SóProvas


ID
1599469
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Então não eram realmente os mesmos, esses negros, não tinham as mesmas caras galhofeiras que exibiam na festa, não pertenciam a ninguém, como lá sempre pertenceriam. E pelo menos hoje podiam bater seus tambores, pois haviam ido embora o barão, a baronesa e seus convidados." (RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p.166).


    O trecho da obra de João Ubaldo Ribeiro se refere a manifestações da cultura negra no Brasil, um país construído a partir de dicotomias diversas entre a cultura dita “oficial" e culturas subalternas. A constituição de um patrimônio nacional brasileiro se deu, em diversos momentos da nossa história recente, por meio da disseminação da noção contraditória de que as diferenças são compartilhadas no bojo de uma cultura única e homogênea.


   Sobre o processo de legitimação do patrimônio nacional e o reconhecimento da cultura produzida pela diáspora africana no Brasil, é possível afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • considerando que, desde a criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937, o referencial do nacional estava condicionado pela crença no compartilhamento das diferenças, os movimentos pela evocação do patrimônio ressaltaram aspectos do hibridismo, da mistura e da mestiçagem dentro das fronteiras estabelecidas pelo Estado-nação.