SóProvas


ID
1593478
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

ESTÃO 49 Os fármacos anti-hipertensivos inibidores de canal de cálcio apresentam como mecanismo de ação a inibição do influxo de cálcio nas células da musculatura lisa. Estes fármacos são subdivididos em Diidropiridínicos e Não-diidroperidínicos, os quais apresentam distintas especificidades de ações por determinadas regiões do sistema cardiovascular. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente um exemplo de fármaco Diidroperidínico e Não-diidroperidínico, respectivamente, e suas respectivas ações mais relevantes na região cardiovascular?

Alternativas
Comentários
  • A ação principal dos fármacos anti-hipertensivos inibidores do canal de cálcio é a vasodilatação e a redução da frequência cardíaca.

    Diidroperidínicos: Amlodipina, Felodipina, Isradipina, Lercanidipina, Manidipina, Nicardipina, Nifedipino, Nitrendipina, Nimodipina, Nisoldipina.

    Não-diidropiridínicos: Verapamil e Diltiazem

     

  • Bloqueadores de Canal de Cálcio Diidropiridinicos: possuem maior ação como vasodilatador e podem ser usados como anti-hipertensivos

     

    Bloqueadores de Canal de Cálcio Não-Diidropiridinicos: Possuem menor ação vasodilatadora em relação aos diidropiridinicos, reduzem a frequencia e contratilidade cardíaca. Podem ser usados em arritimias cardiacas e doenças isquêmicas   

  • BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIO:

    DIIDROPIRIDINAS - AÇÃO VASODILATADORA: Nifedipina, amlodipina

    NÃO DIIDROPIRIDINAS - ATUA NO CORAÇÃO: Verapamil, diltiazem

  • Só pra reforçar o que foi dito anteriormente, os não di-hidropiridínicos destacam-se pela seletividade da atuação no músculo cardíaco, provocando alta supressão da contabilidade cardíaca, alta supressão da automaticidade (nodo sinoatrial) e alta supressão da condução (modo atrioventricular). No entanto, devemos lembrar que ambos possuem alto poder de vasodilatação coronariana.