SóProvas


ID
1593460
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma mulher de 45 anos, branca, em tratamento antidepressivo há 30 dias, voltou à farmácia e reportou, ao farmacêutico, desconfortos possivelmente causados pelo medicamento em uso, como: boca seca, constipação intestinal, arritmias cardíacas, além de alguns episódios de hipotensão ortostática. Este profissional encaminhou a paciente ao médico prescritor do tratamento, o qual substituiu o antidepressivo por outro fármaco de mesma ação, entretanto de outra classe. Diante destes sintomas, qual dos antidepressivos descritos a seguir possivelmente seria o que a paciente estava usando?

Alternativas
Comentários
  • O Amitriptilina é indicado para situações especificas, relacionadas a mudanças de humor e de comportamentos que desequilibram a vivencia do sujeito no cotidiano. Veja a lista de casos:

    Pessoas que sofrem com enxaqueca;

    Enurese;

    Para depressivos;

    Ansiosos;

    Depressão ocasionada pela esquizofrenia.

    O remédio irá atuar sobre o sistema nervoso central e irá provocar a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem estar da pessoa. Resultando em sentimentos de alivio e calma.

    Os principais efeitos colaterais da amitriptilina:

    Alucinações,

    Desequilíbrio,

    Confusão,

    E outros mais.

    É indicado para maiores de doze, principalmente nos casos em que ocorre a enurese noturna. Crianças menores não podem consumir.

     

  • cloridrato de fluoxetina tem como objetivo tratar ansiedade, transtorno compulsivo e até síndrome do pânico. É utilizada em alguns casos para o emagrecimento, porém, sabemos que sua ação é bem mais ampla e séria. Apesar do medicamento provocar um emagrecimento, ele não foi criado nem estudado para ter essa finalidade. A real utilidade da fluoxetina é o tratamento de bulimia, anorexia, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, etc. Conheça alguns dos efeitos adversos do uso deste medicamento: Tremores;Redução da libido;Diarreia e enjoo; Fadiga; Suor em excesso (hiperidrose); Boca seca; Sangramento vaginal fora do período menstrual; Dores de cabeça; Visão turva; Insônia e outros problemas com sono; Excesso de irritabilidade e mau humor.

     

    Tranilcipromina é um medicamento antidepressivo do tipo IMAO irreversível.  As principais indicações para o seu uso são: Depressão; Fobia social. Os principais efeitos colaterais relatados são: Cefaleia, Boca seca, Prisão de ventre, Inquietação. Não se deve misturar em hipótese alguma o Tranilcipromina com qualquer inibidor da recaptação da serotonina, como o Pondera (paroxetina), Fluoxetina, Citalopram e outros.

     

    bupropiona é um medicamento criado com o intuito de tratar a depressão, e depois, para ajudar ex-tabagistas, considera-se arriscado ainda o seu uso para tratar obesidade. Os efeitos colaterais Bupropiona, são: Dores de cabeça; Febre; Tontura; Coceira; Sudorese; Tremores e calafrios; Ansiedade e agitação; Dificuldades de concentração; Fraqueza excessiva; Confusão mental; Convulsões.

     

    venlafaxina é uma droga antidepressiva da classe dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN ou SNRI), heterocíclicos de terceira geração, com efeitos sobre as aminas serotonina e noradrenalina. Não está relacionada quimicamente com nenhuma outra classe de antidepressivos. É contra-indicado o uso concomitante com medicamentos Inibidores da monoamina oxidase (IMAOs). Os efeitos indesejados mais comuns (mais de 1% dos pacientes) são: boca seca, insônia, nervosismo, sonolência, distúrbios gastrintestinais (hiporexia, constipação ou náuseas) e tempo para ejaculação/orgasmo alterado, Sudorese e cansaço.

  • geralmente qdo a questão falar sobre efeitos anticolinérgicos (boa seca, constipação, hipotensão) desconfie dos antidepressivos tricíclicos, já que esses são inespecíficos e bloqueiam receptores M1, H1, alfa-1.

  • Lembrando que dos ADTs a Amitriptilina é a que apresenta pior perfil de feitos adversos