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Questões de Conceitos Fundamentais


ID
392803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O primeiro curso de museologia do Brasil foi criado por Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional.

Alternativas
Comentários
  • O Curso de Museologia da Escola de Museologia da UNIRIO foi o primeiro Curso nesta area criado no Brasil e tambem o mais antigo das Américas. A ideia de um Curso de Museus remonta a criaçãoo do Museu Historico Nacional MHN, idealizado por Gustavo Dodt Barroso, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos intelectuais mais atuantes da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX.

    Fonte:
    http://www.unirio.br/museologia/nummus/75anos.htm
  • Segundo a pesquisa da professora Leticia julião, no texto apontamento sobre a história dos museus, escreve que o museu historico nacional contribuiu para a instalação do curso de museologia e foi criado sobre a orientação de Gustavo Barroso. 


ID
392806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.

Alternativas
Comentários
  • Os Gabinetes de Curiosidades ou Os quartos das Maravilhas designam os lugares em que durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e séculos XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia; além das realizações humanas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabinete_de_curiosidades


    Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus de arte. Este termo designava os lugares em que, durante a época de grandes explorações e descobrimentos dos séculos 16 e 17, colecionavam-se uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos, instrumentos tecnicamente avançados ou amostras de quadros e pinturas. Eles desapareceram durante os séculos 18 e 19, e foram substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados.

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP%2B_gabinete_curiosidades.html


    Os museus são instituições possuidoras de coleções emanadas de três grandes vertentes de objetos: objetos sacralizados, objetos do estranhamento e objetos do cotidiano. Entre os primeiros estariam os museus de arte, arqueológicos e de história nacional; os segundos incluiriam os museus etnográficos, os jardins botânicos e zoológicos. Os museus científicos, derivados dos gabinetes de curiosidades e museus de história natural são inicialmente da vertente do estranhamento, do exótico, passando, através do positivismo, a adquirir também uma certa aura de sacralidade.

    Fonte: http://www.mast.br/pdf/livro_de_resumos_iv_siam_volume_1_final.pdf


  • As coleções principescas, surgidas a partir do século XIV, passaram a ser enriquecidas, ao longo dos séculos XV e XVI, de objetos e obras de arte da antigüidade, de tesouros e curiosidades provenientes da América e da Ásia e da produção de artistas da época, financiados pelas famílias nobres. Além das coleções principescas, símbolos de poderio econômico e político, também proliferaram nesse período os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, muitas chamadas de museus. fonte: JULIÃO, 2009.
  • gabinetes ≠ coleções príncipescas

ID
392809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O Museu do Louvre é considerado o primeiro museu aberto ao público a apresentar as características principais dos museus atuais.

Alternativas
Comentários
  • Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural. O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda). Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://portaleduc.com.br/datas-comemorativas/maio/museus



ID
392812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado em Ouro Preto – MG, o Museu da Inconfidência, que, apesar desse nome, não possui acervo, abriga um mausoléu que guarda os despojos dos inconfidentes.

Alternativas
Comentários
  • O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidencia Mineira, movimento pela Independencia do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataide e Aleijadinho.

  • Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

    É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

    A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

    Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.

    O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.

    Fonte: http://www.museudainconfidencia.gov.br/interno.php?pg=acervo_descricao_geral



ID
392815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Criado por Dom João VI, o Museu Real deu origem ao atual Museu Nacional localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Nacional é um órgão destinado à difusão científica e cultural que atua na interface memória e produção científica. É um dos mais importantes  da América Latina, sendo a primeira instituição científica do país e o maior museu de história natural da América Latina.

    Criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à UFRJ em 1946. Está localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.


ID
392818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado no município de Petrópolis – RJ, o Museu Imperial foi criado para a comemoração do centenário da independência do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943, com um significativo acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro.

    Fonte:

    http://www.museuimperial.gov.br/

ID
392821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

O Museu Paraense Emílio Goeldi, criado no final do século XIX, abriga importante acervo sobre a história da região amazônica.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.
    Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica.
    Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.


    Fonte: http://www.museu-goeldi.br/institucional/index.htm

ID
392839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a Carta de Veneza, os elementos de escultura, pintura e decoração de um edifício histórico só podem ser removidos se tal medida for a única forma de preservá-lo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7 - Um monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que está inserido. A remoção do todo ou de parte do monumento não deve ser permitida, excepto quando tal seja exigido para a conservação desse monumento ou por razões de grande interesse nacional ou internacional.

    Fonte: http://www.fmnf.pt/Upload/Cms/Archive/CartadeVeneza1964.pdf

  • Art. 8 - Os elementos de escultura, pintura ou decoração que façam parte integrante de um monumento apenas poderão ser removidos se essa for a única forma de garantir a sua preservação.


ID
392842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

A Carta de Atenas recomenda que edificações e monumentos históricos sejam mantidos em uso, a fim de se assegurar a continuidade de sua existência.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Recomenda que se mantenha a utilização dos monumentos, que se assegure a continuidade da sua vida


ID
392845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

A anastilose, um dos processos para a preservação de monumentos, consiste no desmembramento de edifício ou monumento histórico, cujas partes devem ser guardadas em museu.

Alternativas
Comentários
  • Para entender o conceito de Anastilose:

    "É o processo de desmonte e remonte, ou apenas de remontagem, de uma edificação (ou parte desta) a partir da identificação, seleção, classificação e ordenamento de suas partes. Em Arqueologia é, basicamente, um estudo de “como era e onde estava”. No caso de intervenções de salvamento nesta era digital é indispensável a utilização de ferramentas de representação em 3D e holográficas antes de se proceder ações diretas efetivas nos componentes construtivos do monumento."

    Acredito que o erro da questão está em dizer que "as partes devem ser guardadas em museu".

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Gab. Errado

    Anastilose é um termo arqueológico para uma técnica de reconstrução pela qual um edifício ou monumento em ruínas é restaurado usando os elementos arquitetônicos originais no maior grau possível.

    Na anastilose a matéria nova é utilizada como suporte da matéria original, estando a esta submetida, sendo inclusive destacada a diferença entre elas.

    "(...)3. ‘anastilose’, documentada com segurança, recomposição e obras que tiverem se fragmentado, assentamento de obras parcialmente perdidas, reconstruindo as lacunas de pouca identidade com técnica claramente distinguível ao olhar ou com zonas neutras aplicadas em nível diferente das partes originais, ou deixando à vista o suporte original e, especialmente, jamais reintegrando ex novo zonas figurativas ou inserindo elementos determinantes na figuração da obra;(...)". CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. (2ª ed. Revista e aumentada). Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. p.149.

    No trabalho de reconstrução de um bem histórico, admiti-se apenas a anastilose, ou seja a recomposição das partes existentes, porém os elementos de integração deverão sempre ser reconhecíveis.


ID
392854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

O primeiro bem cultural imaterial brasileiro a constar no Livro de Registro dos Saberes foi o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras.

Alternativas
Comentários
  • Em 2002, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – inscreveu o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras no Livro de Registro dos Saberes, reconhecendo essa atividade tradicional como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

    Fonte:
    http://www.artesol.org.br/blog/panelas-de-barro-de-goiabeiras-patrimonio-cultural-imaterial-ameacado/

ID
392857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A chancela da paisagem cultural brasileira, outorgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é atribuída a paisagens que não sofreram intervenção humana ou cultural.

Alternativas
Comentários

ID
392860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A chancela da paisagem cultural brasileira deve ser revalidada no máximo a cada dez anos.

Alternativas
Comentários
  • VIII – DO ACOMPANHAMENTO E DA REVALIDAÇÃO

    Art. 14. O acompanhamento da Paisagem Cultural Brasileira chancelada compreende a elaboração de relatórios de monitoramento das ações previstas e de avaliação periódica das qualidades atribuídas ao bem.

    Art. 15. A chancela da Paisagem Cultural Brasileira deve ser revalidada num prazo máximo de 10 anos.

    Art. 16. O processo de revalidação será formalizado e instruído a partir dos relatórios de monitoramento e de avaliação, juntando-se manifestações das instâncias regional e local, para deliberação pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

    Art. 17. A decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural a propósito da perda ou manutenção da chancela da Paisagem Cultural Brasileira será publicada no Diário Oficial da União, dando-se ampla divulgação ao ato nos meios de comunicação pertinentes.

    Fonte: http://iphanparana.wordpress.com/iphanparana/legislacao/legislacao-do-patrimonio-material/portaria-no-127-de-30-de-abril-de-2009/

  • Certo.

    Art. 15 da portaria nº  127 de 30/04/2009. "A chancela da paisagem cultural brasileira deve ser revalidada num prazo máximo de 10 anos."


ID
392863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação cultural brasileira, julgue os próximos itens.

São princípios fundamentais dos museus a valorização e a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São princípios fundamentais dos museus: 

    I – a valorização da dignidade humana; 

    II – a promoção da cidadania; 

    III – o cumprimento da função social; 

    IV – a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental; 

    V – a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural; 

    VI – o intercâmbio institucional. 

    Parágrafo único.  A aplicação deste artigo está vinculada aos princípios basilares do Plano Nacional de Cultura e do regime de proteção e valorização do patrimônio cultural.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm


ID
392872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

O objetivo do Sistema Brasileiro de Museus, que consiste em uma rede de interlocução entre museus federais, estaduais, municipais e privados, é favorecer o desenvolvimento dos museus brasileiros.

Alternativas

ID
392875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado com o objetivo de organizar a museologia no país, por meio da gradual transferência da administração de todos os museus brasileiros para a esfera federal.

Alternativas
Comentários

  • O IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus foi criado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

    O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

    http://www.museus.gov.br/acessoainformacao/o-ibram/



ID
392878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

Os museus são resultado de práticas sociais complexas, voltadas para o presente e o futuro das gerações.

Alternativas
Comentários
  • Eles passaram a ser percebidos como práticas sociais complexas, que se desenvolvem no presente, para o presente e para o futuro, como centros (ou pontos) envolvidos com criação, comunicação, produção de conhecimentos e preservação de bens e manifestações culturais.

    https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2010/01/politica_nacional_museus.pdf

ID
392881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

A gestão e a configuração do campo museológico, bem como a informatização de museus, constituem dois dos sete eixos programáticos da Política Nacional de Museus.

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Museus apresenta sete eixos programáticos, que norteiam as ações a serem desenvolvidas:


    • Gestão e configuração do campo museológico,
    • Democratização e acesso aos bens culturais,
    • Formação e capacitação de recursos humanos,
    • Informatização de museus,
    • Modernização de infra-estruturas museológicas,
    • Financiamento e fomento para museus e
    • Aquisição e gerenciamento de acervos museológicos.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_Nacional_de_Museus


ID
392884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com as recomendações da Mesa Redonda de Santiago do Chile, os museus devem servir como instrumento de conscientização da população sobre os problemas sociais, tanto os do meio rural quanto os do meio urbano.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Santiago, Chile, 1972:

    a mesa-redonda desse fórum produziu importante documento que ainda hoje, passados quarenta anos, baliza a atividade museológica. Nele foi introduzido o conceito de Museu Integral, que deve levar em consideração a totalidade dos problemas da sociedade e destina-se a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

O movimento pela Nova Museologia defende a consolidação da função social dos museus.

Alternativas
Comentários
  • Um movimento de nova museologia tem a sua primeira expressão pública e internacional em 1972 na “Mesa- Redonda de Santiago do Chile” organizada pelo ICOM. Este movimento afirma a função social do museu e o caráter global das suas intervenções.

    Fonte:

    http://www.revistamuseu.com.br/

ID
392890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com a Declaração de Québec, a ecomuseologia e a museologia comunitária constituem ações para a consolidação da Nova Museologia.

Alternativas
Comentários
  • Verificando que mais de quinze anos de experiências de nova museologia – ecomuseologia, museologia comunitária e todas as outras formas de museologia ativa – pelo mundo foram um fator de desenvolvimento crítico das comunidades que adotaram este modo de gestão do seu futuro.

    fonte
    http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/quebec.htm


  • Declaraçãode Quebec, Canadá, 1984:

    nesseevento manteve-se a ideia de museu e patrimônio como um instrumentoa serviço do desenvolvimento humano, conforme proposto anteriormentena Declaração de Santiago. A partir dele, foi criado, em 1985, oMovimento Internacional para uma Nova Museologia (Minom).

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Declaração de Caracas, de 1992, inovou ao defender que os museus deixassem de se preocupar com a preservação dos acervos para concentrar suas atividades na elaboração de projetos pedagógicos e expositivos.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Caracas, Venezuela, 1992:

    essa declaração procurou atualizar os conceitos do documento de Santiago e estabeleceu que os museus não são apenas fontes de informação ou instrumentos a serviço da educação, mas devem se constituir em espaços e

    meios de comunicação, servindo de interação entre a sociedade e os processos e produtos culturais.

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf



ID
392896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Mesa Redonda de Santiago do Chile estabeleceu, em 1972, o conceito de Museu Integral, de acordo com o qual cada país deve ter um museu responsável pela preservação da história de seu povo.

Alternativas
Comentários
  • Museu integral = proporciona "a comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural”

    Museu integral = “novo museu”

    Museu integral = uma instituição ao serviço e inseparável da sociedade que lhe dá vida. Capaz de estimular em cada comunidade uma vontade de ação, aprofundando a consciência crítica de cada um dos seus membros. Buscando os fundamentos da ação nas condições históricas de desenvolvimento de cada comunidade. A este museu, compete igualmente uma prática direta nos processos de desenvolvimento fazendo uso da interdisciplinaridade em particular na área das ciências humana.

    Fonte: http://ensaiosmuseologicos.blogspot.com.br/2011/08/museologia-social-formacao-de-um.html


ID
392977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

A produção científica nos museus distingue-se da pesquisa realizada nas universidades em razão de certas peculiaridades do processo de socialização de informações nas instituições museológicas.

Alternativas

ID
392980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

Apesar de o museu constituir um centro produtor de pesquisas, ele próprio não pode ser tomado como objeto de investigação científica.

Alternativas

ID
392983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

A forma de apresentação de um projeto de pesquisa não é tão crucial para o êxito da pesquisa.

Alternativas

ID
392986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

Para se classificar algum item de acervo, deve-se, antes de tudo, atribuir a ele uma classe (assunto)

Alternativas

ID
392989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

Para a catalogação de cada item, deve-se seguir a regra estipulada em código de catalogação, sendo o AACR2 um dos menos utilizados para esse fim.

Alternativas

ID
392992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

A criação de um catálogo resulta de um processo de classificação e descrição de documentos conhecido como catalogação.

Alternativas

ID
392995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação ao processamento técnico de acervos, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se indexação o processo por meio do qual se dispõem, em forma de sumário, os itens do acervo.

Alternativas

ID
393007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

O conselho de administração do museu deve apoiar a promoção de atividades educacionais.

Alternativas

ID
405820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Para o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museu é toda instituição permanente que conserva e apresenta coleções de objetos de caráter cultural ou científico, para fins de estudo, educação e satisfação, incluindo galerias permanentes de exposição dependentes de bibliotecas ou centros de documentação, monumentos históricos, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu

  • O ICOM reconhece como museu a toda instituição permanente, que conserva e expõe coleções de objetos de caráter cultural ou

    científico, para fins de estudo, educação e deleite. Entram nesta definição: as salas de exposição de caráter permanente, que mantém as bibliotecas públicas e as coleções de arquivos; os monumentos históricos, suas partes ou dependências, tais como tesouros das catedrais; lugares históricos, arqueológicos ou naturais; jardins botânicos, zoológicos, aquários, viveiros e outras instituições que mostram exemplares vivos; os parques naturais; os centros científicos e planetários (FERNÁNDEZ,1999)

    Em posteriores assembléias gerais, congressos e reuniões, os distintos comitês do ICOM foram enriquecendo a definição de museu, como em 1989: “o museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e exibe para fins de estudo, de educação e de deleite, testemunhos materiais do homem e de seu entorno”. Nesta atualização, têm sido decisivas diferentes posições da nova museologia e tem sido cada vez mais clara a influência de disciplinas como a antropologia ou a etnografia (FERNÁNDEZ, 1999).

    Fonte: http://correio.fdvmg.edu.br/downloads/SemanaAcademica2007/MC06_Ecoturismo/carta%20de%20produtos.pdf


ID
405823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

A preservação de obras culturais é associada, entre outros, a termos como fundos e sítios arqueológicos.

Alternativas

ID
405826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Segundo a concepção moderna, museu é uma instituição cultural com acervos estáticos a espera dos visitantes.

Alternativas

ID
405829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

O museu, nos primórdios, era o local onde sábios e filósofos se encontravam para estudar as ciências, as letras e as artes, e era constituído de biblioteca, salão de leitura, jardim botânico, zoológico, observatório, entre outros espaços.

Alternativas
Comentários
  • A palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”., e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

    Hoje, o International Concil of Museums a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública. 

    Os museus modernos foram criados no século  XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico.

    O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.

    O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda).

    Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

    No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://www.museus.art.br/historia.htm


ID
405832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Museus, bem como arquivos e bibliotecas, podem ser considerados instituições culturais responsáveis pela armazenagem, conservação e divulgação dos acervos coletados ao longo da trajetória das sociedades humanas.

Alternativas
Comentários
  • certa, ja errei isso 2x :(


ID
405835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

O papel social dos museus é expresso no estímulo à participação da comunidade em suas programações e divulgações da cultura entre os diversos segmentos da população, por meio da contemplação das peças expostas.

Alternativas

ID
405862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de legislação cultural, julgue os itens que se
seguem.

Os museus, conforme suas características e o seu desenvolvimento, poderão ter filiais, seccionais e núcleos ou anexos. Seccional é o museu dependente de outro quanto à sua direção e gestão, inclusive financeira, mas que possui plano museológico autônomo.

Alternativas
Comentários

  • Capítulo I – das Disposições Gerais

    Artigo 3º Conforme as características e o desenvolvimento de cada museu poderão existir filiais, seccionais e núcleos ou anexos das instituições.

    Parágrafo único.  Para fins de aplicação desta Lei, são definidos:

    I – como filial os museus dependentes de outros quanto à sua direção e gestão, inclusive financeira, mas que possuem plano museológico autônomo;

    II – como seccional a parte diferenciada de um museu que, com a finalidade de executar seu plano museológico, ocupa um imóvel independente da sede principal;

    III – como núcleo ou anexo os espaços móveis ou imóveis que, por orientações museológicas específicas, fazem parte de um projeto de museu”

    Fonte: http://www.museus.gov.br/os-museus/como-criar-museus/



ID
405943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

Informações gerais, como endereço, acervo, histórico, finalidade, podem ser encontradas em repertórios como os guias publicados pelos museus.

Alternativas

ID
405946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

A preocupação dos museus, na primeira metade do século XX, era a de realizar mostras para destacar o relacionamento entre os itens ou objetos expostos. A partir da década de 50, os museus passaram a realizar mostras estéticas.

Alternativas

ID
807469
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considere as instituições abaixo.

I - Centros de exposição e laboratórios de interpretação.

II - Instituições que apresentam ou colecionam espécimes vivos, como jardins botânicos e zoológicos, aquários, viveiros etc.

III - Centros de ciências, planetários, arquivos e bibliotecas.

IV - Instituições que colecionam e salvaguardam coleções de bens de interesse cultural.

De acordo com o ICOM (International Coucil of Museums), quais são consideradas de caráter museológico?

Alternativas
Comentários
  • A definição de Museu segundo o Ministério de Cultura – IPHAN/MinC é mais específica:

    “O museu, para os efeitos de lei, é uma instituição com personalidade jurídica, com ou sem fins lucrativos, ou vinculada a outra instituição com personalidade jurídica própria, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e que apresenta as seguintes características:

    I - o trabalho permanente com o patrimônio cultural, incluindo nessa designação o natural, tangível, intangível, digital,

    genético e paisagístico;

    II - a presença de acervos e exposições colocados ao serviço da sociedade com o objetivo de propiciar a ampliação do

    campo de possibilidades de construção identitária, a percepção crítica da realidade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer;

    III - o desenvolvimento de programas, projetos e ações que utilizem o patrimônio cultural como recurso educacional,

    turístico e de inclusão social;

    IV - a vocação para a comunicação, a exposição, a documentação, a investigação, a interpretação e a preservação de

    manifestações e bens culturais e naturais;

    V - a democratização do acesso, uso e produção de bens culturais de modo a contribuir para a promoção da dignidade

    da pessoa humana;

    VI - a constituição de espaços de relação e mediação cultural com orientações políticas, culturais e científicas diferenciadas entre si.

    Sendo assim, são considerados museus, independentemente de sua denominação,as instituições ou processos museológicos que apresentem as características acima indicadase cumpram as funções museológicas.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


  • Considera-se o termo Museu em sua abrangência máxima, ainda de acordo como Ministério da Cultura, as diferentes tipologias de acordo com o acervo:


    ANTROPOLOGIA E ETNOGRAFIA: coleções relacionadas às diversas etnias, voltadas para o estudo antropológico e social das diferentes culturas. Ex: acervos folclóricos, artes e tradições populares, indígenas, afro-brasileiras, do homem americano, do homemdo sertão, etc.

    ARQUEOLOGIA: coleções de bens culturais portadores de valor histórico ou artístico, procedente de escavações, prospecções e achados arqueológicos. Ex: artefatos,monumentos, sambaquis.

    ARTES VISUAIS: coleções de pintura, esculturas, gravuras, desenhos, incluindo a produção relacionada à Arte Sacra. Nesta categoria também incluem-se as chamadas Artes Aplicadas, ou seja, as artes que são voltadas para a produção de objetos tais como: porcelana, cristais, prataria,mobiliário, tapeçaria.

    CIÊNCIAS NATURAIS E HISTÓRIA NATURAL: bens culturais relacionados às Ciências Biológicas (Biologia, Botânica, Genética,

    Zoologia, Ecologia etc), às Geociências (Geologia, Mineralogia etc) e à Oceanografia.

    CIÊNCIA E TECNOLOGIA: bens culturais que ilustram acontecimentos ou períodos da História.

    IMAGEM E SOM: documentos sonoros,videográficos, filmográficos e fotográficos.

    VIRTUAL: bens culturais que se apresentam mediados pela tecnologia de interação cibernética (internet)

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
807472
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os museus são instituições públicas ou privadas que estão voltadas ao benefício social, à produção do conhecimento e ao lazer. Quando pensamos no público dos museus, estamos nos referindo

Alternativas

ID
848842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.

A museologia é considerada uma área de conhecimento em construção, cujas bases teóricas ainda não estão consolidadas.

Alternativas

ID
848845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.

A palavra museu designa o conjunto de objetos organicamente acumulados pelas instituições contemporâneas.

Alternativas

ID
848848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

A criação e manutenção de museus sempre foi um tema pacífico entre os diversos segmentos da sociedade, desde as primeiras discussões a esse respeito.

Alternativas

ID
848851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

O processo de comunicação dos museus restringe-se a exposições de longa duração, temporárias ou itinerantes, uma vez que não se consideram as exposições virtuais uma forma de comunicação dos museus em geral.

Alternativas

ID
848875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

Os profissionais que atuam em museus não estão obrigados a divulgar todo e qualquer tipo de informação ao público ou pesquisador; as informações que possam prejudicar o museu e seu acervo devem ser mantidas em sigilo.

Alternativas
Comentários
  • 8.7 Segurança de museus e de seus acervos

    Informações relativas à segurança dos museus e de coleções e locais privados que se se venha a conhecer no desempenho de

    suas funções devem ser mantidos em absoluto sigilo pelos profissionais de museus.

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf 


ID
848881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

Principal documento do ICOM, o Código de Ética para Museus estabelece normas mínimas de conduta e atuação a serem observadas pelos profissionais de museus.

Alternativas

ID
848884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

De acordo com o referido documento, os museus devem estar preparados para iniciar diálogo acerca da devolução de bens culturais a seus países ou povos de origem. Tal processo deve ser realizado de forma imparcial, isenta da influência de ações governamentais e políticas, com base preferencialmente em princípios científicos, profissionais e humanitários, assim como na legislação local, nacional e internacional relativa à matéria.

Alternativas
Comentários
  • 6.2 Devolução de bens culturais

    Os museus devem estar preparados para iniciar a discussão sobre a devolução de bens culturais a um país ou povo de onde se originem. Esta ação deve ser feita de maneira imparcial, baseada em critérios científicos, profissionais ou humanitários e sob a legislação local, nacional e internacional aplicável, ao invés de ações governamentais ou políticas

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
848887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

Os museus devem abster-se de adquirir bens culturais de territórios em conflito e respeitar rigorosamente as leis e convenções que versam sobre a importação, a exportação e a transferência de bens culturais ou naturais.

Alternativas
Comentários
  • 6.4 Bens culturais de um país ocupado

    Os museus devem se abster de comprar ou adquirir bens culturais de um território ocupado e respeitar rigorosamente

    as leis e convenções que dispõem sobre a importação, exportação e transferência de bens culturais ou naturais.

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
848983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

As iniciativas culturais realizadas pelo Rei D. João VI ao chegar ao Brasil incluíram a criação da Casa dos Pássaros, cuja função era estimular os conhecimentos e estudos sobre a história do país.

Alternativas
Comentários

ID
848986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

Após o final da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se um movimento de renovação museológica por meio da formulação de novos princípios e práticas, o que conferiu aos museus um caráter dinâmico, tornando-os um centro de informação, lazer e educação.

Alternativas

ID
848989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

O museu moderno foi concebido a partir de uma ambição educacional, em que a formação do cidadão era construída a partir do conhecimento do passado, da sua história e da construção da nacionalidade.

Alternativas

ID
848992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere à história dos museus no Brasil e no mundo, julgue
os itens subsequentes.

No período conhecido como a Era dos Museus, verifica-se o surgimento de vários museus etnográficos no mundo, que foram criados para privilegiar pesquisas científicas e tecnológicas ligadas às ciências naturais, com o intuito de classificar e ordenar o mundo.

Alternativas
Comentários
  • O século XIX conhece o apogeu dessas instituições, sendo freqüente designar o período compreendido entre fins do século XIX e meados da década de 1920 como a "era dos museus". Diversos museus são criados na Europa nessa época: Museu de Versailles (1833), Museu de Cluny e o Museu Saint-Germain (ambos fundados por Napoleão em 1862), o Museu de antigüidades nacionais de Berlim (1830), o Museu Gemani de Nuremberg, (1852), o Museu Nacional de Bargello, Florença, 1859, o Kunsthistoriches Museum, em Viena (1891), entre outros. O museu vienense se destaca por reunir - em um edifício em estilo renascentista, especialmemente construído para esse fim - grande parte das coleções imperiais dos Habsburgos. A marca distintiva da museologia do século XIX é a especialização dos museus e, fundamentalmente, a separação entre "beleza" e "instrução", que resulta na criação de museus que lidam com artefatos científicos - os museus de história natural - e os que lidam com objetos estéticos, os museus de arte. Nota-se também a emergência de museus de artes decorativas e aplicadas e a forte inclinação didática dessas instituições, pensadas em estreita relação com as escolas de arte. No correr do século XX, os museus conhecem novas especializações. São criados, por exemplo, museus especificamente dedicados à arte do século XIX (o Musée d'Orsay, em 1986, voltado para a arte da segunda metade do século XIX), outros dirigidos à arte moderna e à arte contemporânea (por exemplo, The Museum of Modern Art, MoMA, 1929 e o Whitney Museum of American Art, 1931, ambos em Nova York). Além disso, museus organizados em torno de um artista se sucedem: o Museu Picasso de Barcelona (1963) e o Museu Van Gogh em Amsterdã (1973), entre muitos outros. 

    Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3807

     


ID
848995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

É vetada pelo Estatuto Brasileiro de Museus a constituição de associações de amigos dos museus, grupos de interesse especializado, voluntariado ou formas de cooperação e participação sistemática da comunidade e do público relativas a museus.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Art. 9o  Os museus poderão estimular a constituição de associações de amigos dos museus, grupos de interesse especializado, voluntariado ou outras formas de colaboração e participação sistemática da comunidade e do público.


ID
848998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

São objetivos específicos do Sistema Brasileiro de Museus incentivar e promover a criação de redes e sistemas estaduais, municipais e internacionais de museu, bem como o intercâmbio e a integração entre eles.

Alternativas
Comentários
  • Art. 59.  Constituem objetivos específicos do Sistema Brasileiro de Museus: 

    I – promover a articulação entre as instituições museológicas, respeitando sua autonomia jurídico-administrativa, cultural e técnico-científica; 

    II – estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades museológicas que respeitem e valorizem o patrimônio cultural de comunidades populares e tradicionais, de acordo com as suas especificidades; 

    III – divulgar padrões e procedimentos técnico-científicos que orientem as atividades desenvolvidas nas instituições museológicas; 

    IV – estimular e apoiar os programas e projetos de incremento e qualificação profissional de equipes que atuem em instituições museológicas; 

    V – estimular a participação e o interesse dos diversos segmentos da sociedade no setor museológico;  

    VI – estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades educativas e culturais nas instituições museológicas; 

    VII – incentivar e promover a criação e a articulação de redes e sistemas estaduais, municipais e internacionais de museus, bem como seu intercâmbio e integração ao Sistema Brasileiro de Museus; 

    VIII – contribuir para a implementação, manutenção e atualização de um Cadastro Nacional de Museus; 

    IX – propor a criação e aperfeiçoamento de instrumentos legais para o melhor desempenho e desenvolvimento das instituições museológicas no País; 

    X – propor medidas para a política de segurança e proteção de acervos, instalações e edificações; 

    XI – incentivar a formação, a atualização e a valorização dos profissionais de instituições museológicas; e 

    XII – estimular práticas voltadas para permuta, aquisição, documentação, investigação, preservação, conservação, restauração e difusão de acervos museológicos.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm#art58

ID
849001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

Na última década, o panorama museológico brasileiro modificou-se significativamente, devido à sistematização da Política Nacional de Museus, que permitiu a aprovação de marcos regulatórios para o setor.

Alternativas

ID
849004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

A valorização da dignidade humana, a promoção da cidadania e o intercâmbio institucional são princípios fundamentais dos museus, conforme o Estatuto Brasileiro de Museus.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São princípios fundamentais dos museus: 

    I – a valorização da dignidade humana; 

    II – a promoção da cidadania; 

    III – o cumprimento da função social; 

    IV – a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental; 

    V – a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural; 

    VI – o intercâmbio institucional. 

    Parágrafo único.  A aplicação deste artigo está vinculada aos princípios basilares do Plano Nacional de Cultura e do regime de proteção e valorização do patrimônio cultural.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm#art58


ID
849007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

É determinado pela CF o tombamento de todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

Alternativas
Comentários
  • Tombamento é um meio de intervenção na propriedade, que não ocasiona a perda da posse, mas traz restrições quanto ao uso para preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural, científico e de coisas ou locais que devam ser preservados.

    Tombar significa registrar, inscrever nos arquivos da Administração Pública. Embora a propriedade tombada permaneça com o seu proprietário não poderá ser demolida ou modificada, sem a autorização do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (IBPC).

    • O tombamento traz restrições ao uso da propriedade que, em regra, não implica na perda da posse. – O proprietário poderá alienar o bem, desde que haja cláusula quanto a impossibilidade de alteração da sua arquitetura.

    • Pode ter um caráter oneroso ou gratuito: Pode gerar indenização ou não.

    • Indenização: O proprietário pode ter direito à indenização no caso de despesas extraordinárias para conservação do bem; interdição do uso do bem e prejuízos à sua normal utilização.

    • Obrigações impostas ao proprietário: Conservar o bem; Aceitar a fiscalização do Poder Público.

    • Restrições quanto aos imóveis vizinhos: Os vizinhos não poderão realizar qualquer obra que retire a visibilidade do bem tombado, nem colocar anúncios ou cartazes que possam levar à mesma situação.

    Fonte: http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Administrativo/Direito_de_propriedade.htm

  • Partindo do raciocínio de que o bem tenha valor cultural para a comunidade, os titulares deste interesse são os indivíduos que compõem a coletividade, sendo este, um interesse difuso.

    2.3 Fases do tombamento

    O tombamento é regido pelo Decreto-Lei Federal nº 25 de 30 de novembro de 1.937, inspirado em um projeto de autoria do poeta modernista, autor de Macunaima, Mário de Andrade.

    2.3.1 Fase instaurativa ou introdutória

    O tombamento é precedido de um processo em que a Administração Pública identifica o valor cultural do bem a ser tombado, havendo o direito a impugnação e ao contraditório, por parte do proprietário do bem que deve ser notificado, a fim de apresentar suas contra-razões ao tombamento, abrindo-se a oportunidade de manifestação dos vizinhos do imóvel a ser tombado. Tem característica constitutiva de cautelar do tombamento provisório.

    2.3.2 Fase instrutória – é aberta aos particulares interessados para que se traga argumentos a favor ou contra ao tombamento.

    2.3.3 Fase deliberativa ou constitutiva – é o momento do parecer consultivo do órgão do tombamento

    O processo é encaminhado a um conselho consultivo integrado pelo diretor do órgão de preservação, com a analise da conveniência e oportunidade (mérito administrativo) e legalidade. A decisão do conselho deve ser homologada pelo titular da pasta da cultura e o bem inscrito no Livro do Tombo, registro em cartório e publicidade no órgão oficial, cabendo recurso, em nível federal, ao Presidente da República, estadual, ao Governador do Estado e municipal, ao Prefeito do Município.

    O recurso deve ser interposto pelo proprietário do bem tombado.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/rev_73/artigos/MarcoAntonio_rev73.htm

  • Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    § 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    § 2º - Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.  (Vide Lei nº 12.527, de 2011)

    § 3º - A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.

    § 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

    § 6 º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    I - despesas com pessoal e encargos sociais; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    Fonte: http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf215a216.htm

  • Gab. Certo

    CF/88

    Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de

    natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de

    referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da

    sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    [...]

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências

    históricas dos antigos quilombos.


ID
849010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

Cabe ao Estado garantir e proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, além das culturas de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    art. 215 § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. CF/88


ID
849013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

A CF determina que os estados e o Distrito Federal vinculem ao fundo estadual de fomento à cultura o financiamento de programas e projetos culturais, bem como o pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais.

Alternativas
Comentários
  • § 6º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:

       I -  despesas com pessoal e encargos sociais;

       II -  serviço da dívida;

       III -  qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.

    Fonte: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_04.02.2010/art_216_.shtm


ID
849016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

Durante a realização da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, em 1972, foi aprovada a criação de um comitê internacional — Ecomuseus/Museus Comunitários — no quadro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), como reconhecimento às novas experiências museológicas.

Alternativas
Comentários
  • Decide:

    1. Criar a Associação Latino Americana de Museologia (ALAM), aberta a todos os museus, museólogos, museógrafos, pesquisadores e educadores empregados pelos museus com os objetivos e através das seguintes maneiras:
    • Dotar a comunidade regional de melhores museus, concebidos à luz da experiência adquirida nos países latino americanos;
    • Constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos;
    • Desenvolver a cooperação entre os museus da região graças ao intercâmbio e empréstimo de coleções e ao intercâmbio de informações e de pessoal especializado;
    • Criar um organismo oficial que faça conhecer os desejos e a experiência dos museus e de seu pessoal aos membros da profissão, à comunidade a qual eles pertencem, às autoridades e a outras instituições congêneres;
    • Afiliar a Associação Latino Americana de Museologia ao Conselho Internacional de Museus, adotando uma estrutura na qual seus membros sejam ao mesmo tempo membros do ICOM;
    • Dividir, para fins operacionais, a Associação Latino Americana de Museologia em quatro seções correspondentes provisoriamente às regiões e países seguintes:
      - América Central, Panamá, México, Cuba, São Domingos, Porto Rico, Haiti e Antilhas Francesas.
      - Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e Bolívia.
      - Brasil.
      - Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
    Fonte: http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/mesa_chile.htm


ID
849019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

Entendem-se por salvaguarda do patrimônio cultural imaterial as seguintes medidas: identificação, documentação, investigação, preservação, proteção, promoção, valorização, transmissão e revitalização do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial

    (Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, doravante denominada “UNESCO”, em sua 32ª sessão, realizada em Paris do dia 29 de setembro ao dia 17 de outubro de 2003)

    3. Entende-se por “salvaguarda” as medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão – essencialmente por meio da educação formal e não-formal - e revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos

    Fonte: http://www.nepp-dh.ufrj.br/naoces_unidas_5.html



ID
849025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

São partes legítimas para provocar a instauração de processo de registro de bens culturais de natureza imaterial: pessoa física, desde que brasileiro nato ou naturalizado; sociedades ou associações civis; secretarias de estado, município e o Distrito Federal; instituições vinculadas ao Ministério da Cultura; ministro de Estado da Cultura.

Alternativas
Comentários
  •   Art. 2o São partes legítimas para provocar a instauração do processo de registro:

      I - o Ministro de Estado da Cultura;

      II -  instituições vinculadas ao Ministério da Cultura;

      III - Secretarias de Estado, de Município e do Distrito Federal;

      IV - sociedades ou associações civis.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3551.htm


ID
849028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

A Declaração do Rio de Janeiro, de 1958, é um dos documentos norteadores da museologia, visto que define o caráter educacional do museu e o papel das exposições como elo entre a instituição e a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Documento do Seminário Internacional de Museus Regionais da Unesco sobre a Função Educativa dos Museus, Rio de Janeiro,

    1958: esse evento destacou o caráter educacional intrínseco dos museus e o papel das exposições como vínculo entre a instituição museológica e a sociedade.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
849031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da profissão de museólogo, julgue os itens a seguir, com
base na legislação pertinente e no Código de Ética do ICOM para
Museus.

Ensinar a matéria museologia, nos seus diversos conteúdos em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais, é atribuição do profissional museólogo.

Alternativas

ID
849034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da profissão de museólogo, julgue os itens a seguir, com
base na legislação pertinente e no Código de Ética do ICOM para
Museus.

De acordo com o que dispõe o Código de Ética do ICOM para Museus, as coletas de campo só devem ser realizadas se houver a intenção de valorizar o patrimônio natural e cultural, levando-se em consideração os pontos de vista das comunidades locais, seus recursos ambientais e suas práticas culturais.

Alternativas
Comentários
  • 3. Coletasde campo

    Se um museu promove coletas de campo deve ter uma política conforme as normas científicas, atendendo às obrigações legais nacionais e internacionais em vigor. As coletas de campo só devem se realizar levando em consideração os pontos de vista das comunidades locais, seus recursos ambientais e suas práticas culturais e fazendo esforços para valorização do patrimônio natural e cultural.

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
849037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que seguem, referentes a cartas e documentos
normativos relacionados a museus.

Compete ao museu da Câmara dos Deputados realizar perícias destinadas a apurar o valor artístico e a autenticidade de obras de arte.

Alternativas

ID
849040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que seguem, referentes a cartas e documentos
normativos relacionados a museus.

O museu da Câmara dos Deputados é subordinado à presidência da Casa, e o seu funcionamento é regido por calendário aprovado a cada início do ano parlamentar.

Alternativas

ID
1599439
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre a história contemporânea dos museus, o historiador francês Dominique Poulot, afirma que:


“Aliás, a identidade do próprio museu se torna indefinida quando a museografia das ciências e das artes se serve da instalação ou de outras formas de trabalho plástico, quando a singularidade do olhar ou o paradoxo da atitude se converte no critério de escolha do “conservador convidado" responsável pelo remanejamento do museu e quando o catálogo se transforma, entre tratado de filosofia e livro de artista, em obra original sem nenhum vínculo com a tradição descritiva."


                               (POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.103).


No trecho descrito acima, a que principais características dos museus na contemporaneidade se refere o autor?


Alternativas

ID
1599442
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O termo “museologia” foi introduzido no Brasil com o Curso de Museus, criado em 1932 no Museu Histórico Nacional(MHN), na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos que se seguiram, diversas foram as acepções conferidas a esse vocábulo e apresentaram-se diferentes correlatos: técnica de museus, museografia, etc. Hoje, o termo Museologia já apresenta uma definição própria no contexto brasileiro que é amplamente aceita no território nacional. Podemos entender a Museologia no Brasil como

Alternativas

ID
1599445
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O livro “Conceitos-chave de museologia", organizado por André Desvallées e François Mairesse e publicado pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, define o termo “musealização" considerando que:


“Segundo o sentido comum, a musealização designa o tornar-se museu ou, de maneira mais geral, a transformação de um centro de vida, que pode ser um centro de atividade humana ou um sítio natural, em algum tipo de museu. A expressão 'patrimonialização' descreve melhor, sem dúvida, este princípio, que repousa essencialmente sobre a ideia de preservação de um objeto ou de um lugar, mas que não se aplica ao conjunto do processo museológico." (DESVALLÉES, André & MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013. p.56-57).


Sobre a relação entre “musealização" e “patrimonialização", podemos afirmar que

Alternativas

ID
1599448
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No Brasil, a que órgão compete a tarefa de “estabelecer e divulgar normas, padrões e procedimentos, com vistas em aperfeiçoar o desempenho das instituições museológicas no País e promover seu desenvolvimento”?

Alternativas

ID
1599454
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A ideia de pesquisa está ligada à produção de conhecimento, e esta noção pode ser empregada nas mais diversas áreas do saber e para as mais diferentes utilidades. Pensar a pesquisa do ponto de vista da “pesquisa científica” implica na produção de conhecimento com base em procedimentos metodológicos e critérios científicos bem determinados. Os museus e aquilo que produzem como conhecimento estão completamente atrelados a processos de pesquisa específicos. Igualmente, a Museologia como disciplina científica vem se desenvolvendo com base na pesquisa sobre os seus próprios métodos e o olhar particular lançado sobre as coisas do real que podemos chamar de “museológico”. Entre os casos descritos abaixo, qual deles NÃO pode ser considerado como referente à “pesquisa museológica”?

Alternativas

ID
1599457
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Por se tratar de um serviço à sociedade, os museus demandam práticas profissionais elevadas. Das alternativas abaixo, qual NÃO deve ser vista como um problema ético?

Alternativas
Comentários
  • questãozinha ordinária: fácil de acertar, mas não ensina nada de bom.

    é claro que gastar do próprio bolso é um problema sim.


ID
1599460
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Embora seja uma das palavras mais usadas no cotidiano, “patrimônio” tem uma origem milenar, mudando de sentido com o passar do tempo. A compreensão moderna do termo assumiu três dimensões: jurídica, política pública e instrumento de comunicação social. Ela nasceu, no século XVIII, com o Estado-nação porque

Alternativas

ID
1599466
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo a UNESCO, a cultura tradicional e popular forma parte do patrimônio da humanidade, sendo um poderoso meio de aproximação entre os povos e grupos sociais. Possui importância econômica, cultural, social e política, sendo ainda crucial para a afirmação de identidades. Pela definição formulada pela UNESCO, em que se funda a cultura tradicional e popular?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    "Em 1946, um ano após o fim da Segunda Guerra - fruto da exacerbação do etnocentrismo no plano mundial – dá-se a criação da Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization/ Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo por meio da educação, a ciência, a cultura. Dentre as preocupações e atividades da instituição, destacam-se a salvaguarda do patrimônio cultural por meio da preservação das identidades culturais e tradições orais."

    Fonte: IPHAN


ID
1599469
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Então não eram realmente os mesmos, esses negros, não tinham as mesmas caras galhofeiras que exibiam na festa, não pertenciam a ninguém, como lá sempre pertenceriam. E pelo menos hoje podiam bater seus tambores, pois haviam ido embora o barão, a baronesa e seus convidados." (RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p.166).


    O trecho da obra de João Ubaldo Ribeiro se refere a manifestações da cultura negra no Brasil, um país construído a partir de dicotomias diversas entre a cultura dita “oficial" e culturas subalternas. A constituição de um patrimônio nacional brasileiro se deu, em diversos momentos da nossa história recente, por meio da disseminação da noção contraditória de que as diferenças são compartilhadas no bojo de uma cultura única e homogênea.


   Sobre o processo de legitimação do patrimônio nacional e o reconhecimento da cultura produzida pela diáspora africana no Brasil, é possível afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • considerando que, desde a criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937, o referencial do nacional estava condicionado pela crença no compartilhamento das diferenças, os movimentos pela evocação do patrimônio ressaltaram aspectos do hibridismo, da mistura e da mestiçagem dentro das fronteiras estabelecidas pelo Estado-nação.


ID
1599472
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Brasil possui atualmente cinco manifestações culturais consideradas, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade: a pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o frevo pernambucano, a roda de capoeira e o samba de roda do Recôncavo Baiano. Que princípio / conceito encontra-se no cerne dos documentos internacionais e das políticas públicas que lidam com este tipo de patrimônio e qual o seu fundamento?

Alternativas

ID
1599475
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A “Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural”, da UNESCO, foi adotada em 1972. Chamava a atenção para o fato do patrimônio se encontrar ameaçado não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também por outro motivo. Que motivo era este?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

    Após tombar o bem público o ente público também ficará responsável por sua conservação, muitas vezes o proprietário não tem condições econômicas de preservar o bem tombado, por isso, será necessário políticas públicas que viabilizem o financiamento e se necessário restauração dos monumentos. Quando o bem tem importância mundial pode receber benefícios inclusive da própria UNESCO para sua conservação.  Enfim, muitos dos obstáculos para a conservação do patrimônio cultural realmente esbarra na evolução da vida social e econômica.

    “A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunida em Paris de 17 de Outubro a 21 de Novembro de 1972, na sua décima sétima sessão: Constatando que o património cultural e o património natural estão cada vez mais ameaçados de destruição, não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também pela evolução da vida social e económica que as agrava através e fenómenos de alteração ou de destruição ainda mais importantes.” https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

     

    OBS.: A DEGRADAÇÃO ACONTECE POR MEIO DA FALTA DE INVESTIMENTOS COMO JÁ FOI DITO. MAS, TAMBÉM DEVEMOS LEMBRAR QUE MUITAS VEZES OS INTERESSES SÃO REDUZIDOS AOS ECONÔMICOS DEIXANDO DE LADO A QUESTÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL. CASO CONCRETO: ALGUMAS CASAS TOMBADAS, DEVIDO SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, LOCALIZADAS EM BELO HORIZONTE. JÁ INICIADO O PROCESSO, HOUVE A DESTRUIÇÃO DESSAS CASAS ADQUIRIDAS PELA IGREJA UNIVERSAL SOB A JUSTIFICATIVA DE AMPLIAR O SEU SANTUÁRIO. FATO ESSE CONSIDERADO INADMISSÍVEL, POIS UMA OFENSA A TODA A POPULAÇÃO QUE TEVE A MEMÓRIA LOCAL DESTRUÍDA. 

     

    A IGREJA FOI CONDENADA EM DANO MATERIAL AMBIENTAL COLETIVO E TEVE DECOTADO SEU PATRIMONIO EM UM VALOR DE 5 MI ALÉM DE OBRIGAÇÕES DE FAZER PERTINENTES AO DANO, ASSIM FOI O ENTENDIMENTO DO DESEMBARGADOR MARCELO RODRIGUES: dano moral coletivo para R$5.000.000,00 (cinco milhões); c) a reconstrução das casas demolidas, com início dentro do prazo de 180 (cento e oitenta) dias, sem necessidade de que seja um memorial aberto ao público. Julgo improcedentes os pedidos de revitalização da Praça Raul Soares e custeio da desapropriação e recuperação do Cine Candelária.

     

    http://www5.tjmg.jus.br/jurisprudencia/pesquisaNumeroCNJEspelhoAcordao.do;jsessionid=DEEB012BBABDB4110F1A16C171BE9EC5.juri_node1?numeroRegistro=1&totalLinhas=1&linhasPorPagina=10&numeroUnico=1.0024.05.813498-2%2F005&pesquisaNumeroCNJ=Pesquisar

     

    TJMG - Apelação Cível 1.0024.05.813498- 2/005 

  • CONVENÇÃO PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÓNIO MUNDIAL, CULTURAL E NATURAL

     

    A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunida em Paris de 17 de Outubro a 21 de Novembro de 1972, na sua décima sétima sessão:

     

    Constatando que o patrimônio cultural e o patrimônio natural estão cada vez mais ameaçados de destruição, não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também pela evolução da vida social e econômica que as agrava através e fenômenos de alteração ou de destruição ainda mais importantes;

    (...)

     

    --

     

    Fonte: https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

    Gabarito: c


ID
1599478
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo Isabel André e Alexandre Abreu, em Dimensões e espaços da inovação social (2006), “inovação social implica sempre uma iniciativa que escapa à ordem estabelecida, uma nova forma de pensar ou fazer algo, uma mudança social qualitativa, uma alternativa – ou até mesmo uma ruptura – face aos processos tradicionais (...). (...) apresenta-se como uma manifestação do(s) sujeito(s) (...), supõe uma atitude crítica e o desejo de mudar (...). (...) pode manifestar-se nas políticas que se dirigem à inclusão de pessoas ou coletivos de base territorial.” Relacionando-se esse conceito à Museologia, onde ele é mais facilmente aplicado / encontrado?

Alternativas

ID
1599481
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em 1984, o Terreiro Casa Branca, localizado na cidade de Salvador, seria o primeiro terreiro de candomblé a receber oficialmente o reconhecimento como um elemento crucial na preservação da identidade religiosa de determinados segmentos sociais ligados à matriz cultural africana no Brasil. Neste momento, ainda que alguns antropólogos defendessem enfaticamente o seu tombamento por representar um exemplo da “pureza" da tradição Nagô, alguns arquitetos não viam razões estéticas que justificassem o tombamento do prédio como monumento nacional. Tratou-se de um processo complexo de negociações até que o terreiro fosse efetivamente tombado pelo SPHAN. Como relata o antropólogo José Reginaldo Gonçalves:

“Depois de uma tensa reunião do Conselho Consultivo do SPHAN, em Salvador, na tarde de 30 de maio de 1984, o Terreiro Casa Branca foi oficialmente tombado como monumento nacional. Nada similar havia ocorrido até então na história do patrimônio cultural no Brasil, e o caso tornou-se o foco de um intenso debate entre defensores e adversários daquela decisão .Estes últimos questionavam como seria possível o “tombamento" de um espaço que abrigava algo vivo e em permanente mudança, um culto religioso popular com seus diversos rituais. O tombamento de um prédio, uma ruína, ou um objeto pressupõe sua permanência e imutabilidade. Mas como, perguntavam, poderia um terreiro de candomblé ser mantido de forma inalterada?"

(GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; Ministério da Cultura / IPHAN, 2002. p.76-77.)


Sobre o debate descrito por Golçalves no trecho acima citado, podemos afirmar que ele refletia

Alternativas

ID
1599496
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Como resultado da primeira conferência da Década das Nações unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Declaração de Ahmedabad enfatiza o potencial de ação que possui a educação para mobilizar as pessoas em prol de estilos de vida e políticas sustentáveis. “Educação para a vida; educação pela vida; educação através da vida": as palavras de Ghandi representam o ideal de uma educação participativa e permanente. Ainda segundo a Declaração de Ahmedabad, para se alcançar um suposto desenvolvimento sustentável embasado na promessa do aumento da qualidade de vida, é preciso promover o empoderamento de todas as pessoas, segundo princípios de igualdade e de justiça social, e a mesma afirma que a chave deste empoderamento é a educação orientada para a ação.


A partir das considerações da citada Declaração, nos países pobres, como os museus do presente podem contribuir para o amplo acesso aos recursos naturais e promover a sustentabilidade por meio da educação permanente?

Alternativas

ID
1704973
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre legislação, analise as afirmativas a seguir.

I. A convenção sobre diversidade biológica (CDB) recebeu adesão de pelo menos 187 países que reconhecem que os direitos sobre os recursos biológicos são patrimônio comum da humanidade.

II. É competência do INMETRO designar e apoiar a implantação de centros depositários de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de propriedade industrial.

III. Uma problemática associada a gestão da propriedade intelectual de coleções brasileiras é a falta de políticas públicas sobre o assunto associada ao confinamento de pesquisa de caráter aplicado às instituições de ensino ou pesquisa e não às empresas.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    I. A convenção sobre diversidade biológica (CDB) recebeu adesão de pelo menos 187 países que reconhecem que os direitos sobre os recursos biológicos são patrimônio comum da humanidade. ERRADO. A Convenção foi estabelecida durante a notória ECO-92 – a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 – e é hoje o principal fórum mundial para questões relacionadas ao tema. Mais de 160 países já assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993. Fonte: https://www.mma.gov.br/biodiversidade/conven%C3%A7%C3%A3o-da-diversidade-biol%C3%B3gica.html

    II. É competência do INMETRO designar e apoiar a implantação de centros depositários de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de propriedade industrial. ERRADO. Caberá ao Inpi designar e apoiar a implantação de um centro depositário de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de Propriedade Industrial. Fonte: http://www.dpi.inpe.br/referata/arq/12_candinha/11194.pdf

    III. Uma problemática associada a gestão da propriedade intelectual de coleções brasileiras é a falta de políticas públicas sobre o assunto associada ao confinamento de pesquisa de caráter aplicado às instituições de ensino ou pesquisa e não às empresas. CERTO.


ID
1720426
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC), assinale a informação INCORRETA.

Alternativas

ID
1720438
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os Objetivos do Milênio.

Conforme expresso pela “Declaração de Toronto", assinada no V Congresso Mundial de Centros de Ciência, realizado no Canadá em 2008, e por esforços da Association of ScienceTechnology Centers (ASTC), o engajamento da sociedade em temas da ciência e da tecnologia, por meio da educação e da divulgação da ciência, pode ter um papel importante para conquistar tais objetivos.

As alternativas a seguir indicam os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas

ID
1720441
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Na Europa, a média de visitação a museus/centros de ciência é de 16% da população, referente àqueles que declararam ter visitado tais locais nos últimos 12 meses, segundo enquete feita pelo Eurobarometer e divulgada em 2005.

Assinale a alternativa que indique a média de visitação a museus/centros de ciência no Brasil. 

Alternativas

ID
1720444
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação às motivações que levam as pessoas a irem (ou não irem) a museus e centros de ciência, analise as afirmativas a seguir.

I. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência motivadas pelo desejo de aprender.

II. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência porque acham que é divertido.

III. A falta de acesso é um dos principais obstáculos para a visitação de museus e centros de ciência.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1720447
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) procura apoiar programas brasileiros de divulgação científica e contribuir para o fortalecimento, intercâmbio e cooperação dos museus e centros de ciência, bem como propor uma Política Nacional de Popularização das Ciências Ela foi criada em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

     Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências doravante simplesmente chamada de ABCMC, fundada em 15 de julho de 1999 é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos de caráter filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, constituída por tempo indeterminado, com a finalidade de representar os Centros e Museus de Ciências Brasileiros, com sede na Rua Protocolo, no. 228, São Paulo, Capital, e regida pelo presente Estatuto.


ID
1720459
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Na década de 1990, Brian Wynne, em seu estudo no Reino Unido sobre o vazamento radioativo de Chernobil, e Steve Epstein, sobre o HIV e a Aids nos Estados Unidos, mostraram resultados que aportam subsídios similares para os divulgadores da ciência.

Com relação ao trecho acima, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1720471
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Jorge Wagensberg, que foi diretor do Museu La Caixa de Barcelona, propõe o que chama de museologia moderna. Com relação à visão de museologia de Wagensberg, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, E. 

    O trabalho do autor não tem como objetivo apontar a função educativa do museu, para ele, a instituição é uma indutora de questionamentos e conversas, assim,  a letra E está errada. 

    Segue o link do texto que provavelmente foi usado para fazer a questão: 

    http://www.museudavida.fiocruz.br/4scwc/Texto%20Provocativo%20-%20Jorge%20Wagensberg.pdf


ID
1720492
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) fez um levantamento sobre centros e museus de ciência brasileiros.

No que se refere a tal levantamento, analise as afirmativas a seguir. 

I. O levantamento não inclui zoológicos, jardins botânicos e planetários, que são computados nos levantamentos feitos pelas associações específicas.

II. O número de museus e centros de ciência no Brasil tem se mantido estável na última década.

III. A ABCMC alertou para a distribuição desigual dos centros e museus de ciência brasileiros, observando-se uma concentração no Sudeste.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Logo na apresentação do Guia, encontra-se: 

    Se somarmos zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários, museus de história natural e outros espaços que exploram a ciência e a tecnologia, esse número ultrapassa 200, dos quais 190 estão registrados nesta versão atualizada do guia que está em suas mãos. Logo, letra A está errada.

     

    Um aspecto que chama a atenção, no entanto, é a distribuição desigual desses espaços de ciência no país: a região Sudeste concentra 112 das organizações listadas nesta edição; o Sul, 41. Já nas demais regiões o número é bastante reduzido: Nordeste, 26; CentroOeste, 5; Norte, 6. Logo, letra C está correta.


ID
1720516
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Programa Nacional POP Ciência 2022, proposto por associados da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, estabelece metas para os próximos 12 anos e se propõe a envolver entidades, instituições, empresas, profissionais, comunidades e governos que reconhecem a importância da ciência para o desenvolvimento social, assim como sua popularização para a formação de cidadãos capazes de identificar e compreender, criticamente, as possibilidades e os limites do saber científico na sociedade e na nossa história.

 As alternativas listadas a seguir estão na agenda descrita no documento, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
2026492
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em meados dos anos 60, profissionais ingleses começaram a abrir as portas do museu para um público que não mais participava como ‘paciente’ mas como autor mesmo de suas exposições. A experiência citada anteriormente teve início no

Alternativas

ID
2026495
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No Brasil o Museu Real ou Museu Nacional foi criado nos moldes europeus. Sendo considerado nossa primeira instituição científica, e hoje o maior museu do país. Teve por núcleo uma pequena coleção de história natural, conhecida, antes da criação do museu, como “Casa dos Pássaros”. Em relação ao Museu Nacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2026498
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em 1872 criava-se o maior e o mais importante museu das Américas e aquele que entre todos os museus ocidentais, engloba o período mais longo da história humana, com quase cinco mil anos de nossa história representados, da pré-história do Oriente à arte Moderna. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2026501
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Entende – se por patrimônio artístico nacional”, todas as obras de arte pura ou de arte aplicada, popular ou erudita, nacional ou estrangeira, pertencente aos poderes públicos e a organismos sociais e a particulares estrangeiros, residentes no Brasil. Este projeto tornou-se lei em que ano e quem foi o autor?

Alternativas

ID
2026504
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com o correr do tempo, a ideia de compilação exaustiva, quase completa sobre um tema ficou ligada à palavra “museu” dispensando mesmo as instalações físicas. Ou seja, compilações sobre diversos temas eram publicadas com o nome de “museu”. Assinale a alternativa correta em relação à origem do Museu.

Alternativas

ID
2026507
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Alguns museus tentaram se remodelar com o intuito de mostrar temáticas mais em conformidade com a nova histografia, mas os resultados não foram nem um pouco animadores. Depoimentos de diretores de museus e secretários de cultura mostram o quanto è difícil incrementar a visitação e dinamizar um museu, mesmo dispondo de verbas para isso. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2026510
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O criador do projeto de lei destinado a salvar nosso patrimônio sugerindo a criação de uma “Inspetoria dos Monumentos Históricos dos Estados Unidos do Brasil, para o fim de conservar os imóveis públicos ou particulares, que no ponto de vista da história ou da arte revistam um interesse nacional”.

Alternativas