SóProvas


ID
1595101
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente está sendo atendido na Unidade Básica de Saúde e apresenta sinais e sintomas de hiperglicemia. E, ao ser examinado, apresenta sinais de gravidade como náuseas, vômitos, fraqueza muscular, dor abdominal com defesa, sinais de desidratação, hipotensão, taquipnéia, hálito cetônico, associado à hiperglicemia confirmada com a glicemia capilar. Nesse caso, deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Sinais de Cetoacidose diabética: Polidpsia, poliuria, enurese ( micção involuntaria), halito cetonico, fadiga, visão turva, náuseas, dor abdominal, vomitos, desidratação, hiperventilação, e alterações do estado mental, Glicemia >250mg/dL. Neste caso deverá ser encaminhado para um centro de urgência, pode levar a choque, disturbio hidroeletrolítico, IR, pneumonia por aspiração, SARA, edema cerebral em crianças. Fonte: Romulo Passos e Caderno 36 da atenção básica.

  • Manejo:

    Hidratação oral e tratamento da doença intercorrente.

    Pessoas com glicemia >250 mg/dL, cetonúria e hálito cetônico, desidratação ou vômitos: encaminhar para serviço de emergência prontamente.

    Pessoas com glicemia >250 mg/dL e cetonúria, mas sem os agravantes acima: administrar 20% da dose de insulina diária sob a forma de insulina regular e revisar em quatro horas. Repetir a dose se glicemia >250 mg/dL. Se não melhorar no próximo teste ou mostrar agravantes, encaminhar prontamente ao serviço de emergência. A pessoa deve ser hidratada com soro fisiológico 0,9% endovenoso em acesso venoso calibroso.

    Pacientes com glicemia >250 mg/dL, sem cetonúria, mas com manifestações clínicas, administrar 10% da dose total de insulina e observar de 4 em 4 horas até estabilização. Havendo piora do quadro, encaminhar para serviço de emergência. A pessoa também deve ser hidratada com soro fisiológico 0,9% endovenoso em acesso venoso calibroso

    Fonte: CAB 36