação das responsabilidades por sua execução são aspectos secundários no estudo da logística, cujo objetivo maior é determinar a lógica do processo de venda das organizações.

    Errado por afirmar que o estudo dos Fluxo distributivos compõe um fator secundário. É o inverso. 

    c) Como o marketing de massa vem sendo gradativamente substituído por uma abordagem customizada às necessidades de cada cliente, a logística passa a ter uma importância secundária nas organizações.

    Alguém já ouviu falar que o Marketing de Massa vem sendo substituído? Pelo contrário. Tem sido utilizado cada vez mais e com preponderância adaptação às novas exigências do mercado.  A logística, atualmente, tem um fator relevante pois visa a redução de custos e maximização da eficiência. 

    d) A obtenção de vantagem competitiva no trâmite da cadeia de suprimentos até a chegada do produto ao consumidor final está intimamente relacionada ao estudo da logística.

    Correto.

    e) A logística assume um papel pouco significativo para uma empresa que realiza vendas apenas pela internet, pelo fato de não existirem lojas físicas e, consequentemente, não se necessitar de estoque.

    Como já justificado na primeira assertiva, a logística hoje é um fator extremamente importante nas empresas. Ela avalia o cliente, os canais de distribuição, o tempo e os custos de carregamento. 

    Conceito de Logística:

    o Council of Logistics Managementf tem definido a logística como o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações. do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estruturas; físicas (fábricas, depósitos. armazéns. centros de distribuição). gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção. além das atividades de distribuição.

    A logística concentra-se no fluxo dos materiais das informações e das finanças que devem ocorrer entre os parceiros da supply chain e procura melhorar estes fluxo por meio de métodos e técnica ,modelo matemáticos, softwares tecnologia da informação (TI) com o objetivo de atender as necessidades do cliente.


    Fonte: PETRONIO G. MARTINS, 2ª edição, 2005

  • Gab. D

    A qualidade também está associada à logística e por isso focaliza a ausência de defeitos; baixo custo; segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa. 

  • GABARITO: LETRA D

    Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes. Há tempos as empresas buscam agilidade em seus processos. Vivemos em uma época de globalização e, com isso, o mercado se torna cada vez mais competitivo. É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender às expectativas dos seus cliente e com isso conquistar seu espaço no mercado através de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos e aumentando suas margens de lucro. Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos à organização. A logística bem planejada envolve quase todos os departamento de uma empresa, desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado. Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, e sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores, que criam uma espécie de parceria onde os dois lados ganham, pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja, ambas devem ter um acordo que beneficie os dois lados.

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR


ID
1278100
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As três atividades logísticas primárias são:

Alternativas
Comentários
  • As atividades da Logística dividem em: atividades primárias atividades de apoio.

    ·         Atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos

    ·         Atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação de Produtos e Manutenção de Informação.

  • Atividades primárias = TPM

    DEUS É FIEL.

    BONS ESTUDOS.

     

  • LETRA A

     

    OUTRAS QUESTÕES DO MESMO ASSUNTO  Q533635 Q740650


ID
1355611
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma empresa constitui uma reunião de atividades executadas com o objetivo de projetar seu produto, produzi-lo, comercializá-lo, entregá-lo e sustentá-lo. Essas atividades podem ser representadas utilizando-se de uma cadeia de valores, que as divide em atividades primárias e atividades de apoio.

Um exemplo de atividade primária é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Atividades primárias: são aquelas como a logística de entrada, e está associada às operações de recebimento, armazenamento, controle e distribuição interna de insumos; operações, que estão associadas à transformação dos insumos em produto acabado para seus clientes; logística externa, atividades associadas com a manipulação dos produtos finais destinados aos clientes tais como registro de pedidos, embalagem, armazenamento, montagem e desmontagem, manutenção e transporte para entrega aos clientes; marketing de vendas, atividades relacionadas com a promoção dos produtos fabricados em programas de publicidade e demais operações de promoção dos produtos junto aos clientes e, serviços, associados com as atividades de pós-venda de produtos.

    Atividades secundarias ou de suporte: aquisição, são aquelas relacionadas com as operações de compra de insumo, máquinas e equipamentos usados na fabricação e no suporte das operações fabris; desenvolvimento de tecnologia, constituem em atividades de desenvolvimento de novos produtos, melhoria dos existentes, por meio de melhoramento dos processos internos; nas atividades de gestão de recursos humanos incluem-se o recrutamento e a seleção de pessoas para contratação, treinamento e capacitação e desenvolvimento das pessoas e as atividade de manutenção da infraestrutura da empresa incluindo nelas a elaboração de planos controle contábil, financeiro, legal e gestão em geral.

    Fonte: http://lucidarium.com.br/2012/11/05/a-cadeia-de-valor-de-michael-porter/

  • Resumindo:

    Atividades primárias - Têm contato com o cliente e estão diretamente relacionadas com a confecção do produto ao cliente (desde a logística de entrada até a entrega final ao cliente)

    Atividades secundárias (de apoio) - Não têm contato com o cliente e são aquelas que dão suporte a produção e manutenção da infraestrutura da empresa (dão suporte para que as atividades primarias sejam realizadas)

  • Letra E

    Atividades primárias:

    As atividades primárias são as maneiras que as pessoas conseguem ver e relacionam-se com a criação ou transformação dos produtos e serviços.

    1 - Logística interna ou de entrada: Atividades relacionadas com recepção, armazenamento e distribuição dos inputs aos produtos.

    2 - Operações: Atividades relacionadas com a transformação das matérias-primas em componentes ou produtos finais;

    3- Logística Externa ou de saída: Atividades relacionadas com o recolhimento, armazenamento e distribuição física do produto aos compradores;

    4 - Marketing e Vendas: Atividades relacionadas com a comercialização e a promoção do produto;

    5- Serviço: Atividades relacionadas com o serviço pós-venda que acrescentam valor ao produto oferecido.

     

     

    Atividades de apoio ou de suporte:

    As atividades de suporte, como o próprio nome indica, são as que apoiam, direta ou indiretamente, a execução das atividades primárias.

    1- Infraestrutura da empresa: Atividades relacionadas com a gestão global e a gestão da rede de relacionamentos da organização (planejamento, gestão da qualidade, administração, contabilidade, finanças);

    2- Gestão de Recursos Humanos: Atividades relacionadas com a gestão de recursos humanos (contratação, formação, remuneração, determinação das qualificações e da motivação do pessoal);

    3- Desenvolvimento Tecnológico: Investimento aplicado em tecnologia que contribui para a melhoria dos produtos ou processos;

    4- Aquisição: Atividades relacionadas com a compra de matérias-primas e outros inputs.

    Fonte: https://www.portal-gestao.com/artigos/6991-o-modelo-de-cadeia-de-valor-de-michael-porter.html


ID
1473277
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para desenvolver uma estratégia logística eficaz e negociar com sucesso contratos de transporte, é necessário compreender os aspectos econômicos da atividade.

A escolha economicamente adequada de transportes depende das 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B.

    Alguém poderia comentar?

  • O transporte é o elemento de maior efeito na distribuição, pois compete ao transporte entregar aos clientes os produtos, inicia com os fornecedores até o ponto de venda ou até o consumidor. A escolha do transporte afeta o preço final do produto. Por isso existem variáveis que devem levar em conta na escolha do transportes, como:

    Distâncias Percorridas e Velocidade - relacionada ao espaço de tempo e distância para uma movimentação, conhecendo-se casuais paradas, itinerários e procedimentos, que possam mudar a velocidade ou a distância de entrega.

    Volume ou Capacidade - atrelado à condição de transporte do produto, em relação ao volume, peso, formato e demais especificidades.

    Confiança - ligada a credibilidade à programação do tempo de transporte, abrangendo aspectos como risco de não cumprir os prazos e probabilidade de perda, roubo, entre outros.

    Custo - variável de maior consideração, precisando ser analisado levando em consideração as variáveis acima e a economicidade, pois maior o custo com o transporte, maior será o preço final do produto.

    Os principais meios de transporte são: ferroviário (o mais caro), marítimo, rodoviário, aéreo e dutoviário (por dutos, o mais barato).



  • Yelene, só uma observação da sua resposta: Transporte ferroviário não é o mais caro, mas sim um dos mais econômicos, mesmo com a necessidade de construção de ferrovias e terminais, a longo prazo é muito econômico em relação ao rodoviário por exemplo. Quando falamos em economia, entenda financeira e energética também. O mais caro é o aéreo.


    Marcos Campos, a questão quer saber quais fatores podem aumentar ou diminuir os custos do transporte. As distâncias percorridas pelo transporte são determinantes, pois imagine um frete de São Paulo pra Guarulhos, e outro frete, no mesmo tipo de transporte e com mesma carga, de São Paulo pra Buenos Aires, distância maior, tempo de entrega maior, gasto energético maior, custo maior. Volume do material a transportar também é determinante, por exemplo um avião de carga operando no máximo de sua capacidade irá queimar mais combustível do que com 50% de carga por exemplo, na mesma rota. Então nesse caso, distância igual, porém carga maior, gasto energético maior, custo maior.


  •  Dentre os meios de transportes terrestres, o ferroviário é aquele que apresenta uma maior capacidade de carga com baixos custos operacionais e energéticos. No entanto, o transporte ferroviário possui a desvantagem de necessitar da construção prévia das ferrovias, as estradas de ferro, por onde o trem vai circular.

  • Pessoal, solicitem ao QC a inclusão de mais provas da comperve para a gente resolver. Eu mando as provas e os gabaritos pelo face e eles no incluem no dia seguinte.


ID
1554265
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente algumas das atividades de logística nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Compra de recursos não é função de Logística e sim do departamento de COMPRAS. Não entendo esta banca.

  •  Também não entendo essa banca... muda completamente os conceitos das coisas. Aff!

  • Sistema de administração de material

    Podemos ter o sistema de materiais, decomposto em vários subsistemas, tais como:
    • Gestão de estoques: responsável pela gestão econômica dos estoques, por meio do planejamento e da programação da compra de material. 
    • Classificação de material: responsável pela identificação (especificação), codificação e cadastramento de todos os materiais. 
    • Cadastramento de fornecedores: encarregado da pesquisa de mercado e do cadastramento dos fornecedores. 
    • Aquisição: responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. 
    • Diligenciamento: responsável pelo acompanhamento do fornecimento de compras. 
    • Movimentação de materiais: responsável pela seleção de equipamentos e formas de movimentação de materiais dentro da empresa. 
    • Armazenagem: encarregados pela gestão física de materiais, compreendendo a guarda, preservação, embalagem, expedição e recepção dos materiais. 
    • Inspeção de recebimento: encarregado da verificação física e documental do recebimento do material podendo verificar os atributos qualitativos exigidos pela empresa. 
    • Alienação de material: responsável pelo estudo e proposição de alienação (venda, doação, permuta de itens obsoletos e irrecuperáveis à organização). 
    • Padronização e normalização de material: cabe à obtenção do menor número de variedades existentes de determinado tipo de material. Por meio das respectivas unificação e especificação propondo medidas para redução de estoques.

     

    http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/742

  • Que banca complicada é essa heim!

  • Letra B.

    logística é dividida em dois tipos de atividades - as principais e as secundárias:

    Principais: Transportes, Gerir os Estoques, Processamento de Pedidos.

    Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Programação de produtos e Sistema de informação.

     

  • NÃO SABEMOS COMO ESTUDAR PARA PROVA COM ESSA BANCA.

  • BANCA PODRE.

     

  • B) Compra e recepção de recursos de fornecedores; processamento de pedidos e encomendas; gerenciamento de todas as informações relacionadas a esses processos.


    Vamos detalhar cada conceito.

    B) COMPRAS: A função Compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo de logística das organizações, pois o setor de compras atualmente se inter-relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado nas tomadas de decisões.

    E RECEPÇÃO DE RECURSOS DE FORNECEDORES: Consiste na execução pelo setor especifico de logística, de um conjunto de operações que envolvem a identificação do material recebido, o confronto do documento fiscal com o pedido, inspeção quantitativa e qualitativa e a aceitação formal do material.

    ;PROCESSAMENTO DE PEDIDOS E ENCOMENDAS: Quando se fala em processamento de pedidos, refere-se a pedidos de um fornecedor, ou de setor de compras de uma determinada empresa, ou pode ainda ser pedidos vindos entre os setores da própria empresa. Está diretamente ligada ao à atividade de armazenamento e obtenção: é o controle que o armazenamento pode-se chegar às informações (por meio da TI, tecnologia da informação, no que tange ao controle e obtenção de informações) que levam a organização e o planejamento de produção, que dará informações ao estoque de produtos acabados e fornecerá informações ao setor de compras.

    ;GERENCIAMENTO DE TODAS AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS A ESSES PROCESSOS: Refere-se à Tecnologia da Informação (TI),  sendo o conhecimento aplicado para controle e obtenção de dados. Mas obviamente que hoje em dia as empresas já tenham isso informatizado. Na verdade, TI refere-se a qualquer coisa que se utiliza para controlar e obter as informações. Por exemplo, uma pessoa que controla o que entra e sai do estoque em uma prancheta e um papel e no fim do dia preenche uma ficha informando tudo que ocorreu ao longo daquele dia, é considerado um sistema de informação, que pode até ser eficiente dependendo do tamanho do negócio. 


    Fonte: Fundamentos da Logística, Prof: Glávio Leal Paura.


    Diante do exposto, requerido pela questão sobre a alternativa B, infere-se sobre as atividades secundárias da logística: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Programação de produtos e Sistema de informação.

    As atividade secundárias dão suporte às atividades primárias com o intuito de satisfazer e manter os clientes, além de maximizar a riqueza do proprietariado. 

  • Essa banca pinça as questões de qualquer lugar, até mesmo de uma ou outra monografria perdida em alguma página nunca acessada nos confins da deepweb.

  • Eu só queria entender por que não é a E

  • A) Eliminação de desperdícios em todas as suas formas; participação no aprimoramento do processo; colaboração para que toda melhoria aconteça de forma contínua.

    B) Compra e recepção de recursos de fornecedores; processamento de pedidos e encomendas; gerenciamento de todas as informações relacionadas a esses processos.

    C) Criação de uma combinação de atributos e características dos produtos e serviços; colaboração com os participantes do processo de transformação; fortalecimento à integração interorganizacional.

    D) Movimentação e armazenamento de materiais dentro das instalações; eliminação de desperdício em todas as suas formas; e colaboração com os participantes do processo de transformação.

    E) Transporte e expedição de produtos acabados para os clientes; participação no aprimoramento do processo; processamento de pedidos e encomendas.

    .

    Tudo relacionado à produção, processo ou transformação, não faz parte da estrutura da administração de materiais!!!

    Produção recebe matéria prima e transforma em produto acabado.

  • (B) Compra e recepção de recursos de fornecedores; processamento de pedidos e encomendas; gerenciamento de todas as informações relacionadas a esses processos.

    Perceba que o Gabarito letra "B" é o que está expresso no conceito de Logística.

    Sendo a alternativa mais completa entre as alternativas. Apesar de a letra "E" não estar muito errada.

  • Só lembrando que a entrega do produto para o cliente é DISTRIBUIÇÃO e não EXPEDIÇÃO.


ID
1588831
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística integrada da empresa ALFA apoia-se em três visões, mas uma delas se concretiza à medida que produção, marketing, finanças e logística dão continuidade aos planos elaborados para cumpri-la. Trata-se, portanto da visão:

Alternativas
Comentários
  • Decisões táticas (ou gerenciais) são as decisões tomadas em nível departamental (marketing, finanças, logística, etc...)

  • O nível estratégico (topo-pirâmide) comporta toda a parte de planejamento e resultados de uma organização. São os profissionais do nível estratégico que fazem toda a parte de objetivos e metas a curto, médio e longo prazo para que a empresa possa se manter viva e sempre seguir em frente. O foco do nível estratégico são os objetivos a longo prazo, cujos resultados tem maior impacto na empresa como um todo. Exige-se mais conhecimento, ideias e conceitos abstratos.

     

    O nível tático ou gerencial (meio-pirâmide) está relacionado aos departamentos, administração de unidades e afins. Através dos profissionais que direcionam equipes diversas é que são traçados e cumpridos objetivos a médio prazo com base no que o nível estratégico determina. Normalmente estes objetivos a médio prazo estão intimamente ligados aos departamentos de finanças, vendas, administração, recursos humanos e outros. O relacionamento interpessoal é a competência principal.

     

    O nível operacional (base-pirâmide) comporta os profissionais com menos conhecimentos técnicos e formação escolar ou acadêmica que realizam atividades cotidianos até mesmo repetitivas.. A maior parte dos objetivos a curto prazo é cumprida no nível operacional e por ser a base da pirâmide, também é o nível onde mais existem profissionais trabalhando, a fim de poder cumprir com as ordens de serviços e produtos que a empresa presta aos seus clientes. Exigi-se mais disposição a fim de executar tarefas manuais (“por a mão na massa”).

     

    http://empregovirtual.blog.br/2014/06/o-que-e-uma-piramide-organizacional/

     

    eu tbm sou @concurseiros_abencoados


    Participe do nosso grupo:
    Administradores - Concurseiros
    https://www.facebook.com/groups/468072400063140/

  • Pior que eu pensei no tático, mas como não tinha essa opção, acabei errando, pois não sabia que era a mesma coisa (tático e gerencial).

  • GABARITO: E

     

    Estratégico (Institucional): Genérico e Abrangente - Direção;

    Tático (Intermediário): Menos Genérico e mais detalhado - Gerência;

    Operacional: Detalhado, Específico e Analítico - Supervisão de primeira linha.

     

    Fonte: minhas anotações.

     

    ___________________________________________________________________________________________________________

     

    O nível gerencial ou tático deve receber do nível estratégico as diretrizes e objetivos estratégicos. Assim, cada gerente deve, em sua área, cumprir o que já foi definido pela cúpula estratégica da empresa. 

    Sua preocupação já não será tão abrangente, pois eles estão responsáveis por um departamento ou projeto específico, não é mesmo? O mesmo pode ser dito quanto ao tempo: seu planejamento será voltado para o médio prazo. 

    Portanto, o planejamento tático deve englobar os objetivos de cada departamento (por exemplo, a Gerência de Marketing) para que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados. Lembre-se disso: o planejamento tático é um desdobramento do planejamento estratégico. 

     

    Fonte: Rennó

     

     

    BONS ESTUDOS.

    Não desistam dos seus sonhos.

  • Segundo Pires (2000), a logística integrada está baseada sob três visões principais, sendo a primeira a visão estratégica,que destaca a integração dos processos de abastecimento, de produção e de distribuição. A segunda visão é a gerencial, que remete ao comprometimento entre as gerências de logística, de marketing e de vendas. Em seqüência, tem-se a visão operacional,onde se estuda o relacionamento do setor de logística com o restante da cadeia de suprimentos e as relações entre as áreas operacionais.

  • letra E


ID
1588834
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No estaleiro “BOTO”, o diretor de logística decidiu que o início da construção da primeira das dez escunas encomendadas pela “TAINHA” só se daria após a chegada dos projetos de acabamento detalhados. Trata-se do uso do modelo de negócio conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • screva seu comentário...http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAUvkAI/cadeia-suprimentosModelo de Negócios Preventivo ou “Empurrado”Desde a revolução industrial, o modelo de negócios dominante vem requerendo a antecipação do que os clientes demandarão no futuro. Visto que as informações acerca do comportamento de compra não estavam prontamente disponíveis e as empresas unidas por um vínculo fraco em um canal de distribuição não se sentiam compelidas a compartilhar seus planos, as operações empresariais eram impulsionadas por previsões. O fabricante típico fabricava produtos com base em uma previsão do mercado. Da mesma forma, os atacadistas, distribuidores e varejistas compravam estoques com base em suas previsões e nos planos promocionais individuais. Como os resultados das previsões na maioria das vezes eram errados, existia uma considerável descontinuidade entre o que as empresas planejavam realizar e o que, de fato, acabavam fazendo. Essa descontinuidade normalmente resultava em um estoque não planejado. Devido aos altos custos e riscos associados a conduzir os negócios de modo preventivo, o relacionamento predominante entre os parceiros comerciais era antagônico, ou seja, cada empresa tinha que proteger seus próprios interesses. Nesse modelo as etapas típicas são: prever, comprar materiais, fabricar, armazenar, vender e entregar.Modelo de Negócios Reativo ou “Puxado”A diferença fundamental entre os arranjos de cadeia de suprimentos preventivo e reativo é o cronograma. O modelo de negócios reativo busca reduzir ou eliminar o apoio nas previsões por meio do planejamento conjunto e da troca rápida de informações entre os participantes da cadeia de suprimentos. Nesse modelo de negócios reativo fabrica-se ou montam-se produtos de acordo com o pedido do cliente.O envolvimento direto dos clientes em um processo reativo tem, no mínimo, três benefícios: 1) o envolvimento proporciona uma capacidade de busca abrangente que serve para expandir a gama de fontes e escolhas que um cliente pode considerar quando seleciona um produto ou serviço; 2) os clientes são mais bem informados sobre preços e, em algumas situações, são capazes de obter vantagens em relação aos preços por meio de ofertas e/ou leilões e 3) sistemas reativos com muita informação provocam inovações como o quadro de escolhas do cliente, em que os clientes projetam ou customizam a configuração do próprio produto.AdiamentoEsse conceito tem sido muito discutido há muito tempo na literatura de negócios, porém, os exemplos práticos relacionados ao adiamento estão diretamente relacionados aos avanços na tecnologia da informação. As estratégias e praticas de adiamento servem para reduzir o risco preventivo do desempenho da cadeia de suprimentos. Existem dois tipos de adiamento que são comuns em operações de cadeia de suprimentos: 1) adiamento de forma ou de produção: Consiste em fabricar os produtos de acordo com cada pedido, sem nenhum trabalho de preparação ou compra de componente até que as especi
  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAUvkAI/cadeia-suprimentos

  • Adiamento

     

    Esse conceito tem sido muito discutido há muito tempo na literatura de negócios, porém, os exemplos práticos relacionados ao adiamento estão diretamente relacionados aos avanços na tecnologia da informação. As estratégias e praticas de adiamento servem para reduzir o risco preventivo do desempenho da cadeia de suprimentos.

     

    Existem dois tipos de adiamento que são comuns em operações de cadeia de suprimentos:

     

    1) adiamento de forma ou de produção: Consiste em fabricar os produtos de acordo com cada pedido, sem nenhum trabalho de preparação ou compra de componente até que as especificações exatas do cliente sejam totalmente conhecidas e a confirmação da compra seja recebida. Seu objetivo operacional é manter os produtos em um estudo neutro ou não comprometido pelo maior tempo possível;

     

    2) adiamento logístico ou geográfico: é exatamente o oposto do adiamento da produção. Sua noção básica é construir e manter um estoque de toda a linha em uma ou poucas localizações estratégicas. Seu potencial tem sido facilitado pelo aumento da capacidade dos sistemas logísticos de processar, transmitir e entregar pedidos exatos com um alto grau de precisão e velocidade, substituindo a entrega rápida de pedidos exatos pela entrega antecipada de estoques a armazéns no mercado local.

     

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAUvkAI/cadeia-suprimentos

     

    eu tbm sou @concurseiros_abencoados


    Participe do nosso grupo:
    Administradores - Concurseiros
    https://www.facebook.com/groups/468072400063140/

  • Preventivo (Empurrado): fabricação com base em uma previsão de mercado; formação de estoques.

    Reativo (Puxado): fabrica-se o produto de acordo com o pedido do cliente; just-in-time; eliminação de estoques volumosos.

    Adiamento: consiste em fabricar os produtos de acordo com cada pedido, sem nenhum trabalho de preparação ou compra de componente até que as especificações exatas do cliente sejam totalmente conhecidas e a confirmação da compra seja recebida.

  • Adiamento: postergar a construção ou customização do produto. mas não ocorre por ser um pedido do cliente, que é passivo. No reativo, JIT, produz depois que o cliente pede, o cliente é ativo.
  • letra D


ID
1790431
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística envolve um conjunto de atividades as quais devem ser desenvolvidas de forma harmoniosa, visando obter os menores custos e os melhores níveis de qualidade. Algumas das atividades que compõem a logística são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A
     

     a)manuseio de materiais, transportes, compras e processamento de pedidos.

     b)transportes, tesouraria, estoques e processamento de pedidos.

     c)compras, gestão de estoques, recrutamento e manuseio de materiais.

     d)processamento de pedidos, gestão de estoques, fabricação e transportes.

  • ESTRUTURA PARA DISTRIBUIÇÃO (LOGÍSTICA)

    Logística é um processo “que envolve o gerenciamento estratégico da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados e o fluxo de informações correlato, através dos canais de marketing da empresa, tendo como objetivo atender aos pedidos dos clientes, a baixos custos com a finalidade de maximizar a lucratividade presente e futura.”.

    A logística em si é dividida em dois tipos de atividades:

    Principais: Transportes, Gerenciar os Estoques, Processamento de Pedidos.

    São as atividades principais, aquelas que impulsionam o processo logístico, o fazem funcionar. 

    Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Programação de produtos e Sistema de informação.

    São atividades de suporte. Sem elas, o sistema logístico torna-se dificultoso, mas nem por isso deixa de existir.

    Fonte:  Administração de Recursos Materiais - Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • A atividade de compras também faz parte??

  • Fiquei em dúvida por causa das compras, mas vendo o conceito de logística, não haverá, vejamos:

    Atividade organizacional que cuida do processo de gerenciamento de toda movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias para a execução das atividades de uma organização. - Sobral e Peci (2013)

  • Resposta alternativa A.

    vejamos:

    são atividades da logistica:

    primarias:

    1-transporte    

    2-manutenção de pedidos/manutenção de estoques  

    3-processamentos de pedidos

     

    secundarios ou apoio:

    1-armazenagem      

    2-obtenção/compra/suprimento    

    3- manuseio de materias    

    4-embalegem de proteção                            

    5-programação do produto/planejamento        

    6- sistema de manutenção/manutençao de informações

     

  • Atividades da logística:

     

    Primarias:

     

    1-transporte     

    2-manutenção de pedidos/manutenção de estoques   

    3-processamentos de pedidos

     

    Secundários ou Apoio:

     

    1-armazenagem      

    2-obtenção/compra/suprimento    

    3-manuseio de materiais    

    4-embalagem de proteção                             

    5-programação do produto/planejamento          

    6- sistema de manutenção/manutençao de informações

  • Quanto a dúvida de alguns aqui, compras não faz parte das atividades do almoxarifado, mas da logistica, faz sim. Isso pode ter causado alguma confusão na hora de responder essa questão. 

  • Mesmo que tenham ocorrido dúvidas em cada opção, convenhamos que o erro, em 90% dos casos terá sido por falta de atenção...

    Opção A - Gabarito

    Opção B - Tesouraria = Financeiro.

    Opção C - Recrutamento = RH

    Opção D - Fabricação - Operacional

     

    Foca + Força + Fé = Aprovação.

  • Para quem tem dúvida sobre compras, basta ver o detalhe no enúnciado que diz "visando obter os menores custos". Ora, quem mais poderia ter essa atribuição em se falando de logística? 

    Quando falo de menores custos não falo de custos em estoque, tais como materiais estocados há muito tempo, falo de custos financeiros, relacionados a procurar os melhores fornecedores com preços mais em conta para a empresa.

    Isso já define que o setor de compras faz parte da logística.

    GAB: A

  • Pessoal, cuidado:

    Logística (amplo) tem funções primárias e secundárias

    #

    Gestão de estoques (que é uma das funções da logística) ---> tem suas funções próprias

    #

    Almoxarifado (que é uma das funções da logística) ---> tem suas funções próprias

  • Atividades da logística:

     > Primarias: T P M

     > Secundários: A E O P M S

  • Composto das atividades de Logística:

    -Administração de Compras

    -Planejamento de estoques

    -Movimentação e armazenamento de materiais e transportes.

    Atividades primárias + Atividades secundárias.

  • Então quer dizer que o PPCP (Programa de Planejameto do Controle da Produção) não faz parte da Logística? Tá de bincadeira.


ID
1856296
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma das decisões mais importantes em Logística é a definição do Nível de Serviço. Com relação ao nível de serviço é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fazendo uma analise quanto ao gabarito, toma- se o seguinte exemplo, de forma BEM RESUMIDA:

    Perfil
    Cliente A -  Consomem produtos de classe A, de alto valor agregado, não são muitos estes clientes, logo não atender este será uma grande perda a empresa.
    Cliente B - Consomem diversos itens da empresa, ambos de baixo valor agredado. Logo, não há necessidade de implementar uma estratégia para atender plenamente estes clientes, dado que não irá impactar no orçamento de forma acentuada algumas perdas de vendas para entes consumidores.

    Também é importante analisar o conceito de "BACKLOG", que é quando o cliente concorda em receber em data futura o que solicitara(demanda) hoje,  o conceito de " DEMANDA PERDIDA", que é quando o cliente não aceita receber posteriormente aquilo que necessita e o de "DEMANDA REPRIMIDA", que é o próprio fato de existir a demanda que não foi atendida.

    Questão: Banco Central do Brasil (BACEN) 2013 (2ª edição) Técnico - Área Suporte Administrativo

    A integração entre logística e marketing ocorre no nível de serviço logístico, sendo importante a observação de aspectos referentes ao atendimento ao cliente para garantir que o fluxo de bens e serviços seja gerenciado com qualidade.

    (x) Certo ( ) errado

    Também há formula pra calcular o NS, dependendo da questão, já vi uma acho que pela Cesgranrio, caso ache posto aqui para o pessoal.Era algo bem simples, como NS= nº de requisições atendidas/ nº de requisições efetuadas. 

    Abraços.

  • O nível de serviço contribui para a atração de novos clientes para aquilo que está sendo oferecido, gerando com isso receita, tornando com isso, importante identificar as necessidades, expectativas e desejos dos clientes, a forma como estas poderão ser mensuradas e os custos envolvidos nas mesmas.
    Existe ainda a necessidade de que as empresas precisam atentar para a segmentação de clientes. Haja vista que, nem todos os clientes precisam ser tratados da mesma forma. O não conhecimento do tipo de cliente pode levar à manutenção de um Nível de Serviço elevado que não terá o retorno esperado. Isto por que o nível se serviço gera custos que certamente deverão ser repassados aos preços do produto ou serviço que está sendo oferecido e isto não é agradável tanto para o cliente quanto para a empresa. Conhecer o cliente demanda investimentos, como de tempo e dinheiro. Para se obter resultados satisfatórios, é fundamental apurar os reais custos de atendimento da sua carteira de clientes, bem como o valor destes.

  • Interessante que o edital só se refere a logística de forma genérica, aí complica muito.....mas.....estudar o livro inteiro, única saída!


ID
1862623
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Sistema Logístico organiza o processo de produção e venda de produtos sujeitos a operações de manuseamento e transporte.

Assinale a opção que apresenta corretamente os três ciclos do sistema logístico.

Alternativas
Comentários
  • aprovisionamento= abastecimento

  • Bowersox e Closs (2008) identificam três ciclos de operações logísticas: ciclo de suprimento; ciclo de apoio a manufatura e o ciclo de distribuição física. Cada ciclo acontece em diferentes momentos do processo produtivo. Esses autores afirmam que, apesar da identificação em ciclos de atividades, é de fundamental importância o gerenciamento integrado de todas as atividades logísticas, inclusive, a expansão desse gerenciamento para as relações com clientes e fornecedores.

    Apoio a manufatura = apoiar a produção



    http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STO_135_857_18335.pdf

  • PROCESSO LOGÍSTICO DIRETO aprovisionamento = abastecimento = suprimento ----------- manufatura = produção----------- distribuição.

  • O que destrói nesse referencial teórico é a ausência de um ciclo de armazenamento entre a produção e a distribuição, quase sempre presente nas questões de recursos materiais. 

  • Ajudando os colegas!

    GABARITO D - Ciclo de aprovisionamento, ciclo de apoio à produção e ciclo de distribuição física.


ID
1870195
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um dos requisitos que contribuem de forma substancial para o sucesso de uma operação logística é a escolha do local para a instalação de novos depósitos. A escolha de um local inadequado impactará os custos de toda a operação; por isso é essencial que a empresa elabore um projeto que analise as principais variáveis que afetam a escolha deste local. Sobre as principais variáveis que devem ser consideradas em um projeto para a escolha de um local para a instalação de um depósito, incluem-se, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B - Definido de maneira simples como sendo o arranjo de homens, máquinas e
    materiais, o layout é a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos
    equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem
    maior produtividade ao elemento humano; isto para que a armazenagem de
    determinado produto se processe dentro do padrão máximo de economia e rendimento.
    O layout é uma proposição global inseparável em seus diversos elementos, já
    que a melhoria das condições de operação em determinado setor pode ser completamente
    neutralizada se outro setor dependente não é beneficiado por esta
    ação.
    A edificação industrial não deve ser excluída dos estudos de layout. A geometria,
    o espaço disponível, as características estruturais e a própria localização
    podem, muitas vezes, comprometer e cercar a solução ideal que deveria ser adotada.
    Isto se dá frequentemente em edificações já existentes. 

     

    (DIAS)

  • Gabarito: B

    Os seguintes fatores são importantes para determinar a localização dos depósitos:

    - Atitude da comunidade e do governo local com relação ao depósito;

    - Custo para preparar o terreno;

    -Custo de construção;

    - Facilidades dos serviços de transportes; 

    - Potencial para expansão;

    - Disponibilidade da mão de obra local;

    - Segurança do local;

    - Sistema viário do local.

    FONTE: POZO, Hamilton: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Uma abordagem logística. Ed. Atlas, 2010.

  • Tempo-padrão e modelo de arranjo físico da produção NADA TEM  A VER  para a escolha de um local.
    Mas tente implantar um armazém sem questionar as outras opções:
     

    a) Custo de preparação do terreno e da construção me são viáveis?  
    c) A disponibilidade de mão de obra local e há potencial para expansão, ou terei que pagar muito vale-transporte e, depois de um tempo, construir outro local?  
    d) As atitudes da comunidade e do governo local com relação ao empreendimento me são favoráveis? 

  • quer dizer que pode construir um centro de distribuição de qualquer jeito, sem observar o arranjo físico?

  • Ramon Soares, o enunciado pede as "principais variáveis que devem ser consideradas em um projeto para a escolha de um local para a instalação de um depósito".

    O modelo de arranjo físico para a produção é importante sim para a construção do depósito, mas não para a escolha do local para a instalação. Isso não possui impacto algum, o arranjo físico da produção será algo interno. O tempo padrão torna a alternativa mais errada ainda, pois não tem nada a ver.


ID
1892713
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O modo (modal) rodoviário é o principal responsável pelo desequilíbrio na matriz de transportes brasileira em termos de multimodalidade. Responde por mais de 60% da carga transportada. De acordo com a estatística do Ministério dos Transportes, o percentual das cargas efetivamente transportadas é medido em:

Alternativas
Comentários
  • COmplementando...

     

    O predomínio do modal rodoviário

     

    Segundo dados da Confederação Nacional de Transportes, 2008, “o transporte rodoviário detém a maior participação na matriz do transporte de cargas no Brasil, com 61,1% o que corresponde a 485,6 bilhões de TKU”. Dados estes que não elucidam a eficiência total do modal rodoviário no Brasil, pois devido à falta de infraestrutura adequada, nem sempre é utilizado o modal mais adequado ao tipo de carga transportado. Diante da falta de disponibilidade de outros modais, o embarcador acaba utilizando o modal rodoviário, que apesar dos baixos valores de frete praticados, não teria como competir com uma ferrovia ou hidrovia, principalmente nas longas distâncias. Logo os custos logísticos do país poderiam ser menores caso houvesse maior participação dos demais modais, isto é, maior equilíbrio entre os modais de transporte. No entanto, pode-se afirmar que o Brasil é um país extremamente dependente do modal rodoviário. Mesmo com a possível tendência ao aumento da participação dos outros modais.



    TKU: Toneladas por quilometro útil rodoviário ainda será predominante. O excerto abaixo reflete os motivos que agravam a situação e a discrepância entre os modais:

     

    “Grande parte destas distorções na matriz dos transportes brasileiros e as ineficiências observadas, são explicadas pelos longos anos de estatização dos portos, ferrovias e dutos no Brasil, bem como os subsídios implícitos no passado e que ainda perduram com menor ênfase para o modal rodoviário”. (RIBEIRO & FERREIRA, 2002).


ID
1989163
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gestão logística considera conveniente o desenvolvimento de sistemas para movimentação de cargas que permitam acondicionar volumes uniformes em unidades de carga. Busca reduzir, assim, custos de viagem, tempo de permanência de veículos nos embarques e desembarques, além de oferecer maior segurança à carga, eliminando o manuseio direto. Esta prática ficou conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Unitizar uma carga consiste em transformar, de certo modo, volumes, pesos, formatos e tamanhos diferentes de cargas em uma unidade idêntica e uniforme. Mais do que “dourar a pílula”, o emprego dessa estratégia permite um melhor aproveitamento tanto dos espaços de carga quanto os de armazenamento, facilitando processos logísticos em termos de volumes e também de tempo, e tornando o controle de remessas mais rápido e eficiente.

     

    Fico me perguntando, por que será que um examinador acha que isso mede conhecimento do candidato...

     

    Gabarito [ C ]

  • qual autor, dimas ?

  • Simples, Dimas: o objetivo da banca (qualquer banca) não é medir conhecimento, mas sim eliminar o candidato. Concorrência jamais vista e vai piorar. 

  • GABARITO LETRA B

  • O grande problema dos comentários do Dimas é esse, ele não põe fonte. Copia da net, cola aqui e tchau.

    Agradeço pelos comentários, de verdade. Mas creio que não custa nada dar um CTRL+C e depois um CTRL+V no link e colocar aqui.

     

    Fonte do comentário dele:

    http://www.pacer.com.br/as-vantagens-das-cargas-unitizadas/

     

    Aqui também explica mais sobre:

    http://blog.cargobr.com/cargas-unitizadas/

     

     

    GABARITO: B

  • Copie o comentário do colega Dimas Pereira e colei em pesquisar na internet, apareceu o site abaixo que acredito ser a fonte do colega ;)

    Fonte: http://blog.cargobr.com/cargas-unitizadas/

  • Outros conceitos apresentados na questão:

    drawback: consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

    cabotagem: é a navegação costeira entre portos do mesmo país.

    eifo: (não encontrei definição)

    alavancagem: ação ou efeito de erguer ou levantar algo


ID
1989175
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Tradicionalmente o papel da logística direta é levar algo do produtor aos CD, destes para o mercado e, por fim, para o grande público. O da reversa tem sentido inverso, recolhendo produtos dispersos e devolvendo-os às origens para tratamento, disposição final ou reciclagem. No entanto, hoje já se admite a expansão do conceito reverso em direção à sustentabilidade:

Alternativas
Comentários
  • Entre os conceitos introduzidos está a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o "conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei." Quer dizer que a Lei exige que as empresas assumam o retorno seus produtos descartados (ou seja, a retornabilidade dos produtos usados) e cuidem da adequada destinação, ao final de seu ciclo de vida útil.

  • LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

    Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. 


  • Resposta correta letra B

  • Gab. B - controlando resíduos gerados pelas organizações.


ID
2196880
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de nível de serviço logístico.

Alternativas
Comentários
  • Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da firma. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. 

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/nivel-de-servico-logistico-logistica-empresarial/31603

  • Gab: D

     

  • NÍVEL DE SERVIÇO LOGISTICO:


    É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da firma.

    É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos.

    O nível de serviço logístico é o fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem aos seus clientes para assegurar sua fidelidade.

  • "É algo que o cliente percebe além do produto ou serviço adquirido".

  • "É algo que o cliente percebe além do produto ou serviço adquirido", como por exemplo embalagens inacabadas, mal protegidas, entregues fora do prazo, por exemplo. Nível do serviço logístico!

  • "É algo que o cliente percebe além do produto ou serviço adquirido."

    Algo?? O que é esse algo?...

    Entendo que o serviço logístico seja a capacidade que o fornecedor tem de atender corretamente os pedidos realizados pelos clientes, sendo estes internos ou externos. Simples assim!! A banca seleciona trechos descontextualizados e aleatórios de livros e torna isso como verdade absoluta e incontestável, em vez de se debruçar sobre conceitos e noções consolidadas majoritariamente pelos autores da matéria.

    Por isso, questão sem gabarito na minha opinião...


ID
2199454
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Por logística empresarial, entende-se (BALLOU, 2008):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    "Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades do cliente." (BOWERSOX e CLOSS, 2004).

  • Erro:

     

    a) Processo quase estático que diz respeito a pouca inter-relação com os stakeholders.

    b) Atividade que engloba exclusivamente a interação com os fornecedores.

    c) Atividade relacionada exclusivamente ao fluxo de serviços.

    d)  Processo pelo qual há pouca interação com a área de marketing.

    e) Processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e de informações.

  • Gabarito: E

     

    Logística e Cadeia de Suprimentos quase sempre se confundem, apesar da CS ser gênero e a logística ser espécie.

     

    Galera, sempre que falarem de logística, pensa que está relacionada com todo o fluxo de dados, produtos, serviços, informações... Que passam entre os diversos players de uma Cadeia de Suprimentos,

     

    Mas o que é a Cadeia de Suprimentos professor? Ora, são todos os envolvidos na caminhada do produto até o cliente final, isto significa dizer que a cadeia de suprimentos vai desde o fornecedor da primeira matéria prima, até a fábrica, o distribuidor, atacado, varejo... Todo mundo que estiver envolvido com o produto.

     

    Até a próxima galera!

  • A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes. Gerir essa estrutura com eficiência é o grande desafio das organizações e exige, acima de tudo, planejamento. 


ID
2232250
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Logística moderna, ao procurar eliminar do processo tudo o que não tem valor para o cliente, agrega, os quatro tipos de valores positivos à cadeia produtiva:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    A Logística agrega basicamente 4 tipos de valores:


     - Lugar: quando o produto é entregue no local de produção ou no seu local de destino corretamente.
     - Tempo: quando se cumpre o prazo de entrega.
     - Qualidade: quando a atividade logística está associada a qualidade e condição do produto.
     - Informação: quando através de ferramentas, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido e as informações podem fluir por toda a cadeia de abastecimento.

     

    Fonte: http://logisticaemfoco1.blogspot.com.br/2011/06/logistica-valores-agregados-e-entre.html

  • GABARITO: LETRA E

    • Lugar: quando o produto entregue no local de produção ou no seu local de destino corretamente.
    • Tempo: quando se cumpre o prazo de entrega.
    • Qualidade: quando a atividade logística associada a qualidade e condição do produto.
    • Informação: quando através de ferramentas, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido e as informações podem fluir por toda a cadeia de abastecimento.

ID
2259715
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Martins e Laugeni (2005), é CORRETO afirmar que são decisões estratégicas da logística com impacto de longo prazo:

Alternativas
Comentários
  • Os gerentes de logística se veem envolvidos com decisões estratégicas, táticas e operacionais. 

     a) meios de transportes; medidas de desempenho; níveis de estoques; roteiros. Decisões táticas a médio prazo.

     b) programação diária de produção; roteiros diários; programas diários de embarques; alocação de pessoal. Decisões operacionais a curto prazo (dia-a-dia)

     c) quantidade e localização de facilidades; quantidade e função dos centros de distribuição, depósitos e armazéns; tipos de equipamentos de movimentação e de produção; determinação dos estoques (tipos e localização na supply chain). Decisões estratégicas com impacto em longo prazo. CORRETA

    d) e e) São tecnologias da logística


ID
2266738
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As organizações que atuam em escala global devem, independentemente da localização, considerar o restante do mundo como parte integrante de sua análise estratégica.
Nesse contexto, o processo de logística global é influenciado por elementos tanto externos quanto internos.
Assinale a opção que apresenta apenas elementos externos que influenciam esse processo.

Alternativas
Comentários
  • D) 3.4. Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
    Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.
    Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.
    Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores.
    Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de marketing. Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem.
    Já as ameaças e oportunidades são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! Se existe a possibilidade de que o governo lance uma nova legislação que possa prejudicar sua empresa (ameaça), muitas vezes não está ao seu alcance evitar que a legislação seja criada, somente adaptar-se aos seus efeitos, não é verdade?
    Portanto, as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, uma aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.).

  • Planejamento está em quatro alternativas e é um elemento inteno da organização

  • GABARITO: D

     

     

    Análise SWOT (FOFA)

    Ameaças, Oportunidades, Forças e Fraquezas.

    Sua função principal é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, a partir da avaliação crítica dos ambientes interno e externo da empresa.

    A análise SWOT permite o cruzamento das forças e fraquezas, e de oportunidades e ameaças, vislumbrando as capacidades da organização para lidar com as oportunidades identificadas, assim como levantar as vulnerabilidades, limitações e desafios que precisam ser vencidos.

    Ambiente interno - restrita e controlável, identifica os pontos fortes e fracos da organização.

    Ambiente externo - ampla, identifica as ameaças e oportunidades.

     

     

    Fonte:

    minhas anotações de 'ene' outras.

     

     

    Bons estudos.


ID
2341993
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação aos tipos de Logística de Transportes, analise as assertivas.

I - O transporte aquaviário, é todo e qualquer tipo de transporte e movimentação realizado em vias aquáticas. É dividido em: transporte marítimo, transporte fluvial e transporte lacustre.

II - O modal lacustre tem as mesmas características do fluvial, porém o transporte é em lagos. Essa modalidade no Brasil é muito pequena, podendo ser considerada como desprezível, não tendo importância relativa no transporte de cargas.

III - O transporte fluvial é realizado em rios, a utilização no Brasil ainda é muito pequena. É um transporte de baixo custo. O grande volume de mercadorias transportadas por esse modal é de produtos agrícolas, minérios, derivados de petróleo, álcool e assemelhados.

IV - O transporte aéreo diferencia-se dos demais com as seguintes características: maior agilidade no transporte; remessa de mercadorias de pouco volume/peso e muito valor; mercadorias com prioridade de entrega (urgência).

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Aspectos do transporte aquaviário =  O transporte aquaviário é todo e qualquer tipo de transporte e movimentação realizado em vias aquáticas. Ele também é dividido em: transporte marítimo, transporte fluvial e transporte lacustre. Essas movimentações são realizadas em mares, rios e lagos. O Transporte Marítimo ainda divide-se em: navegação de longo curso, que faz a ligação entre os portos entre países, que é a navegação internacional, e
    a navegação de cabotagem, que faz a ligação entre os portos de um mesmo país, que é a navegação nacional. Os navios utilizados para o transporte dos mais diversos tipos de cargas e passageiros têm vários tamanhos e características, de acordo com a necessidade de operação, da carga e dos portos onde atracam.

    Transporte lacustre = O modal lacustre tem as mesmas características do fluvial, porém o transporte é em lagos. Essa modalidade no Brasil é muito pequena, podendo ser considerada como desprezível, não tendo importância relativa no transporte de cargas.

    Transporte fluvial = Realizado em rios, a utilização no Brasil ainda é muito pequena, se considerarmos  o potencial de nossas bacias hidrográficas. O Brasil possui cerca de 25.000 km de rios navegáveis que estão aguardando utilização como uma solução de transporte de baixo custo. O grande volume de mercadorias transportadas por este modal é de produtos agrícolas, minérios, derivados de petróleo, álcool e assemelhados.

     

  • Aspectos do transporte aéreo
    As diferenças no transporte das cargas nacionais e internacionais ocorrem
    devido às condições típicas regionais, entretanto, são sempre semelhantes nos
    conceitos básicos de segurança e operacionalidade.
    As reservas podem ser feitas apenas para um espaço na aeronave, para transporte
    de determinada carga, ou para o espaço total, ou ainda para afretamento de
    aviões cargueiros destinados a tal finalidade, sendo realizadas pelos expedidores
    diretamente com a companhia aérea ou através de um agente de carga.
    Características
    Este modal diferencia-se dos demais com as seguintes características:
    • maior agilidade no transporte;
    • remessa de mercadorias de pouco volume/peso e muito valor;
    • mercadorias com prioridade de entrega (urgência).

  • LETRA B

     

    AEROVIÁRIO

    VANTAGENS
    Ø É o transporte mais rápido;
    Ø remessa de mercadorias de pouco volume/peso e muito valor;

    Ø mercadorias com prioridade de entrega (urgência).
     

    DESVANTAGENS
    Ø Menor capacidade de carga;
    Ø Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais

     

    HIDROVIÁRIO E AQUAVIÁRIO -> divide-se em lacustre , fluvial e marítimo

    VANTAGENS
    Ø Maior capacidade de carga;
    Ø Carrega qualquer tipo de carga;
    Ø Menor custo de transporte.

    DESVANTAGENS
    Ø Necessidade de transbordo nos portos;
    Ø Longas distâncias dos centros de produção;
    Ø Menor flexibilidade nos serviços aliado a freqüentes congestionamentos nos portos.

  • Lacustre não é modal mas via.

  • A questão exige que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de Logística de Transportes. Julguemos as afirmativas apresentadas.

    I - correta. O transporte aquaviário, é todo e qualquer tipo de transporte e movimentação realizado em vias aquáticas. É dividido em: transporte marítimo, transporte fluvial e transporte lacustre.

    II - correta. O modal lacustre tem as mesmas características do fluvial, porém o transporte é em lagos. Essa modalidade no Brasil é muito pequena, podendo ser considerada como desprezível, não tendo importância relativa no transporte de cargas.

    III - correta. O transporte fluvial é realizado em rios, a utilização no Brasil ainda é muito pequena. É um transporte de baixo custo. O grande volume de mercadorias transportadas por esse modal é de produtos agrícolas, minérios, derivados de petróleo, álcool e assemelhados.

    IV - correta. O transporte aéreo diferencia-se dos demais com as seguintes características: maior agilidade no transporte; remessa de mercadorias de pouco volume/peso e muito valor; mercadorias com prioridade de entrega (urgência).

    Concluímos que todas as afirmativas estão corretas.

    GABARITO: B


ID
2348116
Banca
IDECAN
Órgão
MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O processo logístico é composto por uma série de atividades que devem funcionar de forma integrada. Estas atividades são classificadas como “primárias” ou “de apoio”. As atividades primárias são aquelas responsáveis pela maior parte dos custos logísticos, por isso são consideradas mais importantes. Já as atividades de apoio são adicionais e responsáveis pelo suporte às atividades primárias. Classifique adequadamente as atividades relacionadas a seguir em “1. primárias” ou “2. de apoio”.
( ) Transporte.
( ) Armazenagem.
( ) Embalagem.
( ) Manuseio de materiais.
( ) Manutenção de estoques.
( ) Processamento de pedidos.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • É importante não confundir funções com atividades primárias.

     

    Funções Primárias: T.P.M (Transporte - Processamento de pedidos - Manutenção de estoques)

     

    Gab. D

  • GAB. DDDDDDDDDDDDDDD

  • PROCESSO LOGÍSTICO

    ATIVIDADES PRIMÁRIAS: RESPONSÁVEIS PELA MAIOR PARTE DOS CUSTOS LOGÍSTICOS, POR ISSO SÃO CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES

    TRANSPORTE

    MANUTENÇÃO DE ESTOQUES

    PROCESSAMENTO DE PEDIDOS

    ATIVIDADES DE APOIO:  RESPONSÁVEIS PELO SUPORTE ÀS ATIVIDADES PRIMÁRIAS.

    ARMAZENAGEM

    EMBALAGEM

    MANUSEIO DE MATERIAIS

  • MACETE de minha autoria, kk!

    Para os homens em geral "AME a mulher, mesmo de TPM"

     TPM (Transporte - Processamento de pedidos - Manutenção de estoques) 

    AME (Armazenagem - Embalagens - Manuseio de Materiais)

  • Logística - Atividades primárias e de apoio.

    Primárias

    As atividades primárias são primordiais para atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviços, já que, ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.

    Transportes: atividade muito importante, pois absorve de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma firma moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma. Adiciona valor de lugar ao produto.

    Processamento de Pedidos: sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos de tempo necessário para levar bens e serviços ao cliente.

    Manutenção de Estoques: para se atingir um grau razoável de disponibilidade de produto, é necessário manter estoques, que agem como reguladores entre a oferta e a demanda. Responsável por, aproximadamente, um a dois terços dos custos logísticos. Agrega valor de tempo ao produto.

    Dica: Logística primária = TPM Transporte; Processamento de pedidos; Manutenção de

    estoques.

    O restante são atividades de apoio.

    Gabarito: D.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as atividades que compõem o processo logístico. Neste caso, indiquemos quais atividades são primárias e quais são de apoio. Ao fim, marquemos a alternativa que contém a sequência correta.

    Segundo Ronald H Ballou (2006), a lista de atividades que compõem a logística empresarial é dividida entre atividades principais e de suporte, juntamente com algumas das decisões relacionadas a cada uma dessas atividades. Vejamos a seguir.

    ATIVIDADES-CHAVE/PRIMÁRIAS

    1. Os serviços ao cliente padronizados cooperam com o marketing para:

    • Determinar as necessidades e desejos dos clientes em serviços logísticos
    • Determinar a reação dos clientes ao serviço
    • Estabelecer níveis de serviços ao cliente.

    2. Transporte:

    • Seleção do modal e serviço de transporte
    • Consolidação de fretes
    • Determinação de roteiros
    • Programação de veículos
    • Seleção do equipamento
    • Processamento das reclamações
    • Auditoria de frete

    3. Gerência/manutenção de estoques:

    • Políticas de estocagem de matérias-primas e produtos acabados
    • Previsão de vendas a curto prazo
    • Variedade de produtos nos pontos de estocagem
    • Número, tamanho e localização dos pontos de estocagem
    • Estratégias Just in Time , de empurrar e de puxar

    4. Fluxos de informação e processamento de pedidos:

    • Procedimento de interface entre pedidos de compra e estoques
    • Métodos de transmissão de informação sobre pedidos
    • Regras sobre pedidos

    ATIVIDADES DE SUPORTE/APOIO

    1. Armazenagem:

    • Determinação do espaço
    • Leiaute do estoque e desenho das docas
    • Configuração do armazém
    • Localização do estoque

    2. Manuseio dos materiais:

    • Seleção do equipamento
    • Normas de substituição de equipamento
    • Procedimentos para separação de pedidos
    • Alocação e recuperação de matérias

    3. Compras:

    • Seleção da fonte de suprimentos
    • O momento da compra
    • Quantidade das compras

    4. Embalagem protetora projetada para:

    • Manuseio
    • Estocagem
    • Proteção contra perdas e danos 

    5. Cooperação com produção/operações para:

    • Especificação de quantidades agregadas
    • Sequência e prazo do volume da produção
    • Programação de suprimentos para produção/operações

    6. Manutenção de informações:

    • Coleta, armazenamento e manipulação de informações
    • Análise de dados
    • Procedimentos de controle

    Tendo apresentado o conjunto de atividades que integram o processo logístico, segundo um dos maiores nomes da área, podemos responder ao que a banca pede. Vamos lá.

    • 1. primárias: Transporte.
    • 2. de apoio: Armazenagem.
    • 2. de apoio: Embalagem.
    • 2. de apoio: Manuseio de materiais.
    • 1. primárias: Manutenção de estoques.
    • 1. primárias: Processamento de pedidos. 

    Concluímos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

    • ATIVIDADES PRIMÁRIAS: RESPONSÁVEIS PELA MAIOR PARTE DOS CUSTOS LOGÍSTICOS, POR ISSO SÃO CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES - TPM
    • TRANSPORTE
    • PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
    • MANUTENÇÃO DE ESTOQUES
    • ATIVIDADES DE APOIO: RESPONSÁVEIS PELO SUPORTE ÀS ATIVIDADES PRIMÁRIAS. AME
    • ARMAZENAGEM
    • MANUSEIO DE MATERIAIS
    • EMBALAGEM


ID
2348128
Banca
IDECAN
Órgão
MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Garantir a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado é o objetivo principal de toda a atividade logística. Para que o nível de serviço logístico satisfaça as expectativas dos clientes é necessário que várias etapas do processo sejam monitoradas, desde a qualidade da matéria-prima, passando pela eficiência do processo produtivo, chegando até o atendimento e entrega dos pedidos aos consumidores. Muitas são as formas adotadas pelas empresas para o monitoramento do nível de serviço, dentre alguns exemplos de indicadores utilizados para o monitoramento do atendimento e entrega de pedidos aos clientes incluem-se, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB. BBBBBBBBBBB

  • GAB.B.

  • GABARITO: LETRA B

    Essa é a única alternativa que não refere-se à logística. Refere-se a uma questão financeira!

    Para saber qual o RETORNO DE CAPITAL, é feita uma avaliação para saber o quanto está tendo de retorno investido nesse estoque. O lucro das vendas anuais sobre o capital investido deve estar situado acima do coeficiente 1 para ser considerado favorável. Quanto maior for esse coeficiente, melhor será o resultado para empresa.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!


ID
2356744
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFESS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O maior objetivo de qualquer serviço logístico é o de alcançar a qualidade no fluxo de bens e serviços prestados aos seus clientes. Para alcançar esta qualidade, é necessário que diversos processos inerentes à cadeia logística sejam executados de forma satisfatória. O nível de serviço logístico é, portanto, um conjunto de diversos elementos que podem ser agrupados em três diferentes estágios durante a aquisição de um produto ou serviço: pré-transação, transação e pós-transação. Sobre os diversos elementos que compõem o “nível de serviço logístico”, classifique-os em: 1 – elementos pré-transação; 2 – elementos de transação; e, 3 – elementos de pós-transação.

( ) Disponibilidade de estoque.

( ) Políticas de entrega e devoluções.

( ) Rede de atendimento para garantia e reparos.

( ) Tempo de entrega do pedido.

( ) Sistema de rastreamento do produto.

( ) Opções de transporte para a entrega.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA A)

    a) Elementos Pré-Transação:

    Proporcionam um ambiente para que se obtenha um bom nível de serviço.

    Como exemplos de elementos que proporcionam um bom desempenho no nível de serviço, podem-se citar:

    • a definição do prazo de entrega da mercadoria após a colocação de um pedido;

    procedimentos de troca e devolução;

    • procedimentos no caso da falta de algum produto;

    • metodologias de despacho;

    • estabelecimento de planos de contingenciamento, que atendam às greves, desastres naturais e recolhimento de produtos;

    • entre outros.

    b) Elementos de Transação:

    São responsáveis pelos resultados obtidos com a entrega do produto ao cliente. Alguns exemplos podem ser citados, como:

    • nível de estoque;

    • habilidade no trato de atraso;

    • tempo;

    • qualidade no atendimento

    • entre outros.

    c) Elementos Pós-Transação:

    São serviços necessários para apoiar os produtos já entregues aos clientes.

    Destacam-se:

    • instalação;

    • garantias;

    • retorno de embalagens;

    • tratamento de reclamações de clientes;

    • tratamento de devoluções de clientes;

    • entre outros.

    *

    “Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” (Salmos, 31:24)

  • Eu pensei nas compras que faco pela internet.

  • 1 – elementos pré-transação;

    2 – elementos de transação; e,

    3 – elementos de pós-transação.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ( 2 ) Disponibilidade de estoque.

    ( 1 ) Políticas de entrega e devoluções.

    ( 3 ) Rede de atendimento para garantia e reparos.

    ( 2 ) Tempo de entrega do pedido.

    ( 3 ) Sistema de rastreamento do produto.

    ( 2 ) Opções de transporte para a entrega.

    A sequência está correta em:

    CORRETA: LETRA A


ID
2360344
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As atividades da logística são classificadas em atividades principais e atividades complementares. As atividades principais são representadas por

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    # Atividades primárias (principais):

    Transportes, Manutenção de Estoques, Processamento de Pedidos.

     

    Atividades logísticas de Apoio (complementares):

    Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação do Produto, Manutenção da Informação.

  • – atividades primárias, que contribuem com as maiores parcelas do custo total e são fundamentais para o desencadeamento de outras atividades. Compreendem o transporte, a manutenção de estoques e o processamento de pedidos;

    – atividades de apoio, que são fundamentais para a continuidade das atividades primárias, compreendem a armazenagem, o controle, a guarda e a movimentação de materiais, suprimentos, manutenção de informações e estudos de demandas, as atividades ligadas às devoluções e vendas de resíduos da produção, o layout de fábricas e de armazéns.

    (logisticadescomplicada.com)

  • Macete:

    Atividades primárias de logística: T.P.M

    T: Transporte P: Processamento de pedido M: Manutenção de estoque.

  • Logística - Atividades primárias e de apoio

    1ª (Primária) TPM (Transporte - Processamento de pedidos - Manutenção de estoques) 

    2ª (Secundária) AME (Armazenagem - Manuseio de Materiais - Embalagens)

    Fonte: QCFriends

    Gab. C


ID
2374561
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

A área da administração responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia auxiliar no entendimento/explicação dessa questão?

     

  • Lena, vamos lá."  área da administração responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa é chamada de - "

    Já não pode ser administração, pois no enunciado já fala que é uma área DENTRO da administração a não é

    prover recursos, certo a compra capta recursos, mas a compra não adquire informações para execução das atividades

    O que mata pra dizer que é logístia é a ultima, a aquisição de informações. Por que? Porque você precisa saber qual a sequencia de etapas você vai seguir pra fazer o trabalho e não perder tempo nem dinheiro. Precisa de toda uma organização a qual própria logística a provê.

    Espero ter ajudado

  • LETRA D

     

    Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (NOVAES, 2002, p. 14).


     

    Segundo MAGGE, 1997 p.1 – Logística é a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos da fonte ao usuário.


     

    Assim, concluimos que o sistema logístico influencia diversas funções dentro da empresa, principalmente, aquelas que incluem compras, produção, finanças, contabilidade e marketing.


     

  • GABARITO: LETRA D

    A logística engloba o suprimento de materiais e componentes, a movimentação e o controle de produtos e o apoio ao esforço de vendas dos produtos finais, até a colocação do produto acabado para o consumidor.

    FONTE:  Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.

  • Posso estar enganado, mas acredito que o erro foi ter colocado Compras como opção na questão.

    Se olhar o organograma de Administração de Materiais: Gestão de estoque / Gestão de compras / Almoxerifado

    Compras. Eu compro equipamentos para prover minha linha de produção. Eu compro Insumos para prover minha linha de produção. Eu compro Sistemas de Informações para prover informações dentro dos diferentes setores. Diferentes setores requisitam compras para o Departamento de Compras. ENUNCIADO = PARA TODAS AS ATIVIDADES DA EMPRESA

    Logística De maneira simplificada, podemos afirmar que o conceito de logística está relacionado com gestão de recursos e meios que possibilita a entrega de produtos, em determinado local e durante um certo período de tempo.

    No entanto, para fazer todo esse processo acontecer, outros aspectos também precisam ser considerados. Portanto, quando falamos de logística, consideramos diversos processos que auxiliam essa transição de produtos de um “Ponto A” ao “Ponto B” como gestão de pessoas, de estoque, rotas e até mesmo, aspectos climáticos que podem causar interferências.

    O  foi criado e estruturado durante o período de guerra pela necessidade que surgiu de movimentar as tropas, armazenar e distribuir seus suprimentos. Fonte: https://www.umov.me/conceitos-da-logistica-importantes-entender/


ID
2420893
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma importante dimensão da atividade do gerente de operações, relacionada com a administração de estoques, é a administração da logística e da distribuição. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da logística.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Missão da logística

    ● A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em  que fornece a maior contribuição à empresa.

    ● A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

    ● A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing.

    ● O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

  • LETRA A.

  • Questões fáceis assim o segredo é não pensar muito para não errar

  • Prezado examinador: essa foi muito fácil.

  • GABARITO: LETRA A

    A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.  

    FONTE: QC

  • A resposta da questão foi retirada do livro Administração - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - Filipe Sobral e Alketa Peci :

    "Uma importante dimensão da atividade do gerente de operações, relacionada com a administração de estoques, é a administração da logística e da distribuição. A logística consiste no gerenciamento de toda movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias para a execução das atividades de uma organização. O objetivo da logística consiste em garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade adequadas, no momento e no lugar certos, de forma a maximizar a eficiência e a eficácia do sistema de operações."

    Gabarito: A

  • Garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade adequadas, no momento e no lugar certos, de forma a maximizar a eficiência e a eficácia do sistema de operações.


ID
2450887
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística tem sua origem em civilizações antigas. A Segunda Guerra Mundial pode ser vista como o berço da logística moderna. Em relação às noções básicas em administração de materiais e logística, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces "logistique",  que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.

     

    Fonte:

    https://www.significados.com.br/logistica/

  • A questão pede a alternativa INCORRETA.

    A) Logística é sinônimo de transporte, por isso pode se falar em logística rodoviária, ferroviária, hidroviária, dutoviária e aérea. ERRADO.

    Logística é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    O transporte é uma das principais funções logísticas, além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, logo, não são sinônimos.

    B) A logística pode ser conceituada como o processo de planejamento do fluxo de materiais e/ou serviços, objetivando a entrega dos mesmos para satisfação das necessidades na qualidade desejada e no tempo certo, otimizando recursos e aumentando a qualidade dos bens e/ou serviços. CERTO.

    Logística é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    C) A logística é uma importante ferramenta empresarial na medida em que busca prover, de forma eficiente, a lucratividade nos serviços de distribuição ao cliente, no fluxo de materiais dentro da empresa, no planejamento de compra, passando pelo controle e organização de estoques de matérias-primas e produtos acabados, no planejamento de controle da produção e no controle de transporte de embalagens. CERTO.

    Logística é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    D) A logística empresarial é responsável por planejar desde a compra da matéria-prima, o armazenamento, a escolha das embalagens e a forma como o produto e/ou serviço chegará até o cliente. A organização e integração dos setores da empresa é algo fundamental e de responsabilidade de um profissional da área de logística. Entretanto, nada pode ser feito se o governo não assumir sua responsabilidade com a infraestrutura viária, que é o suporte para o trabalho da logística. CERTO.

    Logística empresarial é uma área da Administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos.

    Gabarito: A.

  • GAB: A

    Na alternativa "D", "Entretanto, nada pode ser feito se o governo não assumir sua responsabilidade com a infraestrutura viária, que é o suporte para o trabalho da logística". Pode sim! Muda a forma de transporte pois existem outras formas de suporte!


ID
2479285
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A maneira pela qual se manuseiam materiais (desde matéria-prima até a transformação em produto acabado em direção ao cliente final), o processo de planejamento, o custo da movimentação de materiais e a distribuição física denominam-se sistema de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    "O sistema de distribuição de produtos de uma empresa sempre foi importante e complexo, pois o transporte é considerável elemento de custo em toda a atividade industrial e comercial." - Marco Aurélio P. Dias


    "Supply chain é uma expressão inglesa que significa "cadeia de suprimentos" ou "cadeia logística", na tradução para o português. Consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final."

    www.significados.com.br/supply-chain/

    Prof. Bruno Eduardo.

  • LETRA B

     

    Q263399 Com respeito à logística de mercado, tem-se que : a) a logística envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos acabados entre os pontos de origem e os pontos de uso.


     

    Q174146 Christopher (1997) faz uma conceituação segundo a qual “o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. Essa é a definição para : a) logística


     

    Q691129 ______________________ é o processo estruturado e integrado que considera todas as atividades que têm relação entre si e uma sequência lógica, desde o planejamento das necessidades e expectativas de mercado, passando por todos os insumos, transformações, vendas, entregas, até o pós-venda do produto ou serviço colocado no mercado.  c) logística.

  • GABARITO: LETRA B

    A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.  

    FONTE: https://saiadolugar.com.br/o-que-e-logistica/


ID
2517772
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Bailou (2006), o Planejamento logístico busca sempre responder a perguntas como: o quê, como e quando, visualizando a construção mais adequada desse planejamento. Assim, envolve três níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico. Uma das principais diferenças entre eles é o horizonte temporal do planejamento. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.


I- Localização de estoques e seleção de modal são decisões de nível estratégico.

II- Níveis dos estoques de segurança e regras de priorização de pedidos são decisões de nível tático.

IIl- Separação de pedidos e despacho são decisões de nível operacional.

IV- A área da decisão de compras é relativa a todos os níveis de decisão.


Marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a afirmativa I está errada, alguém pode me ajudar?

  • Na minha opinião essa questão deveria ter sido anulada, o gabarito esta nitidamente errado. 

    I- Se você for na pagina 53 do livro do Ballou, verá que Localização de estoques e seleção de modal são sim decisões de nível estratégico (correto)

    II - Niveis de estoques de segurança e regras de priorização de pedidos são decisões de nivel tático (correto)

    III- Separação de pedidos e despacho são decisões de nivel operacional (correto) 

    IV- A área da decisão de compras é relativa a todos os níveis de decisão (Errado), no livro do Ballou consta: 

    Nível estratégico: Desenvolvimento de relações fornecedor-comprador

    Nível tático: Contratação, seleção de fornecedores, compras antecipadas

    Nível operacional: Liberação de pedidos e apressar compras. 

    Logo, no meu entendimento, decisão de compras não cabe a todos os níveis de decisão, e sim ao nível tático 

    A alternativa correta no meu entendimento seria o item B, talvez o item A, mas JAMAIS o item D como foi posto pela banca.  

  • Acredito que para a validação deste gabarito o comando da questão deveria pedir para assinalar a alternativa incorreta, ai sim estaria certo.

  • resposta correta letra B

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • A alternativa correta seria a "A". Tenho o livro do Ballou e todas as informações conferem. Nível estratégico: Quantidade de instalações, área e localização de armazéns, plantas e terminais. Localização dos estoques e normas de controle. Seleção de modal. Projeto do sistema de entrada, transmissão de pedidos e processamentos. Seleção de material de deslocamento, layout da instalação. Desenvolvimento de relações fornecedor-comprador. Nível Tático Nível dos estoques de segurança, Leasing(locação) de equipamentos periódicos, regras de priorização dos pedidos dos clientes, escolhas de espaços sazonais e utilização de espaços privados, contratação-seleção de fornecedores, compras antecipadas. Nível operacional Quantidade de estoques e momento de reposição, roteamento e despacho, processamento de pedidos, atendimento de pedidos pendentes, preparação das remessas, separação de pedidos e reposição de estoques, liberação de pedidos e apressar compras.

ID
2525305
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

NÃO se refere a Código de Barras e Identificação por Radiofrequência (RFDI):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E : O Código de barras pode ser lido a uma distância maior ( menor)  do que a etiqueta de RFID. 

  • GAB: E

     

    Qual a diferença entre código de barras e RFID?

     

    Fazendo uma analogia, seria a mesma coisa que perguntar: qual é a diferença entre um carro e uma carroça?

     

    O RFID possui muitas diferenças, abaixo segue algumas delas:

     

    >> Em uma contagem de estoque, o procedimento por RFID chega a ser 25 vezes mais rápido quando comparado com o código de barras. Veja como a contagem por RFID é rápida(600 etiquetas RFID por minuto).http://www.youtube.com/watch?v=noIy8GWPkkk

    >> O RFID possui serialização, ou seja, cada item terá rastreabilidade, já com o código de barras todos são iguais. Produtos idênticos possuem código de barras iguais.

    >> O RFID é mais preciso que o código de barras na contagem em grande escala. A chance de um funcionário ler duas vezes o código de barras ou não ler um código de barras é muito maior que o RFID não ler uma etiqueta. Detalhe: O RFID não lê duas vezes o mesmo item pois ele é serializado.

    >> A etiqueta RFID armazena muito mais informação que um código de barras. O RFID armazena por exemplo: código do produto, o tipo do item(se é um produto de venda, se é ativo da empresa, etc.), possui serialização, possui uma memória que pode ser armazanada qualquer informação(ordem de produção, número de venda, etc.)

    >> RFID pode regravar informação, o código de barras apenas pode ser lido.

    >> O código de barras precisa de interação humana para ser lido (acionar o gatilho do leitor de código de barras), o RFID não precisa.

    >> Você não precisa enxergar a etiqueta RFID para lê-la. Por exemplo: se a etiqueta estiver dentro de uma caixa, ela será lida.

    >> A antena RFID lê a etiqueta em qualquer posição(horizontal ou vertical), já o código de barras precisa estar alinhado ao leitor.

    >> As etiquetas RFID podem ser lidas mesmo sujas, com poeira ou até embutidas em plásticos(não ficam visíveis)​

    >> Etiquetas RFID são difíceis de serem falsificadas, no entanto, código de barras podem ser impressos por uma impressora laser.

    >> Etiquetas RFID UHF podem ser lidas até 30 metros, o código de barras não passa de 1 metro.

     

    https://rfidmoura.wordpress.com/2015/11/17/qual-a-diferenca-entre-codigo-de-barras-e-rfid/

  • Interação humana com o código de barras? Alguém explica?

  • A questao está mal formulada. Eu não entendi foi a pergunta. Duas perguntas para uma resposta. 

    NÃO se refere a Código de Barras ??

    a "b" e "e" são respostas POIS AMBAS DIZEM AS FALHAS DO  CODIGO BARRAS.  

     

    Eu heim...

     

     

     

  •  a) A etiqueta RFID possibilita a rastreabilidade de cada item.  Sim, atraves dele pode ser rastreado onde ele está;

     b) O Código de barras necessita da interação humana para ser lido.  Sim, necessita de um equipamento manuseavel para 

     c) A etiqueta RFID pode ser lida em qualquer posição (horizontal ou vertical). Sim, facilitando o seu uso;

     d) A etiqueta RFID pode ser lida mesmo suja, com poeira ou até embutidas em plásticos. Sim, facilitando o seu uso;

     e) O Código de barras pode ser lido a uma distância maior do que a etiqueta de RFID. Não, o RFID possui um maior alçance de leitura;

  • Arthur Monteiro a interação que foi exporta pela questão é a movimentação do produto através das mãos de uma pessoa.

  • Meu Deus, que disciplina desgraçada é essa? "Sem orrrrrr"

  • o cód de barra ele não é lido em uma distância maior que a RFID. a pergunta se refere ao que não corresponde ao cód de barra. Resposta E


ID
2525308
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) e a internet tem oferecido importantes contribuições para as atividades logísticas. NÃO se refere a uma das suas prerrogativas:

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito B.

     

    Existem informações nos dando conta de que 70% das entradas de dados do computador de uma empresa são originados pelas saídas de computadores de outras empresas e de que 25% do custo das transações derivam destas entradas.
    O uso do EDI tem como proposta automatizar estas transações comerciais e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas. Para que se consiga isto, é necessário conectar diretamente os computadores das empresas que transacionam entre si.
    Mas, esta não deve ser a principal motivação que empurra as empresas no sentido de implantar o EDI em seus negócios. A busca da competitividade empresarial deve ser esta referência. A agilidade e a produtividade são os dois pilares para que uma empresa consiga ser competitiva nestes tempo de economia globalizada e recessiva.
    O uso de sistemas informatizados suportando as aplicações comerciais das grandes empresas já é uma rotina. Ninguém em sã consciência colocaria em dúvida a importância vital da informática no dia-a-dia destas organizações. O desafio que hoje se coloca é o de como interconectar estes sistemas tendo em vista a heterogeneidade dos ambientes computacionais que os suportam, visto que, há tempos atrás, cada empresa optou por uma determinada plataforma de hardware e software, a maioria das quais não se "conversam" entre si.

  • EDI – Electronic Data Interchange – pode ser classificado como uma tecnologia de integração entre empresas que facilita e agiliza a transmissão eletrônica de dados, reduzindo a intervenção humana no processo, o que acaba eliminando as chances de erros causados por essa intervenção.

    Na prática, com o EDI os dados são compartilhados entre sistemas sem que haja a necessidade de fazer os inputs (inserção de informações) de forma manualmente, eliminando as possibilidades de erros de digitação e agilizando bastante todo esse processo. A consequência natural é ganho de tempo e economia de recursos, pois até o uso de papel é drasticamente reduzido. O uso primário do EDI, e um dos diferenciais que o torna tão interessante, se dá na transmissão de transações frequentes, repetitivas, como faturas, encomendas, notas, notificações de envio e etc. Tudo isso reduz a morosidade na cadeia logística e eleva o desempenho organizacional.

     

    Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/o-edi-e-os-beneficios-para-logistica/

  • http://www.sucena.eng.br/GI/GI5_Mod5EDIEletronicDataInterchange.pdf

     

  • a)  “A internet é menos segura do que o EDI”. 

    Correto! Uma das vantagens do EDI é a troca segura das informações.

     b)  “A instalação do EDI não exige uma estrutura adequada para compatibilizar com os sistemas existentes e com as interfaces com o consumidor”. 

    Errado! A instalação do EDI exige uma estrutura adequada compatível com os sistemas dos envolvidos no intercâmbio dos dados. O destinatário deve reconhecer a mensagem do remetente para recebê-la.

     c)  “A internet inexige relacionamento prévio entre parceiros para troca de informação”. 

    Correto! Uma empresa poderá simplesmente enviar um email para outra sem que haja necessidade de um relacionamento prévio entre elas.

     d)  “O EDI exige relacionamento prévio entre parceiros para troca de informação”. 

    Correto! Como a proposta é automatizar as relações comerciais entre os envolvidos, faz-se necessário um relacionamento prévio entre os parceiros para que o intercâmbio eletrônico de dados seja estabelecido.

     e)  “A internet tem um custo de implementação mais baixo do que o EDI”. 

    Correto! A implementação do EDI requer estrutura adequada, pessoal qualificado, políticas de conscientização da importância do uso da tecnologia etc.

    Professor Barreto.

  • Gab. "B" --> ótima questão que abrange tecnologia aplicada a gestão de logística e análise de custos quanto ao uso da mesma.


ID
2525311
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Ballou (2006), o tempo do ciclo do pedido é definido como o "tempo decorrido entre a entrega do pedido de compra ou requisição do serviço" do cliente

Alternativas
Comentários
  • O Ciclo do Pedido é o conjunto de atividades, incluindo todas as atividades da logística, que devem ser realizadas para que o produto solicitado possa ser entregue ao cliente no Nível de Serviço contratado. Assim, o Tempo do Ciclo do Pedido, conhecido também como Lead Time (LT), é o tempo medido a partir do momento em que o cliente faz a colocação do pedido até o momento em que ele o recebe dentro das condições de qualidade solicitadas, ou seja, de acordo com o Nível de Serviço que contratou. O Tempo do Ciclo do Pedido é um dos indicadores mais importantes de qualidade da logística, pois mede a eficiência de todo o processo logístico. Por meio dele, o cliente calcula o momento em que deve fazer novo pedido a fim de repor seu estoque.

     

    Fonte: http://cadeialogisticadofrio.blogspot.com.br/2012/08/ciclo-do-pedido.html

  • Questão difícil, mas vamos a resposta.

     

    Ballou conceitua tres indicadores de desempenho: Pré-transação. transação e pós-transação.  (vou comentar apenas relativo a resposta)

     

    -> Elementos de transação

    Tempo de ciclo de pedido: Quanto tempo decorre entre a realização do pedido e sua entrega.

     

    Taxa de cumprimento de pedidos (confiabilidade): Que proporção de pedidos é entregue  dentro do prazo indicado quão confiável é o prazo de entrega.

     

    Disponibilidade de estoque: Que percentual da demanda é atendido por produtos em estoque, sem necessidade de espera pela fabricação.

     

    Gabarito B

     

  • Segundo Ballou (1993, p.26), o conceito de ciclo de pedido é o “Lapso de tempo entre o momento em que o pedido do cliente, o pedido de compra ou a requisição de um serviço é colocado e o momento em que o produto é recebido pelo cliente.”

    Fonte: http://www.ccsa.ufpb.br/sesa/arquivos/monografias/2010.1/LOGISTICA/GESTAO_DE_OPERACOES_E_SERVICOS_DE_ARMAZENAGEM_E_DISTRIBUICAO.pdf

    Para Bowersox e Closs (2001) ciclo do pedido vai desde a colocação do pedido até o recebimento pelo solicitante.

    Na visão dos autores o ciclo consiste nas seguintes etapas: “criação do pedido, geração da fatura, separação de mercadoria e verificação de pedido, verificação de reserva de estoque, processamento do pedido, atendimento do pedido, liberação do pedido e verificação da expedição para entrega e transporte”.

    Fonte: http://files.sitedalogistica.com.br/200000228-b5133b56a8/TCC_LOG_Vivian%20Manuela_Conte%C3%BAdo.pdf

  • A e B para mim dizem a mesma coisa, só que a alternativa A "especifica uma das tarefas" do ciclo e a B mantém uma visão geral no processo. 

  • Eu fui mais pela lógica: O início do ciclo começaria no momento em que o cliente faz o pedido ao vendedor e não quando esse pedido é entregue ao setor de processamento

  • Questão mais interpretativa. A alternativa "A" a princípio é a que mais se aproxima da resposta correta (alternativa B), contudo se analisarmos o focal point do cliente não é a área de processamento do pedido, pois este tramite interno dentro da organização pouco lhe importa, uma vez que o mesmo colocou seu pedido, seja junto ao vendedor, gerente, dono da empresa, etc, ele simplesmente quer seu pedido atendido.

  • TEMPO DO CICLO DO PEDIDO

    tempo do cicio de pedido é definido como o tempo decorrido entre o momento de pedido do cliente, a ordem de compra ou requisição do serviço, e aquele da entrega do produto ou serviço ao cliente.

    Gerenciamento da Cadeia de SuprimentosLogística Empresarial - 5ª Ed. Autor: Ballou, Ronald H. Pag.97.


ID
2525362
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Ballou (2006) e Novaes (2007), as atividades logísticas agregam (ou criam) valor ao produto ou serviços. NÃO agrega valor às atividades logísticas:

Alternativas
Comentários
  • A Logística agrega basicamente 4 tipos de valores:


     Lugar: quando o produto é entregue no local de produção ou no seu local de destino corretamente.
     

    Tempo: quando se cumpre o prazo de entrega.

     - Qualidade: quando a atividade logística está associada a qualidade e condição do produto.

     - Informação: quando através de ferramentas, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido e as informações podem fluir por toda a cadeia de abastecimento.

  • "E"

     

    Acredito que para a logística a posse dos itens não é algo legal porque isso representaria "dindin" parado, e assim a organização não estaria satisfeita com isso.

    E como ja citado pelo colega Rodrido, os valores básicos da logística são: TEMPO, LUGAR, QUALIDADE e INFORMAÇÃO. Esses fatores são essenciais para que tanto empresa, como o clienete fiquem satisfeitos.

  • Muito chato quando a banca cobra a definição de um autor específico...

    gabarito: letra E

  • lugar...tempo...qualidade...informação

ID
2534647
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Logística pode ser definida como a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Com o mundo globalizado, torna-se cada vez mais necessário que as organizações se planejem de forma estratégica, a fim de se manterem competitivas. Para tanto, as organizações devem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Achei uma questão mais interpretativa do que conceitual, respondi com base nos conhecimentos de Adm. Geral/Gestão de Pessoas. 

    Já que meu conhecimento em Adm. de Recursos Materiais é limitado.

     

    Na teoria dos dois fatores de Herzberg, ele afirma que são fatores motivadores a satisfação no cargo, que é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. Intrínsecos, relacionados ao conteúdo próprio do cargo.

    Com isso há um melhor desempenho tanto para a empresa, quanto para o funcionário.

     

    Bom, foi assim que acertei, minha humilde contribuição é essa. Se tiverem algo mais conceitual agradeço.

     

     

    BONS ESTUDOS. 

  • ​"Planejamento e a gestão de todas as atividades associadas à logística interna e interorganizacional, bem como a coordenação e colaboração entre todos os parceiros da cadeia, sejam eles fornecedores, prestadores de serviço ou consumidores

    Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP)

  • Questão totalmente subjetiva, pois a Satisfação sem Suporte Organizacional  não garante bom desempenho. 

    Exemplo: você é funcionário de uma empresa que lhe paga muito bem e proporciona excelentes benefícios, mas possui um sistema de controle de estoque inadequado e que vive travando ou fora do ar. Será que haverá um BOM DESEMPENHO. 

     

  • Como assim satisfação de todas as pessoas ligadas ao trabalho de logística?

    A logística é um processo de apoio orientado ao cliente esse pode ser interno ou externo mas o foco é no cliente sempre. 

    Mais uma pergunta mal formulada infelizmente.

  • Desde quando a atividade da logística tem como objetivo principal satisfazer as necessidades dos seus funcionários? O objetivo último da logistica deve estar ligado ao fluxo de materiais.

  • foi exatamente este o meu raciocínio.

  • Nem Deus agradou a todos.... Imagine a logística.....

ID
2534650
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação à logística, analise as afirmativas abaixo.


I. O sistema logístico tem como finalidade planejar, implementar e controlar os fluxos de entrada e saída de produtos, serviços e informações, nas áreas de distribuição, suprimentos e produção, obtendo-se, assim, maior eficácia e eficiência no setor de serviços, com o menor custo possível.

II. Um projeto de logística envolve seu desempenho e seus custos, sendo necessário determinar seus objetivos de médio e longo prazo para a análise da eficácia de sua rede de distribuição.

III. A distribuição física é a atividade relacionada ao conjunto de operações globais da empresa garantindo a entrega do produto em boas condições comerciais, excluindo a movimentação de materiais e o controle de estoque.


É correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários
  •  

    Eficiência (custos versus benefícios): é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

    Refere-se aos MEIOS: métodos, processos, regras e regulamentos sobre COMO as coisas devem ser feitas, afim de que os recursos sejam adequadamente utilizados.

    Eficácia (resultado versus meta): é a capacidade de fazer aquilo que é preciso que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

    Refere-se aos FINS, os objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.

     

     

     

  • GAB. C

    III - a distribuição física INCLUI a movimentação de materiais e o controle de estoques.

  • é só o examinador parar de fumar maconha quando estiver elaborando questões.

  • Pra início de conversa eu acho que as questões deveriam cobrar conhecimentos essenciais ao exercício da função que nos candidatamos.


ID
2534653
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística apresentou uma evolução continuada, sendo hoje considerada um dos elementos chave na estratégia competitiva das empresas. Em relação à logística, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

     Logística Empresarial evoluiu muito desde o seu início, pois quando se agrega valor de lugar, tempo, qualidade e de informação à cadeia de suprimento e produtiva, a Logística moderna reduz custos desnecessários e perda de tempo, além de eliminar tudo que não tem valor para o cliente. 

     

    Esse trecho foi retirado de um artigo, então pode parecer desconexo, mas lendo-o todo dá para ligar os pontos. Eis a fonte:

    http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/305

     

     

    BONS ESTUDOS.


ID
2556856
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da logística em serviços públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Infelizmente, não sei explicar o motivo da C ser a correta. Desculpem.

  • Fui pela interpretação: Condições especiais de armazenatem indicam um controle de estoque mais de perto, restrito e isso implica em centralização.

    As outras alternativas não se mostraram muito coerentes.

    Gabarito: c)

  • questão confusa "centralizados"???

  • parece adm material essa questão

     

     

  • Se os produtos demandam uma condição especial para armazenar isso implica em maior custo, logo a centralização prevalece, ou seja, estocá-los em um só lugar. 

  • Normalmente, manter um estoque centralizado reduz o volume total em estoque e a descentralização do estoque reduz o tempo e os custos de reposição.  É preciso considerar a densidade de custos. Itens com maior densidade de custo justificam a centralização para reduzir o volume do estoque, reduzindo assim a imobilização.

    Produtos que demandam condições especiais de armazenagem, devem ter seus estoques minimizados e centralizados, incluindo-se conservação e segurança.

    Ex: vacinas, materiais radioativos ou perigosos

    Gabarito ( C )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.


ID
2569057
Banca
CCV-UFS
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística é uma atividade organizacional que desenvolve um esforço integrado a fim de criar valor para clientes, acionistas, fornecedores e outros. A opção que apresenta, corretamente, dois tipos de valor em logística, na percepção do cliente, é

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Missão da logística

    ● A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em  que fornece a maior contribuição à empresa.

    ● A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

    ● A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing.

    ● O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

  • GABARITO D 

    Logística - Valores Agregados 

    A Logística agrega basicamente 4 tipos de valores:


     - Lugar: quando o produto é entregue no local de produção ou no seu local de destino corretamente.
     - Tempo: quando se cumpre o prazo de entrega.
     - Qualidade: quando a atividade logística está associada a qualidade e condição do produto.
     - Informação: quando através de ferramentas, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido e as informações podem fluir por toda a cadeia de abastecimento.

     

    Fonte: http://logisticaemfoco1.blogspot.com.br/

  • Cassiano, seus comentários são sempre ótimos.

    Obrigada por compartilhar conhecimento.

  • lugar tempo qualidade informação
  • Gabarito. D

  • GABARITO: LETRA D

    • tempo = se está na prateleira quando eu vou ao supermercado (exemplo prático)
    • lugar = se o supermercado é perto (exemplo prático)

ID
2638819
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre o Composto de Atividades Logísticas, assinale a alternativa que contempla uma atividade chave.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • distribuição----roteiro

  • Determinação de Roteiros = Roteirização

    A roteirização é o processo de definição de trajetos com o objetivo de reduzir o tempo, a distância e os custos operacionais logísticos.

  • "Leiaute" cara...

  • Em vernáculo a palavra Leiaute é correta, Lucas Anderson! O cespe tb é uma das bancas que escreve assim!

  • Lógica e bom senso: qual o 1º nome que te vem à mente quando pensas em logística? Para mim: caminhos, roteiros.

  • Em alguns produtos o custo logístico pode variar entre 15 até 70% do custo final do item. Destes 70% referentes à logística, 80 % são custos relacionados ao transporte, assim sendo, o roteiro do transporte de materiais é peça chave para otimização dos custos!

    Bons estudos ! :)

  • @Lucas Anderson Azevedo, Leiaute é a forma de escrever conforme a nossa Língua portuguesa. 

  • Marquei D, mas não me liguei que suprimentos é secundária

  • Logística = quanto menos gasto melhor. É só associar

  • Questão profundamente desatualizada, em termos conceituais, se não mal redigida. As alternativas A, B e E são relacionadas ao "picking" e são, sim, fundamentais no Composto de Atividades Logísticas ao qual se refere a questão. Mais importante ainda, é a Programação de suprimentos, que inclui atividades menores, como por exemplo a definição de roteiros, que podem ser internos ou externos.

  • a banca cobra até termos em japonês em administração e escreve leiaute pra pagar de brasileira kkkkk

  • Atividades de Logística:

    Atividades-chave

    *Padrão de serviço ao cliente;

    *Transporte;

    *Fluxo de informações e processamento de pedidos;

    Atividades de apoio

    *Armazenagem;

    *Manuseio de materiais

    *Compras

    *Embalagem

    *Produção e operação

    *Gestão das informações

    Rodrigo Rennó, Adm de Rec Materiais, 2014.

  • Ballou (2001) separa as atividades logísticas em dois tipos:

    Atividades-Chave e Atividades de Suporte.

    As Atividades-Chave são: Administração de Estoques, Transportes, Fluxo

    de Informações e Padrões de Serviço ao Cliente.

    As Atividades de Suporte são:

    Armazenagem, Manuseio de Materiais, Compras, Embalagem Protetora,

    Cooperação com a Produção e Manutenção da Informação

  • Gab - D


ID
2647747
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística é uma das áreas dentro de uma organização. A acuracidade das informações oriundas da utilização de Sistemas de Gestão Integrados gera um impacto em indicador logístico.


Um desses impactos é

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

     

    A acuracidade de estoque consiste na apuração e análise do "estoque real" (o que está presente fisicamente na empresa, por exemplo), com o "estoque lógico" (os números que estão registrados no sistema de controle de mercadorias). Para haver acuracidade no inventário de uma empresa, por exemplo, é necessário que as informações apuradas no estoque físico sejam exatamente compatíveis com as que estão registradas no sistema de controle de mercadorias do estabelecimento.

  • Letra D

    Majorar acuracidade , isto é Aumentar a exatidão do inventario

  • Fiquei em dúvida entre A e D. 

  • Qual a definição Lead Time?

     

    Uma das definições de lead time é o (tempo de espera) computado entre o início da primeira atividade (pedido) até conclusão da última (entrega). O significado da palavra convencional para lead time em Supply Chain Management (SCM) é o exato instante do pedido até a chegada do produto.

     

    Sendo assim, este processo de tempo se relaciona com logística também, ou seja, envolve:

     

        Coleta de matéria-prima;

        Inventário Rotativo;

        Componentes de produção;

        Transporte;

        Linha de montagem e armazém.

     

    http://www.stradasolucoes.com.br/o-que-e-lead-time/

  • O termo “acuracidade” tem origem na palavra inglesa “accuracy” e traz em seu significado a ideia de precisão. Em Logística, significa ter informações exatas sobre os produtos estocados, ou seja, ter uma equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no armazém físico.


ID
2661559
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

“Logística é o ______I______, ______II_______ do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, de _____III_____ e das informações relativas desde o ______IV______ até o ponto de consumo, com o propósito de atender às ______V______”.


Os termos que preenchem corretamente as lacunas da assertiva, tornando o conceito verdadeiro, são:

Alternativas
Comentários
  • Logística é o PROCESSO DE PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, de SERVIÇOS e das informações relativas desde o PONTO DE ORIGEM até o ponto de consumo, com o propósito de atender às EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES”.

    Gab C

     

    2 – LOGÍSTICA

    2.1 – Conceito de Logística

    Considerando a importância da Logística em toda organização, torna-se imprescindível conceituá-la.

    Ronald H. Ballou (2006) tem a seguinte definição: “Uma definição dicionarizada do termo Logística é a que diz: o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações”.

    A origem da palavra vem do grego “LOGISTIKOS, do qual o latim “LOGÍSTICUS” é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático.

    Em uma visão mais ampla, temos o seguinte conceito sobre Logística, segundo o Council of Logistic Management (Conselho de Gestão de Logística)

    O processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relativas desde o ponto de origem até o consumidor final, com o propósito de atender as exigências dos clientes.(CLM, 1991).

    Através destas definições e enfoques, podemos entender porque hoje a Logística é tratada como um assunto estratégico para as empresas, que procuram diminuir o tempo entre compra de insumos, produção de bens e/ou serviços e sua entrega no destino final, de acordo com o desejo do cliente, levando-se em conta menor custo e maior qualidade.

    (...)

    http://www.ietec.com.br/imprensa/logistica-uma-visao-geral-e-a-importancia-do-controle-de-estoques/

     

    OBSERVAÇÃO -- Em 1991, o Council of Logistics Management modificou sua definição, de administração da distribuição física, para logística e, em seguida, alterando a definição para: "logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente" . Recentemente, em agosto de 2004 de acordo com a revista log&mam (11/2004, p.56), O Council of Logistics anunciou que no início de 2005, "sofreria uma transição, na qual teria como novo nome Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP)".


    Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-logistica/12366#ixzz5GEdQviN0

     

    OBSERVAÇÃO 2 -- O Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP) é a principal associação mundial de profissionais de gestão de cadeias de abastecimento. A CSCMP é uma associação sem fins lucrativos que fornece a liderança no desenvolvimento, na definição e aperfeiçoamento nas profissões que lidam com logística e gestão de cadeias de abastecimento. Tem como principal objetivo estar na vanguarda dos avanços e desenvolvimentos de profissionais nas áreas de gestão de cadeias de abastecimento fazendo com que os conhecimentos se difundam pela comunidade.

     

  • LOGÍSTICA

    PROCESSO DE PLANEJAMENTO / IMPLANTAÇÃO / CONTROLE DO FLUXO EFICIENTE E EFICAZ DE MERCADORIAS/ SERVIÇOS / INFORMAÇÕES RELATIVAS DESDE O PONTO DE ORIGEM ATÉ O CONSUMIDOR FINAL, COM O PROPÓSITO DE ATENDER AS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES


ID
2689717
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

São diversos os tipos de embalagem que se aplicam segundo características próprias de um produto. Acerca dessa temática, relacione as colunas, numerando a segunda de acordo com a primeira:

I Caixas de papelão 
II Tambores 
III Fardos 
IV Recipientes plásticos

( ) Permitem a utilização de prensas. É muito suscetível à umidade, especialmente às chuvas.
( ) Facilidade de manipulação, armazenagem, transporte e absoluta proteção que oferece à mercadoria, como atrativos. Alta resistência.
( ) Podem ser armazenadas abertas, ocupando pouco espaço. Rápida selagem.
( ) Servem ao transporte de líquidos e materiais a granel. Têm substituído as embalagens convencionais de vidro e madeira, dentre outros. 

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - III; II; I; IV.

    Alguém puder explicar?!

  • Eu fui por exclusão de tras para frente.

  • Gabarito: c)

     

    Fardos


    O excessivo volume de certas mercadorias foi o principal motivo que compeliu grande número de empresas a adotarem o enfardamento como sistema de embalagem. Pelos métodos usuais o custo final dessas mercadorias poderia resultar proibitivo, uma vez que os fretes marítimos são cobrados pela cubagem do produto.

     

    Quando enfardado, o algodão, por exemplo, ocupa um espaço várias vezes menor que em pluma; facilita o manuseio, permite, mediante o uso de empilhadeiras, uma arrumação mais fácil nos armazéns e reduz substancialmente os fretes. Essa redução de volume é conseguida com a utilização de prensas, que comprimem a mercadoria - presa com fitas metálicas, geralmente de aço, colocadas ao redor do fardo e amarradas com fivelas.

     

    O transporte e a arrumação destes fardos requerem poucos cuidados, mas é necessário evitar que a umidade, especialmente chuva, atinjam o algodão. Para movimentação interna e elevação os grandes armazéns prescindem de talhas e pontes rolantes; usam, porém, grande quantidade de carrinhos de mão, empilhadeiras elétricas e motorizadas.

     

    Tambores

     

    A utilização de tambores metálicos como embalagem alcança um número considerável de produtos. Líquidos de todo tipo, produtos sólidos, pastosos, fluidos, semifluidos, em pó, granulados etc. podem ser transportados em tambores de metal com tranqüilidade e comodidade.

    A facilidade de manipulação, armazenagem, transporte e a absoluta proteção que oferece à mercadoria, seja qual for, são os maiores atrativos que este tipo de embalagem apresenta à indústria e ao comércio em geral.

     

    Caixa de papelão

     

    Uma grande redução de custos que a empresa pode realizar na embalagem de seus produtos é a utilização de caixas de papelão ondulado no lugar da madeira, compensado ou embalagem a granel.

     

    As vantagens que a caixa de papelão ondulado apresenta sobre a de madeira e outros materiais tradicionais de embalagem são as seguintes:

     

    1. Permite eliminar a mão de obra de carpintaria, bem como o espaço ocupado.
    2. Podem ser armazenadas abertas, ocupando pouco espaço.
    3. Rápida selagem.
    4. Muito mais leve, o que facilita o manuseio, reduz os acidentes e diminui o frete.
    5. A violação da caixa de papelão é mais facilmente percebida do que a de madeira.
    6. Oferece maior resistência aos choques, devido ao efeito de acolchoamento proporcionado pela onda de papelão.
    7. Não estraga as demais caixas do mesmo carregamento.

     

    Recipientes plásticos

     

    Introduzidos no transporte de líquidos e materiais a granel, os recipientes plásticos para fins industriais estão substituindo, em larga escala, as embalagens convencionais de vidro, madeira e metal. A receptividade desses plásticos decorre da versatilidade do material empregado na sua fabricação: o polietileno. Ele pode adotar formas diversas, com capacidade que oscila entre 5 e 5.000 litros.

     

    Fonte: Administração de Materiais - Marco Aurélio P. Dias.

     

  • Usei trapaça pra responder, olha só;

    o terceiro parêntese

    Podem ser armazenadas abertas, ocupando pouco espaço. Rápida selagem.

    Das opções, a única que está no feminino são "caixas de papelão"

    Ou seja, o 3º parêntese é o número I, é a única opção que contém, dando pra responder por eliminação.

  • Excelente observação @roadtopf1 .

  • Gabarito C.

  • I Caixas de papelão 

    II Tambores 

    III Fardos 

    IV Recipientes plásticos

    (III ) Permitem a utilização de prensas. É muito suscetível à umidade, especialmente às chuvas.

    (II) Facilidade de manipulação, armazenagem, transporte e absoluta proteção que oferece à mercadoria, como atrativos. Alta resistência.

    (I) Podem ser armazenadas abertas, ocupando pouco espaço. Rápida selagem.

    (IV) Servem ao transporte de líquidos e materiais a granel. Têm substituído as embalagens convencionais de vidro e madeira, dentre outros.

    GAB C


ID
2709481
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Picking, embalagem e paletização são exemplos de

Alternativas
Comentários
  • picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos), consiste na recolha em armazém de certos produtos (podendo ser diferentes em categoria e quantidades), face a pedido de um cliente, de forma a satisfazer o mesmo.

     

    GAB-A

  • O QUE É PALETIZAÇÃO DE CARGAS?

    A paletização consiste em organizar seus produtos de forma compacta em cima de pallets para promover uma melhor organização do estoque e facilitar o transporte da carga dentro ou fora do estoque.

     

     

    A embalagem é vista como a reunião de quatro competências fundamentais: Marketing, Design, Logística e Meio Ambiente.
    Segundo especialistas a embalagem, vista sob a ótica sistêmica, compreende o conjunto de operações, materiais e equipamentos utilizados com as finalidades de acondicionar, proteger, conservar, transportar e armazenar produtos ao longo das diversas Cadeias de Suprimentos. Assim contribui para satisfazer seus respectivos integrantes, com ética, com informação, respeito ao meio ambiente, atendendo aos direitos do consumidor com custos adequados.

  • Errei, marquei a B. :( Alguém sabe explicar a diferença? 

  • Conceitualmente, a cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, é um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.

    Gestão da cadeia de suprimentos de negócios Supply chain management é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais.

  • Atividade do armazém ou CD


ID
2805211
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O transporte é o elemento mais importante nos custos logísticos para a maioria das empresas. O usuário do transporte tem uma larga faixa de serviços à sua disposição, todos girando em torno dos cinco modais básicos (aquaviário, ferroviário, rodoviário, aeroviário e dutoviário).


No que se refere a esses modais de transporte básicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) o transporte rodoviário é semelhante ao ferroviário, mas movimenta fretes médios, em extensões médias e com a vantagem de serviços porta a porta. (Certa)

    B) o modal aquaviário é mais veloz que o ferroviário, mas tem capacidade de transporte reduzida. (Errada) Possui uma grande capacidade também.

    c) a ferrovia é uma boa opção para pequenas distâncias e movimentação lenta de produtos de alto valor. (Errada) Ferrovia é ótima para grandes distâncias e produtos de médio valor.

    d) o transporte por dutovias é veloz e oferece uma extensa faixa de serviços e capacidades. (Errada) Duto carrega somente produtos específicos como petróleo por exemplo.

     

  • ABSURDO. O modal rodoviário jamais será semelhante ao ferroviário. NUNCA. CAPACIDADE DIFERENTE, CUSTOS DIFERENTES, INVESTIMENTOS DIFERENTES. ABSURDO UMA RESPOSTA DESSA.

  • Comportam-se semelhanças,sim, letra a é a correta.

  • Gabarito A: o transporte rodoviário é semelhante ao ferroviário, mas movimenta fretes médios, em extensões médias e com a vantagem de serviços porta a porta.

    Transportes Rodoviário

    O transporte rodoviário é aquele feito através ruas, estradas e rodovias, sejam elas pavimentadas ou não, com a intenção de transpor de um ponto ao outro, produtos, animais ou pessoas. No Brasil este modal é o principal meio de transporte. O modal rodoviário caracteriza-se pela simplicidade de funcionamento, este se destaca por oferecer o transporte de diversos tipos de cargas.

    Segundo Viera (2001), “O transporte rodoviário é indicado para curtas e médias distâncias e carga de maior valor agregado, é utilizado na maior parte dos transportes realizados no Mercosul”.

    Apesar de no território brasileiro termos muitas rodovias em um estado de conservação ruim, provocando o aumento na manutenção de veículos e alto índice no risco de roubo de cargas, esse tipo de transporte é muito utilizado, pois, mesmo assim possui uma boa relação custo x benefício.

    Outras desvantagens do transporte rodoviário são: a média de ano dos veículos (aproximadamente 18 anos), ou seja, é uma frota antiga, menos competitivo para longas distâncias, fretes mais altos em alguns casos e dentre todos os modais este é o que apresenta a menor capacidade de carga.

    Uma das vantagens deste meio de transporte é se ter menor manuseio da carga, pois é possível oferecer o serviço porta a porta, ou seja, a carga é levada de um ponto ao outro diretamente (ponto de partida até seu destino final), além de uma menor exigência no tipo de embalagem.

    Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/impressao_artigo/670


  • extensões médias???

  • Gabarito A.

    O transporte ferroviário é semelhante ao rodoviário, sendo que o transporte rodoviário oferece o serviço porta a porta.

  • Isso tende a confundir muitos. Trago um exemplo.

    De fato o rodoviário deve atender medias extensões. Em países onde as ferrovias estão por todos os lados, transporta-se muitas vezes apenas o "baú" do caminhão, para quando o trem chegar a determinado local, o baú ser conectado ao caminhão e esse levar a carga via rodovia até o destino final, relativamente mais próximo, com a vantagem do porta a porta.

    Uma realidade distante em muitas regiões do país.

  • Quais as semelhanças entre o transporte rodoviário e ferroviário.

  • Gab. da Banca : A

    Pra mim, nenhuma está correta....

    pedi comentario dos prof. do qconcurso....


ID
2887717
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Consiste no gerenciamento de toda movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias para a execução das atividades de uma organização:

Alternativas
Comentários
  • Muito se engana quem pensa que a logística se relaciona apenas ao transporte de mercadorias. A palavra vem do idioma grego, e significa habilidades de raciocínio lógico e cálculo.

    A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.

    gabarito D

  • Nunca imaginei que a logística movimentava  informações necessárias para a execução de atividade de uma organização

  • Chiavenato(2005) define o termo "logística" como o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao FLUXO DE ARMAZENAGEM de matéria-prima, material em processamento e produto acabado, BEM COMO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO com o objetivo de atender às exigências dos clientes. Por exemplo: Alguém comprou um tênis pela Netshoes e o produto chegou avariado. A logística(que fez todo o fluxo até a entrega do produto ao cliente final) também deverá atender às exigências do cliente fornecendo meios de comunicação para reclamações, como por exemplo os serviços de atendimento ao cliente(Fluxo de informações do ponto de consumo à origem)..
  • A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.

     

    letra D

  • Eu trabalhei com logística em uma indústria multinacional, era responsável em pegar as informações de movimentação de mercadoria e enviar para o vendas, para a contablilidade, PCP. Alimentar o sistema Kanban. Logística não é apenas transporte.

  • Dica ---> CADEIA DE VALOR sempre agrega valor ao cliente. Geralmente a assertiva trará essa palavra-chave.

  • JIT: Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

    LEC: Lote Econômico de Compra é o estabelecimento de valor de uma compra de mercadorias, que seja mais vantajoso para a empresa compradora, levando em consideração: volume, prazo, custo, despesas de transporte, despesas de armazenagem, despesas de manutenção de estoque etc.

    Após a análise dos custos de armazenagem e pedido podemos definir a quantidade mais econômica de compra para um determinado material/produto/matéria prima.

  • Muito se engana quem pensa que a logística se relaciona apenas ao transporte de mercadorias. A palavra vem do idioma grego, e significa habilidades de raciocínio lógico e cálculo.

    A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.

    gabarito D

    Gostei

    (56)

    Respostas

    (0)

    Reportar abuso

  • Para que seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o significado do que cada alternativa propõe, sendo que a opção correta deve dizer como se chama a atividade que consiste no gerenciamento de toda movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias para a execução das atividades de uma organização.

    A - incorreta. Distribuição se refere à transferência dos produtos/serviços desde sua de produção até o lugar de uso e consumo, com ou sem a presença de intermediários (CHIAVENATO, 2005).

    B - incorreta. A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    C - incorreta. Consoante a lição de Slack, Chambers e Johnston (2009), o Lote econômico de compra (LEC) se trata de um conceito matemático que tem o intuito de apontar a quanto de material deve ser comprado em cada lote, tendo a finalidade de obter o equilíbrio entre as vantagens e as desvantagens de manter o estoque, minimizando seu Custo Total.

    D - correta. A logística constitui a maneira de lidar com materiais, desde matérias-primas até quando se transformam em produtos acabados em direção ao cliente final. A logística envolve o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências dos clientes. Modernamente, envolve também as finanças no fluxo entre os parceiros e procura incrementar esse fluxo por meio de uma varie­dade de meios, como métodos, técnicas, modelos matemáticos, tecnologia da informação (TI) e softwares (CHIAVENATO, 2005).

    E - incorreta. cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos). 

    Tendo visto em que consiste cada opção, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

    Guia Técnico de Gestão Estratégica. v1.0; Brasília; ME; SEDGG; SEGES, 2019. Versão 1/2020.

    SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


ID
2904466
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Ballou (2011, p.17) afirma que “a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos”.


Analise os itens abaixo, a partir da definição acima e assinale a alternativa CORRETA, que apresenta as atividades de apoio da logística:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

     

    ATIVIDADES PRIMÁRIAS DE LOGÍSTICA : TPM

     

    Transporte

    Processamento de Pedidos

    Manutenção de estoques

     

    ATIVIDADES SECUNDÁRIAS DE LIGÍSTICA: ARMA EM OBTENÇÃO do PM

     

    ARmazenagem

    MAnuseio de materiais

    EMbalagem

    OBTENÇÃO

    do

    Programação de produtos

    Manutenção de informação

     

     

    Créditos ao colaborador: rayfe murilo

  • Na alternativa A, eles trouxeram as atividades primárias da logística: TPM

     

    Transporte

    Processamento de Pedidos

    Manutenção de estoques

     

    Ano: 2017 Banca: Instituto Excelência Órgão: SAAE de Barra Bonita - SP Prova: Almoxarife

    Considerando: Logística como processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando a entrega das necessidades na qualidade desejada no tempo certo, otimizando recursos e aumentando a qualidade nos serviços. As atividades primárias da logística são: 

     

    c) Transportes; Manutenção de estoques; Processamento de pedidos.  (GABARITO)

  • Milhões de Mnemônicos!!!Haja memória....

  • Atividades primárias: TPM = transporte, processamento de pedidos, manutenção de estoques.

    A questão pede atividades de apoio, ou seja, as secundárias. O gabarito não deve ter nenhuma das mencionadas acima (primárias) para ser considerado correto.

     

    a) Transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos.

    b) Transportes, armazenagem e embalagem de proteção.

    c) Manutenção de estoques, processamento de pedidos e embalagem de proteção.

    d) Armazenagem, manuseio de materiais e embalagem de proteção.

    e) Manutenção de estoques, manuseio de materiais e manutenção de informação.

     

  • Meu povo não coloquem o gabarito errado não. Por favor.

    As atividades de apoio da Logística ( A M E O P M )

    Armazenagem. Ballou (1993) refere-se à armazenagem como a administração do espaço necessário para manter os estoques. ...

    Manuseio de materiais. ...

    Embalagem de proteção. ...

    Obtenção. ...

    Programação de Produto. ...

    Manutenção de Informações...

  • Uma nova disciplina para os concurseiros será a Mnemonicologia.

    rs.

  • Atividades primárias e de apoio da Logística

    Atividades primárias

    # Transportes

    # Manutenção de Estoques

    # Processamento de Pedidos

    Atividades de apoio

    # Armazenagem

    # Manuseio de materiais

    # Embalagem de proteção

    # Obtenção

    # Programação do produto

    # Manutenção de informação

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/logistica/31365

  • GAB. D

    Mnemônico - Atividades Logísticas @Ballou

    Atividades Primárias (TPM) e de Apoio (EMO A PM)

    • TEM - Transporte → Embalagem e Manuseio
    • POA - Processamento dos Pedidos → Obtenção e Armazenagem
    • MPM - Manutenção Estoques → Manutenção Info e Programação dos produtos

  • Atividades Primárias (TPM) e de Apoio (EMO A PM)

    • TEM - Transporte → Embalagem e Manuseio
    • POA - Processamento dos Pedidos → Obtenção e Armazenagem
    • MPM - Manutenção Estoques → Manutenção Info e Programação dos produtos

    Estudante Hugo Freitas


ID
2922937
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Ivaiporã - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Referindo-se à LOGÍSTICA, analise as assertivas:

I - Refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica de estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total.
II - Representa o elo entre todas as expectativas geradas pelos demais departamentos, sejam eles, vendas, marketing, finanças, custos, pesquisa e desenvolvimento, produção ou todos os setores que, somados visam um mesmo objetivo, o sucesso de suas metas, e através da expertise nos conhecimentos logísticos a integração de todos permite o crescimento organizado e sustentável.
III - Os indicadores de desempenho logístico podem monitorar a qualidade das atividades logísticas internas ou a de seus fornecedores.
IV - Atendimento do pedido ao cliente, gestão de estoques, armazenagem e gestão de transportes são alguns dos indicadores logísticos que podem ser utilizados pelas organizações.

Após a análise das sentenças, PODE-SE AFIRMAR:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes( assim como eu), o gabarito é alternativa C.

  • alternativa C.

    Todas as afirmativas estão corretas.


ID
2956468
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da entrada, da conferência, dos critérios e das técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


A conferência, por meio de pesagem, de materiais a granel pode ser feita pela pesagem do veículo transportador sobre balanças rodoviárias ou ferroviárias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Conferência Quantitativa:

    É a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à recebida. A conferência por acusação também conhecida como " contagem cega " é aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor. A confrontação do recebido versus faturado é efetuada a posteriori por meio do Regularizador que analisa as distorções e providencia a recontagem.

    Dependendo da natureza dos materiais envolvidos, estes podem ser contados utilizando os seguintes métodos :

    -Manual : para o caso de pequenas quantidades;

    -Por meio de cálculos : para o caso que envolvem embalagens padronizadas com grandes quantidades;

    -Por meio de balanças contadoras pesadoras: para casos que envolvem grande quantidade de pequenas peças como parafusos , porcas, arruelas;

    -Pesagem : para materiais de maior peso ou volume, a pesagem pode ser feita através de balanças rodoviárias ou ferroviárias;

    -Medição : em geral as medições são feitas por meio de trenas;

    FONTE: https://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/suprimentos/nocoes-basicas-de-almoxarifado

  • CERTO. veja outra:

    CESPE/PGE-PE/2019 - Balanças contadoras pesadoras conferem maior precisão à verificação quantitativa de insumos que envolvam grande quantidade de pequenas peças como parafusos. CERTO


ID
2956477
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da entrada, da conferência, dos critérios e das técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


No sistema de estocagem centralizado, em comparação com o sistema descentralizado, há um risco menor de desperdício de área de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • A estocagem centralizada conta com um quadro menor de funcionários, portanto seus custos operacionais são menores. Além deles os gastos com estocagem, manutenção e movimentação também são menores, ao contrário do que seria em uma estocagem descentralizada, e essa redução de custos também torna a empresa mais eficiente. 

  • A armazenagem descentralizada, por outro lado, possibilita um inventário mais

    rápido, por meios visuais, por estar localizada junto aos pontos de utilização,

    minimiza os atrasos ocasionados por enganos no envio de materiais a outros

    locais que não o de utilização. O trabalho de documentação e de fichário é

    reduzido; o espaço que normalmente não seria utilizado pode ser aproveitado no

    sistema descentralizado de armazenagem, com melhor uso racional.

    https://www.assisprofessor.com.br/concursos/apostilas/administracao/Nocoes%2520de%2520administracao%2520de%2520recursos%2520materiais.pdf+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • No sistema de estocagem centralizado, em comparação com o sistema descentralizado, há um risco menor de desperdício de área de armazenamento. Resposta: Errado.

    Pelo contrário! Imagine você dono de um armazém... Se não houver controle da validade de uma compra vultuosa você acha que vai perder mais ou menos??!!! Agora imagine que você possua diversos armazéns com autonomia para aquirir e armazenar! Uns desses estabelecimentos poderão cuidar melhor do estoque do que outros! Esses exemplos ajudam a memorizar no meu caso.


ID
3192751
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para que a matéria prima possa ser beneficiada, um dos três elementos básicos de produção, homem, máquina ou material, deve movimentar-se. A movimentação e o transporte de materiais são atualmente classificados de acordo com a atividade funcional a que se destinam. Os aspectos pormenorizados da movimentação de materiais, tais como levantamento de mapas de transporte, disposição física do equipamento, organização, segurança, manutenção, padronização entre outros, são classificados como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Segundo Dias (2010, p. 212):

    1) Armazenamento - Compreende o recebimento, empilhamento ou colocação em prateleiras ou em suportes especiais, assim como expedição de cargas de qualquer forma, em qualquer fase do processamento de um produto ou na distribuição do mesmo.

    2) Vias de transporte - Abrange o estudo do carregamento, definição do modal do transporte, desembarque e transferência de qualquer tipo de materiais nos terminais das vias de transporte, ou seja, portos, ferrovias e rodovias.

    3) Análise de dados - Nessa área estão contidos todos os aspectos analíticos da movimentação de materiais, tais como: levantamento de rotas de transportes, disposição física do equipamento, organização, treinamento, segurança, manutenção, padronização, análise de custos e outras técnicas para o desenvolvimento de um sistema eficiente de movimentação de materiais.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a movimentação e o transporte de materiais. Neste caso, marquemos a alternativa que remete às disposições do enunciado.

    Segundo Marco Aurélio Dias (2019, p. 202), "para que a matéria-prima possa transformar-se ou ser beneficiada, pelo menos um dos três elementos básicos de produção - homem, máquina ou material - devem movimentar-se." Sem que a movimentação de um desses elementos ocorra, não há que se falar em processo produtivo.

    A movimentação e o transporte de materiais, para Dias, são classificados segundo a atividade funcional a que se destinam. Podendo ser:

    • Granel: abrange os métodos e equipamentos de transportes usados desde a extração até o armazenamento de toda espécie de materiais, incluindo gases, líquidos e sólidos.

    • Cargas unitárias: basicamente trata-se de cargas contidas em um recipiente de paredes rígidas ou individuais ligadas entre si, formando um todo único do ponto de vista de manipulação.

    • Embalagem: é o conjunto de técnicas usadas no projeto, seleção e utilização de recipientes para transporte de produtos em processo e produtos acabados.

    • Armazenamento: compreende o recebimento, empilhamento ou colocação em prateleiras ou em suportes especiais, assim como a expedição de cargas de qualquer forma, em qualquer fase do processamento de um produto ou na distribuição dele.

    • Vias de transporte: abrange o estudo do carregamento, definição do modal do transporte, desembarque e transferência de qualquer tipo de materiais nos terminais das vias de transporte, ou seja, portos, ferrovias e rodovias.

    • Análise de dados: contém todos os aspectos analíticos da movimentação de materiais, tais como: levantamento de rotas de transporte, disposição física do equipamento, organização, treinamento, segurança, manutenção, padronização, análise de custos e outras técnicas para o desenvolvimento de um sistema eficiente de movimentação de materiais.

    Após verificar o assunto, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. Vemos o conceito de análise de dados no enunciado.

    GABARITO: D

    Fonte:

    DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.


ID
3192835
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A visão cíclica de uma cadeia de suprimento é muito útil ao se considerar as decisões operacionais, pois ela especifica claramente os papéis e as responsabilidades de cada componente da cadeia de suprimento, com estabelecimento dos ciclos de pedidos

Alternativas
Comentários
  • Cliente, reabastecimento, fabricação, suprimentos. gabarito ( B )

ID
3198679
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A administração de materiais é uma das áreas mais importantes das organizações, influindo bastante nos custos de funcionamento das mesmas. Esta é uma das razões pela qual uma boa administração de materiais reduz custos e melhora os resultados da em presa, mantendo seu foco principal na determinação do que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final, a administração de materiais é intimamente associada à(ao):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável."

    Logística:

    "Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. Material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente. A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estrutura física (fábricas, depósitos. armazéns centros de distribuição) gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção além das atividades de distribuição."

    FONTE: Petronio G. Martins (2 ª Edição, pág. 179)


ID
3204460
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 6º Região
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à gestão de estoques, julgue o item.


Os custos de pedido são inversamente proporcionais ao nível de estoque médio.

Alternativas
Comentários
  • Custos inversamente proporcionais decrescem com o aumento da quantidade média em estoque. Os custos de pedido são os custos operacionais com as compras: custo de transporte, de execução de ordens etc.

    Ou seja, independente da quantidade de material que será solicitada o custo do pedido será o mesmo, então é melhor comprar uma quantidade maior para o gasto diminuir do que ficar comprando a mesma coisa toda hora. Por isso o custo do pedido é inversamente proporcional.

  • CERTO

  • .

  • CUSTO DE ARMAZENAGEM; diretamente propocional

    CUSTO DE PEDIDO;Inversamente propocional

    Para manter o  equilíbrio entre os dois ,entra em sena o LEC (lote econômico de compra).

  • Custos DIRETAMENTE proporcionais -> Armazenagem do material

    + MATERIAIS ARMAZENADOS | - MATERIAIS

    + CARO FICA | - CARO (mais barato)

    Custos INVERSAMENTE proporcionais -> Custo dos Pedidos de Reposição do Estoque

    + ESTOQUES | - ESTOQUES

    - CUSTOS DE PEDIDO | + CUSTOS DE PEDIDO

    tem de pedir toda hora, por isso sai mais caro.

    De modo geral, os custos de pedido, em órgãos públicos, envolvem:

    -> valor pago aos funcionários do setor de compras, proporcional ao número de horas trabalhadas na efetuação do pedido;

    -> em termos de licitações, há de se considerar os custos operacionais das tarefas de estimativa de despesas, confecção de editais ou cartas convite, apreciação do instrumento convocatório pela área jurídica, publicação em jornais etc.

    Gabarito: CERTO

  • Questão exige do candidato o conhecimento sobre o custo que os estoques geram. Para essa questão, podemos traçar um paralelo entre dois deles.

    CUSTOS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS: são aqueles custos que diminuem com o aumento da quantidade média dos estoques. São custos geralmente atrelados a custos de pedidos (quando os itens são adquiridos no mercado) ou custos de produção (quando são produzidos internamente). O custo de pedido abrange quaisquer recursos necessários para que o pedido seja efetuado, como mão de obra, telefone, luz, material de escritório etc.

    CUSTOS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS: são aqueles que crescem com o aumento da quantidade média do estoque. Exemplos: custo de espaço físico**, custo de perdas, custo de furtos e roubos, custo de obsolescência.

    E aí, Ramon, tudo bem? Permita-me fazer uma observação no seu comentário:

    *** "Quando o aumento do nível de estoque não implicar maior necessidade de área para armazenagem, nesse caso, o custo do espaço físico é dito independente" (Enap, 2016).

    GABARITO: CERTO

  • o custo inversamente proporcional ao estoque são aqueles que diminuem com o aumento do estoque médio

    São denominados "custos de obtenção" para itens comprados e "custos de preparação" para os itens fabricados internamente.

    Os custos independentes são aqueles que independem do estoque médio mantido pela empresa, como por exemplo, o custo do aluguel de um galpão

    Gab C

  • Quanto mais eu compro, menos custa cada produto.

  • Gab: CERTO

    Acrescentando...

    • Custo de Manutenção de Depósito: considerado custo FIXO

    • Custos que Variam em Função do Nível de Estoque: é o custo de perdas, por ex. (quanto maior o estoque, maior a perda), o custo é crescente. Portanto, DIRETAMENTE proporcional. 

    • Custos de Pedido ou Produção: são considerados custos indiretos e decaem conforme o estoque aumenta. Há economia de escala.

    OBS: Vendo meu resumo de ARM. Interessados, envie seu e-mail solicitando amostra :)

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3211876
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com base nas normas e práticas aplicáveis à administração de recursos materiais, julgue o item.


A localização dos materiais estocados deve ter como foco identificá-los com facilidade e rapidez. Seu posicionamento é normalmente indicado mediante uma simbologia alfanumérica.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CORRETO

    O sistema de localização de materiais é de fundamental importância dentro das áreas de estoque, visando dar agilidade ao processo de movimentação dos itens, recebimento, estocagem e expedição e não perder tempo na procura do material. Normalmente ela é apresentada através de uma simbologia (código) “ALFANUMÉRICA” (letras e números) e abrange desde a maior localização de armazenamento (armazéns, galpões, almoxarifados, equipamentos de estocagem) etc, até à menor localização (escaninhos, gavetas, divisórias de gavetas, prateleiras) etc..

    http://seumelhorestoque.com.br/como-criar-o-sistema-de-localizacao-de-materiais/

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    Por meio das informações contidas nos códigos, a organização pode melhor identicar e manejar seus estoques. Uma boa codicação também facilita a comunicação e a interação das áreas envolvidas com os materiais em uma empresa. Outra vantagem seria gerar um controle dos estoques mais fácil e evitar a duplicidade de itens em estoque.

    Existem três principais sistemas de codificação. De acordo com Gonçalves, eles são:

    • Sistema alfabético – constituído unicamente por um conjunto de letras, em sua maioria estruturadas de uma forma mnemônica mediante uma associação que permite identicar cada material.

    • Sistema alfanumérico – é um método de codi cação que mescla números e letras para representar cada material.

    • Sistema numérico – consiste em atribuir uma composição lógica de números para identicar cada material.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.


ID
3211900
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com base nas normas e práticas aplicáveis à administração de recursos materiais, julgue o item.


Comparando-se os vários tipos de transporte, pode-se dizer que, em regra, os custos dos modais ferroviário e aquaviário são fixos e os dos modais rodoviário e aéreo, variáveis com a distância e o peso.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Difícil engolir esse gabarito.

  • VOU ERRAR ESSA ATE MINHA 50ª GERAÇÃO.

  • cansei de errar essa questão.

  • Comparando-se os vários tipos de transporte, pode-se dizer que, em regra, os custos dos modais ferroviário e aquaviário são fixos e os dos modais rodoviário e aéreo, variáveis com a distância e o peso. Resposta: Certo.

    Não pensem segundo a capacidade de curso do modal (virar à esquerda ou direita), mas conforme a distância e o peso da carga, pois o modal ferroviário (trem) e o aquaviário (navio) o custo será o mesmo se for posto mais um objeto. Agora o modal aéreo (avião) e o rodoviário (caminhão) irão consumir mais combustível se posto mais objetos.

  • Então quer dizer que não importa a quantidade, nem a distância, os cursos ferroviários e aquaviários são EM REGRA fixos????

  • Péssima pergunta e pior ainda o gabarito.

  • "Pode-se dizer, em regra, que os custos são fixos..."

    Pior que é.

    Pensa assim, os trens têm o atrito para facilitar o deslocamento e os navios, o empuxo, logo, o preço não vai variar tanto em função de carga e distância (como ele disse em REGRA).

    Certo


ID
3287458
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística compreende uma noção ampliada da gestão de materiais. Assinale a alternativa que apresenta algumas das atividades da logística.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: A

  • GABARITO: LETRA A

    Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável."

    Logística:

    "Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. Material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente. A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estrutura física (fábricas, depósitos. armazéns centros de distribuição) gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção além das atividades de distribuição."

    FONTE: Petronio G. Martins (2 ª Edição, pág. 179)

  • Para mim soou estranho afirmar que a logística é responsável pela compra, não?


ID
3295186
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Dentre os modelos e métodos de controle dos níveis de estoque, como se chama o período decorrido entre o momento em que se verifica a necessidade de fazer o pedido ao fornecedor e o que repõe a mercadoria em estoque?

Alternativas
Comentários
  • Tempo de Reposição (ou Tempo de Ressuprimento ou Tempo de Cobertura): é o tempo que leva desde o momento em que se descobre que o estoque precisa de reposição até a chegada do material no almoxarifado da empresa. J.

    Gabarito: C

  • Gab.:C

  • GaB C

    Tempo de cobertura é o período em que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média, ou seja, tempo que o produto leva para sair do estoque.

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    Giro de estoque é o número de vezes, durante um período, em que o estoque foi renovado. Este período pode ser de um dia, uma semana ou um mês.

    Tempo de cobertura é o período em que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média, ou seja, tempo que o produto leva para sair do estoque.

    FONTE: http://www.boletimcontabil.com.br/gestao/contabil/controlegestao.php


ID
3317932
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação aos tipos de armazenagem, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Por agrupamento: os produtos são armazenados por grupo, de acordo com suas características, o que facilita a busca e a organização do local, mas não garante o melhor aproveitamento.
( ) Por tamanho: as mercadorias são armazenadas de acordo com sua acomodação, o que permite o melhor aproveitamento do espaço.
( ) Por frequência: os produtos que saem com mais frequência são dispostos próximos à saída ou expedição.
( ) Em área externa: muitos materiais não precisam de locais cobertos para serem armazenados, podendo ser mantidos em áreas externas, o que reduz custos de instalação.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão dá um resumo claro e objetivo dos tipos de armazenamento.

    Todas as alternativas corretas.

    Gabarito D

  • Errei questão idêntica no concurso da UFMS....affeeee.....

  • Ampliando aqui...

    Em área externa -》Armazenamento fora do depósito, aumentando a capacidade total de armazenagem.

    Coberturas alternativas -》Também fora do depósito, mas com a utilização de coberturas plásticas para a proteção. 

  • Armazenagem por agrupamento (ou complementaridade): Materiais associados são alocados próximos uns dos outros. É o caso de se armazenarem sobressalentes variados de um motor de automóvel, por exemplo, em uma mesma estante. Esse critério facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite, o melhor aproveitamento do espaço.

    Armazenagem por tamanho, peso ou forma (acomodabilidade): Materiais de características físicas semelhantes são armazenados mais próximos. Esse critério possibilita um maior aproveitamento do espaço físico, e demanda maior necessidade de controle por parte do gestor de almoxarifado.

    Armazenagem por frequência: Os materiais com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado são armazenados próximos à sua entrada/saída.

    Armazenagem em área externa: Este critério é aplicável a materiais que podem ser armazenados em áreas externas (por exemplo, automóveis acabados, armazenados em pátios), reduzindo custos e ampliando o espaço interno do almoxarifado para materiais que necessitam de maior proteção.

    Fonte: Enap Didáticos

    gab. D


ID
3337336
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na área funcional da administração de materiais, a administração é desenvolvida através da atuação gerencial e de exercícios diários das atribuições e responsabilidades de cada funcionário da área. A rotina depende do uso das técnicas e recursos necessários para realização dos trabalhos.

Referente aos elementos necessários para a realização das rotinas da administração de materiais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • alternativa C é a errada sobre o que está sendo pedido na questão

  • Produtos a serem transformados são as matérias-primas ou insumos.

  • Prateleiras, Containers, Pallets, Engradados, Caixas ou gavetas são principais equipamentos de armazenagem.

    gab. C

  • A questão tem um erro de português e não sobre gestão de logistica.:

    C

    Aquivos, prateleiras, pallets e veículos são os recursos que serão transformados para produção de bens ou realização dos serviços.

  • A) O Almoxarifado é o departamento responsável pela guarda física dos materiais em estoque.

    B) O Setor de Compras preocupa-se também em realizar a aquisição de materiais e mercadorias no preço mais favorável possível.

    C) Arquivos, prateleiras, pallets e veículos são os recursos que serão transformados para produção de bens ou realização dos serviços.

    • equipamentos -> armazenagem

    D) Os materiais são todos os artigos essenciais para a atividade produtiva da organização empresarial (matérias-primas, máquinas, equipamentos, ferramentas, utensílios e outros)

  • Em relação a diversos atividades e procedimentos necessários à realização das rotinas da administração de materiais, marquemos a afirmativa incorreta.

    A - correta. O Almoxarifado é o departamento responsável pela guarda física dos materiais em estoque.

    B - correta. O Setor de Compras preocupa-se também em realizar a aquisição de materiais e mercadorias no preço mais favorável possível.

    C - incorreta. Arquivos, prateleiras, pallets e veículos são os recursos que serão transformados para produção de bens ou realização dos serviços.

    • Os recursos deste caso são as matérias primas. Os recursos destacados na afirmativa são de armazenage.

    D - correta. Os materiais são todos os artigos essenciais para a atividade produtiva da organização empresarial (matérias-primas, máquinas, equipamentos, ferramentas, utensílios e outros)

    Concluímos que a alternativa "C" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: C


ID
3363241
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Bowersox e Closs, o almoxarifado é um importante setor de organizações, públicas ou privadas, pois consiste em lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos. Os depósitos podem ser próprios, públicos ou contratados. Os próprios são operados pelas empresas proprietárias da mercadoria. Os contratados combinam características de armazenagem pública e a própria. Já os públicos possuem uma classificação que se fundamenta na execução de operações especializadas e são depósitos

Alternativas
Comentários
  • Três Estratégias / Alternativas para Aquisição e Organização de Espaço de Armazenagem:

    1. Depósitos Próprios - É operado pela empresa proprietária da mercadoria. As instalações podem ser próprias ou alugadas. A decisão a respeito da melhor estratégia para cada empresa é essencialmente financeira – ou compra ou aluga: escolhe-se a que se tem o menor custo.

    2. Depósitos Públicos - São operados como um negócio independente, oferecendo serviços variados, como de armazenagem, manuseio e transporte, mediante pagamento de uma taxa fixa ou variável. É intensamente adotado em sistemas logísticos. Praticamente qualquer composição de serviços pode ser combinada com a empresa operadora, a curto e a longo prazos. Os depósitos públicos fundamentam-se na execução de operações especializadas e inclui (1) Depósitos Gerais (todo tipo de mercadorias embaladas), (2) Depósitos Refrigerados (manuseiam e armazenam alimentos), (3) Depósitos para Commodities especiais (pneus, roupas), (4) Depósitos Alfandegados (são licenciados pelo governo para armazenar mercadorias antes no pagamento de impostos ou direitos alfandegários); e (5) Depósitos de móveis e de utensílios domésticos (itens volumosos de difícil arrumação).

    3. Depósitos Contratados - Combinam as melhores características da armazenagem pública e da armazenagem própria. O relacionamento do longo prazo e o compartilhamento dos riscos permitem custos menores do que as condições normais dos depósitos públicos, embora, em certos casos, seja necessário investir num mínimo de ativo imobilizado.

    Fonte: BOWERSOX, Donald, J; CLOSS, David, J. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

    Gabarito: B

  • Depósitos públicos: operados como um negócio independente, oferecendo serviços variados (armazenagem, manuseio e transporte) mediante pagamento de uma taxa fixa ou variável, os serviços são relativamente padronizados. Utilizados para curto ou longo prazo. Execução de operações especializadas: depósitos gerais (manuseia todo tipo de mercadoria embalada), depósitos refrigerados (manuseiam e armazenam alimentos, medicamentos e produtos químicos que exigem baixas temperaturas), depósitos para commodities especiais (projetos para manusear grandes volumes ou itens que exigem condições especiais de manuseio, como pneus e roupas), depósitos alfandegados (licenciados pelo governo para armazenar mercadorias antes do pagamento de impostos ou direitos alfandegários, exigem documentos legais para cada movimentação, proporcionam economia às empresas pois posterga o pagamento de impostos, além disso reduz substancialmente o valor do estoque) e depósitos de móveis e utensílios domésticos (projetados para manusear e armazenar itens volumosos, de difícil arrumação). Cada tipo difere na tecnologia de armazenagem e manuseio de materiais, tendo em vista as características ambientais e os bens armazenados e podem ser combinados serviços das modalidades supracitadas. Proporcionam flexibilidade financeira e vantagens de economias de escala. São mais especializados em suas habilidade de armazenamento e gerenciamento pois armazenagem é seu negócio. Podem ter um custo variável mais baixo devido a salários menores, maior produtividade ou economias de escala, e, certamente, possuem os menores custos totais. Oferecem a flexibilidade de mudança do local, de tamanho do depósito ou qtd de depósitos de acordo com a necessidade da empresa, ao contrário dos depósitos próprios que são fixos e de difícil mudança. Oferecem economia de escala devido ao custo de diluição entre clientes e podem também baixar o custo de transporte ao consolidar entregas de vários clientes. Cobram de clientes uma taxa básica de manuseio (proporcional à cubagem ou peso da mercadoria) e armazenagem (aplicada à quantidade, em volume ou peso, armazenada durante o mês), tais taxas normalmente excedem os custos de armazenagem própria;

    LIVRO: Logística Empresarial (DRIVE) - Bowersox e Closs, página 332. Cap. 12 - Gerenciamento de depósitos.


ID
3430747
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.


“[...] trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.


A afirmação refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).

  • Gabarito: D

  • “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).


ID
3431371
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No contexto da administração pública, o uso inadequado de equipamentos, assim como falhas na manutenção preventiva, podem causar os seguintes problemas:

Alternativas
Comentários
  • A Questão aborda sobre uso inadequado de equipamentos, tendo isso em mente:

    a) aumento nos custos; redução nos resultados; ineficiência dos equipamentos; elevação dos investimentos e busca por retorno.

    b) elevação nos gastos com equipamentos e estoques; redução nos resultados financeiros; aumento da eficiência na prestação do serviço público.

    c) interrupção na prestação do serviço; aumento nos custos de suprimentos; elevação na probabilidade de quebras de equipamentos; mais imprevisibilidades.

    d) ausência de equipamentos; aumento nos custos; eficiência e eficácia na prestação do serviço público e redução nas imprevisibilidades.

    e) ampliação do escopo do serviço público; quebra de equipamentos; elevação dos gastos e redução do portfólio de ações.

    GABARITO C

  • Apenas a alternativa C tem somente exemplos de problemas.

  • Art. 427. Se o interesse da ordem pública o reclamar ou houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou a segurança pessoal do acusado, o Tribunal, a requerimento do Ministério Público, do assistente, do querelante ou do acusado ou mediante representação do juiz competente, poderá determinar o desaforamento do julgamento para outra comarca da mesma região, onde não existam aqueles motivos, preferindo-se as mais próximas.

  • Art. 427. Se o interesse da ordem pública o reclamar ou houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou a segurança pessoal do acusado, o Tribunal, a requerimento do Ministério Público, do assistente, do querelante ou do acusado ou mediante representação do juiz competente, poderá determinar o desaforamento do julgamento para outra comarca da mesma região, onde não existam aqueles motivos, preferindo-se as mais próximas.

  • Uma dica: vá na que tem mais problemas! Certamente não irá funcionar sempre, mas usar a lógica não custa nada..

  • Gab:C

    Atenção nos detalhes...

  • Isso na prova dá um bug...


ID
3469645
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a lei de movimentação eficiente de materiais que significa a capacidade de satisfazer ao transporte de vários tipos de cargas, em condições variadas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Para se manter eficiente um sistema de movimentação de materiais, existem ainda certas “leis” que, sempre dentro das possibilidades, devem ser levadas em consideração. São elas:

    • Obediência ao fluxo das operações – a trajetória dos materiais deve ser a mesma da sequência de operações.

    • Mínima distância – reduzir as distâncias de transporte pela eliminação de ziguezagues no fluxo dos materiais.

    • Mínima manipulação – o transporte mecânico custa menos que as operações de carga e descarga, levantamento e armazenamento.

    • Segurança e satisfação – dos operadores e o pessoal circulante na seleção do equipamento de transporte de materiais.

    • Padronização – o custo inicial de equipamentos padronizados é mais baixo, a manutenção é mais fácil e mais barata.

    • Flexibilidade – capacidade de satisfazer ao transporte de vários tipos de cargas, em condições variadas de trabalho.

    • Máxima utilização do equipamento – manter o equipamento ocupado tanto quanto possível.

    • Máxima utilização do espaço disponível – empilhamento de cargas ou utilização de suportes especiais.

    • Método alternativo – plano B em caso de problemas na operação normal.

    • Menor custo total – selecionar equipamentos na base de custos totais e não somente do custo inicial mais baixo, ou do custo operacional, ou somente de manutenção.

    FONTE: Professor Rafael Ravazolo

  • A expressão vários tipos de carga foi o que me ajudou a resolver essa questão. Se o transporte tem essa característica, então é flexível. Algumas vezes esse raciocínio funciona. Noutras vezes a única solução é tocar um tango argentino.

  • "vários tipos e cargas" e "condições variáveis" respondem a questão. GABARITO D

  • Interpretação ajuda muito mais do que saber a matéria kkkkkk


ID
3557608
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2010
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma indústria produz 20 tipos de bombas centrífugas com diversas características. Para fabricação ela necessita saber a quantidade de cada grupo de modelos de bombas que deve fabricar em cada período, os recursos disponíveis e os níveis de estoque desejados. Para a fabricação dos itens individuais finais,elabora-se o(a) 

Alternativas
Comentários
  • PLANO DE PRODUÇÃO: definição da quantidade a ser produzida por grupo de produtos


ID
3597757
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2017
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

“Logística é o ______I______, ______II_______ do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, de _____III_____ e das informações relativas desde o ______IV______ até o ponto de consumo, com o propósito de atender às ______V______”.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas da assertiva, tornando o conceito verdadeiro, são:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu que o candidato identifica-se as palavras-chave que formam o conceito de Logística

    "Logística é o processo de planejamento, implantação do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, de serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes."

    gab. C


ID
4068361
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Kurgant (2010), no gerenciamento de recursos materiais, a especificação é realizada em qual momento do fluxo das principais atividades do gerenciamento da cadeia logística?

Alternativas

ID
4833826
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O conceito do tempo do ciclo do pedido pode ser compreendido a partir dos quatro componentes independentes que o compõem, que são:

Alternativas
Comentários
  • B

    B. transmissão do pedido, processamento e montagem do pedido, tempo de aquisição de estoque adicional e tempo de entrega.

    elementos independentes de um ciclo de pedido são os tempos de transmissão, processamento e montagem, disponibilidade de estoque, tempo de produção e tempo de entrega. São eles direta ou indiretamente controlados por meio da escolha e do projeto dos métodos de transmissão do pedido, das políticas de estocagem, dos procedimentos de processamento de pedidos, dos modais de transporte e dos métodos de programação. 

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de tempo do ciclo de pedido. Dito isso, vejamos qual das alternativas é a correta.

    Para Ballou (2006), o tempo do cicio de pedido é definido como o tempo decorrido entre o momento de pedido do cliente, a ordem de compra ou requisição do serviço, e aquele da entrega do produto ou serviço ao cliente, envolvendo todos os eventos mensuráveis em tempo do prazo total para a entrega de uma encomenda.

    Neste caso, o ciclo de tempo é composto por alguns elementos considerados independentes, são eles: tempos de transmissão; processamento e montagem do pedido; disponibilidade de estoque; tempo de produção e tempo de entrega. 

    Em que cada elemento tem a seguinte composição:

    Tempos de transmissão:

    • Consolidação do pedido
    • Transmissão de pedidos aos armazéns 

    Processamento e montagem do pedido:

    • Preparação das faturas
    • Liberação do crédito
    • Montagem do pedido no armazém

    Disponibilidade de estoque/tempo de aquisição de estoque adicional:

    • Quando estoque inexistente, tempo adicional para adquirir estoque da fábrica 

    Tempo de produção e tempo de entrega:

    • Tempo de embarque do armazém
    • Tempo de embarque da fábrica
    • Processamento do embarque pelo cliente

    Esses elementos são controlados direta ou indiretamente por meio da escolha e do projeto dos métodos de transmissão do pedido, das políticas de estocagem, dos procedimentos de processamento de pedidos, dos modais de transporte e dos métodos de programação (BALLOU, 2006).

    Tendo os pontos acima como parâmetro, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2006.


ID
4953817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito de administração de material e assuntos relacionados, julgue o seguinte item.


Um sistema logístico bem elaborado é responsável por entregar mercadorias/produtos/ serviços na quantia certa, no local certo, no momento certo, ao menor custo possível.

Alternativas
Comentários
  • Pilares da Administração de Materiais:

    Tempo – momento certo.

    ⇨Quantidade – nem falta, nem excesso.

    Qualidade – o item deve ter a qualidade necessária ao processo;

    Custo – o ideal é sempre o menor custo, porem, custo e qualidade estão diretamente ligados; 

    Localização – no local correto.

    #PERSISTA

  • Logística é o processo estratégico que gerencia o fluxo de materiais e informações entre o fornecedor e seu cliente, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto acabado no ponto-de-venda, uso ou consumo.


ID
4999357
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O desenvolvimento econômico está mudando as características dos fluxos logísticos globais. Duas tendências destacam-se no contexto da globalização. A primeira é a intensificação do tráfego. A segunda é o rápido crescimento de fluxos de retorno causados pela crescente preocupação com assuntos ecológicos e pelo desbalanceamento internacional dos fluxos. A essa segunda tendência é dado o nome de

Alternativas
Comentários
  • REVERSA: porque tem por objetivo reverter (devolver) ao mercado os itens que anteriormente virariam lixo, principalmente, embalagens. (RECICLAGEM)

  • Gab.: C

    Logística Reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Dias, 2005, p. 205).

    Segundo o e-book "11 Perguntas e Respostas para entender a Logística Reversa", a logística reversa pós-consumo pode ser definida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, e outras destinações finais ambientalmente adequadas. 

    Desse modo, percebe-se que a logística reversa é um fluxo de retorno no qual materiais que, geralmente, seriam descartados fazem o caminho reverso na cadeia produtiva o para serem reaproveitados.


ID
5399023
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na logística, as atividades de apoio auxiliam e dão suporte para o desempenho das atividades primárias. A manutenção de estoque e o manuseio de materiais no interior do arranjo físico são atividades de apoio da:

Alternativas

ID
5525416
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Logística é o conjunto de ações desenvolvidas com a finalidade de entregar os produtos certos, no local planejado e no tempo combinado.
Considerando o contexto de logística, analise as assertivas a seguir.
I. Transportes e manutenção de estoques são exemplos de atividades primárias.
II. Obtenção, programação do produto e processamento de pedidos fazem parte das atividades de apoio.
III. Armazenagem e manutenção de informações relacionam-se ao mesmo tipo de atividade primária.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Logística - Atividades primárias e de apoio

    1ª (Primária) TPM (Transporte - Processamento de pedidos - Manutenção de estoques) 

    2ª (Secundária) AME (Armazenagem - Manuseio de Materiais - Embalagens)

    Fonte: QCFriends

    Gab. A

  • Gabarito A

    Atividades primárias da logística:

    • Transporte
    • Manutenção de estoque
    • Processamento de pedido

    Atividades de apoio da logística:

    • Armazenagem
    • Manuseio de materiais
    • Embalagem
    • Programação de produtos
    • Obtenção/suprimento
  • A I. está correta.

    A II. está errada por afirmar que processamento de pedidos é atividade de apoio (é uma atividade primária);

    A III. está errada por afirmar que as duas atividades relacionam-se ao mesmo tipo de atv. primária (armazenagem relaciona-se à atividade primária de manutenção de estoques e manutenção de informações relaciona-se à ativ. primária de processamento de pedidos);

  • LOGÍSTICA

    Atividades primárias (TPM)

    • Transporte
    • Processamento de pedidos
    • Manutenção de estoques

    Atividades secundárias (AME O PM)

    • Armazenagem
    • Manuseio de materiais
    • Embalagem de proteção
    • Obtenção
    • Programação de produtos
    • Manutenção de informação
  • ESTUDAR GESTÃO DE MATERIAIS SE ASSEMELHA MUITO A ESTUDAR A LRF. LEITURA... LEITURA .... LEITURA....

    NÃO É IMPOSSIVEL NEM É A PIOR MATERIA.

    MAS TEM UM JEITO CERTO.

    DEUS NOS ABENÇOE ! AMÉM


ID
5597533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A pandemia de covid-19 gerou impactos na gestão e na logística de materiais do Brasil. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.


I Em vista da manutenção do modal rodoviário brasileiro, mantiveram-se praticamente inalterados os prazos de entrega de insumos e equipamentos produzidos no país e necessários ao funcionamento de hospitais.

II Houve alteração dos itens da curva XYZ de insumos nos hospitais de referência para o atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

III Nos hospitais cuja política de reposição de insumos ocorre pelo sistema de revisões periódicas, houve necessidade de alteração dos pontos de pedido e dos estoques mínimos e máximos dos equipamentos de proteção individual, como máscaras, aventais e luvas descartáveis.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    II - Houve alteração dos itens da curva XYZ de insumos nos hospitais de referência para o atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

    O que antes era um item que possuía maior quantidade em estoque com menor valor, com a pandemia esse cenário mudou. Exemplos: luvas e máscaras que sempre foram produtos baratos e fácil de se achar no mercado, na pandemia ficou mais caro e difícil de achar.

  • Qual erro da III?

    Obrigada

  • Também gostaria de saber o erro da III

  • I Em vista da manutenção do modal rodoviário brasileiro, mantiveram-se praticamente inalterados os prazos de entrega de insumos e equipamentos produzidos no país e necessários ao funcionamento de hospitais.

    IMPOSSÍVEL NÃO TER ALTERADO A GESTÃO DE ESTOQUE NESSA PANDEMIA.

    II Houve alteração dos itens da curva XYZ de insumos nos hospitais de referência para o atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

    SIM, AS DEMANDAS MUDARAM, COM ISSO MATÉRIAS QUE ANTES ERAM NÃO ESSENCIAIS, OU SEJA X, CONSIDERADOS DE SUBSTITUIÇÃO FÁCIL,POR EX: LUVAS E MÁSCARAS, PASSARAM A SER CRÍTICOS, OU SEJA Z, DE DIFÍCIL SUBSTITUÍÇÃO.

    III Nos hospitais cuja política de reposição de insumos ocorre pelo sistema de revisões periódicas, houve necessidade de alteração dos pontos de pedido e dos estoques mínimos e máximos dos equipamentos de proteção individual, como máscaras, aventais e luvas descartáveis.

    ACREDITO QUE O ERRO ESTÁ EM AFIRMAR/MISTURAR OS CONCEITOS DO SISTEMA DE REPOSIÇÃO PERIÓDICA E DO DO SISTEMA DE REPOSIÇÃO CONTÍNUA, UMA VEZ QUE SÃO SISTEMAS COMPLETAMENTE DIFERENTES.

    SISTEMA DE REPOSIÇÃO PERIÓDICA( = MODELO DE ESTOQUE MÁXIMO =MODELO DE INTERVALO PADRÃO)-> INTERVALO PADRÃO, TEMPO FIXO E QUANTIDADE VARIÁVEL.

    SISTEMA DE REPOSIÇÃO CONTÍNUA( = MÁXIMOS E MÍNIMOS = PONTO DO PEDIDO) -> DIFICULDADE EM ESTABELECER O INTERVALO PADRÃO, QUANTIDADE FIXA E TEMPO VARIÁVEL.

    LOGO, SE A ALTERAÇÃO FOI FEITA NO PONTO DO PEDIDO E NOS ESTOQUES MÍNIMOS E MÁXIMOS O SISTEMA UTILIZADO É O DE REPOSIÇÃO CONTÍNUA E NÃO O DE REVISÕES PERIÓDICAS.

  • acredito que o erro da III seja relacionar ponto do pedido com estoque máximo. sabemos que ponto do pedido eh o momento em que setor de compras efetiva um pedido junto ao fornecedor, considerando que o comprado chegará antes que termine o estoque. assim, em meio a uma pandemia, não se tem como definir o que seria estoque máximo; muito provavelmente tudo seria utilizado, como pudemos ver infelizmente....


ID
5599204
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Campos (2001), o nível de serviço ou nível de atendimento é o indicador de quão eficaz foi o estoque para atender às solicitações dos usuários. Assim, quanto mais requisições forem atendidas, nas quantidades e especificações solicitadas, tanto maior será o nível de serviço. Sobre o tema, análise a situação hipotética: no almoxarifado de um determinado órgão público, durante um período de 6 meses, foram apresentadas 4.100 requisições de materiais, com um número médio de 1,50 item por requisição. Foram entregues 6.000 dos itens solicitados. Qual o nível de atendimento desse almoxarifado?

Alternativas
Comentários
  • 6000/6150 = 0,9756 * 100 = 97,56 %

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que saibamos calcular o nível de serviço. Com base nas informações apresentadas, façamos o cálculo.

    Consoante o professor Renato Felili (2014), nível de serviço é um indicador responsável por aferir o percentual de requisições dos demais setores da organização que são atendidas com relação ao total de requisições, podendo ser aferido a partir do seguinte esquema:

    • Nível de Serviço = Número de requisições atendidas/Número de requisições efetuadas

    Com base nas informações apresentadas no enunciado, temos:

    • requisições atendidas: 6.000
    • requisições solicitadas: 4.100 x 1,5 = 6.150

    Logo: Nível de serviço = 6000/6150 = 97,56%

    Logo, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte;

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.