SóProvas


ID
1592548
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Entendemos motivação no trabalho como

Alternativas
Comentários
  • C) Segundo Chiavenato (1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras.

  • Motivação: Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.Ainda, a motivação é um processo eminentemente interno, ou seja, intrínseco ao indivíduo, e assim prescinde de relações interpessoais mais próximas como afirmado pela banca. Motivação não é fenômeno fruto da coletividade, tampouco pode ser catalisado com ações de treinamento, cujo foco é no curto prazo, por exemplo.
  • A motivação não é nem uma qualidade individual, nem uma característica do trabalho. Não existem indivíduos que estejam sempre motivados nem tarefas igualmente motivadoras para todos. Na realidade, a motivação é bem mais do que um composto estático. Trata-se de um processo que é ao mesmo tempo função dos indivíduos e da atividade que desenvolvem. É por isso que a força, a direção e a própria existência da motivação estarão estreitamente ligadas à maneira pessoal que cada um percebe, compreende e avalia sua própria situação no trabalho, e certamente não à percepção daqueles que estão fora dela como os tecnocratas, os administradores e os psicólogos.
    A motivação  é  então concebida como um processo intrínseco às pessoas, prescinde de relações interpessoais mais próximas, onde se procurem conhecer mais os valores e as necessidades dos subordinados, ao contrário do que se pensava anteriormente, chefes que conheçam todos os serviços que os seus subordinados devem realizar.

  • Verdade que a banca deu uma alternativa com erro gramatical grotesco como acertada??!!!!! Ao ver o "onde" empregado como pronome relativo e sem se referir a lugar, parei de ler!!! Absurdo!!!!

    c) um processo intrínseco às pessoas, que prescinde de relações interpessoais mais próximas, onde(no qual) se procurem conhecer mais os valores e as necessidades dos subordinados.

     

    (http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf52.php)

    g) "Onde", como pronome relativo, sempre possui antecedente e só pode ser utilizado na indicação de lugar.

    Por exemplo:

    A casa onde morava foi assaltada.

     

  • Letra (c)

     

    A motivação não é nem uma qualidade individual, nem uma característica do trabalho. Não existem indivíduos que estejam sempre motivados nem tarefas igualmente motivadoras para todos. Na realidade, a motivação é bem mais do que um composto estático. Trata-se de um processo que é ao mesmo tempo função dos indivíduos e da atividade que desenvolvem. É por isso que a força, a direção e a própria existência da motivação estarão estreitamente ligadas à maneira pessoal que cada um percebe, compreende e avalia sua própria situação no trabalho, e certamente não à percepção daqueles que estão fora dela como os tecnocratas, os administradores e os psicólogos.

     

    Segundo o autor anteriormente citado, a motivação então concebida como um processo intrínseco às pessoas, prescinde de relações interpessoais mais próximas, onde se procurem conhecer mais os valores e as necessidades dos subordinados, ao contrário do que se pensava anteriormente, chefes que conheçam todos os serviços que os seus subordinados devem realizar.

     

    Lévy-Leboyer (apud BERGAMINI, 1997b, p.89)

  • Prescinde não é a mesma coisa de "não precisa", "dispensa"?

    Então a motivação não precisa de relações interpessoais próximas, é isso?!

  • PALAVRA MUITO USADA PELO CESPE!

    PRESCINDE = DISPENSA

    EX NUNC.

  • Thiago, da primeira vez também errei a questão por não concordar que a motivação dispensa relações pessoais, mas é isso mesmo. Estudando mais um pouco, vi que pode ser justificado usando a teoria de dois fatores de Herzberg. As relações pessoais fazem parte dos fatores higiênicos que, por si só, não são capazes de motivar, mas apenas evitar a falta dela.

  • Posição dominante: a motivação é, de forma geral, um processo INTRÍNSECO ao ser humano.

    Fonte: minhas anotações. Não lembro de onde é, mas está anotado em meu caderno. (rsrsrs)

  • Nem quem criou a palavra "prescinde" sabe o significado dessa p0rr@

  • @Thiago Alves, sim. Pois a motivação relaciona-se com o colaborador e ele próprio, sendo algo mais interno.

  • Olha a bibliografia de onde tiraram essa questão, coisa ridícula.

  • Essa é aquela que se marca a menos errada. Sei bem o que é prescinde, isso ja esta mais que batido; mas é um exagero; e ainda dizer "prescinde de relações interpessoais mais proximas" (lobo solitário) peloamordedeus. Decora e vai embora.