SóProvas


ID
1594513
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um choque hemorrágico, a providência inicial mais importante é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) puncionar veia periférica de grosso calibre e iniciar a reposição de volume.

  • Choque hipovolêmico é condição clínica ou cirúrgica na qual ocorre perda rápida de fluídos que resulta no fracasso de múltiplos órgãos devido a perfusão inadequada. A maior parte dos choque hipovolêmico é secundária a perda rápida de sangue (choque hemorrágico). Assim a hipovolemia leva a uma hipoperfusão tecidual , com desequilíbrio no aporte de Oxigênio e substratos energéticos que podem causar sofrimento dos tecidos até a morte. Deste modo, o choque caracteriza-se clinicamente pela combinação de hipotensão (PAM<60 mmHg), taquicardia, taquipneia, hipersudorese e sinais de hipoperfusão periférica como sejam a palidez, a cianose, extremidades frias e úmidas, oligúria, acidose metabólica, alterações sensoriais e do estado de consciência.

    O objetivo do tratamento do choque hemorrágico é cessar o sangramento, restaurar o volume intravascular, além de normalizar o metabolismo oxidativo e a perfusão tissular

    Para reverter a hipovolêmia e estabilizar as funções hemodinâmicas deve-se promover uma punção venosa com cateter periférico de grosso calibre, administrar soluções para reposição da volemia corporal e medicamentos de acordo com a prescrição médica; coletar sangue para exames laboratoriais; notificar banco de sangue; controlar sangramento por compressão direta; colocar o paciente em posição de Trendelemburg, realizar monitorização cardíaca dos sinais vitais e se necessário inserir sonda vesical de foley para iniciar o balanço hídrico e notificar qualquer alteração das condições do paciente.

    Resposta B

    Bibliografia

    Swearingen PL, Keen JH. Manual de Enfermagem no Cuidado Crítico: Intervenções de Enfermagem e Problemas Colaborativos. 4º edição, ed. Artmed, Porto Alegre, 2007.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

  • desatualizada

  • No material diz que antes de qualquer coisa deve-se conter o sangramento por compressão após isso fazer outros procedimentos

  • compressão

  • Cuidado com a questão. Segundo a 9ª Ed do PHTLS, deve-se respeitar o XABCDE, sendo o "X" controle de hemorragias exsanguinantes. De fato o gabarito da questão não faz sentido, pois não adianta infundir volume se a hemorragia persiste em grande quantidade.

  • Infundir volume sem conter a hemorragia?

  • Desatualizada

  • No caso acredito que esteja como correto a reposição de volume, devido ao fato de ter cabeceira reta na alternativa que fala em conter hemorragia.