SóProvas


ID
1595713
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o regime constitucional dos Municípios, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) A inobservância do princípio constitucional da autonomia municipal é causa de intervenção da União nos Estados.


( ) Em decorrência do princípio constitucional da autonomia municipal, a lei orgânica deve observância aos princípios da Constituição da República, independentemente do disposto na Constituição do respectivo Estado.


( ) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.


( ) Compete aos Municípios criar, organizar e suprimir distritos, observado o Estatuto da Cidade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B : (V - F - F - F)

    (V) - Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: 

    VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

    c) autonomia municipal;


    (F) -  Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:


    (F) - Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996)



    (F) - Art. 30. Compete aos Municípios:

    IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;



  • O texto do segundo item está péssimo. Havia entendido que em conflito entre constituição federal x estadual, prevalesce a federal, o que é verdadeiro.

  • Pensei assim também André, te dei uma curtida, mas fato e que é texto da carta magna e o examinador não perguntou se a CE prevalece sobre a CF. Bons estudos!

  • LETRA B CORRETA 

    (V) - Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: 

    VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

  • Leiam o Vinícius Serrão.


    Qto à última frase: "Compete aos Municípios criar, organizar e suprimir distritos, observado o Estatuto da Cidade"


    Descontextualizadamente, é óbvio que ela está correta, pois a CF expressamente prevê que o desenvolvimento urbano municipal observará as diretrizes gerais fixadas em lei, e esta lei é a justamente o Estatuto da Cidade (lei federal 10257/2001):


    "Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes"


    Para a última frase da questão estar errada, ela deveria estar assim: "A redação literal da CF, art.30,IV é: 'Compete aos Municípios criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual' "


    Marquei D, pois interpretei a 2a frase como correta (igual ao André Gomes e o Joao Nascimento) e interpretei a última frase como correta. Odeio errar questões  por problemas de redação do elaborador, principalmente qdo domino plenamente o conteúdo.

  • ( V ) A inobservância do princípio constitucional da autonomia municipal é causa de intervenção da União nos Estados.

    ( F ) Em decorrência do princípio constitucional da autonomia municipal, a lei orgânica deve observância aos princípios da Constituição da República, independentemente do disposto na Constituição do respectivo Estado.

    Fundamentação no art. 29 da CF: "O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:"

    ( F ) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.

    Erros: será por Lei Complementar Federal;

    será mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    ( F ) Compete aos Municípios criar, organizar e suprimir distritos, observado o Estatuto da Cidade.

    Erro é que não é observado o Estatuto das Cidades, mas a legislação estadual.

  • O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I – deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada

    II – não forem prestadas contas devidas, na forma da lei

    III – não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde

  • A questão exige conhecimento acerca da organização político-administrativa do Estado nos termos da Constituição Federal. Vejamos as assertivas comentadas a seguir:

    (Verdadeiro) A União pode interferir nos Estados no caso de inobservância da autonomia municipal (art. 34, VII, c, CF).

    Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    [...] VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

    [...] c) autonomia municipal;

    (Falso) A lei orgânica (=”constituição” do Município) deve observância não apenas à Constituição Federal, mas à Constituição do Estado (art. 29, caput, CF) 

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: [...]

    (Falso) A criação, incorporação, fusão e desmembramento dos Municípios obedecerá o período da Lei Complementar Federal. (art. 18, §4°, CF)

    Art. 18. [...] § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.        

    (Falso) Os municípios devem observar a legislação estadual (art. 30, IV, CF), e não o estatuto da cidade (=lei de diretrizes urbanas instituída pela União) (art. 21, XX, CF).

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    [...] IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;

    Art. 21. Compete à União:

    [...] XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;

    Assim, a sequência Correta é:

    Gabarito letra “b”: VFFF

  • Roraima fica igual a Rondônia depois de responder umas 60 questões, nem vi. Fui na "A" de cara.

    Segue o jogo...