-
d)
Os recursos tecnológicos da informática estão proporcionando novos aprendizados para quem inicia a escolarização, mas as práticas sociais, cada vez mais individualistas, não ajudam a formar uma comunidade alfabetizadora.
-
b)
A psicogênese é um método que explica o processo de aprendizagem da língua escrita.
A Psicogênese (do grego psyche, alma; genesis, origem) é a parte da Psicologia que se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento etc.
-
Para Cidinhafarias
Ana Teberosky (2005) ao ser entrevistada pela revista Escola sobre certa "confusão" que os alfabetizadores apresentam entre a psicogênese da língua escrita e o método fônico, ela esclarece:
A psicogênese não é método, e sim uma teoria que explica o processo de aprendizagem da língua escrita. Nesse contexto defendemos a integração de várias práticas pedagógicas. Mas o importante é que se leve em conta, além do código específico da escrita, a cultura e o ambiente letrados em que a criança se encontra antes e durante a alfabetização.