SóProvas


ID
1594387
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O principal mecanismo de ação da heparina administrada a um indivíduo consiste na inibição da transformação da protrombina em trombina, que converte o fibrinogênio em fibrina. Esse efeito é resultado da fusão das moléculas da heparina com as moléculas de uma proteína conhecida como

Alternativas
Comentários
  • A heparina é constituída por uma mistura de ésteres polissulfúricos de um mucopolissacarídeo. Seu efeito anticoagulante é exercido por intermédio da antitrombina III que, como cofator, neutraliza vários fatores ativados da coagulação (calicreína XIIa, XIa, IXa, Xa e trombina). A heparina promove o aumento, além disso, da hidrólise dos triglicerídeos dos quilomícrons e das VLDL através da liberação e estabilização das lipases-lipoprotêicas presentes nos tecidos. http://www.medicinanet.com.br/m/bula/8196/heparina__herin.htm
  • A coagulação é uma série complexa de interações nas quais o sangue perde suas características de fluido, sendo convertido em massa semi-sólida, formando um coágulo irreversível, pela interação do tecido lesado, plaquetas e fibrina. O mecanismo bioquímico da formação do coágulo sanguíneo envolve uma sequência interações proteína-proteína . Consiste na conversão de uma proteína solúvel do plasma, o fibrinogênio em fibrina, por ação de uma enzima denominada trombina . É uma série de etapas de ativação, sequenciais, onde o substrato para cada enzima (ou complexo enzimático) é uma pró-enzima que é ativada para atuar na próxima etapa da reação, sequência de reações frequentemente denominada “cascata"

    A coagulação sangüínea é o resultado final de uma série de reações entre várias proteínas plasmáticas, que recebem o nome de fatores de coagulação. Os fatores da coagulação podem ser agrupadas da seguinte maneira: fatores que se modificam durante a coagulação (fatores I, V, VIII e XIII); fatores do grupo da protrombina (fatores II, VII, IX e X); e fatores do grupo de contato (fatores XI e XII)

    A antitrombina III é um dos principais anticoagulantes endogenos que limitam a conversão do fibrinogênio em fibrina na cascata de coagulação.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.