SóProvas


ID
1592242
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Um representante da sociedade civil, apresentando indícios de que o Presidente da República teria ultrapassado os gastos autorizados pela lei orçamentária e, portanto, cometido crime de responsabilidade, denuncia o Chefe do Poder Executivo Federal à Câmara dos Deputados. Protocolizada a denúncia na Câmara, foram observados os trâmites legais e regimentais de modo que o Plenário pudesse ou não autorizar a instauração de processo contra o Presidente da República. Do total de 513 deputados da Câmara, apenas 400 estiveram presentes à sessão, sendo que 260 votaram a favor da instauração do processo.


Diante desse fato,  

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    O art. 85, VI, da CF, são crimes de responsabilidade os crimes do presidente contra a lei orçamentária. Consoante art. 86 da Constituição, admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante, o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.


    Dois terços da Câmara constitui o total de 342 deputados. No caso em tela, houve apenas 260 votos favoráveis à instauração do processo

  • Completando a resposta do colega Tiago Costa:

    Conforme o artigo 51, I da CR: 

    Compete privativamente à Câmara dos Deputados: autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice - Presidente da República e os Ministros de Estados. 

  • O art. 51, I, da CF/88, estabelece que compete privativamente à Câmara dos Deputados autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado. Portanto, no caso descrito pela questão, o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros. Correta a alternativa C. 



  • 2/3 de 513 = 342.  LOGO -> alternativa C = o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros.


    Salvaram a Dilma.

  • Gabraito: "C"

    A câmara dos deputados deve aprovar a acusação com 2/3 da Maioria absoluta.


  • Não é maioria absoluta, e sim qualificada

  • acrescento que, ainda que admita por 2/3 da câmara, deverá seguir para julgamento perante o Senado e nao STF como propõe a alternativa B

  • Um macete para esse tipo de questão é averiguar se a votação se trata de matéria de importância para o País:

    Matérias como PEC's e impeachment serão quórum de 2/3

    Matérias como projetos de lei simpres será de maioria absoluta


  • 2/3 = 75% = 513 tem como 75 % de seu valor o numerário de 385 votos como no enunciado foram apenas 260 favoráveis logo não há como haver procedência ao processo

  • 2/3 = 75%?  cálculo não é o forte mesmo

  • Letra (c)

    art. 85, VI, da CFsão crimes de responsabilidade os crimes do presidente contra a lei orçamentária. Consoante art. 86 da Constituição, admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido ajulgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante, o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. 

    Dois terços da Câmara constitui o total de 342 deputados. No caso em tela, houve apenas 260 votos favoráveis à instauração do processo.. 2/3 : 513 = 342


  • dg stadtlober 2/3 =/= 75%.

    -

    75% seria no caso de 3/4 porque cada 1/4 de algo representaria 25%. No caso 2/3 representa aproximadamente 66,666%, já que cada 1/3 de algo significa 33,333%

  • Art. 85 / CF88: São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:

    VI - a lei orçamentária;

     

     

    Art. 86 / CF88: Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados (2/3 de 513= 342), será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

  • Nos dias de hoje essa questão é moleza!

    Todos sabem que aprovado pela Camara dos Deputados o impeachment tem que passar pelas duas casas.

    CAmara dos Deputados ----> Senado Federal.

    2/3 de 513 é igual à 342.

    DICA DO DIA (ou do Dollinho): ignore o comentario do WEMBOLLIS COUTINHO kkkkkk ("ele não sabe o que fala- Jesus Cristinho")

     

  • Pensei que era ruim de matemática...

  • Dever de casa: refletir sobre a letra d) 

  • 513 x 2/3 = 342

    Maioria absoluta = ou seja, do TOTAL de membros do Congresso Nacional.

     

    Art. 86 / CF88: Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados (2/3 de 513= 342), será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

  • GABARITO C - o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros.

    Art. 51 CRFB/88. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

    513 x 2/3 = 342 - Maioria absoluta = ou seja, do TOTAL de membros do Congresso Nacional.

    Art. 86 CRFB/88. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

     

  • Tem que ser aprovado por 2/3 do total = 342. Mesmo se fosse 2/3 dos presentes não poderia prosseguir, pois seriam 266 e foram apenas 260 favoráveis. Questão passível de resolver usando a matemática. O importante é acertar. Não importa o método. Boa sorte a todos.

  • Gab. C

     

    E para o processamento no Senado Federal, segue essa regra? NÃO.

     

    "a instauração do processo pelo Senado se dá por deliberação da maioria simples de seus membros, a partir de parecer elaborado por Comissão Especial.[ADPF 378 MC, rel. p/ o ac. min. Roberto Barroso, j. 16-12-2015, P, DJE de 8-3-2016.]"

     

    Ademais, o afastamento do Presidente da República é automático ou precisa da instauração do processo no Senado? 

     

    Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

    § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:

    I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

    II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • Alternativa Correta, C - o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros.

    Como já mencionado, será utilizado o criterio de maioria simples(os presentes, 400). Portanto, 2/3 de 400 = 133,33, que ao multiplicar por 2 dará 266,66. Sendo assim, o processo será arquivado por não ter atingido o quorum mínimo para votação. 

    Espero ter ajudado, abraços! 

  • Eu com preguiça de fazer conta, errei a questão :(

  • 2/3 = a 342 deputados!


    Bons Estudos!

  • 2/3 de 513 (Primeiro divide com o denominador e depois multiplica com o numerador):

    Sendo assim:

    513/3 = 171

    171x2 = 342

    Portanto, quórum insuficiente!

  • Para acertar essa questão nem precisa fazer as contas para saber se o quorum é suficiente...

    A o processo será enviado ao Senado Federal para que este, sob a presidência do Presidente do STF, proceda ao julgamento do Presidente da República. Crime de responsabilidade não é julgado pelo STF e sim pelo Senado, excluindo essa alternativa.

    B o processo será enviado ao Supremo Tribunal Federal, a fim de que a Corte Maior proceda ao julgamento do Presidente da República. O processo não será enviado para o STF e sim para a Câmara dos Deputados e não é a Corte Maior que julga, excluindo essa alternativa.

    D dá-se o impeachment do Presidente da República, que perde o cargo e fica inabilitado para o exercício de outra função pública por oito anos. O presidente não fica inabilitado sim inelegível por 8 anos, excluindo essa alternativa restando então a C.

    C o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros. Fundamentos nos artigos 52,I e 86, CF.

  • A) o processo será enviado ao Senado Federal para que este, sob a presidência do Presidente do STF, proceda ao julgamento do Presidente da República.

    B) o processo será enviado ao Supremo Tribunal Federal, a fim de que a Corte Maior proceda ao julgamento do Presidente da República.

    C) o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros.

    GABARITO: Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade

    A Câmara dos Deputados é composta por 513 deputados, para ser admitida a acusação contra o Presidente da República é necessário aprovação de 2/3, ou seja, será necessário o voto 342 deputados a favor da instauração do processo de impeachment.

    D) dá-se o impeachment do Presidente da República, que perde o cargo e fica inabilitado para o exercício de outra função pública por oito anos.

    >>>> Olá colegas!! Estou disponibilizando no meu Instagram @OXEDOUTOR a Constituição Federal grifada com todos os artigos que já foram cobrados pela FGV na OAB, indicando em cada artigo grifado a edição do exame que foi cobrado. Basta seguir e solicitar o arquivo por direct ou por e-mail. (GRATUITO). <<<<

  • Juízo de admissibilidade dos crimes de responsabilidade e crime comum do presidente da República é feito pela Câmara dos Deputados com manifestação de 2/3 de seus membros,ou seja, 2/3 de 513= 342.

  • Menina nude =denu.

    o NÚ em cima DE fica em baixo NUMERADOR

    DENOMINADOR

    2/3 de 513 (Primeiro divide com o denominador e depois multiplica com o numerador):

    Sendo assim:

    513/3 = 171

    171x2 = 342

    Portanto, quórum insuficiente.

    Gostam de putaria!

  • Importante - Atribuições e competências

    Câmara dos Deputados -

    Autoriza por 2/3 de seus membros - instauração de processo contra o Presidente e o Vice Presidente da República e Ministros de Estado

    Senado Federal

    Processa e Julga o Presidentes e Vice Presidentes da República nos CRIMES DE RESPONSABILIDADE, bem como os Ministros do Estado e os Comandantes da Marinha do Exercito e da Aeronáutica.

  • Seria necessário o voto favorável de 342 parlamentares da Câmara, o que não ocorreu, logo se dá o arquivamento.

  • Essa é só pra quem curte exatas

  • aproximadamente 333 dos membros teria que si manifestar

    500 dividido 3 = 166x2= 333,33

  • Além de estudar Direito, tenho que também estudar matemática pra OAB.

    PQP!

  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;

  • A o processo será enviado ao Senado Federal para que este, sob a presidência do Presidente do STF, proceda ao julgamento do Presidente da República.

    O julgamento dos crimes de responsabilidade é feito pelo Senado Federal sob a presidência do Presidente do próprio Senado.

    B o processo será enviado ao Supremo Tribunal Federal, a fim de que a Corte Maior proceda ao julgamento do Presidente da República.

    Crimes de responsabilidade são julgados pelo Senado Federal, conforme art. 86, caput da CF

    C o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros.

    Para que o PR seja julgado pelo STF, em crimes comuns, ou pelo SF, em crimes de responsabilidade, será necessário o voto de 2/3 da câmara dos deputados autorizando a instauração do processo. Hoje, conta-se com o total de 513 deputados. Dessa forma, 2/3 corresponde a 342 deputados votantes para a autorização admitindo a acusação do PR (513.2:3). No presente caso, apenas 240 deputados votaram a favor. Portanto, o processo deverá ser arquivado, conforme art. 86 da CF.

    D dá-se o impeachment do Presidente da República, que perde o cargo e fica inabilitado para o exercício de outra função pública por oito anos.

    Antes de ocorrer o impeachment haverá autorização ou não para julgamento. Sendo necessário número mínimo de votos, conforme explicação acima.

    Siga @entenda.os.seus.direitos

  • Errei pq não percebi que 260 era menor que 342 affff

  • se eu quisesse aprender matemática tinha feito exatas, po*** e não direito p além de tudo, sofrer no mercado saturado da advocacia.

  • Acertei, mas no chute do que seria mais provável, porque eu não sei matemática básica.

    ALTERNATIVA C

  • Acertei a questão por eliminação, porque se dependesse dessa conta ai... kkkkkk

  • Obrigada por me fazer aprender fração, nem tudo está perdido. Valeu FGV!!!!

  • Lembrando que, tratando-se de crime de responsabilidade, aprovado pela CÂMARA DOS DEPUTADOS, o julgamento e a decisão é do SENADO FEDERAL

  • Autorização da Câmara dos Deputados mediante 2/3 dos votos = 342 votantes no mínimo;

    Neste caso o processo deverá ser arquivado, tendo em vista o fato de a decisão da Câmara dos Deputados não ter contado com a manifestação favorável de dois terços dos seus membros.

    GABARITO: LETRA C

  • vi números e já fiquei NERVOSA! kkkk

  • A pergunta é ? Como fazer esse calculo?

  • Do total de 513 deputados da Câmara, apenas 400 estiveram presentes à sessão, sendo que 260 votaram a favor da instauração do processo.

    Assim. A Câmara dos Deputados possui 513 deputados, apenas 400 deputados compareceram ao plenário, e mediante 2/3 dos votos, seriam necessário 342 deputados votantes no mínimo;

  • 2/3 seria 513 dividido por 3 = 171 multiplicado(x) por 2 = 342 !

    ou seja 260 não equivale a quantidade necessária.

    letra C