SóProvas


ID
1593019
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O óxido nítrico inalatório (NO2) é frequentemente indicado em UTI Neonatal em situações clínicas que cursem com

Alternativas
Comentários
  • Oxido nítrico inalatório no tratamento da hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido

    A hipertensão pulmonar persistente neonatal (HPPN) é entidade clínica caracterizada por resistência vascular pulmonar aumentada (RVP), pressão elevada na artéria pulmonar, curto-circuito direita-esquerda de sangue não oxigenado através do canal arterial patente e/ou forame oval e hipoxemia sistêmica grave. Ocorre sempre que a transição da circulação pulmonar fetal não se instala normalmente ao nascimento.

    Os principais fatores que contribuem para a não reversibilidade da circulação fetal em neonatal e impedem a redução pós-natal da RVP são hipóxia intrauterina, asfixia perinatal, acidose respiratória e/ou metabólica e hipercapnia

    O óxido nítrico inalatório (NOi) é método terapêutico que atua como vasodilatador pulmonar seletivo e tem efeitos benéficos sobre as trocas gasosas e a ventilação, melhorando rapidamente crianças com hipóxia. Seu uso é seguro em UTI sob monitorização rigorosa. Vários trabalhos têm sido realizados mostrando melhora significativa na oxigenação com a utilização do NOi e por isso o seu uso é considerado o tratamento de escolha da HPPN.