SóProvas


ID
1596013
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Itabirito - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             Educação Infantil e Avaliação


      (1§) Há muitos anos, a educação infantil era tida como um espaço aonde a criança ia para brincar, se divertir, passar o tempo, ter oportunidade de conviver com crianças da mesma idade. Porém, a educação infantil conquistou seu espaço de valorização e respeito, podendo ser vista como construtora das primeiras aprendizagens sociais e intelectuais do sujeito, através das experiências em que este vive no espaço escolar.

      (2§) Mesmo tendo conquistado seu espaço, podemos ver até hoje que a avaliação nesse contexto escolar não é tida com a seriedade que deveria. Não podemos avaliar com tabelas prontas, que envolvem aspectos do cotidiano da criança, nem tampouco pelas produções e registros escritos, mas devemos avaliar continuamente, ou seja, numa avaliação que envolva o aluno como um todo e não fragmentado em partes.

      (3§) Nessa perspectiva, os relatórios descritivos são a melhor forma de organizar dados referentes ao desenvolvimento das crianças nas creches e pré-escolas. O professor consciente, preparado, não vê o relatório como um formato trabalhoso de avaliar, mas como um instrumento de suporte para a especificidade do exercício de sua profissão. É uma forma de se auto avaliar, refletir sobre as estratégias utilizadas, identificando com responsabilidade o que funciona e o que pode ser modificado.

      (4§) Para que o relatório seja eficiente, é necessário dispor de tempo para fazer pequenas anotações diárias sobre o comportamento, a participação, o envolvimento, o equilíbrio psicológico, dentre outros, de cada aluno durante as aulas.

      (5§) Através do relatório, o professor demonstra o quão trabalhosa é a sua lida com as crianças, em razão dos detalhes que são citados no mesmo – no dia tal, a aluna ajudou o colega a vestir a blusa, já apresenta uma coordenação motora desenvolvida, pois conseguiu passar os fios do alinhavo corretamente.

      (6§) Com isso, os pais vão tendo noção das atividades desenvolvidas, bem como percebendo a importância de cada uma delas para o desenvolvimento da criança, seja motor, cognitivo, afetivo ou social.


                        (http://educador.brasilescola.com/orientacoes/educacao-infantil-avaliacao.htm. Acesso: 13/10/2013.

                                                                                                                                                                     Adaptado.) 

Qual destas análises está de acordo com o artigo?

Alternativas
Comentários
  • neste caso todas tem artigo mas ele quer saber os artigos que passa as ideias gerais do texto.

     

  • A - Item errado. O texto fala em relatório descritivo e não em relatório avaliativo. São conceitos diferentes.

    B- Item errado. O autor do texto menciona a falta de seriedade que deveria ter e não tem; não chega a falar em desafio.

    C - Item certo. É o que se depreende do 3§ : O professor consciente, preparado, não vê o relatório como um formato trabalhoso de avaliar, mas como um instrumento de suporte para a especificidade do exercício de sua profissão.

    D - Item errado ( banca) / Item certo ( na minha opinião). Francamente, não considero a afirmação errada, pois é exatamente disso que trata o texto: relatórios descritivos servem para avaliar o desenvolvimento da criança na creche e pré-escola e também de avaliar o a didática do professor em sala de aula. Porém, creio que a banca, por uma questão fidelidade, tenha preferido o texto original: relatórios descritivos são uma forma de organizar dados referentes ao desenvolvimento das crianças nas creches e pré-escola. Puro preciosismo. Não consigo ver erro na assertiva; alguém é capaz?

    Gabarito ( banca), C.

    Gabarito ( minha opinião), nulo.