SóProvas


ID
1596745
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O suicídio (1897) inaugura a maneira científica de olhar os fatos sociais. Há três tipos de suicídio, de acordo com a teoria de Émile Durkheim. O suicídio que acontece quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Há quatro de tipos de suicídio nas reflexões de Dukhiem elabora no livro. O egoísta e altruísta quando há problemas com a ordem da integração social. E o suicídio anômico e o fatalista (pouco discutido pelo autor) quando há problemas na ordem da regulação social.

  • Não são quatro tipos, são três tipos.

    Gabarito: C

    Suicídio egoísta:  depressão,  melancolia,  sensação de desamparo moral provocadas pela desintegração social 

     

    Suicídio  altruísta: é visto  como um dever que, se não for cumprido, é punido pela desonra, perda da estima pública ou por castigos religiosos. Exemplos:  enfermos ou pessoas que chegaram ao limiar da velhice, por viúvas por ocasião da morte do marido, por fiéis e servidores com o falecimento de seus chefes, ou os atos heróicos durante guerras ou convulsões sociais.

     

    Suicídio anômico:  aquele que se deve a uma situação de desregramento social devido ao qual as normas estão ausentes ou perderam o respeito. A sociedade deixa de estar presente o suficiente para regular as paixões individuais, deixando-as correr desenfreadas. Esta é a situação característica das sociedades modernas.

     

    Fonte: Um toque de clássicos