SóProvas



Questões de Émile Durkheim e os Fatos Sociais


ID
104284
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A característica fundamental na definição de fato social é

Alternativas
Comentários
  • Em nenhum dos livros e resenhas que li sobre o fato social, veio falando sobre a hierarquia ou característica sobre o fato social.

  • Fatos sociais são todas as manifestações da sociedade que se impõem sobre o indivíduo “e devem ser tratados como coisas”.
    Para Durkheim, fatos sociais são “toda maneira de agir ou pensar, fixo ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter”.
    A coercitividade vem antes da exterioridade e da generalidade. Deste modo, a coercitividade e mais fundamental, pois sem ela não existe a exterioridade nem a generalidade.

  • questão extremamente mal formulada, sem generalidade e exterioridade nao existe coercao, nenhum autor faz essa reflexao que separa qual é o mais importante, eh como questionar se a galinha veio antes do ovo e vice-versa

ID
104305
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir do arcabouço metodológico proposto por Émile Durkheim, no que se refere às fases de uma investigação científica, a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá pessoal.
    A seguência correta do pensador é:
     Definir - Classificar - Explicar - Provar
  • As fases de uma investigação científica de Emile Durkheim a sequência correta é:

    Defenir, Classificar, Explicar e Provar.


ID
104314
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em sua obra O Suicídio, Émile Durkheim inverte o método de investigação por ele preconizado no livro As Regras do Método Sociológico. A inversão realizada é:

Alternativas

ID
104326
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à sociologia do conhecimento presente em Marx, Weber e Durkheim, a associação adequada entre, de um lado, a forma de entendimento do mundo empírico (princípio de realidade) e a sua transposição para o modelo conceitual (princípio de conhecimento) é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo por que não ser a letra A. As noções de luta de classes e consciência de classe, respectivamente, se adéquam perfeitamente a esse esquema.

  • IDENTIDADE = WEBER


ID
213040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A: Durkheim combinou a pesquisa empírica (método científico) com a teoria sociológica. 


  • Como se sabe, a sociologia, na intenção de se constituir como ciência, teve que se apoiar em outras ciências já constituídas.


ID
213043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Antes de propor o método adequado para o estudo dos fatos sociais, em seu livro As Regras do Método Sociológico, Emile Durkheim aponta quais são os fatos que podem receber essa denominação. De acordo com Durkheim,

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, não há nenhuma palavra que torna a alternativa B equivocada. Haveria duas questões corretas.
  • C: errada. Os fatos sociais não são fenômenos orgânicos, são exteriores. 

    A e E: erradas. Fato social tem a ver com consciência coletiva ( outro conceito de Durkheim).
  • Marquei B. Não entendi a questão

  • Características de Fato Social:

    Coercitividade: característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

    Exterioridade :relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.

    Generalidade : os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade

  • Concordo com o comentário do colega Rafael Aguiar. Alguém sabe o motivo da alternativa B estar errada?

  • A alternativa B está errada, na minha opinião, pois Durkheim não admitia que todos os acontecimentos humanos dotados de interesse social poderiam ser considerados fatos sociais.Para ele, que um fato seja considerado social há que possuir as três características principais.


ID
213046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. O sociólogo não emite um parecer sobre uma "representação social". Por exemplo: Deus é uma representação social. Deus existindo ou não, se segmentos da sociedade acreditam nele, trata-se de uma representação que merece ser estudada, e por conseguinte verdadeira. Durkheim jamais emitiria um juízo de valor sobre uma questão "metafísica": ele está preocupado com o que os seres humanos fazem com as representações derivadas do convívio inter pares, não em afirmá-las como Verdade ou mentira.
  • concordo com Rafael. Esse gabarito é um absurdo para qualquer sociólogo

  • Concordo com os colegas. Tá quase que impossível fazer essas questões. Tô super insegura com o QC.

  • Colega, Rafael. Discordo de você, em parte. O desafio de Durkheim foi, nas formas elementares da vida religiosa, mostrar que a divindade, como ela é apresentada sendo um ser superior não existe, portanto não é verdadeira.

  • Tem que ficar insegura com o CESPE, Ludmila, e não com o QC!!!

  • Questão absurda!!! Em que texto Durkheim afirma que o método a ser utilizado na Sociologia deve estabelecer se uma representação social é "comprovada, cientificamente, como falsa ou verdadeira"?? Esses nem são os termos usuais do autor! O que realmente importa para Durkheim é estudar a coerção que as representações sociais - como fatos sociais - exercem sobre o conjunto da sociedade e se tais representações favorecem ou não a coesão das relações sociais ao longo do tempo! Uma vez que determinada representação pode ser caracterizada como um fato social, ela já deve ser objeto de estudo do Sociólogo e pouco importa se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso! O fundamental é o papel que tal representação exerce na interdependência dos indivíduos em uma sociedade!    

  • Ufa! Bom ver o depoimento dos colegas. Estava começando a achar que a sociologia de Durkheim era uma prática de valoração maniqueísta e banal.

  • Querem culpar o QC que só pega questões de provas passadas. Aff

    O erro é da banca, não do QC.


ID
213049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de fato social comum e fato social patológico... 
    Muito boa a questão 
  • Quando comparamos sociedades estruturalmete semelhantes, e alguns fatos sociais se repetem, temos a indicação de que estes são fatos sociais "normais", que fazem parte do próprio funcionamento desse sistema. Se encontrarmos, porém, fatos sociais que só existem em uma sociedade entre várias comparáveis, podemos considerá-los como "patológicos". Sua presença seria uma "exceção", mostrando que aquele fato social "patológico" não faz parte do funcionamento do sistema (senão, sociedades parecidas apresentariam o mesmo fato social, já que apresentariam também o mesmo sistema).

    fonte: sociologiadiario.blogspot.com.br
  • Durkheim aparece no cenário da sociologia afirmando que o crime não possui caráter patológico como se costuma avaliar, mas sim o qualifica como um fato social dentro da normalidade, em razão de ser algo genérico, pois o crime acontece em todas as sociedades. Durkheim afirma que “o crime é normal porque uma sociedade isenta dele é impossível”

  • Para Durkheim o crime é um fato social normal quando o mesmo ocorre na média da sociedade e  porque não há sociedade sem crimes, mesmo que estes sejam diferentes entre as sociedades. Todavia, o crime enquanto fato social patológico, anormal, ocorre quando o mesmo se dá de maneira extraordinária ou eventual.


ID
213094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em duvida em etre a letra B e E. Mas acabei acertando ;)
  • EXPLICAÇÃO DAS ALTERNATIVAS

    A) Nenhum sociólogo afirmaria que uma "ciência é neutra". Fora de questão.

    B) O Direito sozinho não garante que não haja convulsões e perturbações em uma dada sociedade. Ele é um instrumento para ajudar a proporcioná-la, sem dúvida, mas há outros fatores que garantem a "estabilidade" na sociedade. Além disso, Estados em que as Constituições muito mudem podem ainda assim - em cenário de insegurança jurídica - ter uma vida social relativamente pacífica e ordenada.

    C) Jamais. O Direito tem de ser estudo historicamente - ele nasce com o homem, e o homem nasce como ser social.

    D) São relações de poder. O que provavelmente está errado na questão é que da forma como o item foi formulado, ficou parecendo que os anseios de qualquer indivíduo na sociedade poderiam gerar mudanças na Lei e nas normas. Porém, se houvesse um restritivo - "de alguns indivíduos restritos" - a resposta poderia estar correta.

    E) É possível investigar uma dada sociedade com base em suas Leis jurídicas. Em cada tempo e lugar a relação entre o poder das normas e os indivíduos a ele submetidos variará. ALTERNATIVA CORRETA
  • A letra D) é uma concepção de Direito que se aproxima muito mais de Max Webber que de Durkheim


ID
235102
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Émile Durkheim, o fato social NÃO se caracteriza por

Alternativas
Comentários
  • O fato social é o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim, e ele independe das representações individuas. Reposta: A.

  • Para Durkheim o fato social são independente do indivíduo, já existiam antes deles e continuarão existindo com sua morte. 

  • O fato social já existe, nós, quando nascemos, adequamos-nos a sociedade vigente, e seus costumes, logo não depende das representações individuais

    LETRA A

    APMBB


ID
235105
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Émile Durkheim, ao realizar uma investigação científica, o sociólogo deve apreender

Alternativas
Comentários
  • Durkheim foi o primeiro sociólogo a se preocupar com a cientificidade da sociologia. De modo que categorizou o objeto e o metodo desta ciencia. O objeto: os fatos sociais, tinham segundo ele, certas caracteristicas particulares: objetividade, exterioridade e historicidade. Ou seja, idepende da vontade do individio, é anterior a ele e exterior a ele. Portanto, a investigação cientifica deve partir de premissa semenhante, considerando que os fatos sociais "devem ser tratados como coisas", desse modo, analisando suas propriedade exteriores.

ID
235111
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em sua obra O Suicídio, Émile Durkheim afirma que há um tipo de suicídio no qual "se o homem se mata não é porque reivindique esse direito, mas é porque tem esse dever". Seriam exemplos desse tipo de suicídio os japoneses camicases e os vários tipos de homens-bomba. Qual é esse tipo de suicídio?

Alternativas
Comentários
  • É evidente que a forma de suicídio dos homens-bomba esteja relacionada com a tamanha influencia que a sociedade exerce sobre o individuo. Desse modo o individuo morre pela sociedade, para manter aquele status quo sob alegação social que o suicida será recompensado no paraíso.
  • Suicídio Egoísta: quando os indivíduos não estão integrados às instituições ou a redes sociais que regulam suas ações e lhe imprimam a disciplina e a ordem (como a igreja, a família, o trabalho), os indivíduos acabam tendo desejos infinitos que não podem satisfazer. Este egoísmo, quando frustrado, pode levar a ondas sociais de suicídio. Ele também pode ser constatado quando o indivíduo se desvincula de suas redes sociais, sofrendo com depressão, melancolia e outros sentimentos.


    Suicídio Altruísta: praticado quando o indivíduo se identifica tanto com a coletividade, que é capaz de tirar sua vida por ela (ex.: mártires, kamikases, honra, homens-bombas).


    Suicídio Anômico: é aquele que se deve a um estado de desregramento social, no qual as normas estão ausentes ou perderam o sentido. Quando os laços que prendem os indivíduos aos grupos se afrouxam, esta crise social provoca o aumento da taxa de suicídios.


    Fonte: SELL, Carlos Eduardo; Sociologia Clássica.

  • Suicídio altruísta, segundo Durkheim , ocorre porque a SOCIEDADE é maior que o INDIVÍDUO.

    EX: Homem bomba

    LETRA E

    APMBB


ID
235114
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um conceito importante na obra de Durkheim é o de anomia. O suicídio anômico é provocado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Há fases na historia da humanidade que asmudançass sociais mudam com tamanha velocidade que cria incoerências de normas dentro da sociedade, das quais Durkheim categorizou como anomia.
  • Suicídio Egoísta: quando os indivíduos não estão integrados às instituições ou a redes sociais que regulam suas ações e lhe imprimam a disciplina e a ordem (como a igreja, a família, o trabalho), os indivíduos acabam tendo desejos infinitos que não podem satisfazer. Este egoísmo, quando frustrado, pode levar a ondas sociais de suicídio. Ele também pode ser constatado quando o indivíduo se desvincula de suas redes sociais, sofrendo com depressão, melancolia e outros sentimentos.

    Suicídio Altruísta: praticado quando o indivíduo se identifica tanto com a coletividade, que é capaz de tirar sua vida por ela (ex.: mártires, kamikases, honra, homens-bombas).

    Suicídio Anômico: é aquele que se deve a um estado de desregramento social, no qual as normas estão ausentes ou perderam o sentido. Quando os laços que prendem os indivíduos aos grupos se afrouxam, esta crise social provoca o aumento da taxa de suicídios.

    Fonte: SELL, Carlos Eduardo; Sociologia Clássica.


  • Gabarito: A

    Lembrar que Anomia = ausência de normas.

  • Anômia = falta de ordem

    Tal teoria de Durkheim teve colaboração da sociologia Positivista ( ordem e progresso ) , para ele, o ser humano precisa de normas para que ele , a grosso modo, ''não dê um passo maior que a perna'', assim, o indivíduo deixado sem normas tende a ter sonhos sem limites, ocorrendo uma insatisfação quando não os são suplantados e o indivíduo fica em um estado de eterna insatisfação e uma propensão ao suícidio.

    LETRA A

    APMBB


ID
235117
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em seu estudo sobre a Divisão do Trabalho Social, Durkheim investiga a função da divisão do trabalho no mundo moderno. É correto afirmar que um dos principais objetivos do autor nessa obra foi investigar

Alternativas
Comentários
  • Nas sociedades complexas, a divisao social do trabalho cria relações sociais também complexas que contribuem para constituição da coesão social. Portanto, fez se necessário investigar o efeito moral do trabalho para refutrar essa hipótese.
  • Nas sociedades orgânicas, modernas, a divisão do trabalho social se constitui em um elemento que gera laços de soclidariedade, logo, o estudo de Durkheim está ligado a busca dos efeitos morais que esse fato social tem para a harmonia social.


ID
235120
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social na sociedade moderna, caracterizada pelo individualismo é o de

Alternativas
Comentários
  • A dependencia entre os individuos dentro de um sistema social complexo é fator que faz com que a individualidade seja algo que fomente a coesão social.
  • Para garantir a coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica (sociedades modernas/complexas), a coesão não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas juridicas, isto é, o direito
  • O individualismo, tal qual se compreende em nossos dias, é uma conceituação teórica bastante recente. Data do início do século XIX, na França pós revolucionária, significando a dissolução dos laços sociais, o abandono de obrigações e compromissos sociais pelo indivíduo. Desde então, tem sido utilizado para designar diferentes  características pessoais ou sociais das sociedades modernas, seguindo as especificidades e ideologias contextuais.
    Sendo um termo de difícil conceituação, abrange várias idéias, doutrinas e atitudes, cujo fator comum é a atribuição de centralidade no “indivíduo”. Na sociologia, o conceito relaciona-se mais estreitamente a uma propriedade característica de  algumas sociedades, em particular das industriais modernas. Nelas, o indivíduo é considerado unidade de referência fundamental, tanto para si mesmo como para a sociedade, e sua autonomia é maior do que nas ditas sociedades tradicionais.
  • Solidariedade Orgânica é a definição de uma sociedade coesa e complexa de Durkheim onde todos são independentes e sua coesão se dá pela percepção de que todos são indivíduos e que cada um ocupa um lugar específico na sociedade, formando; assim, um organismo.

    LETRA B

    APMBB


ID
479926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Durkheim define fato social como as maneiras de agir e pensar que estão fora das consciências individuais; assinala que as correntes sociais tais como reunião, piedade, indignação, multidão e linchamento podem ser considerados como tipos de fato social.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Durkheim diz que um fato social é algo reproduzido da mesma forma por muitas pessoas, pois a comunidade, grupo ou sociedade a que pertencem através da socialização, influenciam a reproduzirem determinados hábitos.

  • Fato social

    • Independente
    • Geral
    • Coercitivo

ID
479929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Foi Durkheim quem, pela primeira vez, tentou definir o objeto próprio da sociologia, conceituando o fato social, cuja especificidade consiste nos atos e deveres que sucedem e precedem os indivíduos existindo nas suas consciências.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está na afirmação de que os fatos sociais existem na consciência dos indivíduos. Os fatos sociais estão para além da consciência individual, habitando no que Durkheim chamou de "consciência coletiva".

ID
479956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

Para Durkheim, a sociologia baseava-se no principio fundamental da realidade objetiva dos fatos sociais. Para ser científica, a sociologia deve, acima de tudo, ter um objeto próprio, uma realidade que não esteja no domínio das outras ciências.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

  • Gabarito CERTO

    -----> Características importantes Émile Durkheim:

    • criar um campo de estudos das Ciências Sociais totalmente autônomo.
    • Superar o senso comum
    • Objetivismo, generalidade e coercibilidade
    • Objeto de estudo: Fatos sociais

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/emile-durkheim/


ID
480004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Weber é quem estuda os letrados chineses.

  •  Durkheim estudou o sistema educacional francês e buscava um sistema laico e Webe fez análises detalhadas sobre a educação ministrada pelos mandarins na China imperial (exemplo de pedagogia tradicional) e estudou a correlação entre educação e grupos religiosos (protestantes e católicos) na Alemanha no primeiro capítulo de seu estudo intitulado A ética protestante e o espírito do capitalismo.

  • Também não lembro de Marx ter feito análises sobre sistemas educacionais. 


ID
480007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Para Durkheim, a educação era uma instituição fundamental para a ordem social. A sua preocupação em relação à educação estava diretamente ligada ao estudo da moral por ser o melhor meio para a socialização dos indivíduos, para as regras fundamentais da sociedade.

Alternativas

ID
480013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Marx, Durkheim e Weber perceberam que a posição da educação na estrutura social e sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da mudança educacional. Embora somente Marx tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias — para Marx, a mudança educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela estava associada à dinâmica da burocratização; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida a ação política e, desse modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica, integrada e normativa.

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx faz referência a educação nos documentos Manifesto do Partido Comunista (1848), e entre progressão das riquezas e miséria crescente da maioria) conduzirão à crise ..... Embora somente Durkheim tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional. https://id.scribd.com/document/332533988/Educacao-Sociologia-Da-Educacao-e-Teorias


ID
480064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Na corrente da sociologia compreensiva, Durkheim postulou que o homem pode compreender suas próprias intenções pela introspecção e que as condutas humanas são singulares, em oposição à explicação causal dos fatos sociais segundo Weber.

Alternativas
Comentários
  • A corrente compreensia é de Max Weber.

  • Tá trocado as ideias.


ID
480067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Ao contrário de Weber, Durkheim não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.

    A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce, ou seja o indivíduo não tem escolha. Desta forma as normas sociais foram impostas e feitas antes da manifestação de qualquer motivação. 


ID
480130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das relações entre Estado, sociedade e educação, julgue
os itens subseqüentes.

Para Durkheim, a sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, não possui um sistema de educação que se impunha aos indivíduos de modo geralmente irresistível. Assim, não haveria em cada sociedade um tipo regulador de educação.

Alternativas

ID
480142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

O que marca a contribuição de Durkheim para a sociologia é o reconhecimento de que símbolos culturais — valores, crenças, dogmas religiosos, ideologias etc. — são uma base importante para a integração da sociedade. Diferentemente dos funcionalistas, não acreditava que as leis da organização pudessem ser descobertas, bem como descartou de toda a sua teorização a importância de se descobrir as causas e funções dos símbolos para a integração da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Simbolos quem trata é Weber.

  • O funcionalismo é tradicionalmente associado a Émile Durkheim, os funcionalistas acreditavam que, cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social. 

  • muito fácil


ID
480154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

Se forem usadas todas as medidas que Durkheim propõe no livro Regras do Método Sociológico, mais especificamente, no que diz respeito a distinção entre o normal e o patológico, serão vistas, na sociedade, duas séries de fenômenos: os que são como deveriam ser e os que deveriam ser diferentes do que são. No entanto, mesmo atingindo esses fenômenos a ciência, na concepção durkheimiana, é destituída de eficácia prática.

Alternativas

ID
509281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

É dever do Estado fiscalizar todo o sistema de Educação.

Alternativas

ID
509284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

As iniciativas educacionais de caráter privado são menos renovadoras que as do Estado.

Alternativas

ID
509287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

O Estado neoliberal abdica de suas responsabilidades no plano da Educação.

Alternativas

ID
509290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

A educação, formal e informal, é elemento de integração do homem à sociedade.

Alternativas

ID
509293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

Na sociedade neoliberal, cumpre à iniciativa privada garantir e monitorar a educação.

Alternativas
Comentários
  • Garantir (por meio de leis e ações judiciais) e monitorar (ações executivas) a educação é, por excelência, função do Estado.

ID
509356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Durkheim é considerado o criador da sociologia como ciência independente das demais ciências sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Para Comte, as Sociologia era a Física Moral. Embora Durkheim, ainda se espelhe na metodologia das Ciências da Natureza, ele é responsável pela separação. "Para Durkheim, a sociologia baseava-se no principio fundamental da realidade objetiva dos fatos sociais. Para ser científica, a sociologia deve, acima de tudo, ter um objeto próprio, uma realidade que não esteja no domínio das outras ciências."


ID
509359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

A primeira grande contribuição de Durkheim à sociologia moderna foi a definição do método sociológico que estabelece regras a serem seguidas no estudo dos problemas da sociedade.

Alternativas

ID
509362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser considerados como coisas, por ser impossível individualizá-los e, portanto, submetê-los a rigorosa observação científica.

Alternativas

ID
509365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Durkheim acreditava que toda sociedade, assim como um organismo natural, por encontrar-se em contínuo processo de adaptação, apresenta estados de normalidade e de patologia.

Alternativas
Comentários
  • O corpo humano é igual a sociedade, ele precisa dos órgãos .

    Classificação da sociedade

    Normal,Patalógica e anômica.


ID
509368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Para Durkheim, o crime é um fato social patológico, não apenas por ocorrer em qualquer sociedade, mas por representar um elemento de integração das pessoas em torno de uma conduta valorativa ao punir o comportamento nocivo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Segundo Duarte, " de forma esdrúxula, aparentemente chocante, Durkheim exibe o crime como fenômeno sociológico normal, necessário e útil, um fator de saúde pública, parte integrante de qualquer sociedade sã, contrariando os criminólogos que, à unanimidade, realçam o caráter incontestavelmente patológico do crime”.

    fonte: www.agu.gov.br/page/download/index/id/584648

  • Errado

    Durkheim afirma que o crime é normal porque uma sociedade que dele estivesse isenta seria inteiramente impossível. Para o sociólogo, o crime consiste num ato que ofende certos sentimentos coletivos dotados de uma energia e de uma clareza particulares. Assim como não pode haver sociedade em que os indivíduos não divirjam em maior ou menor grau, é também inevitável que entre essas divergências existam algumas que apresentem um caráter criminoso. Portanto, o crime é necessário, por estar ligado às condições fundamentais de toda vida social. 

    fonte: www.agu.gov.br/page/download/index/id/584648


ID
686407
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito aos pensadores clássicos da Sociologia, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
793876
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A relação indivíduo e sociedade é um dos eixos dos estudos sociológicos. Sobre esse assunto, um dos autores clássicos da Sociologia observa a primazia da sociedade e dos grupos sociais, que exercem determinado tipo de coerção sobre os indivíduos, fazendo-os assumir papéis sociais específicos em relação a determinados fenômenos particulares. Trata-se, nesse caso, de

Alternativas
Comentários
  • A relação indivíduo e sociedade é uma questão fundamental na Sociologia e foi analisada pelos seus autores clássicos, dentre os quais se destacam Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx. Essa relação fica evidente em um autor como Durkheim, por exemplo, quando ele enfatiza que a Sociologia deveria estudar aquilo que ele chama de fatos sociais, isto é, aqueles aspectos da vida social que são exteriores aos indivíduos e modelam suas vidas. Uma das características desses fatos sociais também é que eles são modos de pensar, sentir ou agir que exercem uma coerção sobre os indivíduos, na medida em que mantêm sobre eles uma autoridade, conformando-os a determinadas regras. Embora a coerção seja um dos elementos que caracteriza o fato social, ele é minimizado por Durkheim, quando este aponta que, muitas vezes, a coerção não é sentida pelos indivíduos, e acaba se transformando em uma atitude habitual. Ao destacar a importância dos fatos sociais para uma ciência da sociedade, Durkheim ainda afirma que aquilo que vai ser objeto da Sociologia está além da soma das ações individuais. Nesse sentido, a sociedade teria uma realidade própria, exterior aos indivíduos, e poderia ser apreendida pela Sociologia a partir do estudo dos fatos sociais.

    Tendo em vista o que foi exposto, a resposta correta é a letra “d”.   


ID
834661
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as afirmações a seguir:

I. O nascimento do direito moderno é produto da racionalização da sociedade ocidental e do Estado

II. O direito moderno é reflexo do modo de produção capitalista.

III. A evolução do direito é resultado da divisão social do trabalho.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA dos autores.

Alternativas
Comentários
  • Falou em racionalização (pode vir também "desencantamento do mundo"), burocracia, tipo ideal, dominação, certamente é Weber.

     

    Falou em capitalismo (capital + mão de obra em assalariada), comunismo, materialismo histórico (ou "concepção materialista da história"), luta de classes e ideologia, certamente é Marx.

     

    Falou em divisão social do trabalho ou divisão do trabalho social (que acho a forma mais correta, enfim...), fato social, coisificação do fato social, solidariedade (orgânica e mecânica), anomia, certamente é Durkheim.

     

    Coloco "certamente", pois temas como "capitalismo" também foram objetos de estudo desses três pensadores, no alverecer dos impactos sócio-econômicos da Revolução Industrial, trazendo consigo o surgimento de uma "nova" sociedade (capitalista, pós-industrial, pós-moderna etc.).

     

    [ ]s

  • Excelente cometário do colega, Gills Vilar-Lopes!

  • Excelente!!!!


ID
863170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao surgimento e desenvolvimento da sociologia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito :D

  • A) Max Weber construiu o conceito de tipo ideal como instrumento racional de análise de fatos de qualquer natureza. ERRADA! ➡️ Weber, como sociólogo compreensivo, buscava estudar a causalidade sociológica, isto é, o funcionamento dos fatos de natureza social. Um fenômeno puramente físico, por exemplo, não interessava à sua análise.

    B) O senso comum, diferentemente do conhecimento científico, estabelece relações causais após compreender a natureza e a estrutura dos fatos observáveis. ERRADA! ➡️ O senso comum realmente estabelece relações de causa e efeito – ''se eu melhorei, é porque o chá realmente funciona'' –, mas é a ciência que de fato se propõe a compreender a natureza e a estrutura dos fatos observáveis, mediante métodos e sistemas específicos.

    C) Por serem atividades sociais, a produção, a circulação e a distribuição de bens e serviços são temas típicos da sociologia. ERRADA! ➡️ A Economia é a ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.

    D) A despeito de Comte (1798-1857) ser considerado o pai da sociologia, foi Durkheim (1858-1917) o responsável por tornar essa área uma ciência. CORRETA! ➡️ Durkheim, por ser positivista, buscou aproximar a sociologia das ciências naturais/experimentais, trazendo elementos como a objetividade e a neutralidade, de modo a fazer com que a Sociologia, à época, se consolidasse como ciência.

    E) Segundo Durkheim, os fatos sociais só podem ser estudados subjetivamente, diferentemente de como são estudados os fatos da natureza. ERRADA! ➡️ Durkheim era positivista e, inspirado nos métodos usados nas ciências naturais, buscava estudar os fatos sociais objetivamente.

  • Durkheim > fatos socias ( coletivo)

    Weber > ação social( indivual)

  • Gab.: Letra D


ID
1085485
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à teoria do conhecimento, considere as proposições abaixo:

I. A teoria do conhecimento de Durkheim é idealista, sendo que, no ato de conhecer, o sujeito apreende “passivamente” as características do objeto.
II. A teoria de Weber, em termos epistemológicos, é realista, a consciência sendo constitutiva do objeto do conhecimento.
III. O recurso metodológico weberiano, denominado tipo ideal, possui três características: a racionalidade, a unilateralidade e o caráter utópico.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • nao entendi nada, quem souber pfvr explica aqui alguma coisa

ID
1085488
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os itens abaixo se referem a alguns termos utilizados na discussão sobre construção do objeto no interior da sociologia.

Termos Utilizados

I. Sínteses imediatas e confusas da sensação às análises pacientes e esclarecedoras da razão.
II. Sociologia Espontânea; Crítica Lógica.
III. Aparência; Essência.
IV. Axiológico; Empírico.

A correspondência correta entre autor e termos utilizados ocorre em:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão me pareceu confusa e a afirmação I foi a que mais encontrei dificuldades de compreensão, o que me fez desconfiar da sua coerência e sentido. 

  • Gabarito: E

     

    I- Durkheim: “Uma ciência feita assim só pode satisfazer os espíritos que gostam de pensar com sua sensibilidade e não com seu entendimento, que preferem as sínteses imediatas e confusas da sensação às análises pacientes e luminosas da razão. O sentimento é objeto de ciência, não o critério da verdade científica”

    Fonte: DURKHEIM, É. As Regras do Método Sociológico. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 34-35.

     

    II- Bourdieu:

    Sociologia espontânea : " O conhecimento da sociedade e de suas instituições, elaborado por profissionais da sociologia ou não, que utiliza a linguagem e as técnicas da sociologia para reafirmar o saber imediato." 

    Técnicas de ruptura: "crítica lógica, estatística, lexicológica – As técnicas de ruptura são formas desenvolvidas e sistematizadas – e, portanto, possíveis de serem usados de modo consciente e controlado -, de se romper com os consensos óbvios, dados e garantidos pelo puro senso comum e pelas prenoções."

    Fonte: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/

     

    III-Marx: é um pouco mais complicado, mas é possível pensar ambos ao tratar das mercadorias, mais valor, fetiche da mercadoria.

     

    IV- Weber:

    " A neutralidade axiológica  é empregada para assegurar ao cientista o máximo possível de ‘objetividade’ empírica na explicação e compreensão dos objetos das denominadas ciências do espírito."

    Fonte: https://grupocriticaedialetica.files.wordpress.com/2013/05/weber-neutralidade.pdf

     

     


ID
1196251
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentre os autores clássicos da sociologia que estudaram a relação individuo e sociedade, é correto afirmar :

Alternativas

ID
1196260
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.

I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.

II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.

III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.

IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    I) ERRADA: Não é todo fenômeno que é fato social. Para ser fato social, deve ser externo, geral e coercitivo.

    VI)  ERRADA: Para Durkheim, a sociedade se sobrepõe ao indivíduo. Já em Weber é o contrário.


ID
1196266
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Comentadores do pensamento de Durkheim como Alberto Tosi Rodrigues, na perspectiva da sociologia da educação, resgatam princípios sociais comparáveis às leis da natureza, baseados nos pressupostos segundo os quais “se a lei da gravidade ou a da inércia são leis da natureza” não se pode questioná-las, não se pode mudá-las, e só resta conhecê-las para melhor viver. Do mesmo modo, a sociedade, e a vida coletiva devem ter suas leis próprias, independentes da vontade humana, que precisam ser conhecidas. A física newtoniana descobriu as leis da gravidade e da inércia dos corpos. Portanto, cabe à sociologia, na visão de Durkheim, descobrir as leis da vida social.

O comentador,com base na visão sociológica de Durkheim, apresenta como fundamento a concepção:

Alternativas
Comentários
  • Émile Durkheim, sociólogo Francês, vivenciou a Primeira Guerra Mundial e inaugura um novo momento das Ciências Sociais. Durante seu percurso intelectual teve o compromisso de dar as Ciencias Sociais um caráter cientifico. Tendo como base de sua teoria as influencias do positivismo representadas por Augusto Comte (1798-1857) e Saint-Simon (1760-1825), além da forte influencia das teorias de Charles Darwin e teorias biológicas.


    Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4890


ID
1196269
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Ainda sobre Durkheim, constituída por um conjunto de regras e normas que existem fora das nossas consciências individuais, a sociologia para Emile Durkheim tem como objeto de estudo os fatos sociais, cujas principais características consistem em, além de serem coercitivos, serem também____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Exterior,coercitivo e geral

ID
1199188
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em “A Teoria Social Hoje”, no capítulo ‘Estruturalismo, pós- estruturalismo e a produção da cultura’, Anthony Giddens aponta que a diferenciação saussuriana entre “langue” e “parole” reflete a ideia de famoso sociólogo segundo a qual as qualidades dos todos sociais são mais que a soma de suas partes. Trata-se do seguinte sociólogo autor dessa idéia:

Alternativas
Comentários
  • Emile Durkheim: Funcionalismo (as qualidades dos todos sociais são mais que a soma de suas partes) .


ID
1199200
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em “Educação e Sociologia”, Durkein aponta que a ação exercida pela sociedade por meio da educação não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas, ao contrário, torná-lo criatura verdadeiramente humana. Por essa razão, Durkein afima existir entre indivíduos e sociedade uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • "Para que haja educação é necessário que haja uma geração de adultos"(transmissão geracional).

    Relação de dependência. Letra D


ID
1235500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Bras iliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.

Segundo a linhagem durkheimiana, não há espaço para a liberdade individual devido à coerção que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Em verdade, há espaço para liberdade individual para o sujeito agir contrário ao fato social, no entanto a censura certamente virá, nem que seja ao menos uma repreensão verbal.

  • Nesta questão, consigo identificar uma confusão entre as dimensões normativas e descritivas da análise social. No plano descritivo, Durkheim, de fato, negava ao indivíduo o papel explicativo dos fenômenos sociais. É antes o comportamento do indivíduo que deve ser explicado por referência a fatos sociais e ele próprio como fato social, não o contrário. Porém, no plano normativo, Durkheim foi um ardoroso defensor do individualismo - evidente na sua participação na polêmica em torno do caso Dreyfuss -, tido por ele como religião secular e requisito moral indispensável, sob risco de anomia, à coesão da sociedade moderna.

ID
1235527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina acadêmica e um campo de pesquisa.

A educação é um fenômeno social, presente em toda e qualquer cultura, que hominiza o homem, de acordo com a teoria durkheimiana.

Alternativas
Comentários
  • Certo, pois a educação, de forma geral, corresponde a uma importante tarefa no processo de adequação de um indivíduo à sociedade. O que comprova isso é que após algum tempo, as regras ficam internalizadas a ponto de se tornarem hábitos.


ID
1235578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias, julgue os itens subsequentes.

Em relação à ideia da divisão do trabalho, as analogias de Émile Durkheim expõem a relevância que as noções de sociedade e de indivíduo adquirem para ele, distinguindo-as inteiramente da ideia de organismo da forma como aparece na biologia.

Alternativas
Comentários
  • Como bom funcionalista, Durkheim sempre compara a sociedade com a ideia de organismo vivo da biologia.

  • O corpo humano é igual a sociedade, ele precisa dos órgãos .

    Emile Durkheim


ID
1235587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias, julgue os itens subsequentes.

Émile Durkheim realiza uma separação entre o modo como ocorre a representação na sociedade e no pensamento conceitual.

Alternativas

ID
1235590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias, julgue os itens subsequentes.

Em As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile Durkheim argumenta continuamente no sentido de apontar a reciprocidade mútua que há entre o indivíduo e a sociedade. Isso significa, em última instância, que um não pode ser pensado sem o outro, pois, apesar de existir uma dimensão individual da experiência, esta se encontra sempre condicionada pelo exterior, ou seja, por aspectos e elementos que antecedem a existência individual.

Alternativas

ID
1304503
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a coerção social é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Coerção social são os fatos que exercem sobre um individuo, levando-o a se conforma com regras e leis da sociedade na qual ele vive independente das sua escolhas ou opinião. Exemplos: Decretos, leis, linguagem e formação de família entre outras coisas.
  • Coerção social é intimamente ligado ao fato social de Emile Durkheim, este que analisou o coletivo e acreditou veementemente estarmos presos aos fatos sociais

    A Coerção social é uma característica que impõe aos indivíduos regras e valores sociais , obrigando-os, através de constrangimento, a conformação

    LETRA A

    Apmbb


ID
1424980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à sociologia e ao desenvolvimento econômico e social, julgue o item.

De acordo com o pensamento durkeiniano, o indivíduo se sobressai à sociedade, assim uma possível ligação entre esse pensamento e a geografia crítica se dá a partir do ponto em que o espaço que interessa à geografia é o espaço humano ou social.

Alternativas
Comentários
  • No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc.

    O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.

    Para Durkein o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Esses fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração à geração).

    É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras que não foram criadas por ele, essas regras limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais. Disponível em: http://www.mundociencia.com.br/sociologia/emile-durkheim/

    Acesso 25 de abril de 2018.


ID
1475785
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim refletiu sobre a distinção entre normalidade e patologia, partindo da observação de que a sociedade "confina duas ordens de fatos bastante diferentes: aqueles que são os que devem ser e aqueles que deveriam ser diferentes daquilo que sao, os fenômenos normais e patológicos".
Essas constatações permitiram a Durkheim estabelecer critérios para distinguir os dois estados.

I. Um fato social é normal, para um certo tipo social em determinada fase de desenvolvimento, quando se produz na média das sociedades desta espécie consideradas na fase correspondente de desenvolvimento.
II. Para definir a normalidade de um fenômeno e necessário referi-la ao desvio, ao que e considerado patologico em um determinado momento, por uma determinada sociedade.
III. A qualidade de um fenomeno, normal ou patológica, deve ser avaliada com base em critérios abstratos e absolutos provenientes das ciências biológica e médica.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Apenas a afirmação número I está correta. A assertiva número II está errada no sentido de que não é ao desvio que se deve caracterizar o tipo normal e sim ao TIPO MÉDIO que caracteriza, no linguajar biologista de Durkheim, determinado "organismo social".

  • Meu Deus , Pq eu tenho que estudar Sociologia pai amado.

  • Vem pm ce


ID
1475788
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em seu As Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim afirmou que a sociologia tem como objeto de investigação os modos de fazer, mais ou menos convencionados, capazes de exercer sobre o indivíduo uma coerção externa, ou os modos de fazer que são gerais em uma dada sociedade. E, por modos de fazer, ele entendia modos de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo.

A esse respeito, assinale a opção que identifica corretamente o objeto da investigação sociológica para Durkheim.

Alternativas
Comentários
  • Se são exteriores , marque fato social.

    Uma maneira de explicar isso é que , quando nascemos , a maioria das coisas já existem, o casamento, os símbolos, a moeda, tudo já é exterior a nós, é um fato que existem,ou seja, essas coisas têm existência própria.

    LETRA C

    APMBB

  • PMCE 2021!!

  • Letra C.

    Para Durkheim a sociologia do direito se ocupa do estudo do direito como fato social. A sociologia jurídica não desenvolve estudos visando o comportamento social como fim, mas sim analisando a eficácia ou efetividade das normas no plano social.


ID
1475791
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao investigar os tipos de coerção exercidos sistematicamente sobre os indivíduos e as forças que mantém uma sociedade coesa, Durkheim caracteriza a "solidariedade orgânica", a qual se manifesta

Alternativas
Comentários
  • nas sociedades modernas.

  • Nas sociedades primitivas está presente a "Solidariedade Mecânica", onde o indivíduo se sente parte importante e integrante da sociedade.

    Nas sociedade moderna a "Solidariedade Orgânica" dita as regras da distribuição social do trabalho, gerando um individualismo entre os indivíduos.

    A ESTRELA SERÁ NOSSA!


ID
1475803
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise o fragmento a seguir.

O funcionalismo é um modelo explicativo importante nas teorias sociológicas contemporâneas e uma de suas raízes intelectuais é o conceito de função desenvolvido por Durkheim, em As Regras do Metodo Sociológico (1895). Para o sociólogo francês, os elementos que compõem a sociedade devem ser estudados a partir da identificação das suas funções, vale dizer do papel que desempenham para fazer funcionar a sociedade. Assim, por exemplo, a função _____ é codificar e sacralizar as normas sociais, ao passo que a função______ é reagir e punir as violações das normas, enquanto a função ______ é sustentar a vida material.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • da religião - do direito - da economia.

  • #PM CE 2021.


ID
1475824
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A escola e a educação ocuparam um lugar central no pensamento sociológico desde o final do século XIX. A esse respeito, relacione os sociólogos as respectivas perspectivas sobre educação.

1. Emile Durkheim
2. Talcott Parson
3. Pierre Bourdieu

( ) A escola é uma instituição fundamental no processo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais.
( ) O sistema educativo tem como funções a socialização e a seleção dos indivíduos, estando relacionado á economia e ao sistema político.
( ) A educação é um fato social, portanto se impõe coercitivamente sobre os indivíduos e promove uma maior integração destes com o todo social.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 3 - 2 - 1


ID
1596727
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A obra que estabelece a base para a sociologia como ciência, escrita por Émile Durkheim, fundador da escola francesa e um dos pais da Sociologia, é intitulada de:

Alternativas
Comentários
  • É com a obra As regras do método sociológico que Durkheim constrói o objeto que singulariza a sociologia enquanto ciência e propõe regras relativas a observação, a classificação e a explicação do fato social (objeto).

  • a) KARL MARX

    b) MAX WEBER

    c) ÉMILE DURKHEIM

    d) ÉMILE DURKHEIM

    e) MAX WEBER

     


ID
1596730
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito da metodologia utilizada nas Ciências Sociais, a proposta de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é que, para analisá-los, é preciso tratá-los como se fossem

Alternativas
Comentários
  • O tratamento dos fatos sociais como coisas é uma regra que deriva da visão epistemológica, a qual diz que a sociologia deve usar os mesmo procedimentos de pesquisa das ciências naturais, ou seja, é preciso que o sociológoc olhe para seu objeto de estudo com a mesma exterioridade com que os pesquisadores das ciências exatas olham a natureza.

  • Gabarito: B

     

    Uma das primeiras objeções feitas a Durkheim refere-se à proposição segundo a qual os fatos sociais devem ser tratados como “coisas”. Segundo Steven Lukes (1984), a expressão “coisa” (em francês choses) é empregada pelo sociológico em pelo menos quatro sentidos, a saber: (1) fenômenos exteriores, independentes do aparelho conceitual do observador; (2) fenômenos cujas características só podem ser determinadas através de investigação empírica; (3) fenômenos cuja existência independe das vontades individuais; (4) fenômenos que só podem ser estudados através de observação externa, isto é, através de indicadores tais como códigos legais, estáticas, médias etc

     

    Fonte: Os fatos e as coisas: Émile Durkheim e a controversa noção de fato social Sidnei Ferreira de Vares


ID
1596733
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Émile Durkheim (1987), em sua obra intitulada As regras do método sociológico, os fatos sociais consistem em formas de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, que têm poder de coerção que lhes impõe. Tais fatos não podem se confundir com fenômenos orgânicos e nem com fenômenos psíquicos, devem ser qualificados de sociais. Na definição de Durkheim para fatos sociais, o autor busca

Alternativas
Comentários
  • Quando durkheim define o objeto da sociologia, os fatos sociais, ele estava buscando definir, estabelecer e singularizar o objeto de estudo da sociologia.


ID
1596745
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O suicídio (1897) inaugura a maneira científica de olhar os fatos sociais. Há três tipos de suicídio, de acordo com a teoria de Émile Durkheim. O suicídio que acontece quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Há quatro de tipos de suicídio nas reflexões de Dukhiem elabora no livro. O egoísta e altruísta quando há problemas com a ordem da integração social. E o suicídio anômico e o fatalista (pouco discutido pelo autor) quando há problemas na ordem da regulação social.

  • Não são quatro tipos, são três tipos.

    Gabarito: C

    Suicídio egoísta:  depressão,  melancolia,  sensação de desamparo moral provocadas pela desintegração social 

     

    Suicídio  altruísta: é visto  como um dever que, se não for cumprido, é punido pela desonra, perda da estima pública ou por castigos religiosos. Exemplos:  enfermos ou pessoas que chegaram ao limiar da velhice, por viúvas por ocasião da morte do marido, por fiéis e servidores com o falecimento de seus chefes, ou os atos heróicos durante guerras ou convulsões sociais.

     

    Suicídio anômico:  aquele que se deve a uma situação de desregramento social devido ao qual as normas estão ausentes ou perderam o respeito. A sociedade deixa de estar presente o suficiente para regular as paixões individuais, deixando-as correr desenfreadas. Esta é a situação característica das sociedades modernas.

     

    Fonte: Um toque de clássicos


ID
1596751
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A obra marco das ciências humanas, As formas elementares da vida religiosa, de Émile Durkheim (1912), revela o universal inerente a qualquer tipo de fenômeno religioso, ao decompor o fenômeno a uma fase elementar da vida religiosa, com o objetivo de descobrir a chave do entendimento de todas as expressões religiosas, independente de suas formas históricas. Durkheim destaca que

Alternativas

ID
1596781
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a teoria da “consciência coletiva” desenvolvida por Émile Durkheim, podemos afirmar que

Alternativas

ID
1620964
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para saber qual a religião mais primitiva e mais simples que a observação nos permite conhecer, é preciso primeiro definir o que convém entender por religião, caso contrário correríamos o risco de chamar de religião um sistema de ideias e de práticas que nada teria de religioso, ou deixar de lado fatos religiosos sem perceber sua verdadeira natureza (DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 1ªed. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 3). Diante disto, qual a alternativa que melhor se aproxima da definição de Religião para Durkheim:

Alternativas
Comentários
  • As religiões são constituídas por “um sistema solidário de crenças e de práticas relativas às coisas sagradas - isto é, separadas, interditas - crenças comuns a todos aqueles que se unem numa mesma comunidade moral chamada Igreja”. Os fenômenos religiosos são de duas espécies: as crenças, que são estados de opinião, representações, e os ritos, que exprimem modos de conduta. Ambos organizam e classificam o universo das coisas em duas classes ou domínios radicalmente excludentes: o profano e o sagrado. A passagem do mundo profano para o sagrado implica uma metamorfose e envolve ritos de iniciação realizados por aquele que renuncia ou sai de um mundo para entrar em outro e que morre simbolicamente para renascer por meio de uma cerimônia. As coisas sagradas são protegidas, mantidas à distância e isoladas pelas interdições aplicadas às profanas. Elas podem ser palavras, objetos, animais, alimentos, lugares, pessoas etc. Entre essas coisas existem as que são proibidas de ser provadas, vistas, pronunciadas ou tocadas, por exemplo, por homens, mulheres, solteiros, membros de algum grupo, casta ou classe social, durante uma fase da vida ou em certos estados naturais como a gravidez ou a menstruação.


    Fonte: Um toque de clássicos, p. 95.

  • A) A religião tem como princípio a existência de um grupo especializado na produção dos bens religiosos (o clero) e de um grupo que produz excedente econômico (os leigos) para sustentar esse grupo especializado que, em troca, produz o sustento espiritual. BOURDIEU

    B) A religião é a teoria geral deste mundo, o seu resumo enciclopédico, a sua lógica em forma popular, o seu point d’honneur espiritualista, o seu entusiasmo, a sua sanção moral, o seu complemento solene, a sua base geral de consolação e de justificação. É a realização fantástica da essência humana, porque a essência humana não possui verdadeira realidade. MARX

    C) A religião tem um aspecto intelectual, o dogma; um aspecto afetivo, o amor, que se manifesta no culto; um aspecto prático que se denomina regime. A religião, portanto, torna uma sociedade estável visto que ela é para a sociedade o que a saúde é para o corpo. COMTE

    D) A religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem. DURKHEIM

    E) A religião é um sistema estruturado de símbolos pelos quais grupos humanos formulam a última razão de ser da vida e do mundo em que vivem e em redor de que se organizam certa unidade com progressiva especialização de papéis. WEBER


ID
1620976
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação às abordagens sociológicas clássicas acerca do tema trabalho é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1623853
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Durkheim, a principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo:

Alternativas
Comentários
  • Para Durkheim a socilogia deveria se preocupar principalmente com a explicação dos fatos sociais.


ID
1623856
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos estudos sociológicos clássicos para explorar a relação entre o indivíduo e a sociedade é a análise de Émile Durkheim sobre o suicídio (publicado originalmente em 1897). As descobertas de Durkheim levaram a concluir que há fatores sociais externos ao indivíduo que afetam as taxas de suicídio. Ele relacionou sua explicação a dois tipos de laços dentro da sociedade – integração social e a regulação social. Diante disso ele identificou quatro tipos de suicídio, em concordância com a relativa presença ou ausência de integração e regulação.


(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 30).


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esses quatro tipos de suicídio:

Alternativas
Comentários
  • Egoístico, anômico, altruístico e fatalista.

  • A- ta faltando altruista, riscado

    B- ta faltando anômico, riscado

    C- não falta nenhum, certo

    D- misterioso não é um suicídio, riscado

    E- Endêmico não é um suicidio, riscado.


ID
1623925
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS:


I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem.


II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.


III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem.


IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Muito bom


ID
1650043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

N o que concerne à questão da sociologia como ciência, julgue o item que se segue.


Segundo Emile Durkheim, a sociologia legitima-se como ciência, constituindo os fatos sociais como objetos de análise e abordando-os, metodologicamente, como coisas.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta. Muito embora hoje a sociologia já tenha revisto esta posição de Durkheim, uma vez que estudar a sociedade humana não é a mesma coisa que estudar objetos como os estudados por outras ciências como a física e a química, por exemplo.


ID
1650046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que concerne à questão da sociologia como ciência, julgue o item que se segue.


Para Emile Durkheim, os fatos sociais obrigam o indivíduo a atuar e o coagem a seguir em direção determinada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

     


ID
1792945
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Classes e Mobilidade Social são conceitos fundamentais para a análise sociológica. Acerca de Conceitos de Classes e Mobilidade Social, pode-se afirmar que: 

Alternativas

ID
1807957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse importante problema metodológico. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Em virtude de suas divergências acerca da natureza do conhecimento sociológico, Durkheim e Weber também divergem quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo na pesquisa.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    Durkheim e Weber Convergiam  também  quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo na pesquisa.


ID
1807966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse importante problema metodológico. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Segundo Émile Durkheim, cabia aos sociólogos tratar os fenômenos sociais como realidades exteriores e independentes da subjetividade humana. Assim, ficariam garantidas a objetividade e a neutralidade da investigação sociológica.


Alternativas
Comentários
  • A compreensão do trabalho de Durkheim precisa ser compreendida no interior de uma disputa pelo objeto de análise da nova ciência que o pensador francês busca delimitar, a sociologia. Em disputa metodológica com outras ciências estabelecidas como a psicologia e a biologia, Durkheim buscou determinar o papel do sociólogo na análise das sociedades que, ao longo do século XIX e intensificação do que viria a ser a sociedade moderna, se complexificava. Seus fundamentos básicos, para determinar o "fato social" seriam a exterioridade, generalidade e coercitividade. Ou seja, eles existem fora do indivíduo e o condicionam, são gerais e por isso atingem o conjunto da sociedade, e são coercitivos, pois se impõem diretamente. Esse conceito foi apresentado em "As regras do método sociológico", pela primeira vez publicado em 1897 quando passou a ser objeto de críticas e contestações obrigando Durkheim a defender sua metodologia. Para o autor, a vida social se formaria através da formação dos indivíduos a partir dessas imposições sociais, formando a individualidade e moldando a subjetividade. Apesar desse caráter objetivo proposto, não se elimina da análise de Durkheim a ação individual, pois uma vez socializado, primeiramente a partir da família e posteriormente a partir da escola, os indivíduos agiriam de acordo com suas subjetividades. O social, portanto, seria uma soma das individualidades, ou seja, das subjetividades que compõem o todo social. Por isso, quando a questão afirma que os fenômenos sociais são independentes da subjetividade humana, ela distorce o olhar sociológico que se identifica na análise da tensão entre o social, que se impõe, e o subjetivo, que responde.

    A afirmativa está, portanto, Errada.
  • Fenômenos sociais não podem ser independentes da subjetividade humana, já que decorrem da interação de pessoas, que são seres com subjetividade e que agem assim.

    Isso, porém, nada tem a ver com a análise e o estudo desses fenômenos. O estudo dos fenômenos sociológicos deve ser feito de forma neutra e objetiva.

  • entendi foi nada

  • "Durkheim, em certo sentido, era um positivista de modo muito mais irrestrito que Weber, pois admitia juízos de valor na sociologia (nos próprios atos cognitivos, que Weber tentou, ingenuamente separar dos atos axiológicos ou valorativos, existe uma relação de valor)."

    Fonte: Adorno: Introdução à Sociologia

  • A atitude mental de considerar os fatos sociais como coisas garante apenas a objetividade da investigação sociológica. Nada é dito sobre a neutralidade, a qual repousa numa atitude complementar: afastar-se das pré-noções

ID
1807969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

     Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Conforme Durkheim, o fenômeno social da anomia, um estado de crise dos valores e normas que ordenam a vida coletiva, pode resultar das súbitas expansões do poder e da riqueza que ocorrem nas sociedades industriais.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "O estado de anomia ou de desregramento pode ser melhor compreendido quando referido às conseqüências do crescimento desordenado da indústria. Antes, o poder temporal e as regulamentações impostas pelas corporações de ofícios diminuíam o ímpeto da industrialização e, embora fossem formas de organização inadequadas para a sociedade contemporânea, nada veio a ocupar o seu lugar. Por isso é que a ocorrência de uma crise econômica ou de mudanças súbitas nas crenças vigentes em uma sociedade podem impedi-la de cumprir sua função reguladora, disciplinar e, desse modo, a condição de anomia vir a tornar-se normal."

     

    Fonte: Um toque de clássicos

  • Gabarito: Certo

     

    "O estado de anomia ou de desregramento pode ser melhor compreendido quando referido às conseqüências do crescimento desordenado da indústria. Antes, o poder temporal e as regulamentações impostas pelas corporações de ofícios diminuíam o ímpeto da industrialização e, embora fossem formas de organização inadequadas para a sociedade contemporânea, nada veio a ocupar o seu lugar. Por isso é que a ocorrência de uma crise econômica ou de mudanças súbitas nas crenças vigentes em uma sociedade podem impedi-la de cumprir sua função reguladora, disciplinar e, desse modo, a condição de anomia vir a tornar-se normal."

     

    Fonte: Um toque de clássicos

  • O atributo a ser predito é conhecido como variável dependente

    Os atributos usados para fazer a predição são conhecidos como independentes


ID
1807972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

     Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Encontram-se na obra sociológica de Max Weber importantes contribuições para o estudo da organização burocrática que, de acordo com o autor, seria uma das características distintivas do mundo moderno.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "A humanidade partiu de um universo habitado pelo sagrado, pelo mágico, excepcional e chegou a um mundo racionalizado, material, manipulado pela técnica e pela ciência. O mundo de deuses e mitos foi despovoado, sua magia substituída pelo conhecimento científico e pelo desenvolvimento de formas de organização racionais e burocratizadas, e “os valores últimos e mais sublimes retiraram-se da vida pública, seja para o reino transcendental da vida mística, seja para a fraternidade das relações humanas diretas e pessoais."

     

    Fonte: Um toque de clássicos

     

     

  • Gabarito: Certo

    teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência. Fundamental para o mundo moderno em que nem um minuto pode ser desperdiçado. 

     

    http://www.estudoadministracao.com.br/ler/teoria-da-burocracia-de-max-weber/


ID
1807978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Segundo Durkheim, a moderna sociedade industrial caracteriza-se pela predominância da solidariedade mecânica que resulta da divisão do trabalho social.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    "À medida que se acentua a divisão do trabalho social, a solidariedade mecânica se reduz e é gradualmente substituída por uma nova: a solidariedade orgânica ou derivada da divisão do trabalho. Institui-se então um processo de individualização dos membros dessa sociedade que passam a ser solidários por terem uma esfera própria de ação."

     

    Fonte: Um toque de clássicos.

  •       ÉMILE DURKHEIM

    Solidariedade mecânica = Sociedade simples 
    Sociedades Pré Capitalistas
    há um baixo (ou nenhum) grau de consciência individual
    predomina, em termos de coesão social,
    uma consciência coletiva que controla a sociedade.
    baixa divisão do trabalho
    primeiro grupo de sociedades estudadas por Durkheim

    solidariedade orgânica = Sociedade complexa
    -sociedade capitalista
    - ampla divisão do trabalho (de tarefas e funções)
    -grande interdependência entre os indivíduos, em termos econômicos e tecnológicos e moral.

                             QUESTÕES

    Nas sociedades mais simples, a solidariedade mecânica seria predominante, pois essas se caracterizam, entre outras coisas, por um baixo nível de divisão de trabalho. (X) CERTO (  ) ERRADO

    A credito que a questão fala da solidariedade orgânica, pois é ela quem possui uma AMPLA DIVISÃO DO TRABALHO. com isso, acrédito que a questão encontra-se errada. 

     


ID
1808008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

Em seu ensaio seminal Teoria tradicional e teoria crítica, Max Horkheimer refere-se à necessidade de a postura positivista compreender um método dialético e estruturalista e, assim, tornar-se uma teoria crítica.


Alternativas
Comentários
  • Apenas dialético, não estruturalista.

ID
1808011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O método sociológico de Niklas Luhmann é do tipo estrutural-funcionalista.


Alternativas
Comentários
  • Luhmann propõe uma nova leitura da sociologia de MODO SISTÊMICO. Portanto, o método sioológico de Luhmanna não é do tipo estrutural- funcionalista e sim, SISTÊMICO.

  • Para Luhmann o método é sistêmico.


ID
1808014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O método sociológico da teoria dos sistemas de Talcott Parsons é considerado um desenvolvimento lógico e consequente do método sociológico de Émile Durkheim.


Alternativas
Comentários
  • "Com Parsons, a sociologia americana acerta contas consigo mesma e transporta-se do modelo do funcionalismo para a teoria dos sistemas. Ao tempo de Parsons, a sociologia na América enveredou pelo empirismo sem fronteiras, abdicando dos fundamentos teóricos explorados por suas mais conhecidas expressões, como Marx, Weber e Durkheim".

    Fonte: CRÍTICA À TEORIA SISTÊMICA DA SOCIEDADE* Eduardo Henrique Lopes Figueiredo


ID
1808056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue o próximo item.

A teoria desenvolvida pelo sociólogo francês Émile Durkheim, considerado o pai da sociologia jurídica, fundamenta-se no primado do indivíduo sobre a sociedade.


Alternativas
Comentários
  • Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia jurídica. Todavia, é errada a assertiva quanto ao primado do indivíduo sobre a sociedade. Durkheim enfatizou os fatos sociais, não os indivíduos. A título de complemento, para o autor, os fatos sociais teriam três características marcantes: coercitividade, exterioridade e generalidade. 

    Alguém complementa aí! Valeu, galera! 

  • Sociologia jurídica combina mais com Weber

  • Gabarito: ERRADO

    Durkheim defendeu o primado da sociedade sobre o indivíduo. Em outros termos, não há homem sem sociedade tendo em vista que para o autor, o homem é essencialmente um ser social.

    A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.

    Logo, gabarito é ERRADO.


ID
2156254
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É importante que os alunos entendam que a sociologia possui uma tradição, que vem desde os clássicos, que procura demonstrar como as características da sociedade moderna possuem suas origens no processo mais amplo de transformação do mundo ocidental, transformação essa manifesta concretamente com a eclosão da revolução industrial com o processo de migração do campo para as cidades, a consequente intensificação da urbanização e todos os efeitos bons e ruins dela decorrentes. De acordo com o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, é preciso ensinar sobre a natureza do mundo moderno nas visões de Max Weber e de Emile Durkheim. Sobre o ensino desse tópico, segundo as recomendações do Centro, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O professor poderá, como Weber, argumentar que a tônica da modernidade se manifesta no caráter racionalizado da atividade econômica, social, política, cultural etc., possibilitado pelo surgimento histórico ocasional de uma ética religiosa particular.

II. A principal crítica de Weber a Marx leva o aluno a perceber também a sua grande crítica ao capitalismo moderno no qual vivemos. Ela diz respeito à suposta ideologização por este autor do valor-trabalho. Em contraste com a visão marxiana, Weber quer enfatizar sua concepção mais realista de que ocorre uma inevitável degradação do trabalho na produção moderna, uma vez perdida a valorização deste por critérios religiosos.

III. Toda a discussão sobre modernidade deve ser o pano de fundo para uma reflexão sobre o Tradicional e o Moderno na sociedade brasileira: os contrastes entre a sociedade urbana e rural, entre os estilos de vida cosmopolita e local, entre estilos de política partidário-ideológico corporativa-clientelista e, enfim, como convivem o “velho” e o “novo” na sociedade brasileira.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. O professor poderá, como Weber, argumentar que a tônica da modernidade se manifesta no caráter racionalizado da atividade econômica, social, política, cultural etc., possibilitado pelo surgimento histórico ocasional de uma ética religiosa particular.

    II. A principal crítica de Weber a Marx leva o aluno a perceber também a sua grande crítica ao capitalismo moderno no qual vivemos. Ela diz respeito à suposta ideologização por este autor do valor-trabalho. Em contraste com a visão marxiana, Weber quer enfatizar sua concepção mais realista de que ocorre uma inevitável degradação do trabalho na produção moderna, uma vez perdida a valorização deste por critérios religiosos.

    III. Toda a discussão sobre modernidade deve ser o pano de fundo para uma reflexão sobre o Tradicional e o Moderno na sociedade brasileira: os contrastes entre a sociedade urbana e rural, entre os estilos de vida cosmopolita e local, entre estilos de política partidário-ideológico corporativa-clientelista e, enfim, como convivem o “velho” e o “novo” na sociedade brasileira.v

    I, II e III.


ID
2156635
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.

DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 

O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na 

Alternativas
Comentários
  • Émile Durkheim é tido como um dos formuladores da sociologia enquanto ciência por tê-la dotado de uma metodologia muito próxima à aplicada pelas ciências naturais, ou seja, o da observação de determinados fenômenos coletando dados e tecendo observações a fim de comprovar leis que possam ser, mais tarde, reafirmadas se o experimento ou a observação forem repetidos. Dessa forma repele generalidades filosóficas, pois estas estariam longe das manifestações imediatas da vida, onde as leis que a operam a sociedade podem ser vislumbradas e, dessa forma, se associa ao método das ciências naturais, totalmente consagrados no final do século XIX. A resposta é, portanto, letra D.

    Gabarito do professor: Letra D


  • Durkheim foi um sociólogo que desenvolveu sua obra sob forte influência do positivismo: essa influência marcou sua preferência pelos métodos indutivos, em geral utilizados pelas ciências naturais, e pela descoberta de leis explicativas do funcionamento da sociedade.

     

    Resposta: D

  • Mita boa questão. As ciências naturais teve grande influência no pensamento de Durkheim.

     

  • para Durkheim, a sociologia diz respeito aos fatos sociais, que podem ser estudado objetivamente, como os fatos com que lidam as ciências naturais (quimica, biologia, fisica, etc.).

     

  • a) vinculação com a filosofia como saber unificado. Falso, o próprio enunciado apresenta uma crítica que Durkheim fez ao pensamento sociológico aos moldes das reflexões filosóficas.

    b) reunião de percepções intuitivas para demonstração. Falso, pois esse procedimento reforça análises mais subjetivas e menos objetivas.

    c) formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social. Falso, não há subjetividade na sociologia durkhemiana.

    d) adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturaisGabarito, lembrem-se que o pensamento positivista, fonte de inspiração para E. Durkheim, partiu dos procedimentos adotados nas ciências naturais para chegar a conclusões teóricas e práticas. Dessa forma, a sociologia durkhemiana pega emprestado das ciências naturais seus modelo de análise científica. Assim é que Durkheim procura tornar a sociologia uma ciência objetiva, com um objeto de análise (fato social) e um método (método sociológico).

    e) incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político. Falso, o método durkheiminiano não tem compromisso com engajamento político. No fundo, ao defender o racionalismo científico, o sociólogo francês fortalece a tese de que no campo da ciência não há lados.

    Gabarito: D

    Créditos: @profe.ale.lopes

  • Letra D

    Durkheim, assim como os demais sociólogos de sua época, buscava fazer da sociologia uma disciplina cientifica, visto que seria através desta analise que o homem compreenderia melhor as sociedades e os impactos por elas sofridos. Esse pensamento foi inspirado na visão positivista de Auguste Comte, em fazer da disciplina uma ciência.


ID
2188858
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim, ao definir o conceito de fato social, assinalou quatro características constitutivas, sem as quais o referido fenômeno não é integralmente apreendido. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    O poder de coerção (COERCITIVIDADE)

     Independência de qualquer forma individual. (EXTERIORIDADE)

     A resistência generalizada contra quem tentar violá-lo (GENERALIDADE)

     

    .


ID
2188867
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O que vem a ser uma coisa? A coisa se opõe à ideia assim como o que se conhece a partir de fora se opõe ao que se conhece a partir de dentro. É coisa todo objeto do conhecimento que não é naturalmente penetrável à inteligência, tudo aquilo de que não podemos fazer uma noção adequada por um simples procedimento de análise mental, tudo o que o espírito não pode chegar a compreender a menos que saia de si mesmo, por meio de observações e experimentações, passando progressivamente dos caracteres mais exteriores e mais imediatamente acessíveis aos menos visíveis e aos mais profundos”.

(DURKHEM, Emile . As Regras do Método Sociológico (1995) São Paulo, Martins Fontes. p. XVII).

O sociólogo francês Emile Durkheim vale-se dessa caracterização para fundamentar um tratamento científico dos fenômenos sociais cujo conceito angular é o de:

Alternativas
Comentários
  •  “A primeira regra e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas. (Durkheim 1995:15)

     

    Letra d


ID
2188888
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O pensamento político de Emile Durkheim, embora profundo e contundente, tende a ser negligenciado e suplantado pela proeminência de sua sociologia. Numa das pujantes análises sobre as relações políticas existentes em sua obra, ele assevera ser a tarefa do Estado transcender o “pensamento irrefletido da multidão”, isto é, “sobrepor a esse pensamento irrefletido, um pensamento mais meditado e, por força, diferente. É e deve ser, foco de representações novas originais, as quais devem pôr a sociedade em condições de conduzir-se com maior inteligência que quando é simplesmente movida por sentimentos obscuros, a agir dentro dela” (DURKHEIM, Emile (1983)Lições de Sociologia . São Paulo, Edusp, p.84).

Nessa esteira, o papel do governo, segundo ele, deve ser o de:

Alternativas

ID
2193277
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   Em 1987, a então Primeira-Ministra da Grã-Bretanha, Margaret Thatcher, deu uma declaração durante uma entrevista que resumia, em parte, o seu ideário político liberal: “A sociedade não existe. Existem homens, existem mulheres e existem famílias”.
  O governo de Thatcher ficaria conhecido como um dos precursores do chamado Estado neoliberal, que enfatizava, entre outros ideais, o individualismo. Assim, esta concepção de governo contradiz os fundamentos da Sociologia de Durkheim, segundo o qual a sociedade poderia ser identificada 

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a parte da “ações e sentimentos INDIVIDUAIS” e a parte da “vida PSÍQUICA”. Alguém pode me explicar? 

  • Em um artigo de 1898 entitulado "Representações individuais e representacões coletivas", Durkheim tratou sobre as formas de associação coletiva utilizando-se de uma metáfora de síntese química para expressar sua concepção de formação de coletividade. Para o sociólogo francês, as representações se formariam através da síntese de estímulos e experiências, em um nível individual, e da soma dessas individualidades, em um nível coletivo, enquanto sociedade. Nas palavras de Durkheim: "A vida representativa não se pode repartir de uma forma definida entre os vários elementos nervosos, já que não existe representação para a qual não colaborem vários desses elementos, tal como a vida coletiva só pode existir no todo formado pela reunião de indivíduos".
    Tatcher, que governou o Reino Unido implementando conceitos liberais na economia, acreditava que a sociedade não existia, mas somente os indivíduos e seus desejos e interesses, dessa forma desconsiderava interesses e disputas coletivas. A resposta é letra D.

    Durkheim também tratou da solidariedade na sociedade e a dividiu de acordo com os estágios de seu desenvolvimento. Nas sociedades menos desenvolvidas, os homens desempenham funções similares, portanto constituiriam uma solidariedade mecânica. Conforme a sociedade se complexifica, os indivíduos passam a se especializar em funções cada vez mais diferentes. Nesse estágio, a solidariedade se tornaria orgânica, utilizando-se da imagem de um organismo complexo no qual cada órgão desempenha uma função. Por isso a letra A está errada.

    A letra B está errada, pois contrato social foi tema dos pensadores contatualistas como Lock, Hobbes e Rousseau, muito anteriores a Durkheim.

    A C está errada, pois Durkheim não opera o conceito de luta de classes, logo, não concebe a sociedade como uma dominação imposta.

    A resposta é a letra D.
  • Sui generis é uma expressão em latim que significa “de seu próprio gênero” ou “de espécie única”.

  • a) Falso, pois Durkheim, ao definir que os indivíduos constituem laços de solidariedade a partir da consciência coletiva, há uma síntese das ações e dos sentimentos individuais, fato que forma – socialmente – uma mentalidade coletiva particular, diferente das individuais (sozinhas, ou “somadas). Além disso, não seria um vínculo voluntário, pois há o aspecto da coerção externa aos indivíduos, que já nascem com normas sociais pré-definidas. Por essas razões, a alternativa D é correta. 

    b) Errado, aqui são elaborações dos pensadores contratualistas, como Rousseau. 

    c) Falso, pois a afirmação reflete um dos aspectos do pensamento marxista. 

    d) Gabarito. 


ID
2193283
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   A Sociologia surge no século XIX, momento marcado por uma intensa crise social na Europa. Émille Durkheim não deixou de ser influenciado por esse contexto. Nesse sentido, um dos seus objetivos era fazer da Sociologia uma disciplina científica capaz de criar repostas aos desafios enfrentados pela sociedade moderna.
   Entre os desafios, colocava-se a crescente contradição entre capital e trabalho, entendida pelo autor como um exemplo dos efeitos de um estado de anomia, caracterizado 

Alternativas
Comentários
  • C) pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos. 

  • Não entendi o por quê da letra 'c' estar correta.

  • A palavra "anomia" significa ausência de normas gente, é um sinônimo de anarquia. Daí o item correto falar de ausência de instituições.

  • a) No contexto em que Durkheim elabora – século XIX - não havia a excessiva regulamentação estatal sobre as atividades econômicas, havia o predomínio do livre mercado. Falsa a alternativa.

    b) Não, pois a solidariedade mecânica é característica de sociedades menos complexas. Na sociedade industrial há o predomínio da solidariedade orgânica.

    c) É o nosso gabarito, pois a anomia em questão é a falta de coesão social. Esta seria aperfeiçoada pela presença de normas e instituições acima dos indivíduos e que atuam sobre eles.

    d) Falso, pois a preocupação com as raízes e efeitos da desigualdade econômica, um problema estrutural, não é parte central do pensamento positivista e de Durkheim. Essa preocupação adquire centralidade com o pensamento marxista.

    Gabarito: C 


ID
2194123
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim (1951; 1968; 1974), foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e disciplina acadêmica. Durkheim definiu a Sociologia como a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, de toda a crença, todo o comportamento instituído pela coletividade. Dos conceitos listados abaixo, aqueles que contemplam conceitos definidos pela teoria Durkeimiana são:

I- Fatos sociais compreendem toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre a coletividade uma coerção interior ao coletivo, ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando sua existência própria, dependente das manifestações coletivas que possa ter.

II- A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos vivos que a compõem: é uma síntese que não se encontra em cada um desses elementos, assim como os diferentes aspectos da vida não se acham decompostos nos átomos contidos na célula: a vida está no todo e não nas partes.

III- As representações coletivas são a base de onde se originam os conceitos, traduzidos nas palavras do vocabulário de uma comunidade, de um grupo ou de uma nação.

IV- As maneiras de ser coletivas são de ordem anatômica ou morfológica, enquanto os modos de agir são de ordem fisiológica, mas são igualmente imperativos, coagem a que se adotem determinadas condutas e formas de sentir e, além disso, encontram-se fora dos indivíduos, são uma realidade objetiva e externa a eles, portanto são fatos sociais. Sendo assim, ambos possuem ascendência sobre o indivíduo, arrastando-o, influenciando-o.

V- A consciência comum ou coletiva corresponde ao conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tem vida própria.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    I)" o conceito é universalizável: ou ele é comum a todos os homens ou pode ser a eles comunicado, isto porque é obra da comunidade, supera os limites da experiência pessoal."

    III) "As representações coletivas são uma das expressões do fato social."

     

    Fonte: Um toque de clássicos

  • Não entendi essa questão dizer que só I e III estão corretos. Afinal, o V traz um conceito e a definição correta. Help.

  • O gabarito correto é E. Muito cuidado! Vi, nas estatísticas, que muita gente marcou a A; provavelmente a maioria é quem estuda "por questões", decora a resposta e pensa que aprendeu. Sempre confrontem as respostas com a teoria!

    I- Fatos sociais compreendem toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre a coletividade uma coerção interior ao coletivo, ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando sua existência própria, dependente das manifestações coletivas que possa ter. ERRADO

    É fato social toda maneira de agir,fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior;ou então ainda, que é igual na extensão de uma sociedade dada, aparentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. (Um toque de clássicos, pg 17)

    II- A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos vivos que a compõem: é uma síntese que não se encontra em cada um desses elementos, assim como os diferentes aspectos da vida não se acham decompostos nos átomos contidos na célula: a vida está no todo e não nas partes. CERTO

    "A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos vivos que a compõem: é uma síntese que não se encontra em cada um desses elementos, assim como os diferentes aspectos da vida não se acham decompostos nos átomos contidos na célula: a vida está no todo e não nas partes" (Um toque de clássicos, pg 17)

    III- As representações coletivas são a base de onde se originam os conceitos, traduzidos nas palavras do vocabulário de uma comunidade, de um grupo ou de uma nação. CERTO

    (Um toque de clássicos, pg 19)

    IV- As maneiras de ser coletivas são de ordem anatômica ou morfológica, enquanto os modos de agir são de ordem fisiológica, mas são igualmente imperativos, coagem a que se adotem determinadas condutas e formas de sentir e, além disso, encontram-se fora dos indivíduos, são uma realidade objetiva e externa a eles, portanto são fatos sociais. Sendo assim, ambos possuem ascendência sobre o indivíduo, arrastando-o, influenciando-o. CERTO

    " A s maneiras de ser coletivas são de ordem anatômica ou morfológica, enquanto os modos de agir são de ordem fisiológica, mas são igualmente imperativos, coagem a que se adotem determinadas condutas e formas de sentir e, além disso, encontram-se fora dos indivíduos, são uma realidade objetiva e externa a eles, portanto, são fatos socias. Sendo assim, ambos possuem ascendência sobre o indivíduo, arrastando-o, influenciando-o" (Um toque de clásssicos, pg 20)

    V- A consciência comum ou coletiva corresponde ao conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tem vida própria. CERTO

    "Essa consciência comum ou coletiva corresponde ao "conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria" (Um toque de clássicos: pág. 29)

  • Para Durkheim o conceito é universalizável. Ou seja, ele é comum a todos os homens ou pode ser a eles comunicado. Assim como as representações coletivas são uma das expressões do fato social.


ID
2201131
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Mais do que a definição de um objeto de estudo da Sociologia, a concepção de sociedade é fundamental às Ciências Sociais. Isto é, tal concepção precede e orienta a formulação de métodos e definição de objeto. Desse modo, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito às concepções de sociedade para os autores clássicos da Sociologia:

Alternativas

ID
2201143
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado, como organização política ou instituição social foi objeto de análise dos três autores clássicos da sociologia (Durkheim, Weber e Marx). Para o sociólogo alemão Max Weber, o Estado se constitui como:

Alternativas
Comentários
  •  

    A TEORIA DO ESTADO MODERNO SEGUNDO KARL MARX E MAXWEBER

    Karl Marx define o estado como forma final do poder, ou seja, o estadoé o poder em si. Entendendo que o estado, é um destacamento avançado daburguesia, sendo defensor, exclusivamente dos interesses das classesdominantes, as quais, o mantem, com o único objetivo de manter seucontrole sobre a sociedade.Cabendo, as classes sociais, posicionados abaixo das classesdominantes, a luta pela tomada do controle da estrutura estatal, com o objetode atingir, não somente o poder estatal, também como ferramentafundamental para distribuição das riquezas e criação de uma sociedade mais justa e igualitária.Max Weber vê o estado como o meio para se chegar ao poder. Apolitica é o campo onde são travadas as lutas para que se atinja este objetivode forma legitima. E controlando-se o estado, tem-se o domínio do ‘’ poderestatal’’, o qual tem por prerrogativa, o controle social, sendo, o uso da força,de forma legitimada e investida pelo poder do estado. A forma demanifestação e aplicação efetiva do poder estatal.Para Weber, o capitalismo ocidental moderno, baseado na classe burguesanacional e nas instituições estatais, tendo o estado nacional moderno, comoprincipal pilar de sustentação de sua estrutura na sociedade. Cuja aliança(burguesia (donos do capital) e estrutura estatal), tem por objetivo aobtenção (manutenção) do poder do estado, e, por conseguinte, o controle decorações mentes das massas integrantes das demais classes sociais abaixode si posicionadas.Marx e Weber fazem análises distintas do mesmo objeto, em períodosdistintos da historia, tendo como pano de fundo predominante, em ambas asanálises, a moderna sociedade capitalista emergente, seus vínculos com aestrutura estatal, e seus conflitos com as classes menos favorecidas nesteprocesso de aliança entre estado e classe dominante. Momentaneamenteconvergindo e alguns pontos e na maioria das vezes, divergindo suas ideias eteorias.

    Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/88921589/A-Teoria-Do-Estado-Moderno-Segundo-Karl-Marx-e-Max-Weber

  • Gab D

    Para Weber, "o Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). Ele é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território".


ID
2216686
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim criou o conceito de fato social para analisar a sociedade. Na perspectiva de Durkheim, os fatos sociais são:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes: gabarito letra C


ID
2216692
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Roberto Da Matta analisa a ‘casa e a rua’ como duas categorias sociológicas no sentido de Durkheim e Mauss, para refletir como a sociedade brasileira pensa seus espaços e suas relações sociais. Na concepção de Da Matta, qual o significado para a ‘casa e a rua’?

Alternativas

ID
2216719
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são pensadores considerados clássicos, por contribuírem, sociologicamente, para o entendimento social. Sobre essa contribuição, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2216740
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim destacou-se por instituir a sociologia como disciplina acadêmica e por suas análises, das quais se pode(m) destacar:

Alternativas

ID
2231941
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Durkheim, 1999, quando “a divisão do trabalho não produz a solidariedade” isso se deve ao fato de que “as relações dos órgãos não estão regulamentadas”, o que as coloca em um estado definido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Estado de anomia= desregulamento

     

    "Quando, numa sociedade organizada, acontece de os contatos entre os órgãos sociais serem insuficientes ou pouco duradouros, surge uma situação de desequilíbrio: o sentimento de interdependência se amortece, as relações ficam precárias e as regras indefinidas, vagas."

    Fonte: Um toque de clássicos

     

    ps: letra "d" foi engraçada! hahaha


ID
2234665
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise os fragmentos a seguir.

I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins.

II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.

Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C Weber e Durkheim

  • Weber: linha compreensiva, não estruturalista da sociologia

    Tarefa do cientista: identificar os sentidos das ações individuais (econômicas, políticas, religiosas etc.)

    Ação social desdobra-se em:

    1 ação social dotada de sentido

    2 ação tradicional

    3 ação racional - valores

    4 ação racional - finalidade

  • Émile Durkheim

    => Fatos sociais

    => Sociologia funcionalista

    => Utiliza o método da explicação 

    => Divisão do trabalho e solidariedade 

    Karl marx 

    => Classes sociais 

    => Teoria crítica 

    => Utiliza o método dialético 

    => Mais- valia / exploração

    Max weber

    => Ação social (afetiva, tradional, relação afins, relação valores)

    => Utiliza método de compreensão social 

    => Dominação (Tradicional, Carismatica e Racional legal)

     

     

  • UII


ID
2331892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os fundamentos teórico-metodológicos das ciências sociais, julgue o item subsequente.

De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são internos aos indivíduos e assumem caráter coercitivo.

Alternativas
Comentários
  • Durkheim acreditava que a Sociologia deveria abster-se de estudar as individualidades dos sujeitos e debruçar-se sobre estudos generalistas acerca dos fatos sociais, que foram definidos por esse pensador como os aspectos de nossas sociedade que moldam as nossas ações em sociedade​. Portanto, os fatos sociais eram exteriores ao indivíduo, pois não dependiam dele para existir; coercitivos, pois a não confirmação do sujeito resultava em punição; e generalizados, já que atingiam a todos os integrantes de uma sociedade.
  • Os fatos sociais de Durkheim possuem três característias básicas:

    1) Coercibilidade: os fatos sociais são impostos aos indivíduos

    2) Exterioridade: os fatos sociais são externos aos indivíduos

    3) Generalidade: os fatos sociais atingem a todos os indivíduos.

    Portanto, o erro da questão está em dizer que os fatos sociais são INTERNOS. 

  • O fato social:

    tem generalidade (de alguma forma se repete)

    tem exterioridade (ao individuo)

    tem coercitividade (influencia o comportamento humano)

  • As três características do fato social:

    Geral.

    Externo

    Coercitivo