A questão aborda diversos assuntos do Direito Sucessório, em que deve ser identificada a alternativa correta, de acordo com o Código Civil:
A) Conforme estabelece o caput do art. 1.848, as cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade dos bens só pode ser estabelecidas no testamento se houver justa causa:
"Art. 1.848. Salvo se houver justa causa, declarada no testamento, não pode o testador estabelecer cláusula de inalienabilidade, impenhorabilidade, e de incomunicabilidade, sobre os bens da legítima".
Portanto, a assertiva está incorreta.
B) O parágrafo primeiro do mesmo artigo (1.848) dispõe que: "Não é permitido ao testador estabelecer a conversão dos bens da legítima em outros de espécie diversa", logo, a afirmativa está incorreta.
C) A assertiva está correta, de acordo com o art. 1845:
"Art. 1.845. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge".
D) A afirmativa está incorreta, senão vejamos:
"Art. 1.825. A ação de petição de herança, ainda que exercida por um só dos herdeiros, poderá compreender todos os bens hereditários".
E) O parágrafo segundo, ainda do art. 1.848, estabelece que:
"§ 2 o Mediante autorização judicial e havendo justa causa, podem ser alienados os bens gravados, convertendo-se o produto em outros bens, que ficarão sub-rogados nos ônus dos primeiros".
Ou seja, é necessária a justa causa, logo, a assertiva está incorreta.
Gabarito do professor: alternativa "C".