SóProvas


ID
1592173
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma divisão didática, há três níveis para o trabalho do psicólogo na instituição hospitalar. O psicólogo que na equipe é inserido no grupo de preparo para cirurgia trabalha nos níveis

Alternativas
Comentários
  • pq a letra "d"??? Psicopedagógico em âmbito hospitalar? para o preparo de cirurgia, já quero saber em que teoria isso se baseia

  • Creio que se quiz dizer "psicoeducativo", mas o enunciado da questão colocou o termo erradamente 

  • Futura psicóloga, a ideia de psicopedagogico revela o fato de algo novo para o paciente. Por tanto, um ambiente a ser apreendido por ele. 

  • nao creio que esta questao esta certa, psicoterápico tem a haver com preparar a pessoa para algo novo, desenolver potencialidades, tem duas questoes iguai com respostas parecida esquisito

  • OS três níveis de atuação do profissional de Psicologia são apontados por Romano (1999): psicopedagógico, psicoprofilático e psicoterapêutico.

    Na dimensão pedagógica, o grupo se constituiu em um espaço para fazer circular a palavra social, no qual a informação foi levada não como uma verdade absoluta, mas como algo que devia ser socializado. Foi preciso articular reflexão e experiência para evitar a alienação do conhecimento tomado como uma verdade absoluta e neutra. Foi isso que buscamos com as �palestras interativas�, nas quais as informações deveriam ser contextualizadas na experiência. A livre discussão também teve efeito pedagógico, no sentido de educar a participante a ouvir o que as outras tinham a dizer e de buscar, por meio da fala, expressar e defender suas idéias.

    Na sua dimensão terapêutica, os fatores que estavam em jogo na ação do grupo foram o apoio por meio de relações afetuosas, cuidadoras e empáticas mantidas entre todos, a identificação e a troca de experiências, o espaço para expressão de sentimentos e o espaço para informação e reflexão acerca dos aspectos que envolvem o ciclo gravídico-puerperal. Esses fatores proporcionaram suporte social e levaram ao self das participantes. Com isso, elas se sentiram melhor, tiveram a auto-estima e a autoconfiança elevadas, desenvolveram comportamentos mais saudáveis e reduziram a ansiedade. A possibilidade dada a cada uma de expressar livremente suas idéias e seus sentimentos teve excelente efeito catártico e organizador do pensamento, permitindo compreensões que a gestante não tivera até então.

    Quanto à dimensão psicoprofilática, Romano (1999) assinala que é preciso privilegiar o ato sanitário de natureza preventiva e educativa, de abrangência coletiva, fundado mais na promoção e na proteção da saúde do que no tratamento. Dentro dessa perspectiva, Silva (2002) ressalta que as estratégias de prevenção e promoção da saúde tanto em níveis individuais como sociocomunitários devem ser prioritárias.