SóProvas


ID
1594345
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quais são os tratamentos disponíveis pelo SUS para pacientes com perda da Função Renal?

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. O tratamento conservador é indicado para DRC (doença renal crônica) de estágios 1 a 3, eximindo-se assim das formas mais graves, como estágios 4 e 5. O enunciado se refere a um pacientes que teve a perda de função renal. Maracaria letra D.

  • Concordo com o Leandro Silva, pois de acordo com a SBN

     

    ''O tratamento conservador consiste em todas as medidas clínicas (remédios, modificações na dieta e estilo de vida) que podem ser utilizadas para retardar a piora da função renal, reduzir os sintomas e prevenir complicações ligadas à doença renal crônica. Apesar dessas medidas, a doença renal crônica é progressiva e irreversível até o momento. Porém, com o tratamento conservador é possível reduzir a velocidade desta progressão ou estabilizar a doença.''

     

    E a questão trouxe como exemplo um ''paciente com PERDA da função renal'', ou seja, não cabe mais tratamento conservador.

     

    Sendo assim, gabarito correto seria a alternativa ''D''.

  • O tratamento conservador deve ser seguido em todas as fases da DRC minimizando ou retardando possíveis complicações mais severas. Justamente para reduzir a velocidade desta progressão ou estabilizar a doença.

  • Na verdade o doente renal crônico, tem a perda da função renal. O estadiamento da doença, determina o tratamento do paciente, inclusive o conservador para estagnar ao máximo, pelo maior tempo possível, a progressão da doença, já instaurada, porque o que perdeu não volta mais, o negócio é não perder mais. O tratamento conservador prepara o paciente para esse momento de transição que vai chegar cedo ou tarde, que é a TRS propriamente dita, escolhendo a DP, TX ou HD.

  • O QUE ISSO TEM A VER COM SUSP? A PLATAFORMA DEVERIA FILTRAR MELHOR AS QUESTÕS.