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Questões de Memória e Patrimônio Cultural


ID
392839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a Carta de Veneza, os elementos de escultura, pintura e decoração de um edifício histórico só podem ser removidos se tal medida for a única forma de preservá-lo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7 - Um monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que está inserido. A remoção do todo ou de parte do monumento não deve ser permitida, excepto quando tal seja exigido para a conservação desse monumento ou por razões de grande interesse nacional ou internacional.

    Fonte: http://www.fmnf.pt/Upload/Cms/Archive/CartadeVeneza1964.pdf

  • Art. 8 - Os elementos de escultura, pintura ou decoração que façam parte integrante de um monumento apenas poderão ser removidos se essa for a única forma de garantir a sua preservação.


ID
392842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

A Carta de Atenas recomenda que edificações e monumentos históricos sejam mantidos em uso, a fim de se assegurar a continuidade de sua existência.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Recomenda que se mantenha a utilização dos monumentos, que se assegure a continuidade da sua vida


ID
392845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

A anastilose, um dos processos para a preservação de monumentos, consiste no desmembramento de edifício ou monumento histórico, cujas partes devem ser guardadas em museu.

Alternativas
Comentários
  • Para entender o conceito de Anastilose:

    "É o processo de desmonte e remonte, ou apenas de remontagem, de uma edificação (ou parte desta) a partir da identificação, seleção, classificação e ordenamento de suas partes. Em Arqueologia é, basicamente, um estudo de “como era e onde estava”. No caso de intervenções de salvamento nesta era digital é indispensável a utilização de ferramentas de representação em 3D e holográficas antes de se proceder ações diretas efetivas nos componentes construtivos do monumento."

    Acredito que o erro da questão está em dizer que "as partes devem ser guardadas em museu".

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Gab. Errado

    Anastilose é um termo arqueológico para uma técnica de reconstrução pela qual um edifício ou monumento em ruínas é restaurado usando os elementos arquitetônicos originais no maior grau possível.

    Na anastilose a matéria nova é utilizada como suporte da matéria original, estando a esta submetida, sendo inclusive destacada a diferença entre elas.

    "(...)3. ‘anastilose’, documentada com segurança, recomposição e obras que tiverem se fragmentado, assentamento de obras parcialmente perdidas, reconstruindo as lacunas de pouca identidade com técnica claramente distinguível ao olhar ou com zonas neutras aplicadas em nível diferente das partes originais, ou deixando à vista o suporte original e, especialmente, jamais reintegrando ex novo zonas figurativas ou inserindo elementos determinantes na figuração da obra;(...)". CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. (2ª ed. Revista e aumentada). Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. p.149.

    No trabalho de reconstrução de um bem histórico, admiti-se apenas a anastilose, ou seja a recomposição das partes existentes, porém os elementos de integração deverão sempre ser reconhecíveis.


ID
392854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

O primeiro bem cultural imaterial brasileiro a constar no Livro de Registro dos Saberes foi o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras.

Alternativas
Comentários
  • Em 2002, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – inscreveu o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras no Livro de Registro dos Saberes, reconhecendo essa atividade tradicional como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

    Fonte:
    http://www.artesol.org.br/blog/panelas-de-barro-de-goiabeiras-patrimonio-cultural-imaterial-ameacado/

ID
392857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A chancela da paisagem cultural brasileira, outorgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é atribuída a paisagens que não sofreram intervenção humana ou cultural.

Alternativas
Comentários

ID
392860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A chancela da paisagem cultural brasileira deve ser revalidada no máximo a cada dez anos.

Alternativas
Comentários
  • VIII – DO ACOMPANHAMENTO E DA REVALIDAÇÃO

    Art. 14. O acompanhamento da Paisagem Cultural Brasileira chancelada compreende a elaboração de relatórios de monitoramento das ações previstas e de avaliação periódica das qualidades atribuídas ao bem.

    Art. 15. A chancela da Paisagem Cultural Brasileira deve ser revalidada num prazo máximo de 10 anos.

    Art. 16. O processo de revalidação será formalizado e instruído a partir dos relatórios de monitoramento e de avaliação, juntando-se manifestações das instâncias regional e local, para deliberação pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

    Art. 17. A decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural a propósito da perda ou manutenção da chancela da Paisagem Cultural Brasileira será publicada no Diário Oficial da União, dando-se ampla divulgação ao ato nos meios de comunicação pertinentes.

    Fonte: http://iphanparana.wordpress.com/iphanparana/legislacao/legislacao-do-patrimonio-material/portaria-no-127-de-30-de-abril-de-2009/

  • Certo.

    Art. 15 da portaria nº  127 de 30/04/2009. "A chancela da paisagem cultural brasileira deve ser revalidada num prazo máximo de 10 anos."


ID
392863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação cultural brasileira, julgue os próximos itens.

São princípios fundamentais dos museus a valorização e a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São princípios fundamentais dos museus: 

    I – a valorização da dignidade humana; 

    II – a promoção da cidadania; 

    III – o cumprimento da função social; 

    IV – a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental; 

    V – a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural; 

    VI – o intercâmbio institucional. 

    Parágrafo único.  A aplicação deste artigo está vinculada aos princípios basilares do Plano Nacional de Cultura e do regime de proteção e valorização do patrimônio cultural.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm


ID
392884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com as recomendações da Mesa Redonda de Santiago do Chile, os museus devem servir como instrumento de conscientização da população sobre os problemas sociais, tanto os do meio rural quanto os do meio urbano.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Santiago, Chile, 1972:

    a mesa-redonda desse fórum produziu importante documento que ainda hoje, passados quarenta anos, baliza a atividade museológica. Nele foi introduzido o conceito de Museu Integral, que deve levar em consideração a totalidade dos problemas da sociedade e destina-se a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
849007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

É determinado pela CF o tombamento de todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

Alternativas
Comentários
  • Tombamento é um meio de intervenção na propriedade, que não ocasiona a perda da posse, mas traz restrições quanto ao uso para preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural, científico e de coisas ou locais que devam ser preservados.

    Tombar significa registrar, inscrever nos arquivos da Administração Pública. Embora a propriedade tombada permaneça com o seu proprietário não poderá ser demolida ou modificada, sem a autorização do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (IBPC).

    • O tombamento traz restrições ao uso da propriedade que, em regra, não implica na perda da posse. – O proprietário poderá alienar o bem, desde que haja cláusula quanto a impossibilidade de alteração da sua arquitetura.

    • Pode ter um caráter oneroso ou gratuito: Pode gerar indenização ou não.

    • Indenização: O proprietário pode ter direito à indenização no caso de despesas extraordinárias para conservação do bem; interdição do uso do bem e prejuízos à sua normal utilização.

    • Obrigações impostas ao proprietário: Conservar o bem; Aceitar a fiscalização do Poder Público.

    • Restrições quanto aos imóveis vizinhos: Os vizinhos não poderão realizar qualquer obra que retire a visibilidade do bem tombado, nem colocar anúncios ou cartazes que possam levar à mesma situação.

    Fonte: http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Administrativo/Direito_de_propriedade.htm

  • Partindo do raciocínio de que o bem tenha valor cultural para a comunidade, os titulares deste interesse são os indivíduos que compõem a coletividade, sendo este, um interesse difuso.

    2.3 Fases do tombamento

    O tombamento é regido pelo Decreto-Lei Federal nº 25 de 30 de novembro de 1.937, inspirado em um projeto de autoria do poeta modernista, autor de Macunaima, Mário de Andrade.

    2.3.1 Fase instaurativa ou introdutória

    O tombamento é precedido de um processo em que a Administração Pública identifica o valor cultural do bem a ser tombado, havendo o direito a impugnação e ao contraditório, por parte do proprietário do bem que deve ser notificado, a fim de apresentar suas contra-razões ao tombamento, abrindo-se a oportunidade de manifestação dos vizinhos do imóvel a ser tombado. Tem característica constitutiva de cautelar do tombamento provisório.

    2.3.2 Fase instrutória – é aberta aos particulares interessados para que se traga argumentos a favor ou contra ao tombamento.

    2.3.3 Fase deliberativa ou constitutiva – é o momento do parecer consultivo do órgão do tombamento

    O processo é encaminhado a um conselho consultivo integrado pelo diretor do órgão de preservação, com a analise da conveniência e oportunidade (mérito administrativo) e legalidade. A decisão do conselho deve ser homologada pelo titular da pasta da cultura e o bem inscrito no Livro do Tombo, registro em cartório e publicidade no órgão oficial, cabendo recurso, em nível federal, ao Presidente da República, estadual, ao Governador do Estado e municipal, ao Prefeito do Município.

    O recurso deve ser interposto pelo proprietário do bem tombado.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/rev_73/artigos/MarcoAntonio_rev73.htm

  • Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    § 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    § 2º - Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.  (Vide Lei nº 12.527, de 2011)

    § 3º - A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.

    § 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

    § 6 º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    I - despesas com pessoal e encargos sociais; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    Fonte: http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf215a216.htm

  • Gab. Certo

    CF/88

    Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de

    natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de

    referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da

    sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    [...]

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências

    históricas dos antigos quilombos.


ID
849010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

Cabe ao Estado garantir e proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, além das culturas de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    art. 215 § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. CF/88


ID
849013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

A CF determina que os estados e o Distrito Federal vinculem ao fundo estadual de fomento à cultura o financiamento de programas e projetos culturais, bem como o pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais.

Alternativas
Comentários
  • § 6º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:

       I -  despesas com pessoal e encargos sociais;

       II -  serviço da dívida;

       III -  qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.

    Fonte: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_04.02.2010/art_216_.shtm


ID
849019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

Entendem-se por salvaguarda do patrimônio cultural imaterial as seguintes medidas: identificação, documentação, investigação, preservação, proteção, promoção, valorização, transmissão e revitalização do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial

    (Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, doravante denominada “UNESCO”, em sua 32ª sessão, realizada em Paris do dia 29 de setembro ao dia 17 de outubro de 2003)

    3. Entende-se por “salvaguarda” as medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão – essencialmente por meio da educação formal e não-formal - e revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos

    Fonte: http://www.nepp-dh.ufrj.br/naoces_unidas_5.html



ID
849025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

São partes legítimas para provocar a instauração de processo de registro de bens culturais de natureza imaterial: pessoa física, desde que brasileiro nato ou naturalizado; sociedades ou associações civis; secretarias de estado, município e o Distrito Federal; instituições vinculadas ao Ministério da Cultura; ministro de Estado da Cultura.

Alternativas
Comentários
  •   Art. 2o São partes legítimas para provocar a instauração do processo de registro:

      I - o Ministro de Estado da Cultura;

      II -  instituições vinculadas ao Ministério da Cultura;

      III - Secretarias de Estado, de Município e do Distrito Federal;

      IV - sociedades ou associações civis.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3551.htm


ID
1599445
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O livro “Conceitos-chave de museologia", organizado por André Desvallées e François Mairesse e publicado pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, define o termo “musealização" considerando que:


“Segundo o sentido comum, a musealização designa o tornar-se museu ou, de maneira mais geral, a transformação de um centro de vida, que pode ser um centro de atividade humana ou um sítio natural, em algum tipo de museu. A expressão 'patrimonialização' descreve melhor, sem dúvida, este princípio, que repousa essencialmente sobre a ideia de preservação de um objeto ou de um lugar, mas que não se aplica ao conjunto do processo museológico." (DESVALLÉES, André & MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013. p.56-57).


Sobre a relação entre “musealização" e “patrimonialização", podemos afirmar que

Alternativas

ID
1599460
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Embora seja uma das palavras mais usadas no cotidiano, “patrimônio” tem uma origem milenar, mudando de sentido com o passar do tempo. A compreensão moderna do termo assumiu três dimensões: jurídica, política pública e instrumento de comunicação social. Ela nasceu, no século XVIII, com o Estado-nação porque

Alternativas

ID
1599469
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Então não eram realmente os mesmos, esses negros, não tinham as mesmas caras galhofeiras que exibiam na festa, não pertenciam a ninguém, como lá sempre pertenceriam. E pelo menos hoje podiam bater seus tambores, pois haviam ido embora o barão, a baronesa e seus convidados." (RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p.166).


    O trecho da obra de João Ubaldo Ribeiro se refere a manifestações da cultura negra no Brasil, um país construído a partir de dicotomias diversas entre a cultura dita “oficial" e culturas subalternas. A constituição de um patrimônio nacional brasileiro se deu, em diversos momentos da nossa história recente, por meio da disseminação da noção contraditória de que as diferenças são compartilhadas no bojo de uma cultura única e homogênea.


   Sobre o processo de legitimação do patrimônio nacional e o reconhecimento da cultura produzida pela diáspora africana no Brasil, é possível afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • considerando que, desde a criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937, o referencial do nacional estava condicionado pela crença no compartilhamento das diferenças, os movimentos pela evocação do patrimônio ressaltaram aspectos do hibridismo, da mistura e da mestiçagem dentro das fronteiras estabelecidas pelo Estado-nação.


ID
1599475
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A “Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural”, da UNESCO, foi adotada em 1972. Chamava a atenção para o fato do patrimônio se encontrar ameaçado não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também por outro motivo. Que motivo era este?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

    Após tombar o bem público o ente público também ficará responsável por sua conservação, muitas vezes o proprietário não tem condições econômicas de preservar o bem tombado, por isso, será necessário políticas públicas que viabilizem o financiamento e se necessário restauração dos monumentos. Quando o bem tem importância mundial pode receber benefícios inclusive da própria UNESCO para sua conservação.  Enfim, muitos dos obstáculos para a conservação do patrimônio cultural realmente esbarra na evolução da vida social e econômica.

    “A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunida em Paris de 17 de Outubro a 21 de Novembro de 1972, na sua décima sétima sessão: Constatando que o património cultural e o património natural estão cada vez mais ameaçados de destruição, não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também pela evolução da vida social e económica que as agrava através e fenómenos de alteração ou de destruição ainda mais importantes.” https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

     

    OBS.: A DEGRADAÇÃO ACONTECE POR MEIO DA FALTA DE INVESTIMENTOS COMO JÁ FOI DITO. MAS, TAMBÉM DEVEMOS LEMBRAR QUE MUITAS VEZES OS INTERESSES SÃO REDUZIDOS AOS ECONÔMICOS DEIXANDO DE LADO A QUESTÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL. CASO CONCRETO: ALGUMAS CASAS TOMBADAS, DEVIDO SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, LOCALIZADAS EM BELO HORIZONTE. JÁ INICIADO O PROCESSO, HOUVE A DESTRUIÇÃO DESSAS CASAS ADQUIRIDAS PELA IGREJA UNIVERSAL SOB A JUSTIFICATIVA DE AMPLIAR O SEU SANTUÁRIO. FATO ESSE CONSIDERADO INADMISSÍVEL, POIS UMA OFENSA A TODA A POPULAÇÃO QUE TEVE A MEMÓRIA LOCAL DESTRUÍDA. 

     

    A IGREJA FOI CONDENADA EM DANO MATERIAL AMBIENTAL COLETIVO E TEVE DECOTADO SEU PATRIMONIO EM UM VALOR DE 5 MI ALÉM DE OBRIGAÇÕES DE FAZER PERTINENTES AO DANO, ASSIM FOI O ENTENDIMENTO DO DESEMBARGADOR MARCELO RODRIGUES: dano moral coletivo para R$5.000.000,00 (cinco milhões); c) a reconstrução das casas demolidas, com início dentro do prazo de 180 (cento e oitenta) dias, sem necessidade de que seja um memorial aberto ao público. Julgo improcedentes os pedidos de revitalização da Praça Raul Soares e custeio da desapropriação e recuperação do Cine Candelária.

     

    http://www5.tjmg.jus.br/jurisprudencia/pesquisaNumeroCNJEspelhoAcordao.do;jsessionid=DEEB012BBABDB4110F1A16C171BE9EC5.juri_node1?numeroRegistro=1&totalLinhas=1&linhasPorPagina=10&numeroUnico=1.0024.05.813498-2%2F005&pesquisaNumeroCNJ=Pesquisar

     

    TJMG - Apelação Cível 1.0024.05.813498- 2/005 

  • CONVENÇÃO PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÓNIO MUNDIAL, CULTURAL E NATURAL

     

    A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunida em Paris de 17 de Outubro a 21 de Novembro de 1972, na sua décima sétima sessão:

     

    Constatando que o patrimônio cultural e o patrimônio natural estão cada vez mais ameaçados de destruição, não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também pela evolução da vida social e econômica que as agrava através e fenômenos de alteração ou de destruição ainda mais importantes;

    (...)

     

    --

     

    Fonte: https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

    Gabarito: c


ID
1599481
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em 1984, o Terreiro Casa Branca, localizado na cidade de Salvador, seria o primeiro terreiro de candomblé a receber oficialmente o reconhecimento como um elemento crucial na preservação da identidade religiosa de determinados segmentos sociais ligados à matriz cultural africana no Brasil. Neste momento, ainda que alguns antropólogos defendessem enfaticamente o seu tombamento por representar um exemplo da “pureza" da tradição Nagô, alguns arquitetos não viam razões estéticas que justificassem o tombamento do prédio como monumento nacional. Tratou-se de um processo complexo de negociações até que o terreiro fosse efetivamente tombado pelo SPHAN. Como relata o antropólogo José Reginaldo Gonçalves:

“Depois de uma tensa reunião do Conselho Consultivo do SPHAN, em Salvador, na tarde de 30 de maio de 1984, o Terreiro Casa Branca foi oficialmente tombado como monumento nacional. Nada similar havia ocorrido até então na história do patrimônio cultural no Brasil, e o caso tornou-se o foco de um intenso debate entre defensores e adversários daquela decisão .Estes últimos questionavam como seria possível o “tombamento" de um espaço que abrigava algo vivo e em permanente mudança, um culto religioso popular com seus diversos rituais. O tombamento de um prédio, uma ruína, ou um objeto pressupõe sua permanência e imutabilidade. Mas como, perguntavam, poderia um terreiro de candomblé ser mantido de forma inalterada?"

(GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; Ministério da Cultura / IPHAN, 2002. p.76-77.)


Sobre o debate descrito por Golçalves no trecho acima citado, podemos afirmar que ele refletia

Alternativas

ID
1720438
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os Objetivos do Milênio.

Conforme expresso pela “Declaração de Toronto", assinada no V Congresso Mundial de Centros de Ciência, realizado no Canadá em 2008, e por esforços da Association of ScienceTechnology Centers (ASTC), o engajamento da sociedade em temas da ciência e da tecnologia, por meio da educação e da divulgação da ciência, pode ter um papel importante para conquistar tais objetivos.

As alternativas a seguir indicam os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas

ID
2026501
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Entende – se por patrimônio artístico nacional”, todas as obras de arte pura ou de arte aplicada, popular ou erudita, nacional ou estrangeira, pertencente aos poderes públicos e a organismos sociais e a particulares estrangeiros, residentes no Brasil. Este projeto tornou-se lei em que ano e quem foi o autor?

Alternativas

ID
2026537
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O turismo nasceu em volta de bens culturais paisagísticos e arquitetônicos preservados, e hoje, cada vez mais, vai exigindo a criação de mais cenários, de mais exotismos, provocando quadros artificiais. Assinale a alternativa correta.

I. Os artistas, os arquitetos e os espíritos sensíveis preservam selos e toda a história de correspondência epistolar com seus respectivos envelopes e carimbos.

II. Os historiadores, os arqueólogos, os antropólogos, os músicos, os intelectuais variados, sempre procuram preservar de um jeito ou de outros bens culturais ligados ao seu campo de ação.

III. A classe dominante quase sempre tem seu prestígio herdado e por isso gosta de preservar os testemunhos materiais de seus antepassados.

IV. Os professores de engenharia ou de arquitetura, por sua vez, podem preservar edifícios antigos com fins didáticos.

Alternativas

ID
2026543
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Como grande parcela dos bens arquitetônicos que se prestariam a um trabalho de ambientação histórica pertence ou é administrada pelo poder público, a falta de verbas poderá ser alegada como um empecilho á aplicação da estratégia. Neste caso, a solução deve ser a busca de parceria com a iniciativa privada. Assinale as alternativas correta.

I. Ao patrocinar um evento que não utilize a ambientação de base histórica, em um bem arquitetônico administrado pelo poder público a empresa poderá realizar ações promocionais.

II. Promoções de vendas; como a distribuição de brindes, cuponagem são ações promocionais de eventos que não utilizam a ambientação de base histórica.

III. A realização de pesquisas no local é uma ação promocional de um evento que utiliza a ambientação de base histórica.

IV. A comercialização de produtos de fabricação direta como (filmes fotográficos, alimentos, etc.) é uma ação promocional de um evento que utiliza ambientação de base.

Alternativas

ID
2026549
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Vários são os componentes que podem integrar uma cidade histórica: a cultura material, com bens históricos específicos ou isolados, complexos históricos e manchas, e os ingredientes que podem entrar como potencializados do FUR (Fatores de utilização dos recursos) que são os costumes e práticas comuns em outros tempos. Assinale a alternativa correta em relação á verificação “in loco” do perímetro histórico, onde foram encontrados certos itens de grande importância.

I. O calçamento de pedra irregular refez o calçamento original pé-de-moleque, com bom resultado.

II. A iluminação pública é feita por lampiões pendentes nas edificações, embora a luz seja elétrica.

III. A charrete é um dos meios mais comuns para transitar com o turista pela cidade.

IV. A chegada á cidade pode ser feita por meio de maria-fumaça.

Alternativas

ID
2026555
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Determinados museus brasileiros e localidades históricas vêm se organizando, a duras penas, para enfrentar uma nova realidade. Em relação ao texto assinale a alternativa correta.

I. A cada ano vem diminuindo o número de visitantes do Museu da Inconfidência e de 1993 para 1994 a visitação diminuiu mais de 90%.

II. As cerimônias da Semana Santa deixaram de ser apenas um acontecimento religioso e se transformaram num evento capaz de mobilizar muitas empresas operadoras dos grandes pólos emissores e ter um fluxo brutal de turistas.

III. Está havendo no Brasil um esboço de resgate da história regional.

IV. Não podemos apenas ressaltar a importância dos museus e localidades históricas, mas também o próprio turismo cultural.  

Alternativas

ID
2026567
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a ordem exata dos Parques Nacionais Brasileiros, com seus respectivos Estados e data de criação.

1. SC – 06/07/61.

2. BA – 17/09/85.

3. CE – 30/04/59.

4 GO – 11/01/61


( ) Chapada Diamantina.

( ) São Joaquim.

( ) Emas.

( ) Ubajara.

Alternativas

ID
2026576
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A finalidade do patrimônio originalmente tida como a de representar o passado das nações, multiplicou-se. A partir de dois pontos de vista, muitas vezes tomado como antagônicos, e entre dois extremos cabem alguns projetos, e muito deles pretendem revitalizar uma grande área para finalidades cultuais. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

No Brasil a _____________________ reconheceu como patrimônio da humanidade os centros históricos de ___________________ (1980) e __________________ (1982).

Alternativas

ID
2026582
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Gastar muitos milhares de dólares para restaurar algum local histórico pode parecer importante a determinados grupos porém para uma administração pública eficiente levara em conta muito mias precariedade de saneamento básico, educação, saúde e abastecimento. Isso não quer dizer que o Estado não deva ter nenhuma participação da iniciativa privada nesta área. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

O desinteresse do empresário __________ em apoiar a ____________ não é bem entendido. Como desenvolveu _________________.

Alternativas

ID
2026591
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A realização de eventos revitaliza o conjunto do patrimônio histórico da cidade, região ou país. O uso dessa estratégia tem sido responsável pelo aumento da produção cultural (exposições, shows, cursos, palestras, venda de livros etc.) de prédios e instalações que integram o patrimônio histórico. Sob esse aspecto assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:

O evento è visto como um agente de revitalização do valor histórico do prédio ou instalação, conferindo-lhe valor ________________. O evento também è usado como elemento de geração de benefícios diverso para a ________________.  

Alternativas

ID
2026597
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A França e a Inglaterra, berços de grandes historiadores, autores que foram de obras que contribuíram, em muito, para debates e por lançar luz nas grandes estruturas econômicas e sociais, não aniquilaram – nem era essa intenção - a história factual tampouco a história regional. A condição que proporcionou a alquimia de transformar a filosofia da história em opositora cruel - a história factual – confundida, muitas vezes, com a história oficialista – e, pior, do aparato simbólico criado pelo passado. Variando mais ou menos de acordo com a região do pais, podemos dizer que a grande síntese agiu como um verdadeiro rolo compressor em cima do que havia anteriormente. Nos paises de origem, não se processou essa “guerra”. Tanto é verdade, que o turismo cultural não foi afetado. Se houve variações no fluxo de visitantes, essas se devem a outros fatores. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação dos casos da França e na Inglaterra.

( ) Os túmulos das grandes personalidades continuaram a ter uma visita normal.

( ) Os palácios reais mantiveram seu prestígio.

( ) As tradições religiosas principalmente a história das localidades não se perderam de uma geração para outra.

( ) As efemérides continuaram impecavelmente comemoradas.

Alternativas

ID
2026600
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A categorização tipológica dos bens históricos já parte da noção de conjuntos muitas vezes orgânicos, tendo por objetivo o realce da atratividade. Além disso a conectividade ganha contornos mais complexos com a introdução do conceito ampliado das inibições geográficas, por último, outro redimensionamento na ponderação das chamadas qualidades intrínsecas dos bens, indo para além dos itens comuns, para chegar em uma equação em que o maior peso pode ser dado aquilo que è realizado nos bens históricos para atraírem visitantes. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Complexo histórico – conjunto dos componentes orgânicos de um bem ou o conjunto de bens em que cada um desempenhou ( ou ainda desempenha) uma função complementar ao outro.

( ) Ao se fazer um inventário, não devem ser levadas em consideração as possíveis demandas para os atrativos. No caso de bens histórica, basta saber o acesso a eles a partir dos pólos emissores ou dos pólos intermediários que costumam ser as pequenas cidades dotadas de alguma infraestrutura de serviços, mas principalmente, o acesso entre esses bens.

( ) Bairros inteiros históricos são bastante comuns em certos estados brasileiros.

( ) Reconstrução é o reaproveitamento de edificações e artefatos para os quais foram originalmente concebidos.

Alternativas
Comentários
  • O foco não é no ambiente, e sim no todo:

    "Segundo a visão sistêmica, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente; assim, a ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização." Gabarito: ERRADO


ID
2026603
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Se a legislação de muitos museus e casas históricas não permite ou emperra a parceria com a iniciativa privada, talvez o enfoque da administração não deva ser voltado, num primeiro momento, ao marketing, mas as formas e procedimentos de tornar estatutos e regimentos mais elásticos diante da realidade da penúria. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre as realizações de eventos em Museus. A seguir indique a alternativa com a sequência correta.

( ) Audições Musicais, Teatro Espetáculos de Multimídia são algumas das inúmeras variações das realizações de eventos em museus e bens históricos.

( ) As audições musicais têm sido os eventos mais comuns nas localidades históricas.

( ) Pode ocorrer que o museu disponha de auditório com palco suficientemente adequado para representações teatrais.

( ) A encenação dos últimos momentos do presidente Getúlio Vargas, no Museu da República do Rio de Janeiro, prova à possibilidade desse tipo de eventos em museus.

Alternativas

ID
2026606
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre os inibidores geográfico turísticos localizados na cidade Tiradentes MG. A seguir indique a alternativa com a sequência correta.

( ) No que se refere aos “ inibidores geográficos” a cidade de Tiradentes (MG) encontra-se em situação excelente.

( ) A Capela de Santo Antonio da Canjica e a Estação Ferroviária são bens históricos isolados um do outro e dos demais.

( ) A Igreja Santíssima Trindade e o Chafariz de São José ambos são bens históricos isolados um do outro e dos demais.

( ) A Igreja Matriz e a da Santíssima Trindade, não chegam a se construir em inibidores geográficos para o perfil normal de turistas merecendo, porém, atenção quando se tratar de visitantes da terceira idade.

Alternativas

ID
2270188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

Qualquer obra de arte produzida no Brasil até o final do período imperial só pode ser vendida ao exterior com autorização do governo federal, após parecer do IBRAM.


Alternativas
Comentários
  • Após parecer do IPHAN.

  • Resposta: Errado.

    É vetada a saída de qualquer obra produzida no Brasil durante o período monárquico, bem como de bens estrangeiros, vindos de Portugal e incorporados ao patrimônio brasileiro.

    Lei 4.845 de 19 de novembro de 1965

    Art. 1o Fica proibida a saída do País de quaisquer obras de 

    artes e ofícios tradicionais, produzidas no Brasil até o 

    fim do período monárquico, abrangendo não só pin-

    turas, desenhos, esculturas, gravuras e elementos de 

    arquitetura, como também obras de talha, imaginária, 

    ourivesaria, mobiliário e outras modalidades. 

    Art. 2o Fica igualmente proibida a saída para o estrangeiro de 

    obras da mesma espécie oriundas de Portugal e incor-

    poradas ao meio nacional durante os regimes colonial 

    e imperial. 

    Art. 3o Fica vedada outrossim a saída de obras de pintura, 

    escultura e artes gráficas que, embora produzidas no 

    estrangeiro no decurso do período mencionado nos 

    artigos antecedentes, representem personalidades bra-

    sileiras ou relacionadas com a história do Brasil, bem 

    como paisagens e costumes do País.


ID
2270191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

Os museus integram o Plano Nacional de Cultura como promotores do direito à memória.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO. :-)

  • Lei 12.343/2010

    Art. 2o  São objetivos do Plano Nacional de Cultura: 

    IV - promover o direito à memória por meio dos museus, arquivos e coleções; 


ID
2270194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que é dever do Estado proteger as manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

  • Gabarito: CERTO. :-)

     

    SEÇÃO II

    Da Cultura

    Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.


ID
2270197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na convenção relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, julgue o item subsequente.

O objetivo da referida convenção é proteger os patrimônios culturais e naturais em âmbito mundial, exceto os de natureza imaterial.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é o contrário: apenas os de natureza imaterial.

    Gabarito: Errado.

  • correto-

    O Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO, em 2003.[1] Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e dançaspopulares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_cultural_imaterial

    ou seja, após a convenção de 1972

     

  • Gabarito: CERTO.

    Convençâo Retativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural: trata dos patrimônios cultural e natural 

    Convenção Para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial: trata do patrimônio imaterial.

    https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

    unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540por.pdf

  • Isso mesmo, gabarito CERTO. :-)

     

    Resumindo:

    A CONVENÇÃO de '72 é focada no patrimônio material.

    A CONVENÇÃO de 2003 é focada no patrimônio imaterial.


ID
2270200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na convenção relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, julgue o item subsequente.

Essa convenção determina que a identificação dos bens culturais e naturais de cada nação seja feita pela UNESCO.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o artigo 3º da Convenção "Cabe a cada Estado-parte da presente Convenção identifcar e delimitar os diversos bens situados em seu território e mencionados nos artigos 1 e 2.".
     

  • Gabarito: ERRADO. :-)

     

    I - Definições de patrimônio cultural e natural

     

    ARTIGO 1º
    Para fins da presente Convenção serão considerados como património cultural:
    Os monumentos. – Obras arquitectónicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
    Os conjuntos. – Grupos de construções isoladas ou reunidos que, em virtude dasua arquitectura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
    Os locais de interesse. – Obras do homem, ou obras conjugadas do homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.


    ARTIGO 2.º
    Para fins da presente Convenção serão considerados como património natural:
    Os monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas ou por grupos de tais formações com valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico;
    As formações geológicas e fisiográficas e as zonas estritamente delimitadas que constituem habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação;
    Os locais de interesse naturais ou zonas naturais estritamente delimitadas, com valor universal excepcional do ponto de vista a ciência, conservação ou beleza natural.

     

    ARTIGO 3º
    Competirá a cada Estado parte na presente Convenção identificar e delimitar os diferentes bens situados no seu território referidos nos artigos 1 e 2 acima
    .


ID
2270203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à proteção do patrimônio imaterial, julgue o seguinte item.

De acordo com a convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, de caráter internacional, são consideradas como patrimônio cultural imaterial as práticas e expressões culturais, afora os objetos culturais a elas relacionados.

Alternativas
Comentários
  • CONVENÇÃO PARA A SALVAGUARDA DO
    PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

    Artigo 2: Definições:
    Para os fins da presente Convenção,
    1. Entende-se por “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões,
    conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais
    que lhes são associados - (...)

     

    GAB: ERRADO

  • Errado

    Sgundo a convenção: Entende-se por “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.


ID
2270206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à proteção do patrimônio imaterial, julgue o seguinte item.

De acordo com o Decreto n.º 3.551/2000, o título de patrimônio cultural brasileiro será reavaliado periodicamente, podendo ser mantido ou cancelado.

Alternativas
Comentários
  • O IPHAN fará a reavaliação dos bens culturais registrados, pelo menos a cada dez anos, e a
    encaminhará ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural para decidir sobre a revalidação do título de
    "Patrimônio Cultural do Brasil".

  • Questão correta:

    Decreto nº 3.551/2000 Art. 7º  O IPHAN fará a reavaliação dos bens culturais registrados, pelo menos a cada dez anos, e a encaminhará ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural para decidir sobre a revalidação do título de "Patrimônio Cultural do Brasil". Parágrafo único. Negada a revalidação, será mantido apenas o registro, como referência cultural de seu tempo.

  • Ministerio da Cultura - 90 dias para estabelecer bases de desenvolvimento do Programa

    Pedido de Registro - Ministro da Cultura/ Insituições Vinculadas ao MC/ Secretarias de E,Mun, e DF

    Dirigido ao Presidente do Iphan --> Conselho Consultivo

    Pedido publicado no DOU para manifestação em 30 dias

    Após encaminhado para decisao do Conselho.

    Revalidação pelo Conselho Consultivo ao menos a cada 10 anos, após reavaliação pelo Iphan.

     

    Livros de Registro

    Saberes

    Celebrações

    Formas de Expressão

    Lugares

    Outros Livros poderão ser abertos pelo Conselho Consultivo do Iphan.

    Dec. 3.551 cria Programa Nacional do Patrimônio Imaterial


ID
2270209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à proteção do patrimônio imaterial, julgue o seguinte item.

O registro dos bens culturais de natureza imaterial é feito em quatro livros: dos saberes; das celebrações; das formas de expressão; dos lugares.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 3551/00

    Gabarito: Correto.

     

  • Gabarito: Correto!

    Livro dos registros dos saberes: conhecimentos e modos de fazer enraizados.

    Livro de registros das celebrações: rituais e festas que marcam a vivência coletiva

    Livro de registros das formas de expressão: manifestaçoes literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

    Livro de registros de lugares: mercados, feiras, santuários, praças


ID
2270212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Tendo em vista a importância das cartas patrimoniais como diretrizes para o campo museológico, julgue o item que se segue.

A Mesa-Redonda de Santiago do Chile de 1972 estabeleceu os princípios básicos da museologia social ao definir o que na época se chamou de museu integral.

Alternativas

ID
2270218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Tendo em vista a importância das cartas patrimoniais como diretrizes para o campo museológico, julgue o item que se segue.

Na Declaração de Caracas de 1992, analisou-se a situação dos museus da América Latina, principalmente no que se refere às relações entre o museu e seu entorno social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Tal Seminário, inscrito no Programa Regular de Cultura da UNESCO para a América Latina, reuniu um selecto grupo de personalidades vinculadas a funções directivas em museus de diversos países latinoamericanos, que reflectiu sobre a missão actual do museu, como um dos principais agentes do desenvolvimento integral da região.

    Fonte http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/declaracao-de-caracas.pdf


ID
2371522
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“No universo da cultura, o museu assume funções as mais diversas e envolventes. Uma vontade de memória seduz as pessoas e as conduz à procura de registros antigos e novos, levando-as ao campo dos museus, no qual as portas se abrem sempre mais. A museologia é hoje compartilhada como uma prática a serviço da vida.”

(Disponível em: http://www.museus.gov.br/os-museus/.)

Nessa expansão dos museus e de sua função enquanto instituição surge uma questão: quais são os procedimentos para a criação de um museu? Assinale a única alternativa correta em relação a essa questão.

Alternativas

ID
2371552
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Localizado no coração de Paris, num dos mais belos e admiráveis edifícios da Europa, o mais famoso museu do mundo é parada obrigatória para viajantes que visitam a capital francesa; a fortaleza que se transformou em patrimônio mundial das artes e da cultura. Ao visitar o museu é possível visitar uma ala que mostra as antigas fundações do Castelo do Louvre. Sobre a noção e o significado do termo de “patrimônio”, tão em voga dentre os conceitos museológicos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2785615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base nas disposições legais acerca de patrimônio cultural, julgue o próximo item.


A classificação dos bens culturais em termos de imaterial, de memória e de identidades coletivas perante a diversidade social permitiu maior abrangência do conceito de patrimônio cultural na legislação brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: CERTO

     

    Semelhante à Q928531. É notório que se cada sociedade institui o seu conceito de cultura, teremos uma maior abrangência em relação ao assunto.

    "CF/88, Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjuntoportadores de referência à identidade, à açãoà memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:"

     

    Bons estudo

  • Para os que ficaram em dúvida do que são "bens culturais imateriais":


    São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendasmúsicascostumes e outras tradições.



    Gabarito: CORRETO.

  • São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.


ID
2785621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base nas disposições legais acerca de patrimônio cultural, julgue o próximo item.


É dever do Estado a proteção das manifestações culturais das populações indígenas, afro-brasileiras e de grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

     

    CF/88

     

    Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

     

    § 1.º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

     

    Bons estudos!

  • Anulada!


    Justificativa da banca: O fato de não se afirmar que a parte final do item se referia a outros grupos participantes do processo civilizatório nacional prejudicou o julgamento objetivo do item.


ID
2785624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base nas disposições legais acerca de patrimônio cultural, julgue o próximo item.


Os conceitos de patrimônio cultural e sociedade estão intimamente ligados aos conceitos de cultura e cidadania.

Alternativas
Comentários
  • Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico

  • GABARITO CORRETO

  • Creio que apenas no âmbito de interpretação já daria para responder ao que o item pede. Vejamos:


    "Os conceitos de patrimônio cultural e sociedade estão intimamente ligados aos conceitos de cultura e cidadania."


    Ao perceber as principais palavras do comando e compará-las temos:


    PATRIMÔNIO CULTURAL - CULTURA;


    SOCIEDADE - CIDADANIA.


    O que poderia gerar um pouco de dúvida é que o item não trouxe que é para compará-los "respectivamente", porém


    PATRIMÔNIO CULTURAL - CIDADANIA


    CULTURA - SOCIEDADE


    Também estão intimamente ligados. Portanto, a assertiva está CORRETA.

  • nomes tão parecidos, por que não estariam intimamente ligados, né?

  • SOCIEDADE E CIDADANIA NÃO SÃO A MESMA COISA

  • famoso bom senso

  • que medo! cadê o peguinha da questão???

  • O significado da proteção do patrimônio cultural pelo poder local e a sua importância para a implantação da Democracia Constitucional é marcada pela possibilidade maior, por parte do Município, de preservar a identidade cultural do povo e alcançar o sentimento do povo..

  • Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: 

    I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. 

  • Gabarito: Certo

    A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 216, ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico, por Patrimônio Cultural Brasileiro. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e a definição dos bens passíveis de reconhecimento, sobretudo os de caráter imaterial. A Constituição estabelece ainda a parceria entre o poder público e as comunidades para a promoção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro, no entanto mantém a gestão do patrimônio e da documentação relativa aos bens sob responsabilidade da administração pública.

    Enquanto o Decreto de 1937 estabelece como patrimônio “o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”, o Artigo 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. 

    Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    Confesso que fiquei na dúvida e fui buscar um pequeno resumo no próprio site do IPHAN rsrs.

    Fonte:http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218

    Avante...

  • GABARITO: CERTO

    Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    FONTE: CF 1988

  • Aquela questão que parece tão ÓBVIA que você fica com medo porque quem formulou foi a traiçoeira da Cespe. Ela adora fazer as coisas que não tem nada haver parecerem gêmeas univitelinas ..


ID
2828524
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma reflexão INCORRETA sobre a importância do patrimônio cultural.

Alternativas
Comentários
  • Confesso que só acertei a questão por eliminação.

    Não só os bens intangíveis (incorpóreos) podem ser considerados patrimônio cultural de um povo, mas também os bens tangíveis (corpóreos), como, por exemplo, um acervo em um museu.

  • Fui por eliminação, pois pode ser considerado patrimônio cultural de um povo tanto bens tangíveis (aquilo que pode ser tocado, tem aspectos físicos, materiais), quanto bens intangíveis (bens imateriais, que não tem aspecto físico, não pode ser tocado). Trago a fundamentação da alternativa B (única que sei):

    CF, art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem [...]

    GAB. "D"

  • Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

  • Letra D

    Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante. 

    Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufrído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos. É o que se convenciona chamar de "good will". 

    EX: direitos autorais, patentes, franquias, domínios de internet, copyrights , softwares e etc...

     

  • Por eliminação também... quando você vê um “somente” pode desconfiar rs

  • Exemplo disso é o tombamento de imóveis com valor histórico.

  •                                                                                     DA CULTURA=Art 215

     

     

    -O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais

    -Acesso às fontes da cultura nacional,

    -Apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    -O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras

     

    Art. 216/CF Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial/nos quais se incluem:

     

    I - Formas de expressão;

    II - Modos de criar, fazer e viver;

    III - Criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - Obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - Conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

     

     

    Letra:D

    Bons Estudos ;)

     

     


ID
3564238
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Disciplina
Museologia
Assuntos

Complete as lacunas dando veracidade ao enunciado: Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio Cultural remete à __________ desenvolvida pelas sociedades. Ele diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que lhe conferem os traços de sua ____________. A partir do patrimônio, nos tornamos únicos. Por outro lado, a _______________ por si só pode ser considerada um dos maiores patrimônios da humanidade. 

Alternativas

ID
3564463
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Disciplina
Museologia
Assuntos

Leia o enunciado e responda: Construção simbólica que se faz em função de um referente. Os referentes podem evidentemente variar em natureza, eles são múltiplos uma cultura, a nação, a etnia, a cor ou o gênero. No entanto, em qualquer caso ela é fruto de uma construção simbólica que os tem como marcos referenciais. No caso específico da cultura, aqui temos um conceito pertinente a: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Segundo Ortiz (2005: 79) identidade cultural, “[...] é uma construção simbólica que se faz em função de um referente. Os referentes podem evidentemente variar em natureza, eles são múltiplos – uma cultura, a nação, uma etnia, a cor ou gênero. No entanto, em qualquer caso a identidade é fruto de uma construção simbólica que os tem como marcos referenciais.”

    ORTIZ, R. (2005), Um outro território: ensaios sobre mundialização, 3.ed, Editora Olho d’Água, São Paulo


ID
3596458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir.


A Convenção para Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, promulgada pela UNESCO em 1972, visa ao estabelecimento de mecanismos de identificação, conservação, valorização e transmissão às gerações futuras do patrimônio situado no território dos Estados-parte. Na atualidade, esse objetivo impacta negativamente na preservação e comunicação do patrimônio pertencente a pequenos grupos sociais, o que reduz a garantia de integridade da diversidade cultural.

Alternativas

ID
3643084
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Buscar trazer para a sua ação o que o bem cultural pode oferecer para uma discussão a respeito da relação do indivíduo com a realidade” é um dos objetivos da: 

Alternativas

ID
3768052
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Maria Cecília L. Fonseca, em O patrimônio em processo afirma que “dada a importância de Minas Gerais e dos mineiros na criação do Sphan, interessa caracterizar a posição desse grupo e o papel de Minas tanto no movimento modernista quanto na política brasileira nas décadas de 1920 e 1930” (2005, p. 92), Pois, para os modernistas, Minas Gerais se constituiu, desde a década de 1920, em polo catalisador e irradiador de ideias. Levando tais afirmações em conta, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre as ideias difundidas pelo grupo de modernistas mineiros e os acontecimentos.

COLUNA I
1. Em viagem a Minas Gerais, em 1916, Alceu Amoroso Lima e Rodrigo Melo Franco perceberam a riqueza da arte colonial e a necessidade de sua preservação.
2. Em 1923, o deputado Luiz Cedro apresentou um projeto de lei destinado a salvar o patrimônio mineiro, sugerindo a criação de um órgão público de proteção aos monumentos.
3. Em 1924, um grupo paulista acompanha o poeta Blaise Cendrars em viagem a Minas Gerais e tem contato com a arte colonial brasileira e o grupo de modernistas mineiro.

COLUNA II
( ) Segundo os membros desse grupo, essa seria a viagem de “Descoberta do Barroco”.
( ) Proposta de criação de uma inspetoria dos monumentos históricos.
( ) Mario de Andrade dizia que foi a viagem de contato com a arte colonial, de “Descoberta do Brasil”.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3768055
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os itens listados a seguir são bens tombados pelo município de Lagoa Santa, exceto:

Alternativas

ID
3768058
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Lia Calabre em Políticas Culturais no Brasil (2009) afirma, com base em estudo da legislação, elaboração de propostas e planos e diretrizes de gestão pública para o campo da Cultura que, no governo de Fernando Henrique Cardoso, as Leis de Incentivo tornaram-se a política cultural do Ministério da Cultura.

No entanto, haveria uma honrosa exceção nesse quadro, que seria a elaboração de uma política pública cultural para

Alternativas

ID
3768061
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à instituição do tombamento – dispositivo por meio do qual o Decreto-lei nº 25/1937 fornece as bases jurídicas de proteção aos bens culturais no Brasil –, analise as seguintes afirmativas sobre os efeitos da legislação na propriedade privada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O direito à propriedade, enquanto direito do indivíduo, é limitado pelo que seria a função social da propriedade no Código Civil Brasileiro.
( ) O valor patrimonial não é qualificado no texto legal brasileiro sobre a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
( ) No caso específico dos bens tombados, a tutela do Estado recai sobre os aspectos considerados de interesse público.
( ) Um bem cultural pode ser tombado por sua vinculação aos fatos memoráveis da história do Brasil, por exemplo.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    (V) O direito à propriedade, enquanto direito do indivíduo, é limitado pelo que seria a função social da propriedade no Código Civil Brasileiro.

    (F) O valor patrimonial não é qualificado no texto legal brasileiro sobre a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.

    Decreto LEI 25/37

     Art. 1º Constitue o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interêsse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

    (V) No caso específico dos bens tombados, a tutela do Estado recai sobre os aspectos considerados de interesse público.

    (V) Um bem cultural pode ser tombado por sua vinculação aos fatos memoráveis da história do Brasil, por exemplo.


ID
3768067
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

De acordo com o Guia Básico de Educação Patrimonial (1999, p.11), identificado o objeto / fenômeno / tema de estudo, a ação educativa se desenvolverá ao longo de etapas. Levando em conta os passos estabelecidos pela metodologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre as etapas e os objetivos / exemplos de atividades a serem desenvolvidas em cada uma delas.

COLUNA I
1. Observação
2. Registro
3. Exploração
4. Apropriação

COLUNA II
( ) Identificar o objeto / função / significado; exercícios de percepção visual / sensorial, por meio de perguntas, medição, dedução ou manipulação, como exemplos de ações dessa etapa.
( ) Desenvolver capacidade de análise e julgamento crítico, interpretação das evidências e significados; análise de problema, levantamento de hipóteses e pesquisa em outras fontes são exemplos de atividades dessa etapa.
( ) Envolver afetivamente, internalização e valorização do bem cultural; ações de releitura, dramatização, interpretação em diferentes meios de expressão, como pintura, caracterizam essa etapa.
( ) Fixar o conhecimento percebido, aprofundamento da observação e análise, desenvolvimento da memória sobre a experiência; as atividades de descrição verbal ou escrita, construção de maquetes e outras representações são exemplos de ações possíveis nessa etapa.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3768076
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

As concepções de valor artístico e de valor histórico no processo de constituição dos patrimônios históricos e artísticos nacionais são objeto de grandes discussões políticas entre os grupos que atuam na área. No entanto, é preciso considerar que tais concepções são historicamente construídas e estão sujeitas a mudanças.
Levando isso em consideração, analise as seguintes afirmativas sobre o histórico de valoração dos bens arquitetônicos no Brasil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A atribuição de valor artístico a estilos estéticos e arquitetônicos recentes é um fato característico do período que se inicia a partir da década de 1960 em todo mundo.
( ) Desde os anos 1930, no Brasil, era considerado imprescindível um recuo histórico mínimo ao século XVIII para inclusão de bens arquitetônicos no rol dos patrimônios, como no caso da Pampulha, em Belo Horizonte.
( ) Ao contrário do que acontecia na Europa, no Brasil, os arquitetos modernistas não propuseram uma ruptura com o passado, mas procuraram dar sentido de continuidade e construir uma tradição brasileira à arquitetura brasileira.
( ) As concepções restritivas de valor artístico, que prevaleceram nos primeiros anos de atuação do Serviço de Patrimônio, estavam ligadas a uma visão normativa da arquitetura difundida por nomes como Lúcio Costa.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Desde os anos 1930, no Brasil, era considerado imprescindível um recuo histórico mínimo ao século XVIII para inclusão de bens arquitetônicos no rol dos patrimônios, como no caso da Pampulha, em Belo Horizonte.

    O correto seria: Desde os anos 1930, no Brasil, era considerado imprescindível um recuo histórico mínimo ao século XX para inclusão de bens arquitetônicos no rol dos patrimônios, como no caso da Pampulha, em Belo Horizonte.

    Minha explicação:

    O liberalismo econômico (também chamado de liberalismo clássico) foi uma doutrina econômica e política que surgiu no século XVIII.

    O modernismo ou Movimento Moderno foi um movimento artístico e cultural que surgiu no começo do século XX. No brasil o movimento modernista surgiu na segunda fase da republica velha, ou seja, 1889-1930.

    A Pampulha é o primeiro bem cultural a receber o título de Paisagem Cultura do Patrimônio Moderno. O Iphan tombou o conjunto em 1997. (ou seja, no século XX) (Fonte: IPHAN)


ID
3768088
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em parecer sobre o tombamento do Centro Histórico de Laguna, o arquiteto Luís Fernando Franco chama atenção para o fato de que esse tombamento não é indicado pela excepcionalidade dos monumentos, e sim por “[...] tratar-se de documento precioso da história urbana do país, menos como sede de acontecimentos notáveis – embora estes também tenham sido ali assinalados – do que pela escolha criteriosa do sítio, pelo papel que o povoado pôde desempenhar, em virtude de sua localização, no processo de expansão das fronteiras meridionais e, sobretudo, pela forma urbana assumida com precipitação espacial dos dois processos precedentes” (FRANCO apud FONSECA, 2005, p. 198).

Considerando esse contexto, analise as duas asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Foi essa nova visão de história que motivou a proposta desse mesmo arquiteto para transcrição dos centros históricos inscritos nos livros Histórico e de Belas Artes para o livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, em 1986,
PORQUE
II. essa visão implicava uma leitura mais abrangente desses bens, que analisa os fatos históricos a partir de uma proposta multidisciplinar, para a qual concorrem a história, a geografia, a arqueologia, a geologia, a antropologia, etc.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3768094
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Márcia Sant’Anna (2003, p. 46 et seq.) historia o reconhecimento dos bens imateriais pelas políticas de patrimônio nacional e internacional. Nesse processo, a instituição de uma sistemática de registro e inventário no país foi consolidada a partir da criação do Decreto nº 3.551/2000.

Assim, à semelhança dos bens tombados, foram criados os seguintes livros de registro para o patrimônio imaterial, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 1º do DC 3551/2000 - Fica instituído o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro.

    § 1o  Esse registro se fará em um dos seguintes livros:

    I - Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades;

    II - Livro de Registro das Celebrações, onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social;

    III - Livro de Registro das Formas de Expressão, onde serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas;

    IV - Livro de Registro dos Lugares, onde serão inscritos mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.


ID
5284822
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“São decisões políticas que definem quem tem direito à memória, a quem cabe realizar o inventário de bens que podem gozar do status de patrimônio e por que caminhos determinado bem cultural será preservado (Stam, 1993; Prentice, 2001)”.


Considerando a afirmativa acima e o cenário atual das políticas de patrimônio cultural no Brasil, todas as colocações abaixo são pertinentes, EXCETO:

Alternativas

ID
5408761
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Complete as lacunas dando veracidade ao enunciado: Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio Cultural remete à __________ desenvolvida pelas sociedades. Ele diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que lhe conferem os traços de sua ____________. A partir do patrimônio, nos tornamos únicos. Por outro lado, a _______________ por si só pode ser considerada um dos maiores patrimônios da humanidade.

Alternativas