-
CLASSIFICAÇÃO: varios candidatos para cada vaga, várias vagas para cada candidato (classificação nosológica).
-
Colocação - 01 vaga à 01 candidato - 01 vaga à 01 candidato
Seleção - Um cargo vago e vários candidatos - 01 vaga à vários candidatos
Classificação - Vários candidatos para vários cargos. - Várias Vagas à Vários Candidatos
Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Podendo o candidato ser aprovado ou rejeitado para determinado cargo e aceito para outro.
https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br
-
Modelo de classificação: é a abordagem mais ampla e situacional, em que existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pela posição que se pretende preencher- Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para aquela posição. Se rejeitado, passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outras posições que se pretende preencher, até se esgotarem as posições vacantes, advindo daí a denominação de classificação. Para cada posição a ser preenchida ocorrem vários candidatos que a disputam, sendo que apenas um deles poderá ocupá-la, se vier a ser aprovado. (Chiavenato, 2009 )
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre os modelos de decisão sobre os candidatos apresentados ao processo de seleção de pessoas. A alternativa a ser marcada deve apresentar em que consiste o modelo de classificação.
De acordo com Chiavenato (p.121, 2014) temos quatro modelos de decisão sobre os candidatos:
- Modelo de colocação, nele existe apenas um candidato e uma somente uma vaga a ser preenchida. Neste modelo não há a alternativa de rejeitar o candidato, ele deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.
- Modelo de seleção, é aquele em que existem vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos, ocorrendo duas alternativas, apenas: aprovação ou rejeição. Se aprovado, o candidato deve ser admitido. Se reprovado, o candidato é dispensado do processo seletivo, pois há outros candidatos para o cargo vago e apenas um deles poderá ocupá-lo".
- Modelo de classificação, nele existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para o cargo. Se aprovado é admitido, e se é rejeitado passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos, até se esgotarem os demais cargos vacantes e as alternativas restantes".
- Modelo de agregação de valor: neste modelo, cada candidato é visto do ponto de vista das competências individuais que oferece para incrementar as competências organizacionais. Se as competências individuais oferecidas interessam à organização, o candidato é aceito. Caso contrário, é rejeitado.
Após verificarmos os modelos de decisão sobre os candidatos, concluímos que a alternativa "B" apresenta o modelo que se encaixa nas características do enunciado.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.