SóProvas


ID
1602217
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo que ajuda novos colaboradores a se adaptar à cultura organizacional dominante é chamado de socialização.

Observe as afirmações seguintes referentes às opções práticas de socialização


I - A socialização aleatória é caracterizada pela utilização dos modelos de papéis que treinam e incentivam o novato, conforme ocorre em programas de aprendizes e de mentores.

II - A socialização do tipo investidura parte do princípio de que as qualidades e qualificações dos novatos são ingredientes necessários ao sucesso e, por isso, são confirmadas e apoiadas.

III - Na opção de prática de socialização de programação variável são estabelecidos estágios padronizados de transição, incluindo períodos probatórios, e programas de treinamento rotativo.

IV - A socialização do tipo despojamento tenta eliminar algumas características dos novos contratados: os grupos por intermédio dos compromissos de socialização por despojamento enquadram os novatos nos papéis esperados.


Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • são sete estratégias que na prática podem ser combinadas de diferentes formas, sendo elas: Estratégias formais e informais de socialização: a formalidade neste processo está relacionada ao ambiente em que ela ocorrerá, se vai ocorrer em dia, horário e local pré-definidos, ou em uma atmosfera social das tarefas que envolvem a sua posição como se fosse pela técnica de ensaio-e-erro através de experiência.


    Estratégias individuais e coletivas de socialização: as estratégias individuais referem-se a socialização individual dos candidatos com uma relação direta do agente socializador com o novo integrante, ao passo que, a coletiva de socialização os novos integrantes são agrupados em conjunto para o início do processo.


    Estratégias sequenciais e não sequenciais de socialização: a socialização sequencial está relacionada aos processos transitórios marcados por uma sequencia de etapas identificáveis por meio das quais um indivíduo passa a ocupar uma posição e a exercer determinado papel no interior da organização. As estratégias não sequencias são realizadas provisoriamente e independem das relações com outras etapas anteriormente realizadas.


    Estratégias fixas e variáveis de socialização: as estratégias fixas de socialização proporcionam ao novo integrante um conhecimento preciso do tempo que será necessário para completar o processo. Nas estratégias variáveis, o tempo não é padronizado, não tendo início nem fim previamente demarcados, dependendo do desenvolvimento apresentado pelo integrante no processo de socialização.
    Estratégias de socialização por competição ou por concurso: as estratégias de competição se caracterizam pela distribuição dos novos integrantes em grupos ou diferentes processos de socialização de acordo com as ambições e habilidades de cada sujeito. Já as estratégias por concurso permitem uma cooperação e uma participação maior entre os sujeitos que pertencem ao mesmo grupo de avaliação.


    Estratégias de socialização em série e isoladas: as em série são aquelas em que colaboradores já socializados da organização preparam os novos integrantes para assumir funções similares. Em contrapartida, nas estratégias isoladas o sujeito é socializado ao longo de suas ações e não por uma regra determinada pela organização.


    Estratégias de socialização através da investidura e do despojamento: buscam confirmar o perfil do novo integrante e o quanto este é viável para seus interesses. Nestas estratégias, busca-se adaptar o perfil do novo integrante aos interesses da organização, fazendo com que os novos integrantes passem por vários testes rigorosos para obter acesso à cultura organizacional.



    http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=00jsr28dy

  • Alguém já viu esses conceitos em livros e pode indicar bibliografia?

    Obrigada!

  • Socialização série vs isoladas: Série é aquela que prepara os novos integrantes para assumir diversos papéis organizacionais similares, sendo uma garantia de que a organização não sofrerá qualquer mudança ao longo do tempo. Nas isoladas, o indivíduo é socializado com base em sua iniciativa e não por qualquer padrão a ser seguido. Item 1: “utilização dos modelos de papéis que treinam e incentivam o novato, conforme ocorre em programas de aprendizes e de mentores” é característica de socialização em série. ERRADA

     

    Socialização fixas vs variáveis: O processo fixo proporciona a um novato um conhecimento preciso do tempo que necessitará para completar determinado estágio, ou seja, o tempo de transição é padronizado. Nas socialização variável, os indivíduos desconhecem a dimensão tempo do período de transição. Item 3: troca fixo com variável. ERRADA

     

    Socialição por meio de investidura vs despojamento: Na investidura, procura confirmar e estabelecer a viabilidade e utilidade dos valores pessoais dos novatos. Ele é bem-vindo da forma como ele é. Já no processo de despojamento procura-se destruir e despojar certos valores e crenças dos novatos. Item 2 e Item 4: CORRETAS.

     

    Sete tipos de socialição segundo Maanen (1989)

    http://www.pedagogia.com.br/artigos/socializacaoorganizacional/?pagina=1