Missão e Visão e Negócio
A missão e a visão de uma organização são muito importantes em um processo de planejamento estratégico, pois dão um “norte” para todos os atores envolvidos nesse processo.
A missão de uma organização é a razão de existir desta. É o motivo pelo qual ela foi criada, o que ela veio contribuir ou resolver na sociedade.
Dessa forma, a missão serve para deixar claro qual é a função maior daquela organização, para definir quais serão as necessidades que devem ser atendidas e buscar o comprometimento dos colaboradores.
Muitos autores citam também a definição do negócio como de grande importância. Basicamente, a definição do negócio determina o “raio” de atuação da organização – suas atividades principais em um determinado momento.
De acordo com Vasconcelos e Pagnoncelli,14
os benefícios advindos da definição do negócio estão relacionados à determinação do seu âmbito de atuação. Assim, a organização pode ajustar seu foco no mercado e desenvolver seu diferencial competitivo, orientando o posicionamento estratégico da organização e evitando a miopia de mercado exposta por Levitt.
Alguns autores fazem uma divisão entre uma definição de negócio restrita (mais focada nas atividades atuais) e uma definição mais ampla (relacionada com os benefícios oferecidos). Assim, esta última seria mais abrangente.
Um exemplo citado por Lobato seria o caso da Nokia.15 Em uma definição restrita do negócio da empresa, esta seria fornecedora de telefones celulares. Já em uma definição mais ampla, ela “conectaria pessoas”.
O problema é que a definição mais ampla é bem semelhante à missão e acaba “confundindo” a cabeça de muitos candidatos. A principal diferença é que a missão funciona mais como uma declaração de intenções, ao passo que a definição do negócio é mais circunstancial, mais focada na situação presente e nos benefícios atuais que ela gera aos clientes.
Já a visão é um destino desejado. Uma organização deve saber aonde quer chegar, quais são seus objetivos maiores. Vamos ver um caso prático? Imagine uma empresa de cosméticos brasileira, que tenha operações somente no Brasil. Uma visão de futuro dessa empresa poderia ser algo assim:
Ser reconhecida como a líder de mercado no Brasil em 2020 e iniciar nossas operações nos mercados americano e europeu.
Assim sendo, essa visão servirá para que todos os funcionários entendam qual é o “grande plano”, ou seja, aonde a empresa está querendo chegar. Isso facilitará o trabalho de todos, pois ficará mais fácil entender quais serão as prioridades e como cada um deve se preparar para que esses objetivos sejam alcançados.
FONTE:
12 Chiavenato, 2010.
13 Oliveira, 2007.
14 Vasconcelos e Pagnoncelli, 2001 apud Lobato, et al. 2009.
15 Lobato, et al. 2009.
16 Schemerhorn Jr., 2008.
CONCEITO DE MISSÃO
“A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: “Aonde se quer chegar com a empresa? ” OLIVEIRA (2007, p.126).
CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 56) descreve o conceito de missão é que a declaração da “missão (mission statement) de uma organização incorpora o mercado nas considerações sobre a concretização da visão de negócios.
A missão deve ser capaz de refletir as aptidões essenciais da empresa, devem ser compreensíveis por todos, realistas e motivadoras, cativando os envolvidos a cumprirem com o determinado (OLIVEIRA, 2004).
Conforme OLIVEIRA (2008), Missão é a maneira de determinar os valores, crenças, ou áreas básicas de atuação, conforme filosofias e tradições da empresa.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração –Tiradentes online
CONCEITO DE VISÃO
A visão relaciona-se diretamente com os objetivos gerais, de longo prazo, descrevendo as aspirações da Instituição para o futuro, sem especificar os meios para alcançá-las. É o que se espera ser num determinado tempo e espaço. Descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos da sua existência, normalmente a longo prazo.
A visão com mais efeito é aquela que cria inspiração e esta inspiração é normalmente querer mais, melhor e maior. Assim, ela deve ser ambiciosamente voltada para o futuro e simultaneamente inspiradora, clara, concisa, coerente com a missão, de modo a que todos a compreendam e a sintam. A visão deve, ainda, ser suficientemente atrativa e constituir um desafio, ao mesmo tempo, atingível, por forma a motivar todos os colaboradores.
Descrevo que a Visão é a explicitação do que se realiza para alcançar um determinado objetivo organizacional no futuro, sendo o desejo e a intenção do direcionamento da instituição.
A visão, literalmente, significa uma imagem. Visão de negócio ou visão organizacional ou, ainda, visão de futuro é o sonho acalentado pela organização. É a imagem com a qual ela se vê no futuro. É a explicação do por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte dos seus dias ao sucesso da organização onde trabalham, onde investem ou fazem negócios (CHIAVENATO e SAPIRO 2009, p. 87).
BATEMAN (2006, P. 125) relata que “a visão estratégica vai além da declaração da missão para promover uma perspectiva em rela-ção ao direcionamento da empresa e em que a organização pode transformar-se.”
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes