Integridade tissular prejudicada: estado em que o indivíduo apresenta ou está em risco de apresentar alterações do tecido tegumentar, córneo ou mucoso.
Integridade da pele prejudicada: estado em que o indivíduo apresenta ou está em risco de apresentar alterações do tecido epidérmico e/ou dérmico.
A pele é constituída por 3 camadas: Epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo).
Fonte: http://enfermagemsaudavel.com.br/diagnostico/integridade-da-pele-prejudicada-x-integridade-tissular-prejudicada/
Declarações diagnósticas de acordo com a taxonomia II da NANDA
Integridade tissular prejudicada relacionada a fator mecânico (introdução do cateter na artéria femoral durante o cateterismo cardíaco) evidenciada por lesão na região inguinal.
Risco para infecção relacionado com a realização de procedimento invasivo (punção arterial).
Dor aguda (região inguinal) relacionada ao cateterismo cardíaco evidenciada pelo relato de dor no local da punção arterial.
Mobilidade física prejudicada relacionada à punção da artéria femoral, dor, risco de hemorragia e prescrição de repouso restrito ao leito nas primeiras seis horas após o exame evidenciada pela capacidade limitada para se movimentar.
Déficit no autocuidado para higiene íntima relacionado com capacidade de transferência prejudicada secundária ao cateterismo cardíaco evidenciado pela incapacidade do cliente para se deslocar até ao vaso sanitário.
O cateterismo é um procedimento terapêutico invasivo, que devido à introdução de um cateter por punção da artéria femoral ou dissecação da artéria braquial implica em dor, limitação da mobilidade física e instalação de déficit do autocuidado, que consistem em problemas característicos ao cliente no período pós-exame(11,27-29).
Eliminação urinária prejudicada relacionada a fatores emocionais e imobilidade física secundária ao cateterismo cardíaco evidenciado por retenção urinária.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000300007