SóProvas


ID
159205
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista o Poder Executivo, é INCORRETO afirmar serem atribuições, entre outras, dos Ministros de Estado,

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a alternativa INCORRETA; mais uma gabarito errado, pois a alternativa C seria a alternativa adequada para a questão, conforme preceito constitucional, art. 87, parágrafo único da CF.

    Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta constituição e na lei:
    I-exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Republica; (alternativa D correta)
    II-expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; (alternativa A correta)
    III-apresentar ao Presidente da República o relatório anual;
    IV-praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República. (alternativa B correta)

    Alternativa C incorreta:
    De acordo com o art. 84, III da CF, compete privativamente ao Presidente da República, iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta constituição. Este dispositivo remete ao art. 62 da CF, que prevê a adoção de Medida Provisória, pelo Presidente da República. Esta prerrogativa não não é passível de delegação (previsão do parágrafo único do art. 84, CF-hipóteses de delegação aos Ministros de EStado). Assim, impossível a adoção de medida provisória pelos Ministros de Estado.
  • COMPETE AO MINISTRO DE ESTADO
    a) Correta, Art.87, II - Expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos.
    b) Correta. Art. 87, IV - Praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República. Lembrando que somente os atos a seguir podem ser delegados pelo Presidente: Art. 84
    VI – dispor, mediante decreto, sobre:
         a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
         b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;
    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;
    XXV - prover os cargos públicos federais, na forma da lei;
    c) Incorreta (esta é a resposta da questão). Adotar medidas provisórias, com força de lei é indelegável com mostrei acima.
    d) Correta. Art. 87, I - exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República;
    e) Correta. Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal,  ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto  previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
    § 2º - As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em
    crime de responsabilidade a recusa, ou o não - atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas.
  • Lembrando que os MINISTROS DE ESTADO serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos (21) e no exercício dos direitos políticos.

    Vai um macete pra quem já conhece as regras sobre as idades:

    35 – PRESIDENTE E VICE E SENADOR
    30 – GOVERNADOR E VICE
    21 – O “RESTO”... o que sobrou entra aquí
    18 – VEREADOR

    Todos os agentes que não se encaixarem na faixa dos 35 anos, 30 ou 18, estarão AUTOMATICAMENTE, encaixados na faixa dos 21 anos, como é o caso dos Ministros de Estado.

    A FCC costuma formular questões sobre a idade mínima pra se tornar MINISTRO DE ESTADO.
    Intuitivamente, ao ouvirmos a palavra "Ministro" logo pensamos que a idade exigida deve ser 30 ou 35 anos. MAS NÃO É... permanecam atentos.
  • Para não esquecer;

    Os ministros de estado cometem crimes de responsabilidade de algumas maneiras..

    1 quando convocado não comparecer sem justo motivo.

    2 quando lhe for solicitadas informações e ele responder erroneamente, recusar-se ou não responder dentro de 30 Dias

    Vide; ART. 50, 1 e 2.

    Ainda;

    Regra; crimes comuns e responsabilidade; STF

    Crimes conexos com o Presidente: senado federal.

    Sucesso, bons estudos, não desista!

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.        

     

    § 2º As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não - atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas. (LETRA E)
     

    ========================================================================


    ARTIGO 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos.

     

    Parágrafo único. Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e na lei:

     

    I - exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República; (LETRA D)

    II - expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos; (LETRA A)

    III - apresentar ao Presidente da República relatório anual de sua gestão no Ministério;

    IV - praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República. (LETRA B)