SóProvas


ID
1596835
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os modelos de liderança comumente citados pela doutrina, considere:


I. A teoria do grid (grade) gerencial, é um modelo de análise comportamental dos líderes, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.


II. Os quatro estilos de Likert, baseados no estilo de autoridade do líder, são: autoritário-coercitivo; autoritário-benevolente; consultivo e participativo.


III. A teoria situacional, conhecida como caminho-meta, afirma que os líderes são flexíveis e devem adequar o tipo de liderança à situação, envolvendo fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.


Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. A FCC não perdoou nem para os Enfermeiros. 

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.  Segundo os autores, o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais:  • Ênfase na produção: preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados, isto é, com os resultados da tarefa. • Ênfase nas pessoas: preocupação com as pessoas, sejam subordinadas, colegas ou chefes. Há uma grande atenção para as pessoas, atendendo às necessidades e às expectativas dela

    _______________________________________________________________________

    RIBAS (2013) —  Likert continuou a desenvolver estudos sobre liderança. Ele aprofundou conceito e abordagem no entendimento desse tipo de comportamento. Era defensor da gestão participativa, ou seja, defendia que a gestão eficaz é fortemente orientada para subordinados, apoiando-se na comunicação para que exista maior concentração de ideias e de objetivos.

    Ele propôs quatro tipos de liderança, baseados no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistemas 4 de Likert.

    O sistema proposto pelo autor possui quatro variáveis: processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições.

    ______________________________________________________________________________

    Robbins (2005) ressalta as seguintes colocações para a teoria:

    • a liderança diretiva leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas;

    • a liderança diretiva pode ser percebida como redundante por liderados com grande capacidade de percepção ou com razoável experiência;

    • a liderança apoiada leva a um melhor desempenho e satisfação quando os liderados realizam tarefas estruturadas;

    • os liderados com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo de liderança participativa.


  • Ampliando… 

    ITEM II – Os 4 estilos de Likert: 

    Sistema I - Autoritário-Forte: O gestor administra com mão-de-ferro e as decisões são tomadas na cúpula da hierarquia, não se fazendo uso de qualquer tipo de feedback. 

    Sistema II - Autoritário-Benevolente: O gerente apresenta-se mais sensível às necessidades dos subordinados. Nesse sistema o líder toma as decisões, mas permite que os subordinados tenham alguma liberdade e flexibilidade para execução de suas tarefas. O processo de decisão ainda é centralizado, mas existe já alguma delegação de autoridade. 

    Sistema III - Consultivo: A cúpula ainda mantém o controle, mas pratica a consulta aos  níveis inferiores da hierarquia. Neste sistema, o líder consulta os subordinados para estabelecer os objetivos, metas e diretrizes da área, além de tomar as decisões baseadas nessa consulta.

    Sistema IV - Participativo:  É considerado o sistema ideal por incrementar no grupo um sentido de responsabilidade e motivação, tornando a equipe mais produtiva. Os subordinados têm participação total no processo de definição de metas e objetivos e na tomada de decisão. No entanto, para implementar esse tipo de liderança é necessário que e equipe apresente muita maturidade. Para Likert os sistemas I e II são considerados autoritários, e voltados para a tarefa, já os sistemas III e IV  são considerados participativos, voltados para as pessoas.

    Item III – Liderança Contingencial ou Situacional: 
    1) A teoria do Caminho-Meta – teoria contingencial que se preocupa em analisar como o líder influencia a percepção das metas de trabalho dos colaboradores, suas metas de autodesenvolvimento e os caminhos para atingir tais metas. “A teoria do caminho-meta (ou meios-objetivos) afirma que a responsabilidade do líder é aumentar a motivação dos subordinados para atingir objetivos individuais e organizacionais.” (CHIAVENATO, 1999, p. 578).
  • I - certo.

    II - certo;

    III - A banca tem doutrina própria e não adianta discordar do gabarito, pelo menos até publicarmos algum livro que seja referência na área de Administração. Mas, a despeito dessa incongruência doutrinária, a melhor doutrina (Ribas, Salim, Rennó) afirma que existem três grandes grupos de teorias da liderança: Teoria dos TraçosTeoria dos Comportamentos/Estilos e Teoria Situacional/Contingencial


    nesse último grupo, destacam-se os seguintes modelos:

     - Modelo Contingencial de Fiedler

     - Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo de House

     - Teoria 3-D de eficácia gerencial de Reddin

     -  Continuum de liderança de Schmidt Tannenbaum e Schmid

     - Teoria da liderança situacional – Hersey e Blanchard

    Em suma, dizer que a teoria Situacional é equivalente à teoria do caminho meta é como afirmar que o conceito de carro equivale ao Fusca. Trata-se de uma ralação gênero e espécie e não de termos sinônimos.

    Mas, vamos em frente! 

    facebook.com/admfederal

  • Item III - Teoria caminho-meta

    Robert House (apud, Robins, 2005) afirma que os líderes são flexíveis, eles irão adequar o estilo de liderança à situação. São duas as classes ambientais propostas pelo autor: fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.

    Fonte: Livro Gestão de Pessoas para Concurso, Andreia Ribas e Cassiano Salim

     

  • Sobre os estilos de liderança de Likert

    Rensis Likert, nasceu na cidade de Ann Arbor no estado de Michigan nos Estados Unidosno dia 5 de agosto de 1903 e faleceu dia 3 de setembro de 1981, foi um professor de sociologia e psicologia e diretor do Instituto de Pesquisas Sociais de Michigan.

     

    Durante mais de 40 anos, desenvolveu uma série de estudos sobre estilos de liderança e gerência, dedicando-se à realização de experiências e à análise de informações obtidas em experimentos de outros estudiosos, na tentativa de relacionar o sucesso alcançado por determinadas organizações com o sistema de liderança e a política de gestão de pessoas por elas adotada.

     

    Em seu livro New Patterns of Management (Novos Padrões de Gestão) de 1961 apresenta quatro Sistemas de gestão:

     

    Sistema 1 - Autoritário Coercitivo: As decisões são impostas aos subordinados, a motivação é pela ameaça, as responsabilidades são centralizadas, há pouca ou nenhuma comunicação e nenhum trabalho em equipe.

     

    Sistema 2 - Autoritário Benevolente: Há um pouco de confiança na liderança, motivação através de recompensas, as responsabilidades são mais compartilhadas entre os níveis gerenciais, há mais comunicação e relativo trabalho em equipe.

     

    Sistema 3 - Consultivo: Liderança exercida com substancial confiança, motivação pelas recompensas e envolvimento, as pessoas se sentem responsáveis pelo alcance dos objetivos, há comunicação vertical e horizontal e moderado trabalho em equipe.

     

    Sistema 4 - Participativo: Plena confiança na liderança, a motivação é igual a recompensa, alcance dos objetivos estabelecidos conjuntamente, as pessoas sentem real responsabilidade, há muita comunicação e significativo trabalho em equipe.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rensis_Likert

     

  • Gabarito E.

    I, II e III.

  • O quesito III está errado. Meu gabarito: A.