SóProvas


ID
1597069
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Ao exame radiográfico utilizado para um planejamento protético, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão radiolúcida periapical circunscrita, na região do dente 32. O histórico clínico registra um tratamento endodôntico no dente 32, realizado cerca de 2 anos antes. A radiografia periapical mostra que os canais estão adequadamente selados e, adicionalmente, o dente 32 está assintomático.


Em casos semelhantes ao desta paciente, a utilização de técnicas de microbiologia em canais radiculares de dentes obturados com lesões periapicais persistentes tem detectado a presença de Enterococcus faecalis, o que

Alternativas
Comentários
  • qual seria a conduçao daí?

  • O E. faecalis, que pode sobreviver em pH 11,5 e a Candida albicans e o Actinomyces radicidentis. Como o pH do hidróxido de cálcio é de cerca de 12,8, praticamente todas as espécies bacterianas já isoladas de canais infectados são sensíveis aos seus efeitos, sendo eliminadas em pouco tempo quando em contato direto com esta substância. 

    Ou seja, pode ocorrer a infelicidade desses microrganismos sobreviverem, sendo necessário fazer o retratamento do canal, se tiver alguma prótese por cima, tem a escolha de fazer uma cirurgia parendodôntica para não perder trabalho realizado na prótese.